FAQ - Panelas de Alumínio para Fervura?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Raisoshi

Well-Known Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
879
Reaction score
224
Location
Rio de Janeiro
Pessoal, vou traduzir aqui um tópico que achei interessante no forum equivalente em inglês, com algumas pequenas modificações de contexto e linguagem, mas mantendo a essência. Espero que seja de ajuda a quem tem dúvida. Aqui vai:

O debate "Panela de Alumínio vs Panela de Aço Inox" aparece com frequência, e visto que temos um bom fluxo de novos cervejeiros, talvez seja a hora de postar um tópico sobre o assunto

Pode-se usar uma panela de alumínio para a fervura da minha cerveja caseira? Ouvi dizer que só se pode usar inox.

Tanto panelas de alumínio quanto panelas de inox são excelentes para fazer cerveja em casa, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, então é pura preferência pessoal. Aqui vão algumas considerações:

Panelas de Alumínio:
Pros:
- Consideravelmente mais baratas que panelas de inox;
- Bem melhor na condução de calor do que inox, o que significa fervuras mais rápidas, resfriamentos mais rápidos e menor chance de queimar o mosto;
- Não são tão pesadas para levantar quanto o inox.

Contras:
- Oxida com facilidade, o que significa que sanitizantes baseados em oxigenio(ex.:Oxyclean, One-step) não podem ser utilizados(Nota: Sanitizantes cáusticos ou outras soluções clean-in-place definitivamente não podem ser utilizadas, o que é o motivo pelo qual a indústria cervejeira geralmente não usa alumínio);
- Camada passiva de óxido deve ser criada antes de usar para fazer cerveja(**veja nota abaixo) com uma panela de alumínio nova, embora seja muito fácil de mantê-la.

Panelas de Aço Inox:
Pros:
- Pode ser sanitizada com sanitizantes oxigenados/clean-in-place sem danificar a panela;
- Camada passiva de óxido não é tão fácil de remover quanto alumínio;
- São muito brilhantes e bonitas!

Contras:
- Caras;
- Não são tão boas quanto as de alumínio em questão de condutividade de calor.

Mitos Sobre Panelas de Alumínio:
- Panelas de alumínio causam Alzheimer's. FALSO. Esse mito foi derrubado anos atrás pela comunidade de pesquisa médica, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA e o Health Canada. Se não acredita em mim, leia(em inglês):
http://www.alzheimers.org.uk/site/sc...?documentID=99
http://alz.org/alzheimers_disease_my...alzheimers.asp
http://www.ehso.com/ehshome/alzheimers.htm

- Ferver seu mosto em uma panela de alumínio vai causar off flavours na sua cerveja. FALSO. Simplesmente ferver uma leva de mosto não vai remover metal suficiente da sua panela de alumínio para chegar na sua cerveja e causar off flavours metálicos, particularmente se você criar uma camada passiva de óxido antes. Para panelas novas, isso pode ser facilmente alcançado enchendo a panela de água e fervendo por 30 minutos à 1h, ou pondo no forno a 180C por 10min.

- Panelas de alumínio tem paredes muito finas, e não são apropriadas para uma panela de fervura, particularmente se você quiser instalar uma válvula esfera. FALSO. Panelas de paredes finas e grossas são feitas tanto de alumínio quanto de inox. O material de que elas são feitas é muito menos relevante do que a espessura da panela.

- Panelas de alumínio reagem com materiais muito ácidos, e o mosto é ácido. NA VERDADE NÃO. O mosto não é ácido o suficiente para causar problemas com uma panela de alumínio. Pra falar a verdade, tanto inox quanto alumínio são bem resistentes à materiais acídicos, e você deve se preocupar mais com materiais altamente alcalinos(i.e. básicos ou de pH alto) com as suas panelas.

- Panelas de alumínio simplesmente não são tão duráveis quanto inox, então por que se dar ao trabalho? Elas também arranham fácil e abrigam bactérias. TALVEZ, MAS... Tanto alumínio quanto inox são duráveis o suficiente para fazer cerveja em casa se você estiver disposto a investir um mínimo de cuidado ao seu equipamento. Você simplesmente não vai deteriorar uma panela de alumínio em toda sua vida cervejeira, então este é um argumento discutível. Além disso, arranhões não são realmente uma preocupação em uma panela visto que o calor da fervura vai sanitizá-la de qualquer forma.

Para finalizar:
Não tem como errar com uma panela de aço inox de qualidade, e elas são uma solução testada e comprovada por diversos cervejeiros caseiros. Ainda assim, alumínio é uma alternativa viável que é muito mais barata que inox. De fato, você pode comprar uma panela de alumínio maior e mais pesada se comparada com uma panela de inox de mesmo preço. Para fazer sua cerveja, eu garanto que você vai apreciar ter uma panela maior que seja pesada e conduza bem a temperatura, agilizando o processo de fervura e resfriamento e reduzindo a queima do mosto. Na minha cabeça, isso de longe contra-balanceia o apelo cosmético e de certa forma maior durabilidade de uma panela de inox.



Tópico original: http://www.homebrewtalk.com/f11/faq-aluminum-pots-boil-kettles-49449/

Um adendo meu: Essa questão de condução térmica pode ser desvantajoso se a pessoa usa resitência submersa, visto que seria menos eficiente, mas isso pode ser facilmente remediado com um isolamento térmico externo, o que nesse caso é benéfico para os dois tipos de panela.
 
Show. Já tinha ouvido falar dessa parada de oxidar a panela de aluminio antes de usar. Só não entendi muito o pq.

Poderia explicar melhor o motivo?

Abcs
 
Fala @Raisoshi , blz?

Acho legal todos esses pontos que vc levantou.

Entretanto, eu tenho a necessidade de ver números! Vamos deixar de lado toda essa questão do efeito do alumínio na saúde e vamos focar em apenas uma coisa: quanto de alumínio é lixiviado para o alimento/líquido preparado em uma panela de alumínio? Como disse, preciso ver números! e Existe POUQUÍSSIMA informação sobre isso. Sobre isso fazendo cerveja então, zero.

Mas tem uma dissertação defendida na USP de são carlos que a pesquisadora mensurou isso. Ai sim, temos números! Se quiser dar uma olhada, tire suas próprias conclusões. O alumínio é lixiviado? É sim, e muito! Depende de uma serie de fatores.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-19042006-113926/pt-br.php

Abraço
 
- Camada passiva de óxido deve ser criada antes de usar para fazer cerveja(**veja nota abaixo) com uma panela de alumínio nova, embora seja muito fácil de mantê-la.

Ressuscitando o tópico! Não consegui achar no texto a tal nota de como fazer a camada passiva de óxido. Alguém sabe como proceder?

[]'s

Jones
 
Ressuscitando o tópico! Não consegui achar no texto a tal nota de como fazer a camada passiva de óxido. Alguém sabe como proceder?

[]'s

Jones

Ponha alguns litros de água na panela, o suficiente pra cobrir o fundo e mais um pouco, pra não queimar, ferva essa água com a tampa fechada por uns 15 minutos. Tende a ser o suficiente... as partes oxidadas ficam com uma cor diferentes, inclusive a parte de dentro da tampa.

Abraço
 
Para panelas novas, isso pode ser facilmente alcançado enchendo a panela de água e fervendo por 30 minutos à 1h, ou pondo no forno a 180C por 10min.

A nota era essa. Ficou um pouco confuso né, mas quis manter a estrutura do texto original.
 
interessante! Gostaria de ver mais sobre isso, obrigado!

Né? Quando comecei eu achava que tinha que ser tudo de inox e quem usava alumínio tava se intoxicando kkkk

Comecei com um barril panela de inox e hoje tenho três panelonas de alumínio, pra mim o custo benefício ficou bem melhor. O barril ainda fica em conta um usado... Mas se vc quer algo acima de 50l de inox começa a ficar muito caro, pro meu bolso pelo menos.
 
A camada de óxido de alumínio se forma naturalmente, devido ao contato do alumínio com o oxigênio presente no ar.

O processo de ferver água pode sim acelerar o processo de oxidação do alumínio, mas não é imprescindível, pois normalmente o alumínio já começa a oxidar desde que é produzido (em chapas).

O ideal é que a panela não seja lavada com muito vigor usando abrasivo (bombril, scothbrite, etc.), pois isso remove a camada de óxido de alumínio, PORÉM, ela volta a se formar naturalmente. E se quiser acelerar a formação dessa camada, proceda como o pessoal já mencionou.

Não sei ao certo quanto tempo leva para a camada se formar em contato com o ar, mas algo em torno de 1 semana deve ser o bastante.
 
A camada de óxido de alumínio se forma naturalmente, devido ao contato do alumínio com o oxigênio presente no ar.

O processo de ferver água pode sim acelerar o processo de oxidação do alumínio, mas não é imprescindível, pois normalmente o alumínio já começa a oxidar desde que é produzido (em chapas).

O ideal é que a panela não seja lavada com muito vigor usando abrasivo (bombril, scothbrite, etc.), pois isso remove a camada de óxido de alumínio, PORÉM, ela volta a se formar naturalmente. E se quiser acelerar a formação dessa camada, proceda como o pessoal já mencionou.

Não sei ao certo quanto tempo leva para a camada se formar em contato com o ar, mas algo em torno de 1 semana deve ser o bastante.

Sei lá cara... Eu comprei minhas panelas e não tenho idéia de há quanto tempo estavam prontas, mas obviamente levou uns dias pra chegar na minha casa também.

Fervi a água, e ela até criou uma coloração estranha, parecia ter "soltado" algo nela mesmo, e o a cor do alumínio ficou escura. Melhor deixar essas coisas passarem pra água do que arriscar com um mosto.
 
Só complementando minha mensagem, o óxido de alumínio nos protege.

O alumínio puro pode ser tóxico.

Essa camada de óxido é o que torna a utilização de utensílios de alumínio segura, por isso ela não deve ser removida.
 
Galera, fiz o procedimento de deixar a água ferver por um tempo na panela e a parte em contato com a água ficou quase com cor de cobre, parecendo um alumínio bem oxidado. Quanto passei a mão percebi que havia bastante alumínio ainda nas paredes da panela. Como eu faço para me livrar desse restante de alumínio nas paredes? fervo mais? E outra, essa coloração é normal ou eu dei azar com a panela?

Na panela de fervura eu fiz o procedimento do forno e acho que exagerei, pois surgiram pontos de oxidação no fundo da panela de cor vermelho escuro. Amanhã vou tentar remover com limão. Alguém dá um help aqui pq acho que só estou fazendo cagad.. haha

Abraço a todos!

Vieira.
 
Galera, fiz o procedimento de deixar a água ferver por um tempo na panela e a parte em contato com a água ficou quase com cor de cobre, parecendo um alumínio bem oxidado. Quanto passei a mão percebi que havia bastante alumínio ainda nas paredes da panela. Como eu faço para me livrar desse restante de alumínio nas paredes? fervo mais? E outra, essa coloração é normal ou eu dei azar com a panela?

Na panela de fervura eu fiz o procedimento do forno e acho que exagerei, pois surgiram pontos de oxidação no fundo da panela de cor vermelho escuro. Amanhã vou tentar remover com limão. Alguém dá um help aqui pq acho que só estou fazendo cagad.. haha

Abraço a todos!

Vieira.

Acho que vc está exagerando no procedimento. Não precisa calor extremo e fervuras prolongadas. O próprio vapor da água fervente vai fazer o trabalho de oxidar por dentro. A coloração não precisa mudar absurdamente, ela só tende a ficar um pouco mais opaca, um cinza um pouco mais escuro que o original.
 
Galera, fiz o procedimento de deixar a água ferver por um tempo na panela e a parte em contato com a água ficou quase com cor de cobre, parecendo um alumínio bem oxidado. Quanto passei a mão percebi que havia bastante alumínio ainda nas paredes da panela. Como eu faço para me livrar desse restante de alumínio nas paredes? fervo mais? E outra, essa coloração é normal ou eu dei azar com a panela?



Na panela de fervura eu fiz o procedimento do forno e acho que exagerei, pois surgiram pontos de oxidação no fundo da panela de cor vermelho escuro. Amanhã vou tentar remover com limão. Alguém dá um help aqui pq acho que só estou fazendo cagad.. haha



Abraço a todos!



Vieira.


Tiago,

Não faça nada. Não passe limão na panela, nem lixe, nem bombril. Nada.

Essa coloração é natural e não deve ser removida.

A oxidação do alumínio é BOA, diferente do ferro/aço (ferrugem) que é RUIM. O que há na parede da sua panela não é alumínio puro, e sim ÓXIDO de alumínio, e esse óxido deve ficar lá onde ele está, Pq ele que o protege do alumínio puro que está abaixo do "amarelo" Q vc esta vendo.
 
Tiago e Fagá,

Obrigado pelas respostas, mas eu passo e mão e fica cinza, este cinza é o óxido de alumínio já ou é o alumínio mesmo? Estou pensando em repetir o procedimento até que isto pare de ocorrer.

Abraços
 
Tiago e Fagá,

Obrigado pelas respostas, mas eu passo e mão e fica cinza, este cinza é o óxido de alumínio já ou é o alumínio mesmo? Estou pensando em repetir o procedimento até que isto pare de ocorrer.

Abraços

Eu enchi praticamente toda a panela com água e fervi por meia hora. Onde havia água ficou escuro, ou seja, oxidado. Quando passo a mão não vem nenhum pó mais....
 
Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida e não achei outro tópico mais adequado.
Comprei uma panela de 65 litros de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox) e por isso ela tem uma marca de solda discreta que percorre todo a região próxima do fundo da panela. A dúvida é:
Vou fazer o furo para a torneira e não sei se faço o furo acima desta marca da solda ou se faço o furo através da solda. Se fizer acima da solda, o furo ficaria acima do que eu gostaria que ficasse para não perder muito do precioso líquido.
Alguém já passou por isso? ou tem alguma sugestão?

Obrigado e abraços

Leandro
 
Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida e não achei outro tópico mais adequado.
Comprei uma panela de 65 litros de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox) e por isso ela tem uma marca de solda discreta que percorre todo a região próxima do fundo da panela. A dúvida é:
Vou fazer o furo para a torneira e não sei se faço o furo acima desta marca da solda ou se faço o furo através da solda. Se fizer acima da solda, o furo ficaria acima do que eu gostaria que ficasse para não perder muito do precioso líquido.
Alguém já passou por isso? ou tem alguma sugestão?

Obrigado e abraços

Leandro

Tem gente que usa uma peça chamada Dip Tube. Imagem em anexo.
Abraço!
 

Attachments

  • img2.jpg
    img2.jpg
    412.2 KB · Views: 426
Boa tarde a todos.

Estou com uma dúvida e não achei outro tópico mais adequado.
Comprei uma panela de 65 litros de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox) e por isso ela tem uma marca de solda discreta que percorre todo a região próxima do fundo da panela. A dúvida é:
Vou fazer o furo para a torneira e não sei se faço o furo acima desta marca da solda ou se faço o furo através da solda. Se fizer acima da solda, o furo ficaria acima do que eu gostaria que ficasse para não perder muito do precioso líquido.
Alguém já passou por isso? ou tem alguma sugestão?

Obrigado e abraços

Leandro

Acho que o dip tube resolve mesmo.

Quando não encontrar um tópico adequado, crie um! Assim pessoas com a mesma dúvida que a sua vão achar mais facilmente as respostas.
 
Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.
 
Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.

Sempre uso água (fria mesmo), detergente neutro e a esponja com o lado macio.
Não precisa passar Iodofor, a preocupação com contaminação deve ser na parte fria do processo (fermentador, airlock, mangueiras etc).
Água, detergente neutro e um bom enxágue resolve.
Abraço!
 
Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.

Água morna e detergente. Abrasivos e limpeza quimica destroem a camada óxido passiva, e não queremos isso.

Panela de alumínio brilhando não é legal.
 
Água morna e detergente. Abrasivos e limpeza quimica destroem a camada óxido passiva, e não queremos isso.

Panela de alumínio brilhando não é legal.

Bem lembrado sobre a camada de óxido.
Falei em usar a esponja do lado macio mas não expliquei o porquê. ;)
 
Somente as partes escuras é que ficam oxidadas? Ou seja, as partes em contato com a água, ou somente o vapor já oxida de forma satisfatória, mesmo não escurecendo.
 
Boa noite,
Antes de ler este post eu tinha passado a esponja com uma certa força do lado verde em um pedaço por dentro na panela.
Após ler, enchi a panela com água e fervi, ficou um uma cor mais dourada, menos no pedacinho onde já tinha passado esponja, acredito não ter problemas porque foi mais em cima da panela.

Obrigado.

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk
 
Pelo que notei o pessoal falando aqui no tópico, creio que a camada de óxido de alumínio tende a se formar novamente com o tempo, principalmente pq vc realizou uma nova fervura para oxidar a panela novamente. Acredito que a diferença de coloração entre as partes onde vc passou para onde vc nao passou a esponja se deve a diferença de niveis de oxidação entre essas áreas.
 
Agora, minha dúvida:
No início do ano que vem, vou montar um equipamento para 20 litros finais (o meu atual é para 10 litros). Optei por panelas de aluminio mesmo... vou montar um sistema "single vessel" com uma panela dentro da outra onde a panela de dentro (que leva o malte) tem o seu fundo todo furado para a circulação da água. Farei recirculaçao continua durante todo processo de mosturação com ajuda de uma bomba. A dúvida é quanto a espessura das panelas: A panela de dentro (menor) será um caldeirão 34 com 2mm de parede, já a panela maior (de fora) será nº36, mas não sei se opto por uma panela com 3mm ou com 5mm de espessura. Qual seria mais indicada? 3mm ou 5mm? Obs.: atualmente utilizo resistencia eletrica, mas pretendo passar a utilizar um fogareiro de alta pressão (a luz tá cara, amigos...rs...) Se puderem, gostaria de saber os pros e contras de cada uma.
 
Fala @Raisoshi , blz?

Acho legal todos esses pontos que vc levantou.

Entretanto, eu tenho a necessidade de ver números! Vamos deixar de lado toda essa questão do efeito do alumínio na saúde e vamos focar em apenas uma coisa: quanto de alumínio é lixiviado para o alimento/líquido preparado em uma panela de alumínio? Como disse, preciso ver números! e Existe POUQUÍSSIMA informação sobre isso. Sobre isso fazendo cerveja então, zero.

Mas tem uma dissertação defendida na USP de são carlos que a pesquisadora mensurou isso. Ai sim, temos números! Se quiser dar uma olhada, tire suas próprias conclusões. O alumínio é lixiviado? É sim, e muito! Depende de uma serie de fatores.
http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-19042006-113926/pt-br.php

Abraço

Sou novo aqui no forum, e também no mundo da cerveja artesanal. Li a tese referida acima, e acho que vale a pena a leitura. Muitos aqui falaram que não há diferença em usar panela de alumínio ou panela de inox, e que o resultado final é o mesmo em relação a qualidade da cerveja. Eu particularmente até acredito que isso seja verdade, mas a tese acima mostrou inequivocamente que o processo de fervura em panela de alumínio arrasta esse elemento para a água. O mais importante nesse fato é atentar para os dois alertas separei da tese:

"Os utensílios de alumínio devem ser evitados no preparo de cocção e armazenamento de águas e alimentos e para pessoas com insuficiência renal crônica..."

"evitar esquecer panelas no fogo, pois o alumínio evapora, e se a pessoa estiver perto da panela pode absorver o valor do alumínio, que vai direto para o pulmão".

A cerveja até pode ter a mesma qualidade, mas a saúde do homebrewer pode correr risco com essas panelas de alumínio. Vou continuar com minha inox de 10L fazendo minhas ampolas semanalmente...;-)
 
Pessoal, todos os metais migram em alguma quantidade, até o inox, que é mínimo, mas migra. A questão é... migra até um ponto onde pode qualquer qualquer malefício? Não.

Sempre quando pensarem em alguma coisa como essa, lembrem.... o homebrewing nos EUA é 30 ou 40 anos mais antigo que aqui, e os fóruns de lá também são décadas mais antigos. Em toda a minha vida no homebrewing até hoje, nunca vi absolutamente um tópico surgido aqui que já não tenha sido discutido à exaustão lá.

Não criemos um mito onde não existe.

Preferência pessoal, é oooooutra coisa. Cada um usa o que achar melhor, só não é necessário querer convencer todo o resto.

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=49449

Abraço,
 
Na tese, a autora disse que a transferência de alumínio para o alimento se dá em maior quantidade em condições de PH e salinidade altas. Sendo assim, caso a concentração de alumínio realmente represente algum perigo, seria muito mais perigoso comer em um restaurante do que beber sua cerveja feita em panela de alumínio, visto que o mosto geralmente tem um PH baixo (entre 5 e 6) e a concentrações de sais na água cervejeira é muito menor do que na cocção de alimentos como feijão e arroz, por exemplo.
 
Pessoal, fiz como dito aqui fervi agua na panela de alumino e ela oxidou, ficou amarelada, cinza escuro, meio bronze. Porem tinha uma pelicula por cima da agua apos a fervura, repeti 3x limpando a panela com agua, e a pelicula formou todas as vezes e estou preocuado. A fervura foi somente com a boca do fogao e nao foi mto vigorosa mesmo sendo apenas 12 litros. Segue as imagens, o que pode ser isso?
 

Attachments

  • IMG_20171202_074204.jpg
    IMG_20171202_074204.jpg
    144.8 KB · Views: 130
  • IMG_20171202_074217.jpg
    IMG_20171202_074217.jpg
    165.2 KB · Views: 121
  • IMG_20171202_074821.jpg
    IMG_20171202_074821.jpg
    135.9 KB · Views: 125
Pessoal, fiz como dito aqui fervi agua na panela de alumino e ela oxidou, ficou amarelada, cinza escuro, meio bronze. Porem tinha uma pelicula por cima da agua apos a fervura, repeti 3x limpando a panela com agua, e a pelicula formou todas as vezes e estou preocuado. A fervura foi somente com a boca do fogao e nao foi mto vigorosa mesmo sendo apenas 12 litros. Segue as imagens, o que pode ser isso?

Não seria talvez algum óleo? Experimente lavar com detergente a panela..
 
Não seria talvez algum óleo? Experimente lavar com detergente a panela..

Já havia lavado, vou lavar de forma mais agressiva e ferver novamente, no caso usei um ebulidor tambem após enviar a pergunta e a fervura mais forte deu no mesmo tb, fervi a mesma agua em uma panela minha e nada ocorreu, assim que lavar e ferver posto aqui.

Obg
 
Não sou Jesus, mas devo começar a ressuscitar uns tópicos por aqui... rsrs.

Existe alguma marca de panelas de alumínio mais indicada ou que se destaque mais que outras ou tanto faz a marca?

#cheers
 
Back
Top