Fazer cerveja???... Nós vamos dar é faxina!!!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Sigo a regra "sujou, lavou".

Guardo as garrafas limpas (acabo de beber, já lavo de forma simples).
Durante a semana anterior ao envase, lavo pequenos lotes de garrafas (12) com escova, detergente e água quente.

No dia do envase, uso um vinator (o melhor dinheiro investido).

No dia de brassagem vou lavando os equipamentos a medida que são liberados.

É claro que minha cozinha de brassagem fica bem longe da minha casa e da esposa, daí a tranquilidade e pouca pressão.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando o Tapatalk
 
Sigo a regra "sujou, lavou".

Guardo as garrafas limpas (acabo de beber, já lavo de forma simples).
Durante a semana anterior ao envase, lavo pequenos lotes de garrafas (12) com escova, detergente e água quente.

No dia do envase, uso um vinator (o melhor dinheiro investido).

No dia de brassagem vou lavando os equipamentos a medida que são liberados.

É claro que minha cozinha de brassagem fica bem longe da minha casa e da esposa, daí a tranquilidade e pouca pressão.

Enviado de meu MotoE2(4G-LTE) usando o Tapatalk


Pois é... o "fator Patroa" é fundamental no processo. Ainda bem que a minha me apoia, mas mesmo assim tem hora que ela reclama bastante...kkkkk

Quanto às garrafas, eu passo agua logo quando elas ficam vazias, depois reutilizo as tampas para mantê-las "fechadas". No dia do envase eu passo uma agua novamente e logo depois passo um alcool 70 pra dar uma sanitizada. Nunca tive problema de contaminação dessa maneira (nem mesmo gushing).
 
Pra isso que inventaram panela de botalzinho que você aperta um botão e o mosto sai praticamente pronto :) indo além é pra isso que isso que existe cerveja
nas prateleiras de mercado :D
É muita trabalheira fazer uma brassagem sozinho, tem q ser apaixonado pela coisa mesmo.
 
Faço batelada de 30 L com Biab na sacada do meu apto. Em 5 h já pus o mosto no fermentador e já tá tudo limpo. Na hora de engarrafar, como é para consumo próprio e faço carbonatação forçada, encho garrafas PET de 3L. Se eu decidir dar uma amostra para alguém, envaso algumas garrafas de 300 ml e 600 ml por contrapressão a partir das garrafas PET. Tudo rápido e simples.
 
Faço batelada de 30 L com Biab na sacada do meu apto. Em 5 h já pus o mosto no fermentador e já tá tudo limpo. Na hora de engarrafar, como é para consumo próprio e faço carbonatação forçada, encho garrafas PET de 3L. Se eu decidir dar uma amostra para alguém, envaso algumas garrafas de 300 ml e 600 ml por contrapressão a partir das garrafas PET. Tudo rápido e simples.

Mesma coisa aqui. Rápido, prático, eficiente e sem #mimimi. Tudo limpo, zerado e pronto pra próxima leva em 5 horas ou menos.
Tem final de semana que eu começo as 7:30 da manhã e a cozinha tá liberada pro almoço antes do 12:00, com direito a mosto refrigerado na temperatura certa, fermento inoculado e controlador configurado.
Eu gosto de me gabar disso porque deu um puta trabalho do cão acertar esse processo.
Foram alguns meses afinando e testando processos, e mais alguns removendo complexidade desnecessária.

Abraço.
 
"
Mesma coisa aqui. Rápido, prático, eficiente e sem #mimimi. Tudo limpo, zerado e pronto pra próxima leva em 5 horas ou menos.
Tem final de semana que eu começo as 7:30 da manhã e a cozinha tá liberada pro almoço antes do 12:00, com direito a mosto refrigerado na temperatura certa, fermento inoculado e controlador configurado.
Eu gosto de me gabar disso porque deu um puta trabalho do cão acertar esse processo.
Foram alguns meses afinando e testando processos, e mais alguns removendo complexidade desnecessária.

Abraço.

Eu engarrafo tudo, reutilizo garrafas, carbonato com gyle, faço 40-50 litros, não aguento levantar balde nem de 30 litros, ou seja: dois baldes, moo o malte, sou "paranoico" com santização, limpeza, o bagaço eu distribuo na vermicompostagem...
Vou sempre prestando atenção e eliminando supérfluos. Ainda estou na fase de olhar tudo, abraçarei o que for bom... mas tenho que admitir que sou meio enrolado...rsrsrsrsr


Fui ver o que era o "Mise en placê": Outra aula!
Valeu!
 
"


Eu engarrafo tudo, reutilizo garrafas, carbonato com gyle, faço 40-50 litros, não aguento levantar balde nem de 30 litros, ou seja: dois baldes, moo o malte, sou "paranoico" com santização, limpeza, o bagaço eu distribuo na vermicompostagem...
Vou sempre prestando atenção e eliminando supérfluos. Ainda estou na fase de olhar tudo, abraçarei o que for bom... mas tenho que admitir que sou meio enrolado...rsrsrsrsr


Fui ver o que era o "Mise en placê": Outra aula!
Valeu!

Eu sou um cara bem atrapalhado e ainda por cima, com memória curta. O tal do mise en placê é a forma que eu encontrei de ser mais produtivo sem ter que alterar (muito) as minhas rotinas. Tiro 10 minutos pra separar o que vou precisar e não preciso me preocupar com mais nada. Veja, eu sou aquele cara que já descobriu, na hora da fervura, num domingo a tarde, que não tinha lúpulo ou fermento em casa.

Quanto a sanitização, eu gosto de fazer direito também. Sempre inspeciono os equipamentos pra ver se não tem sujeira escondida e acabei por eliminar completamente airlock e torneiras. Só mantenho um tubo blowoff para evitar vazamentos.

Abraço.
 
Eu sou um cara bem atrapalhado e ainda por cima, com memória curta. O tal do mise en placê é a forma que eu encontrei de ser mais produtivo sem ter que alterar (muito) as minhas rotinas. Tiro 10 minutos pra separar o que vou precisar e não preciso me preocupar com mais nada. Veja, eu sou aquele cara que já descobriu, na hora da fervura, num domingo a tarde, que não tinha lúpulo ou fermento em casa.

Quanto a sanitização, eu gosto de fazer direito também. Sempre inspeciono os equipamentos pra ver se não tem sujeira escondida e acabei por eliminar completamente airlock e torneiras. Só mantenho um tubo blowoff para evitar vazamentos.

Abraço.
Então, torneira é a minha primeira da lista. Uso pouquíssimo, ainda mais agora que parti pra engarrafar com o auto-sifão. Depois que eu estiver seguríssimo de meu processo acho que vou descartá-las pq uso apenas para tirar amostras, provar e medir, antes de mandar pra clarificação a frio... mas acho que como faço a fermentação em pelo menos duas semanas, nunca sinto nada que possa corrigir, claro, em meu ainda iniciante paladar e olfato cervejeiro. Porém, de toda forma, isso pode ser feito no dia do envase. Se tiver algum problema, já era... mas o custo benefício em se manter torneira talvez valha a pena. Até mesmo quando eu for fazer IPAs, se fizer com DH, já teria que abrir o balde, retiraria a amostra e verificaria a densidade. Pena que meus baldes estão todos já furados.

Valeu, brother!
 
Back
Top