FAQ - Panelas de Alumínio para Fervura?

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Raisoshi, 10/3/15.

  1. 10/3/15 #1

    Raisoshi

    Raisoshi

    Raisoshi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    9/1/15
    Mensagens:
    838
    Curtidas Recebidas:
    217
    Pessoal, vou traduzir aqui um tópico que achei interessante no forum equivalente em inglês, com algumas pequenas modificações de contexto e linguagem, mas mantendo a essência. Espero que seja de ajuda a quem tem dúvida. Aqui vai:

    O debate "Panela de Alumínio vs Panela de Aço Inox" aparece com frequência, e visto que temos um bom fluxo de novos cervejeiros, talvez seja a hora de postar um tópico sobre o assunto

    Pode-se usar uma panela de alumínio para a fervura da minha cerveja caseira? Ouvi dizer que só se pode usar inox.

    Tanto panelas de alumínio quanto panelas de inox são excelentes para fazer cerveja em casa, e cada uma tem suas vantagens e desvantagens, então é pura preferência pessoal. Aqui vão algumas considerações:

    Panelas de Alumínio:
    Pros:
    - Consideravelmente mais baratas que panelas de inox;
    - Bem melhor na condução de calor do que inox, o que significa fervuras mais rápidas, resfriamentos mais rápidos e menor chance de queimar o mosto;
    - Não são tão pesadas para levantar quanto o inox.

    Contras:
    - Oxida com facilidade, o que significa que sanitizantes baseados em oxigenio(ex.:Oxyclean, One-step) não podem ser utilizados(Nota: Sanitizantes cáusticos ou outras soluções clean-in-place definitivamente não podem ser utilizadas, o que é o motivo pelo qual a indústria cervejeira geralmente não usa alumínio);
    - Camada passiva de óxido deve ser criada antes de usar para fazer cerveja(**veja nota abaixo) com uma panela de alumínio nova, embora seja muito fácil de mantê-la.

    Panelas de Aço Inox:
    Pros:
    - Pode ser sanitizada com sanitizantes oxigenados/clean-in-place sem danificar a panela;
    - Camada passiva de óxido não é tão fácil de remover quanto alumínio;
    - São muito brilhantes e bonitas!

    Contras:
    - Caras;
    - Não são tão boas quanto as de alumínio em questão de condutividade de calor.

    Mitos Sobre Panelas de Alumínio:
    - Panelas de alumínio causam Alzheimer's. FALSO. Esse mito foi derrubado anos atrás pela comunidade de pesquisa médica, o Instituto Nacional de Saúde dos EUA e o Health Canada. Se não acredita em mim, leia(em inglês):
    http://www.alzheimers.org.uk/site/sc...?documentID=99
    http://alz.org/alzheimers_disease_my...alzheimers.asp
    http://www.ehso.com/ehshome/alzheimers.htm

    - Ferver seu mosto em uma panela de alumínio vai causar off flavours na sua cerveja. FALSO. Simplesmente ferver uma leva de mosto não vai remover metal suficiente da sua panela de alumínio para chegar na sua cerveja e causar off flavours metálicos, particularmente se você criar uma camada passiva de óxido antes. Para panelas novas, isso pode ser facilmente alcançado enchendo a panela de água e fervendo por 30 minutos à 1h, ou pondo no forno a 180C por 10min.

    - Panelas de alumínio tem paredes muito finas, e não são apropriadas para uma panela de fervura, particularmente se você quiser instalar uma válvula esfera. FALSO. Panelas de paredes finas e grossas são feitas tanto de alumínio quanto de inox. O material de que elas são feitas é muito menos relevante do que a espessura da panela.

    - Panelas de alumínio reagem com materiais muito ácidos, e o mosto é ácido. NA VERDADE NÃO. O mosto não é ácido o suficiente para causar problemas com uma panela de alumínio. Pra falar a verdade, tanto inox quanto alumínio são bem resistentes à materiais acídicos, e você deve se preocupar mais com materiais altamente alcalinos(i.e. básicos ou de pH alto) com as suas panelas.

    - Panelas de alumínio simplesmente não são tão duráveis quanto inox, então por que se dar ao trabalho? Elas também arranham fácil e abrigam bactérias. TALVEZ, MAS... Tanto alumínio quanto inox são duráveis o suficiente para fazer cerveja em casa se você estiver disposto a investir um mínimo de cuidado ao seu equipamento. Você simplesmente não vai deteriorar uma panela de alumínio em toda sua vida cervejeira, então este é um argumento discutível. Além disso, arranhões não são realmente uma preocupação em uma panela visto que o calor da fervura vai sanitizá-la de qualquer forma.

    Para finalizar:
    Não tem como errar com uma panela de aço inox de qualidade, e elas são uma solução testada e comprovada por diversos cervejeiros caseiros. Ainda assim, alumínio é uma alternativa viável que é muito mais barata que inox. De fato, você pode comprar uma panela de alumínio maior e mais pesada se comparada com uma panela de inox de mesmo preço. Para fazer sua cerveja, eu garanto que você vai apreciar ter uma panela maior que seja pesada e conduza bem a temperatura, agilizando o processo de fervura e resfriamento e reduzindo a queima do mosto. Na minha cabeça, isso de longe contra-balanceia o apelo cosmético e de certa forma maior durabilidade de uma panela de inox.



    Tópico original: http://www.homebrewtalk.com/f11/faq-aluminum-pots-boil-kettles-49449/

    Um adendo meu: Essa questão de condução térmica pode ser desvantajoso se a pessoa usa resitência submersa, visto que seria menos eficiente, mas isso pode ser facilmente remediado com um isolamento térmico externo, o que nesse caso é benéfico para os dois tipos de panela.
     
  2. 10/3/15 #2

    dimigobbo

    dimigobbo

    dimigobbo

    Well-Known Member

    Afiliado:
    12/12/14
    Mensagens:
    128
    Curtidas Recebidas:
    22
    Show. Já tinha ouvido falar dessa parada de oxidar a panela de aluminio antes de usar. Só não entendi muito o pq.

    Poderia explicar melhor o motivo?

    Abcs
     
  3. 10/3/15 #3

    Scaranello

    Scaranello

    Scaranello

    Well-Known Member

    Afiliado:
    19/9/13
    Mensagens:
    210
    Curtidas Recebidas:
    85
    Fala @Raisoshi , blz?

    Acho legal todos esses pontos que vc levantou.

    Entretanto, eu tenho a necessidade de ver números! Vamos deixar de lado toda essa questão do efeito do alumínio na saúde e vamos focar em apenas uma coisa: quanto de alumínio é lixiviado para o alimento/líquido preparado em uma panela de alumínio? Como disse, preciso ver números! e Existe POUQUÍSSIMA informação sobre isso. Sobre isso fazendo cerveja então, zero.

    Mas tem uma dissertação defendida na USP de são carlos que a pesquisadora mensurou isso. Ai sim, temos números! Se quiser dar uma olhada, tire suas próprias conclusões. O alumínio é lixiviado? É sim, e muito! Depende de uma serie de fatores.
    http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/18/18138/tde-19042006-113926/pt-br.php

    Abraço
     
    DukeBeer e (deletar usuário) curtiram isso.
  4. 10/3/15 #4

    Guenther

    Guenther

    Guenther

    Administrador Moderador

    Afiliado:
    23/4/13
    Mensagens:
    3,826
    Curtidas Recebidas:
    3,034
    Fixo.
     
  5. 2/7/15 #5

    jones

    jones

    jones

    Active Member

    Afiliado:
    22/6/15
    Mensagens:
    30
    Curtidas Recebidas:
    3
    Ressuscitando o tópico! Não consegui achar no texto a tal nota de como fazer a camada passiva de óxido. Alguém sabe como proceder?

    []'s

    Jones
     
  6. 2/7/15 #6

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Ponha alguns litros de água na panela, o suficiente pra cobrir o fundo e mais um pouco, pra não queimar, ferva essa água com a tampa fechada por uns 15 minutos. Tende a ser o suficiente... as partes oxidadas ficam com uma cor diferentes, inclusive a parte de dentro da tampa.

    Abraço
     
    jones curtiu isso.
  7. 2/7/15 #7

    jones

    jones

    jones

    Active Member

    Afiliado:
    22/6/15
    Mensagens:
    30
    Curtidas Recebidas:
    3
    Obrigado Tiago!!!! :rockin:
     
  8. 2/7/15 #8

    Raisoshi

    Raisoshi

    Raisoshi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    9/1/15
    Mensagens:
    838
    Curtidas Recebidas:
    217
    A nota era essa. Ficou um pouco confuso né, mas quis manter a estrutura do texto original.
     
    jones curtiu isso.
  9. 2/11/15 #9

    ricendres

    ricendres

    ricendres

    Member

    Afiliado:
    14/10/13
    Mensagens:
    10
    Curtidas Recebidas:
    0
    interessante! Gostaria de ver mais sobre isso, obrigado!
     
  10. 2/11/15 #10

    Raisoshi

    Raisoshi

    Raisoshi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    9/1/15
    Mensagens:
    838
    Curtidas Recebidas:
    217
    Né? Quando comecei eu achava que tinha que ser tudo de inox e quem usava alumínio tava se intoxicando kkkk

    Comecei com um barril panela de inox e hoje tenho três panelonas de alumínio, pra mim o custo benefício ficou bem melhor. O barril ainda fica em conta um usado... Mas se vc quer algo acima de 50l de inox começa a ficar muito caro, pro meu bolso pelo menos.
     
  11. 5/11/15 #11

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    Member

    Afiliado:
    1/11/15
    Mensagens:
    21
    Curtidas Recebidas:
    2
    A camada de óxido de alumínio se forma naturalmente, devido ao contato do alumínio com o oxigênio presente no ar.

    O processo de ferver água pode sim acelerar o processo de oxidação do alumínio, mas não é imprescindível, pois normalmente o alumínio já começa a oxidar desde que é produzido (em chapas).

    O ideal é que a panela não seja lavada com muito vigor usando abrasivo (bombril, scothbrite, etc.), pois isso remove a camada de óxido de alumínio, PORÉM, ela volta a se formar naturalmente. E se quiser acelerar a formação dessa camada, proceda como o pessoal já mencionou.

    Não sei ao certo quanto tempo leva para a camada se formar em contato com o ar, mas algo em torno de 1 semana deve ser o bastante.
     
  12. 6/11/15 #12

    Raisoshi

    Raisoshi

    Raisoshi

    Well-Known Member

    Afiliado:
    9/1/15
    Mensagens:
    838
    Curtidas Recebidas:
    217
    Sei lá cara... Eu comprei minhas panelas e não tenho idéia de há quanto tempo estavam prontas, mas obviamente levou uns dias pra chegar na minha casa também.

    Fervi a água, e ela até criou uma coloração estranha, parecia ter "soltado" algo nela mesmo, e o a cor do alumínio ficou escura. Melhor deixar essas coisas passarem pra água do que arriscar com um mosto.
     
  13. 6/11/15 #13

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    Member

    Afiliado:
    1/11/15
    Mensagens:
    21
    Curtidas Recebidas:
    2
    Só complementando minha mensagem, o óxido de alumínio nos protege.

    O alumínio puro pode ser tóxico.

    Essa camada de óxido é o que torna a utilização de utensílios de alumínio segura, por isso ela não deve ser removida.
     
  14. 14/11/15 #14

    flpbass

    flpbass

    flpbass

    New Member

    Afiliado:
    9/7/15
    Mensagens:
    4
    Curtidas Recebidas:
    0
    Galera, fiz o procedimento de deixar a água ferver por um tempo na panela e a parte em contato com a água ficou quase com cor de cobre, parecendo um alumínio bem oxidado. Quanto passei a mão percebi que havia bastante alumínio ainda nas paredes da panela. Como eu faço para me livrar desse restante de alumínio nas paredes? fervo mais? E outra, essa coloração é normal ou eu dei azar com a panela?

    Na panela de fervura eu fiz o procedimento do forno e acho que exagerei, pois surgiram pontos de oxidação no fundo da panela de cor vermelho escuro. Amanhã vou tentar remover com limão. Alguém dá um help aqui pq acho que só estou fazendo cagad.. haha

    Abraço a todos!

    Vieira.
     
  15. 15/11/15 #15

    Tiago

    Tiago

    Tiago

    Moderator Moderador

    Afiliado:
    11/6/13
    Mensagens:
    3,010
    Curtidas Recebidas:
    1,256
    Acho que vc está exagerando no procedimento. Não precisa calor extremo e fervuras prolongadas. O próprio vapor da água fervente vai fazer o trabalho de oxidar por dentro. A coloração não precisa mudar absurdamente, ela só tende a ficar um pouco mais opaca, um cinza um pouco mais escuro que o original.
     
  16. 15/11/15 #16

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    MatheusFaga

    Member

    Afiliado:
    1/11/15
    Mensagens:
    21
    Curtidas Recebidas:
    2

    Tiago,

    Não faça nada. Não passe limão na panela, nem lixe, nem bombril. Nada.

    Essa coloração é natural e não deve ser removida.

    A oxidação do alumínio é BOA, diferente do ferro/aço (ferrugem) que é RUIM. O que há na parede da sua panela não é alumínio puro, e sim ÓXIDO de alumínio, e esse óxido deve ficar lá onde ele está, Pq ele que o protege do alumínio puro que está abaixo do "amarelo" Q vc esta vendo.
     
  17. 15/11/15 #17

    flpbass

    flpbass

    flpbass

    New Member

    Afiliado:
    9/7/15
    Mensagens:
    4
    Curtidas Recebidas:
    0
    Tiago e Fagá,

    Obrigado pelas respostas, mas eu passo e mão e fica cinza, este cinza é o óxido de alumínio já ou é o alumínio mesmo? Estou pensando em repetir o procedimento até que isto pare de ocorrer.

    Abraços
     
  18. 1/1/16 #18

    Oakes

    Oakes

    Oakes

    Member

    Afiliado:
    26/12/15
    Mensagens:
    5
    Curtidas Recebidas:
    2
    Eu enchi praticamente toda a panela com água e fervi por meia hora. Onde havia água ficou escuro, ou seja, oxidado. Quando passo a mão não vem nenhum pó mais....
     
  19. 22/1/16 #19

    LeandroCarvalho

    LeandroCarvalho

    LeandroCarvalho

    Member

    Afiliado:
    21/1/16
    Mensagens:
    6
    Curtidas Recebidas:
    1
    Boa tarde a todos.

    Estou com uma dúvida e não achei outro tópico mais adequado.
    Comprei uma panela de 65 litros de inox com fundo triplo (uma camada de alumínio entre duas de inox) e por isso ela tem uma marca de solda discreta que percorre todo a região próxima do fundo da panela. A dúvida é:
    Vou fazer o furo para a torneira e não sei se faço o furo acima desta marca da solda ou se faço o furo através da solda. Se fizer acima da solda, o furo ficaria acima do que eu gostaria que ficasse para não perder muito do precioso líquido.
    Alguém já passou por isso? ou tem alguma sugestão?

    Obrigado e abraços

    Leandro
     
  20. 22/1/16 #20

    cgfischer

    cgfischer

    cgfischer

    Well-Known Member

    Afiliado:
    22/6/15
    Mensagens:
    386
    Curtidas Recebidas:
    127
    Tem gente que usa uma peça chamada Dip Tube. Imagem em anexo.
    Abraço!
     

    Arquivos Anexados:

    • img2.jpg
      img2.jpg
      Tamanho:
      412.2 KB
      Visitas:
      357
    LeandroCarvalho curtiu isso.

Compartilhe esta Página