Fazenda de fermentadores - refrigeração com glicol

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Aguiar

Well-Known Member
Joined
Feb 11, 2017
Messages
206
Reaction score
35
Bom dia, pessoal. Já vi aqui no fórum gente utilizando fermentadores de parede dupla (indupropil) e com serpentina de imersão (similar aos Ss). Vocês poderiam indicar pros x contras desses dois setups? A idéia é utilizar um banco de glicol com uma unidade condensadora de 7500 btu/h para resfriar 3 fermentadores de 50 litros, em Aracaju (T amb 30ºC), para produção de Ales. Lagers serão feitas eventualmente.

Grato
 
Bom dia, pessoal. Já vi aqui no fórum gente utilizando fermentadores de parede dupla (indupropil) e com serpentina de imersão (similar aos Ss). Vocês poderiam indicar pros x contras desses dois setups? A idéia é utilizar um banco de glicol com uma unidade condensadora de 7500 btu/h para resfriar 3 fermentadores de 50 litros, em Aracaju (T amb 30ºC), para produção de Ales. Lagers serão feitas eventualmente.

Grato

Bom dia amigo. Eu só fiz os meus com serpentina de imersão porque os fermentadores de parede dupla da indupropil não são rotomoldados, caso fossem, com certeza faria com eles.

Abraço!
 
Bom dia amigo. Eu só fiz os meus com serpentina de imersão porque os fermentadores de parede dupla da indupropil não são rotomoldados, caso fossem, com certeza faria com eles.

Abraço!

Esse e o meu sentimento: colocar serpentinas em rotomoldados. Você acha o que de uma bomba pequena por fermentador, ao invés de válvulas ?
 
Ja que o de parede dupla nao é rotomoldado, por que nao usar um de parede simples, colocar a serpentina em volta e isolar?
Acho que teria o mesmo efeito de um de parede dupla, com um pouco mais de perda, mas enfim, funcionaria tambem.
 
Bom dia amigo. Eu só fiz os meus com serpentina de imersão porque os fermentadores de parede dupla da indupropil não são rotomoldados, caso fossem, com certeza faria com eles.

Abraço!

Creio que irei caminhar nessa mesma direção. Você tem mais informações sobre as serpentinas que você utilizou? Procurei no seu tópico, mas não vi nada específico.
E em relação a problemas de vazamento e/ou condensação na serpentina? Verificou algo do tipo?

Pensei em utilizar várias bombas ao inves de varias válvulas + 1 bomba maior devido à possibilidade de encontrar essas bombinhas no mercado nacional a preços razoáveis, caso as mesmas quebrem. Os fermentadores da Ss Brewtech, as FTSs, por exemplo, são ridículas! Possuem 600 l/h em média com um head de 6m, em shut-off, como dá pra ver na imagem em anexo.


Ja que o de parede dupla nao é rotomoldado, por que nao usar um de parede simples, colocar a serpentina em volta e isolar?
Acho que teria o mesmo efeito de um de parede dupla, com um pouco mais de perda, mas enfim, funcionaria tambem.

A ideia do de dupla seria a praticidade, nada mais. Desejaria que o mesmo fosse rotomoldado, mas... Por isso, estou tendendo a pegar os rotomoldados, isola-los e colocar a serpentina.
 

Attachments

  • FTSs pump spec.png
    FTSs pump spec.png
    142.7 KB · Views: 340
Comprei 2 fermentadores rotomoldados. Minha dúvida ainda é sobre a bomba: 1 só + válvulas motorizadas ou uma bomba para cada fermentador
 
Fermentadores chegaram hoje, após ficarem retidos na fiscalização...
A noite eu posto fotos.
 
8c20bc240ddd3c3b3b60d75d2f51474f.jpg
35871e3297a3d03b5cea67ed5d07d017.jpg
184939cac667e08aed076bba1a1b2be0.jpg


Fermentadores, poços e a tampa extra para construção do setup de CIP

Enviado de meu SM-J200M usando Tapatalk
 
Caro Filipe,
Eu estou querendo fazer isso com uns fermentadores. Fazer um banco de água com álcool (+ ou - 100l) uma unidade refrigeradora e 5 fermentadores de 120 litros (100 litros de cerveja) com serpentina.
Cada serpentina seria de 1/2 com 15m de alumínio.
Vou usar umas bombas de injeção de combustivel de monza (!) para recircular em cada fermentador.
Testei com um fermentador de 50l e uma serpentina de 3/8 15m, e deu perfeito!
Fiz Cold Crash por volta de -1ºc sem problemas.
vou colocar o projeto de automação num post separado, assim que comprar o material e a idéia realmente " sair do papel"
Caso tenha interesse, mando o projeto.
Abs.

http://produto.mercadolivre.com.br/...kadett-ipanema-monza-s10-efi-ate-96-30bar-_JM
 
Caro Filipe,
Eu estou querendo fazer isso com uns fermentadores. Fazer um banco de água com álcool (+ ou - 100l) uma unidade refrigeradora e 5 fermentadores de 120 litros (100 litros de cerveja) com serpentina.
Cada serpentina seria de 1/2 com 15m de alumínio.
Vou usar umas bombas de injeção de combustivel de monza (!) para recircular em cada fermentador.
Testei com um fermentador de 50l e uma serpentina de 3/8 15m, e deu perfeito!
Fiz Cold Crash por volta de -1ºc sem problemas.
vou colocar o projeto de automação num post separado, assim que comprar o material e a idéia realmente " sair do papel"
Caso tenha interesse, mando o projeto.
Abs.

http://produto.mercadolivre.com.br/...kadett-ipanema-monza-s10-efi-ate-96-30bar-_JM

Tenho interesse sim, meu caro. Eu estava pensando no que fazer com as bombas ainda, mas, se vc testou essa bomba e foi bem sucedido, gostaria muito de mais informações
 
Caro Filipe,
Eu estou querendo fazer isso com uns fermentadores. Fazer um banco de água com álcool (+ ou - 100l) uma unidade refrigeradora e 5 fermentadores de 120 litros (100 litros de cerveja) com serpentina.
Cada serpentina seria de 1/2 com 15m de alumínio.
Vou usar umas bombas de injeção de combustivel de monza (!) para recircular em cada fermentador.
Testei com um fermentador de 50l e uma serpentina de 3/8 15m, e deu perfeito!
Fiz Cold Crash por volta de -1ºc sem problemas.
vou colocar o projeto de automação num post separado, assim que comprar o material e a idéia realmente " sair do papel"
Caso tenha interesse, mando o projeto.
Abs.

http://produto.mercadolivre.com.br/...kadett-ipanema-monza-s10-efi-ate-96-30bar-_JM

Como ficou o projeto... terias fotos?
Quero montar um para mim e preciso de umas dicas...
 
Boa tarde,
Sou da Indupropil e gostaria de contribuir com o tópico, até porque já testamos (e continuamos a testar) aqui os mais diversos formatos de sistema de refrigeração. Então vamos lá:

1. Parede dupla:
1.1 - Sim, são fabricados somente em PP. Até o momento não temos os parede dupla rotomoldados, este é um projeto em desenvolvimento.
1.2 - Os parede dupla são mais eficientes do que um com serpentina. O fato de termos uma camisa com glicol circulando em quase toda a superfície externa, cria um "ambiente" para a cerveja com menos oscilação térmica, assim como também temos mais capacidade de troca térmica pela quantidade de glicol circulando na camisa e pela área de abrangência. Já no sistema com serpentina de imersão, aparentemente não conseguimos tanta troca ou satura mais facilmente. Em tanques pequenos (até 150lts) os resultados com serpentinas são bons, mas quando o volume de cerveja aumenta muito fica difícil fazer a serpentina dar conta. O ideal mesmo são os tanques com 3 camadas, cerveja + glicol + PU (isolante), estes sim possuem uma eficiência bastante superior aos citados acima, podendo trabalhar com folga à 0 ou -1°C.
1.3 - Se for trabalhar com 1, 2 ou 3 tanques, é possível montar um sistema prático e barato com pequenas bomba recirculando o glicol, já se tiverem mais de 4 tanques aconselho um sistema com bomba única e solenóides em cada tanque, até porque fica um sistema mais compacto, com menos tubulações, menos equipamentos envolvidos, etc.

2. Rotomoldado com serpentina de imersão:
2.1 – Idealmente devemos utilizar serpentinas fabricadas em inox, pelo fato que após cada uso esta serpentina deve ser muito bem sanitizada utilizando-se soda, peracético, etc., e isto somente o inox permitirá fazer.
2.2 – Já rodamos aqui sistemas com serpentina em tanques menores com resultados muito satisfatórios, em tanques grandes a carga térmica é muito alta e a serpentina “sofre” para dar conta das trocas térmicas, na fermentação vai embora, mas baixar a temperatura para maturação/clarificação mostrou-se um pouco mais complicado.
2.2 – Para um sistema com serpentinas, uma bombinha individual para cada tanque é uma boa ideia, até porque o fluxo de glicol é reduzido.

Resumindo, para tanques pequenos, vai de serpentina sem problema. Tanques maiores que 200 litros, parede dupla.

Enfim, espero ter contribuído um pouco, quaisquer dúvidas posso contribuir com mais informações.

Att, Raul Mäger
 
Boa tarde,
Sou da Indupropil e gostaria de contribuir com o tópico, até porque já testamos (e continuamos a testar) aqui os mais diversos formatos de sistema de refrigeração. Então vamos lá:

1. Parede dupla:
1.1 - Sim, são fabricados somente em PP. Até o momento não temos os parede dupla rotomoldados, este é um projeto em desenvolvimento.
1.2 - Os parede dupla são mais eficientes do que um com serpentina. O fato de termos uma camisa com glicol circulando em quase toda a superfície externa, cria um "ambiente" para a cerveja com menos oscilação térmica, assim como também temos mais capacidade de troca térmica pela quantidade de glicol circulando na camisa e pela área de abrangência. Já no sistema com serpentina de imersão, aparentemente não conseguimos tanta troca ou satura mais facilmente. Em tanques pequenos (até 150lts) os resultados com serpentinas são bons, mas quando o volume de cerveja aumenta muito fica difícil fazer a serpentina dar conta. O ideal mesmo são os tanques com 3 camadas, cerveja + glicol + PU (isolante), estes sim possuem uma eficiência bastante superior aos citados acima, podendo trabalhar com folga à 0 ou -1°C.
1.3 - Se for trabalhar com 1, 2 ou 3 tanques, é possível montar um sistema prático e barato com pequenas bomba recirculando o glicol, já se tiverem mais de 4 tanques aconselho um sistema com bomba única e solenóides em cada tanque, até porque fica um sistema mais compacto, com menos tubulações, menos equipamentos envolvidos, etc.

2. Rotomoldado com serpentina de imersão:
2.1 – Idealmente devemos utilizar serpentinas fabricadas em inox, pelo fato que após cada uso esta serpentina deve ser muito bem sanitizada utilizando-se soda, peracético, etc., e isto somente o inox permitirá fazer.
2.2 – Já rodamos aqui sistemas com serpentina em tanques menores com resultados muito satisfatórios, em tanques grandes a carga térmica é muito alta e a serpentina “sofre” para dar conta das trocas térmicas, na fermentação vai embora, mas baixar a temperatura para maturação/clarificação mostrou-se um pouco mais complicado.
2.2 – Para um sistema com serpentinas, uma bombinha individual para cada tanque é uma boa ideia, até porque o fluxo de glicol é reduzido.

Resumindo, para tanques pequenos, vai de serpentina sem problema. Tanques maiores que 200 litros, parede dupla.

Enfim, espero ter contribuído um pouco, quaisquer dúvidas posso contribuir com mais informações.

Att, Raul Mäger
Muito bom, Raul. Como trabalharei com volumes pequenos, optei pela serpentina em inox.
Segue foto dos fermentadores.
8f7ac9cd3280e8473ac010444dc586b1.jpg
71d4fdc50ae671f29e14feae2d021b6d.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Bom dia Filipe,

Como está sendo o desempenho do neoprene 6mm?
Na sua avaliação está bem dimensionado, ou poderia se mais/menos espesso?

Att, Raul
CEO - Indupropil
Ainda estou montando a minha humilde nanocervejaria. Ainda não começamos a produção. Me baseei em capas de outros fermentadores comerciais na gringa. Eles usam 4mm, salvo engano. Como a espessura é bem pequena em relação ao diâmetro, um erro pra mais não prejudicaria o isolamento (a ponto de aumentar tanto a área que a troca com o meio externo suplantaria o "isolamento", falando de maneira que todos entendam).
Como o fermentador é um sistema com uma reação exotermica acontecendo (e a uma taxa não linear), um serpentina roubando calor de forma intermitente, achei que não valia a pena modelar esse balanço de energia pra calcular o raio ótimo de isolamento.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Começando a montar o chiller. Chegou a caixa da Mor (55L), a bomba submersa da Somar (2a linha da Schulz) em aço inox com 1/3hp e a serpentina (em alumínio, 3/8", 22m) que será utilizada como pré-chiller (a água da rede passa por dentro dela e vai pro chiller de placas).
Chegaram também as solenóides. Devo começar a montagem essa semana.
793b89f55ba7a4276658eeb1f9d72626.jpg


Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Montamos um sistema com um ar condicionado ligado a uma caixa de isopor de 80 litros.

Ligamos uma bomba de 1/2, válvula solenoide de maquina de lavar e relé acoplador.

Dois fermentadores de 120 litros com parede simples da Plassul com serpentina de 15 metros.

Estamos testando as primeiras levas, tudo certo até agora. Sistema quase não liga e baixa a temperatura bem rápido.
 
Voces fizem um painel pros TICs?

É necessário fazer alguma ligaçao especial para o acionamento do motor?
 
Voces fizem um painel pros TICs?

É necessário fazer alguma ligaçao especial para o acinamento do motor?
Cara, tudo depende da arquitetura que vc pretende no seu painel. Pesquisa nos fóruns gringos (no HBT) eles usam um tal BCS ou seria BSC 462...426... Nao lembro, que aceita várias entradas e tem algumas saídas.
Eu vou utilizar Arduino.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Valeu Filipe, ja é um rumo.

Mas imaginando um TIC/Fermentador, teria-se:

1) um sensor para cada TIC/Fermentador
2) entrada de força unica pro painel (compartilhada pelos TICs)
3) acionamento individual dos solenoides
4) acionamento compartilhado da bomba/motor

Esses esquemas BSC que cobrem isso?

Cara, tudo depende da arquitetura que vc pretende no seu painel. Pesquisa nos fóruns gringos (no HBT) eles usam um tal BCS ou seria BSC 462...426... Nao lembro, que aceita várias entradas e tem algumas saídas.
Eu vou utilizar Arduino.

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Valeu Filipe, ja é um rumo.

Mas imaginando um TIC/Fermentador, teria-se:

1) um sensor para cada TIC/Fermentador
2) entrada de força unica pro painel (compartilhada pelos TICs)
3) acionamento individual dos solenoides
4) acionamento compartilhado da bomba/motor

Esses esquemas BSC que cobrem isso?

Cara,

Para o que você quer fazer só arduino ou esse bcs ai. Sugiro que dê uma pesquisada no HBT gringo. Caso não tenha o ingles legal, abre o google tradutor e pau na máquina
 
Tranquilo, ja dei uma conferida aqui... seria esse sistema: https://www.embeddedcc.com/bcs462.html

Cara,

Para o que você quer fazer só arduino ou esse bcs ai. Sugiro que dê uma pesquisada no HBT gringo. Caso não tenha o ingles legal, abre o google tradutor e pau na máquina

Mas não creio essa seja a única solução: proprietária e baseada na WEB.

A própria indupropil fornece um esquema desses que relatei, mas so vi por fotos, como essas em anexo e no link.

21TqQTl


hIT15xG


oVDryOp


pEBpe9I


Ybf8GNR



( http://imgur.com/a/NNazL )
 

Attachments

  • 0a0667af-6237-4395-a0ed-8221cd61223f.jpg
    0a0667af-6237-4395-a0ed-8221cd61223f.jpg
    127.3 KB · Views: 203
  • 2ad9c5aa-c4b7-46e5-977a-b56eba0508db.jpg
    2ad9c5aa-c4b7-46e5-977a-b56eba0508db.jpg
    100.2 KB · Views: 199
  • 9a4be53d-73f6-40fa-917b-ecdc37ce3bba.jpg
    9a4be53d-73f6-40fa-917b-ecdc37ce3bba.jpg
    118.4 KB · Views: 200
  • 9c9c0d93-51a1-44cc-bcad-333aaf33f1e9.jpg
    9c9c0d93-51a1-44cc-bcad-333aaf33f1e9.jpg
    109.8 KB · Views: 186
  • 066d62f7-38bd-4d12-ad56-1fcfc500957b.jpg
    066d62f7-38bd-4d12-ad56-1fcfc500957b.jpg
    78 KB · Views: 171
Boa tarde.

@uirac, dá uma olhada neste anexo. Espero que ajude.

Grato !
 

Attachments

  • GLYCOLGUIDE.pdf
    260.7 KB · Views: 258
O link das primeiras fotos estão ruins. Tem como ajustar?

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Minha única duvida é se há problemas em fazer o manifold aéreo ao invés de abaixo doa entrada nos fermentadores

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Montamos um sistema com um ar condicionado ligado a uma caixa de isopor de 80 litros.

Ligamos uma bomba de 1/2, válvula solenoide de maquina de lavar e relé acoplador.

Dois fermentadores de 120 litros com parede simples da Plassul com serpentina de 15 metros.

Estamos testando as primeiras levas, tudo certo até agora. Sistema quase não liga e baixa a temperatura bem rápido.

Caro FVHoffmann, tenho um conjunto de fermentadores de 120L da Indulpropril de parede simples e com serpentina interna. Tenho um ar condiciona ligado em uma caixa de isopor de 80L com uma proporção de 50L água e 30 de glicerina. Tenho 1 controlador para cada fermentador e 1 pro banco. 2 bombinhas de aquário recircula o liquido dentro dos fermentadores.


A temperatura do comodo é de 25C. O banco está em 3C. Vamos aos problemas:

1- O líquido não baixa mais de 2C, congela a tubulação do ar.
2- Mesmo o banco estando a 2C o fermentador chega no maximo a 6C
3- Glicol e caro demais!!!

O que vc tá usando em seu layout?

Abraço
 
Segue as fotos....
 

Attachments

  • fermentador.jpg
    fermentador.jpg
    61.7 KB · Views: 298
  • fermentador3.jpg
    fermentador3.jpg
    73.9 KB · Views: 334
  • fermentador2.jpg
    fermentador2.jpg
    125.7 KB · Views: 311
Caro FVHoffmann, tenho um conjunto de fermentadores de 120L da Indulpropril de parede simples e com serpentina interna. Tenho um ar condiciona ligado em uma caixa de isopor de 80L com uma proporção de 50L água e 30 de glicerina. Tenho 1 controlador para cada fermentador e 1 pro banco. 2 bombinhas de aquário recircula o liquido dentro dos fermentadores.


A temperatura do comodo é de 25C. O banco está em 3C. Vamos aos problemas:

1- O líquido não baixa mais de 2C, congela a tubulação do ar.
2- Mesmo o banco estando a 2C o fermentador chega no maximo a 6C
3- Glicol e caro demais!!!

O que vc tá usando em seu layout?

Abraço

Não sei se consigo ajudar, mas vamos la. Pra estar congelando, tua solução deve estar pobre de alcool. Pra deixar mais conta utilizamos metanol, só tem que cuidar que ele passa nos poros do isopor.

Tua solução estando a 2c é normal que fique a 6c no fermentador. É comum ter um diferencial de 5c entre os fluido na troca térmica.

Tive que desmontar meu sistema pq o ar estragou. Esse mês ainda vou remontar tudo, assim que fizer mando foto de como ficou.
 
O compressor deve estar com pouco gás (pressão baixa), por isso está congelando

Enviado de meu XT1635-02 usando Tapatalk
 
Como você controla os fermentadores com o CBPi?

Estou querendo montar um sistema com uns 5 fermentadores, será que eu consigo?



Eu uso uma interface que me liga com 4 equipamentos. Hoje estou usando 1 para meu single vessel, 2 para 2 fermentadores e 1 para o banco de agua.

Amanhã eu posto a foto da interface.
 
Como você controla os fermentadores com o CBPi?

Estou querendo montar um sistema com uns 5 fermentadores, será que eu consigo?



Eu uso uma interface que me liga com 4 equipamentos. Hoje estou usando 1 para meu single vessel, 2 para 2 fermentadores e 1 para o banco de agua.

Amanhã eu posto a foto da interface.
 
pessoal, muito interessante o post. tenho um fermentador de 50 litros e stou querendo usar um purificador ibbl para refrigera-lo, a principio com uma serpentina enrolada por fora do fermentador que estará dentro de uma caixa de isopor. será que o compressor do purificador daria conta da temperatura de maturação?

Enviado de meu SM-G935F usando Tapatalk
 
Bom dia amigo. Eu só fiz os meus com serpentina de imersão porque os fermentadores de parede dupla da indupropil não são rotomoldados, caso fossem, com certeza faria com eles.

Abraço!
Amigo como é um fermentador de parede dupla rotomoldado? Qual a diferença? Obrigado
 
Back
Top