Falta corpo

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

guedesp

Member
Joined
Mar 27, 2021
Messages
8
Reaction score
1
Location
Rio de Janeiro
Olá a todos,
A minha primeira brasagem fiz uma Ale de 10 litros
Sendo 5 litros para lavagem dos grãos a 70ºC
Foi fermentado em temperatura ambiente em média a 30º C.
Fermentou em 2 dias .

Fiz um starter com (na garrafa pet)
200g de malte pilsen
2 litros água

Depois de 7 dias em carbonatação da cerveja bebi uma para verificar e achei sem corpo, a carbonatação achei boa, mas sem corpo. Será que faltou malte ?
Preciso deixar mais dias para carbonatação ?

Fervura

60m 30m 15m 0
| --------------------|------------------------------------------|---------------------------------|
10g cascade whirfloc 15g Cascade
Raspa limao

*Segue a receita
2kg Malte Pilsen
200g Aveia em flocos
Raspas de limão
1 pastilha whirfloc
25g Cascade
kveik doada (voss)
Mostura 72ºC,
OG 1040
FG:1009
*Primming com
100ml água
100g açucar
Foi usado 5ml em 500ml
 
Pra aumentar o corpo tem que fazer em temperatura alta mesmo. Esse é um problema da kveik, ela passa a sensação de um corpo mais baixo. Tem que aumentar a quantidade de aveia ou algum outro adjunto que aumente o corpo.
Uma dica: para 10L não use uma pastilha inteira de whirfloc. Pode usar até 1/4
 
Olá a todos,
A minha primeira brasagem fiz uma Ale de 10 litros
Sendo 5 litros para lavagem dos grãos a 70ºC
Foi fermentado em temperatura ambiente em média a 30º C.
Fermentou em 2 dias .

Fiz um starter com (na garrafa pet)
200g de malte pilsen
2 litros água

Depois de 7 dias em carbonatação da cerveja bebi uma para verificar e achei sem corpo, a carbonatação achei boa, mas sem corpo. Será que faltou malte ?
Preciso deixar mais dias para carbonatação ?

Fervura

60m 30m 15m 0
| --------------------|------------------------------------------|---------------------------------|
10g cascade whirfloc 15g Cascade
Raspa limao

*Segue a receita
2kg Malte Pilsen
200g Aveia em flocos
Raspas de limão
1 pastilha whirfloc
25g Cascade
kveik doada (voss)
Mostura 72ºC,
OG 1040
FG:1009
*Primming com
100ml água
100g açucar
Foi usado 5ml em 500ml

Bom dia! Sim, como primeiro palpite eu diria que sim, que faltou malte. Se para o seu gosto vc sentiu que está faltando corpo, várias coisas podem ser feitas pra melhorar, mas principalmente aumentar mesmo a OG da receita.

Mas a brincadeira é essa mesma né? Vamos tentando, aprendendo e ajustando.
 
Olá a todos,
A minha primeira brasagem fiz uma Ale de 10 litros
Sendo 5 litros para lavagem dos grãos a 70ºC
Foi fermentado em temperatura ambiente em média a 30º C.
Fermentou em 2 dias .

Fiz um starter com (na garrafa pet)
200g de malte pilsen
2 litros água

Depois de 7 dias em carbonatação da cerveja bebi uma para verificar e achei sem corpo, a carbonatação achei boa, mas sem corpo. Será que faltou malte ?
Preciso deixar mais dias para carbonatação ?

Fervura

60m 30m 15m 0
| --------------------|------------------------------------------|---------------------------------|
10g cascade whirfloc 15g Cascade
Raspa limao

*Segue a receita
2kg Malte Pilsen
200g Aveia em flocos
Raspas de limão
1 pastilha whirfloc
25g Cascade
kveik doada (voss)
Mostura 72ºC,
OG 1040
FG:1009
*Primming com
100ml água
100g açucar
Foi usado 5ml em 500ml
Bom dia, @guedesp. Cara, realmente uma breja com OG de 1040 e FG de 1009 vai ficar sem corpo, mesmo... Não exatamente por falta de malte, mas pela relação entre estes dois valores. 1009 é uma FG baixa e indica uma cerveja seca, com pouco corpo. A carbonatação não vai mudar isso.
Mas tem algo muito estranho aí, cara... 72o é uma temperatura alta pra mostura, e por trabalhar só alfa-amilase deveria ter gerado bastante corpo na sua cerveja, e baixa atenuação tbm... Vc teve um resultado bem inesperado...
Em princípio eu diria que vc usou uma temperatura bem mais baixa na mostura. (Quanto mais baixa a temperatura maior a atenuação). Eu daria uma aferida nesse termômetro como primeiro passo. Termômetros, mesmo analógicos, podem apresentar erro de medição.
Agora, se vc fez a mostura a 72o mesmo, então esse kveik é um monstrinho. Pode ser uma característica do fermento ter altíssima atenuação, e resultar em cervejas mais secas e alcoólicas. Aí vc vai precisar de mais malte pra dar corpo na breja com ele mesmo...
 
Acredito que seja a soma de dois fatores: alta atenuação + baixa quantidade de malte

Quanto a atenuação, não há muito que se fazer, até porque isso não é ruim.

Quanto ao malte (e outros fermentaveis), pode tentar usar um pouco mais. Sua proporção hoje está em 220g/litro. Experimente aumentar para 240 ou 250g/litro.

Alternativamente, pode-se fazer uma moagem mais fina (risco de entupimento se não for BIAB) e/ou estender o tempo de mostura (mantendo temperatura alta buscando corpo)
 
realmente a kveik dá essa sensação de falta de corpo, como já fez rampa alta eu aconselharia adicionar um Malte Munich, Trigo, algo que dê esse preenchimento e sensação de malte.
 
Olá a todos,
A minha primeira brasagem fiz uma Ale de 10 litros
Sendo 5 litros para lavagem dos grãos a 70ºC
Foi fermentado em temperatura ambiente em média a 30º C.
Fermentou em 2 dias .

Fiz um starter com (na garrafa pet)
200g de malte pilsen
2 litros água

Depois de 7 dias em carbonatação da cerveja bebi uma para verificar e achei sem corpo, a carbonatação achei boa, mas sem corpo. Será que faltou malte ?
Preciso deixar mais dias para carbonatação ?

Fervura

60m 30m 15m 0
| --------------------|------------------------------------------|---------------------------------|
10g cascade whirfloc 15g Cascade
Raspa limao

*Segue a receita
2kg Malte Pilsen
200g Aveia em flocos
Raspas de limão
1 pastilha whirfloc
25g Cascade
kveik doada (voss)
Mostura 72ºC,
OG 1040
FG:1009
*Primming com
100ml água
100g açucar
Foi usado 5ml em 500ml

Como opção para aumentar o corpo, pode adicionar maltodextrina. Você consegue achar em brewshops ou lojas de suplementos, importante que seja "natural" ou "sem aroma", "sem sabor", coisa de 17 a 21 reais o kg (03/2021). Eu adiciono 300g para 20 litros, na fervura. Inclusive parece uma quantidade comum, pois já vi a mesma dica em vários lugares. A maltodextrina não é fermentável (na verdade até fermenta, mas muito pouco, tipo de 5 a 10% dela), então vai agregar corpo. Na minha experiência, não notei dulçor residual, mas já li relatos que "deixa um docinho" no fundo... Sinceramente, acho que vai de cada um. Em todo caso, acho que vale o teste.
 
Back
Top