FAQ - Panelas de Alumínio para Fervura?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Raisoshi, 10/3/15.

1. 22/1/16 #21

Raisoshi

Raisoshi

Raisoshi

Well-Known Member

Afiliado:
    9/1/15
    Curtidas Recebidas:
    217
    Acho que o dip tube resolve mesmo.

Quando não encontrar um tópico adequado, crie um! Assim pessoas com a mesma dúvida que a sua vão achar mais facilmente as respostas.

LeandroCarvalho curtiu isso.
  2. 8/6/16 #22

DBOSSAN

DBOSSAN

DBOSSAN

Well-Known Member

Afiliado:
    6/6/16
    Curtidas Recebidas:
    28
    Qual o melhor produto para a limpeza do alumínio? Seria apenas a água e esponja com posterior aplique de Iodoflor para guardar as panelas? Não localizei isto no tópico. Vi apenas que foi apresentado o que não pode usar. Na internet muitos falam em água quente mas deve haver algum produto que auxilie na limpeza. Se possível me esclareçam.

3. 8/6/16 #23

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    126
    Sempre uso água (fria mesmo), detergente neutro e a esponja com o lado macio.
    Não precisa passar Iodofor, a preocupação com contaminação deve ser na parte fria do processo (fermentador, airlock, mangueiras etc).
    Água, detergente neutro e um bom enxágue resolve.
    Abraço!

4. 8/6/16 #24

jalexandre

jalexandre

jalexandre

Well-Known Member

Afiliado:
    15/11/14
    Curtidas Recebidas:
    642
    Água morna e detergente. Abrasivos e limpeza quimica destroem a camada óxido passiva, e não queremos isso.

Panela de alumínio brilhando não é legal.

5. 8/6/16 #25

cgfischer

cgfischer

cgfischer

Well-Known Member

Afiliado:
    22/6/15
    Curtidas Recebidas:
    126
    Bem lembrado sobre a camada de óxido.
    Falei em usar a esponja do lado macio mas não expliquei o porquê. ;)

6. 20/7/16 #26

Yochi

Yochi

Yochi

Member

Afiliado:
    18/7/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Somente as partes escuras é que ficam oxidadas? Ou seja, as partes em contato com a água, ou somente o vapor já oxida de forma satisfatória, mesmo não escurecendo.

7. 4/8/16 #27

mwvarela

mwvarela

mwvarela

Member

Afiliado:
    10/7/16
    Curtidas Recebidas:
    3
    Boa noite,
    Antes de ler este post eu tinha passado a esponja com uma certa força do lado verde em um pedaço por dentro na panela.
    Após ler, enchi a panela com água e fervi, ficou um uma cor mais dourada, menos no pedacinho onde já tinha passado esponja, acredito não ter problemas porque foi mais em cima da panela.

Obrigado.

Enviado de meu Nexus 7 usando Tapatalk

8. 28/10/16 #28

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Pelo que notei o pessoal falando aqui no tópico, creio que a camada de óxido de alumínio tende a se formar novamente com o tempo, principalmente pq vc realizou uma nova fervura para oxidar a panela novamente. Acredito que a diferença de coloração entre as partes onde vc passou para onde vc nao passou a esponja se deve a diferença de niveis de oxidação entre essas áreas.

9. 28/10/16 #29

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Agora, minha dúvida:
    No início do ano que vem, vou montar um equipamento para 20 litros finais (o meu atual é para 10 litros). Optei por panelas de aluminio mesmo... vou montar um sistema "single vessel" com uma panela dentro da outra onde a panela de dentro (que leva o malte) tem o seu fundo todo furado para a circulação da água. Farei recirculaçao continua durante todo processo de mosturação com ajuda de uma bomba. A dúvida é quanto a espessura das panelas: A panela de dentro (menor) será um caldeirão 34 com 2mm de parede, já a panela maior (de fora) será nº36, mas não sei se opto por uma panela com 3mm ou com 5mm de espessura. Qual seria mais indicada? 3mm ou 5mm? Obs.: atualmente utilizo resistencia eletrica, mas pretendo passar a utilizar um fogareiro de alta pressão (a luz tá cara, amigos...rs...) Se puderem, gostaria de saber os pros e contras de cada uma.

10. 23/6/17 #30

Gengis_Khan

Gengis_Khan

Gengis_Khan

New Member

Afiliado:
    23/6/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Sou novo aqui no forum, e também no mundo da cerveja artesanal. Li a tese referida acima, e acho que vale a pena a leitura. Muitos aqui falaram que não há diferença em usar panela de alumínio ou panela de inox, e que o resultado final é o mesmo em relação a qualidade da cerveja. Eu particularmente até acredito que isso seja verdade, mas a tese acima mostrou inequivocamente que o processo de fervura em panela de alumínio arrasta esse elemento para a água. O mais importante nesse fato é atentar para os dois alertas separei da tese:

"Os utensílios de alumínio devem ser evitados no preparo de cocção e armazenamento de águas e alimentos e para pessoas com insuficiência renal crônica..."

"evitar esquecer panelas no fogo, pois o alumínio evapora, e se a pessoa estiver perto da panela pode absorver o valor do alumínio, que vai direto para o pulmão".

A cerveja até pode ter a mesma qualidade, mas a saúde do homebrewer pode correr risco com essas panelas de alumínio. Vou continuar com minha inox de 10L fazendo minhas ampolas semanalmente...;-)

11. 23/6/17 #31

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,016
    Pessoal, todos os metais migram em alguma quantidade, até o inox, que é mínimo, mas migra. A questão é... migra até um ponto onde pode qualquer qualquer malefício? Não.

Sempre quando pensarem em alguma coisa como essa, lembrem.... o homebrewing nos EUA é 30 ou 40 anos mais antigo que aqui, e os fóruns de lá também são décadas mais antigos. Em toda a minha vida no homebrewing até hoje, nunca vi absolutamente um tópico surgido aqui que já não tenha sido discutido à exaustão lá.

Não criemos um mito onde não existe.

Preferência pessoal, é oooooutra coisa. Cada um usa o que achar melhor, só não é necessário querer convencer todo o resto.

http://www.homebrewtalk.com/showthread.php?t=49449

Abraço,

Sidnei curtiu isso.
  12. 24/6/17 #32

bruno12345

bruno12345

bruno12345

Well-Known Member

Afiliado:
    5/6/16
    Curtidas Recebidas:
    25
    Na tese, a autora disse que a transferência de alumínio para o alimento se dá em maior quantidade em condições de PH e salinidade altas. Sendo assim, caso a concentração de alumínio realmente represente algum perigo, seria muito mais perigoso comer em um restaurante do que beber sua cerveja feita em panela de alumínio, visto que o mosto geralmente tem um PH baixo (entre 5 e 6) e a concentrações de sais na água cervejeira é muito menor do que na cocção de alimentos como feijão e arroz, por exemplo.

Sidnei curtiu isso.
  13. 2/12/17 #33

RonanAvila

RonanAvila

RonanAvila

New Member

Afiliado:
    30/11/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Pessoal, fiz como dito aqui fervi agua na panela de alumino e ela oxidou, ficou amarelada, cinza escuro, meio bronze. Porem tinha uma pelicula por cima da agua apos a fervura, repeti 3x limpando a panela com agua, e a pelicula formou todas as vezes e estou preocuado. A fervura foi somente com a boca do fogao e nao foi mto vigorosa mesmo sendo apenas 12 litros. Segue as imagens, o que pode ser isso?

Arquivos Anexados:

14. 3/12/17 #34

Tiago

Tiago

Tiago

Moderator Moderador

Afiliado:
    11/6/13
    Curtidas Recebidas:
    1,253
    Não seria talvez algum óleo? Experimente lavar com detergente a panela..

15. 4/12/17 #35

RonanAvila

RonanAvila

RonanAvila

New Member

Afiliado:
    30/11/17
    Curtidas Recebidas:
    0
    Já havia lavado, vou lavar de forma mais agressiva e ferver novamente, no caso usei um ebulidor tambem após enviar a pergunta e a fervura mais forte deu no mesmo tb, fervi a mesma agua em uma panela minha e nada ocorreu, assim que lavar e ferver posto aqui.

Obg

16. 20/4/18 #36

FelipePereira

FelipePereira

FelipePereira

Member

Afiliado:
    25/6/17
    Curtidas Recebidas:
    1
    Pessoal, e quanto a Kettle Sour em panelas de alumínio. Alguma contra-indicação ?

Compartilhe esta Página