Fake Guiness (Dry Stout)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

marcelodezena

Well-Known Member
Joined
Feb 2, 2016
Messages
46
Reaction score
7
Bom dia pessoal

Gostaria de opiniões a respeito desta receita para fazer 20L. O ideia é tentar fazer algo próximo da guiness.
Achei umas receitas na internet e adaptei usando o beersmith, porém sou novato e gostaria da opiniao de vocês.
Qtd Nome Tipo # %/IBU
3,00 kg Pale Malt (2 Row) UK (5,9 EBC) Grão 1 65,2 %
0,60 kg Roasted Barley (591,0 EBC) Grão 2 13,0 %
0,50 kg Barley, Flaked (3,3 EBC) Grão 3 10,9 %
0,25 kg Chocolate Malt (886,5 EBC) Grão 4 5,4 %
0,25 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 5 5,4 %
20,00 g Nugget [13,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 30,7 IBUs
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 2,9 IBUs
1,00 Items Whirlfloc Tablet (Ferver 15,0 mins) Refinamento 8 -
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 1,2 IBUs
1,0 pkg SafBrew Ale (DCL/Fermentis #S-33) [23,66 ml] Levedura 10 -

Agradeço desde já os comentários!
 
Bom dia pessoal

Gostaria de opiniões a respeito desta receita para fazer 20L. O ideia é tentar fazer algo próximo da guiness.
Achei umas receitas na internet e adaptei usando o beersmith, porém sou novato e gostaria da opiniao de vocês.
Qtd Nome Tipo # %/IBU
3,00 kg Pale Malt (2 Row) UK (5,9 EBC) Grão 1 65,2 %
0,60 kg Roasted Barley (591,0 EBC) Grão 2 13,0 %
0,50 kg Barley, Flaked (3,3 EBC) Grão 3 10,9 %
0,25 kg Chocolate Malt (886,5 EBC) Grão 4 5,4 %
0,25 kg Oats, Flaked (2,0 EBC) Grão 5 5,4 %
20,00 g Nugget [13,00 %] - Fervura 60,0 min Lúpulo 6 30,7 IBUs
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 15,0 min Lúpulo 7 2,9 IBUs
1,00 Items Whirlfloc Tablet (Ferver 15,0 mins) Refinamento 8 -
10,00 g East Kent Goldings (EKG) [5,00 %] - Fervura 5,0 min Lúpulo 9 1,2 IBUs
1,0 pkg SafBrew Ale (DCL/Fermentis #S-33) [23,66 ml] Levedura 10 -

Agradeço desde já os comentários!
Bom dia,
Eu não colocaria aveia...
Faria uma rampa em torno de 64ºc para ficar bem seca...
Que eu me lembre a Guiness não tem muito aroma de lupulo, eu faria como vc pois gosto de aroma... mas se o objetivo é clonar a tal, eu não faria as adições finais...
 
Olá @LisboaPrates
Obrigado pelos comentários.

A aveia não deixaria mais encorpada ou somente a cevada já ajuda? As proporções estão legais?

Quanto ao lupulo, vou seguir seu conselho, pra tentar chegar perto de uma guiness.

Somente mais uma dúvida. Caso eu queira que ela fiquei mais doce, como eu faria?

Valeu
 
Olá @LisboaPrates
Obrigado pelos comentários.

A aveia não deixaria mais encorpada ou somente a cevada já ajuda? As proporções estão legais?

Quanto ao lupulo, vou seguir seu conselho, pra tentar chegar perto de uma guiness.

Somente mais uma dúvida. Caso eu queira que ela fiquei mais doce, como eu faria?

Valeu

Se vc quiser fazer um clone da Guinness, vai na dica do colega e faz a rampa de 64º C.
Se vc quiser mais doce, talvez vc queira uma Milk stout. Aí coloca lactose, que dá tudo certo.
Abraço
 
01 Pacote de levedura é pouco, tem que ser pelo menos 02 para 20 litros! Quais as densidades planejadas?
 
A ideia será fazer uam Gruinesse sim. Só um pouco mais doce. Mas foi só uma duvida que tinha.
Vou seguir o conselho de voces.
Quanto ao fermento as densidades são SG 1,046 e FG 1,010.
Acho que um fermento é suficiente?
 
Se quer uma cerva mais doce, precisa de açúcares que o fermento não vai comer... Aumenta então a temperatura dessa rampa para uns 67 ou 68 graus... Ou diminui o tempo dela e põe mais uma de uns 68º...
A cevada não multada está ai para diminuir, e não aumentar o corpo... Vc pode retira la... Nesse caso mantenha a aveia para dar uma espuma lega...
 
Esse artigo aqui fala um pouco sobre a receita usada pela Guinness(e bem parecida com os clones que se acha pela internet): https://byo.com/hops/item/1426-stout-hearted-in-ireland

Na parte sobre a mostura ele diz que é usado 65% Pale Malt, 25% Cevada em flocos e 10% Malte torrado, eu iria por aí.

A mostura ele diz que fica a 65C por 75min, depois 67C por 45min e o mashout a 78C, mas não duvido nada que isso seja mais tradição do que qualquer outra coisa, então uma parada de 90min a uns 65C seguida de um mashout comum devem dar conta do recado.

Agora tem uma coisa... a Guinness tem aquele "Tang" dela, geralmente eles misturam levas novas e antigas até chegar no sabor desejado, já ouvi falar de pessoas tentando alguns métodos pra chegar nesse resultado, desde abrir uma lata de Guinness e deixar azedar e depois misturar na cerveja até o uso de malte acidificado, aí vai da sua escolha.

De levedura eu usaria o Nottingham.
 
Bom dia pessoal

Brassei ontem minha Fake Guiness. Não sei se posso chamar de Fake Guiness pois fiz algumas alterações, principalmente na temperatura da brassagem para satisfazer meu gosto pessoal.
Fiz a bassagem a 64 graus por 60 min, depois a 72 graus por 30 min e mash out a 78 por 10 min.
Adicionei somente 100 gramas de aveia tentando melhorar a espuma.
Vou deixar fermentando por 4 dias a 18 graus, depois 2 dias a 20 graus e mais 2 dias a 23 graus.
Depois ficará maturando por 10 dias a 10 graus e mais 15 dias a 3 graus.
Depois mais 15 dias na garrafa.
Aí chegou meu aniversário e beberemos tudo...rss
O que acham?

Abração
 

Attachments

  • 2016-02-13_23.43.09.jpg
    2016-02-13_23.43.09.jpg
    79.5 KB · Views: 271
@melecajou Abri no final de semana passado em comemoração ao meu aniversário.
Ficou fantástica. Todo mundo gostou.
Ficou encorpada, com tons de café, chocolate e um pouco de defumado.
A unica coisa que quero tentar mudar é a cor da espuma. Ficou bem escura e eu queria fazer uma cerveja preta com espuma branca. Como sou novo nisso, não sei como fazer ainda..rss
A espuma também não foi persistente, porém a carbonatação foi muito boa e acho que não prejudicou em nada.
Quero fazer novamente!
 

Attachments

  • 12494844_10209151925494141_9076079447765822746_n.jpg
    12494844_10209151925494141_9076079447765822746_n.jpg
    50 KB · Views: 260
Ficou parecida com a guinness? to afim de fazer uma tb, tem varias receitas, mas n quero cair no doce nem no azedo...
 
@Catior

O bom de fazermos a propria cerveja é deixá-la do jeito que a gente gosta. Eu gosto da Guiness porém acho ela um pouco seca. Assim, nesta receita eu tentei quebrar um pouco essa "secura" sem deixar a cerveja doce.
Ela não ficou do jeito que eu gosto. Amarga dos grãos torrados com um doce só pra quebrar.

Eu achei que ela ficou um pouco puxada no café. Acabei de repetir a receita somente tirando um pouco do café e aumentando o chocolate.
Está fermentando.

A primeira ficou tão boa que eu quis repetir.

Fizemos um teste cego comparativo com a Baden Baden Stout. Foi unanime que a minha estava mais gostosa.

Eu recomendo

:)

Abç
 
:mug:

experimentei a stout da baden e achei ela meio forte, parece ser do lupulo, e até hj n achei uma ceva q se compare a guinness ou que chegue próximo... dizem q eh o tang deles...

mas to indo atras de uma receita que chegue o mais próximo possível...

qndo ficar pronta posta aí

:rockin:
 
Difícil chegar perto da Guiness. rs

A minha ficou menos alcoolica (4,5%) e isso pra mim ficou mais agradável que a Baden Baden.

Se reparar na minha receita eu só uso um pouco de lupulo de amargor e não de sabor.

Uma coisa que tento fazer mais não consigo é deixar a espuma branca. Acho que isso é só estético, porém é minha busca.

Se alguem souber como se faz me dá uma dica ai!

Assim que ficar pronto o segundo lote eu posto aqui!
 
Difícil chegar perto da Guiness. rs

A minha ficou menos alcoolica (4,5%) e isso pra mim ficou mais agradável que a Baden Baden.

Se reparar na minha receita eu só uso um pouco de lupulo de amargor e não de sabor.

Uma coisa que tento fazer mais não consigo é deixar a espuma branca. Acho que isso é só estético, porém é minha busca.

Se alguem souber como se faz me dá uma dica ai!

Assim que ficar pronto o segundo lote eu posto aqui!

Olha esse tópico:

http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=407145

Resumindo, deixa ela com menos corpo, use menos maltes escuros, e aumente o lagering da cerveja. Provavelmente terá uma espuma mais clara.
 
Difícil chegar perto da Guiness. rs

A minha ficou menos alcoolica (4,5%) e isso pra mim ficou mais agradável que a Baden Baden.

Se reparar na minha receita eu só uso um pouco de lupulo de amargor e não de sabor.

Uma coisa que tento fazer mais não consigo é deixar a espuma branca. Acho que isso é só estético, porém é minha busca.

Se alguem souber como se faz me dá uma dica ai!

Assim que ficar pronto o segundo lote eu posto aqui!

Marcelo, posta como ficou a receita final e os detalhes do processo. é exatamente o que quero testar. Uma Guiness um pouco mais doce e menos seca.
 
Back
Top