Extrato Primitivo_Legislação Brasileira

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LekoeDany

Member
Joined
May 21, 2014
Messages
7
Reaction score
0
Boa tarde pessoal!

Estou estudando sobre a classificação da cerveja segundo a Legislação Brasileira e não consigo entender o conceito de teor de extrato primitivo, poderiam me auxiliar? O que significa dizer que uma cerveja leve possui extrato primitivo maior ou igual a 5% em peso e menor que 10,5% em peso?

Desde já, obrigada!
 
Entende-se por mosto ou extrato primitivo de uma cerveja o teor de extrato apresentado antes da fermentação. (a unidade é graus plato).
 
Obrigada pela resposta!
Saberia me dizer como é medido esse teor e em qual momento do processo?

Att.
 
É medido com um densímetro, e se for uma cervejaria que tenha laboratório normalmente manda uma amostra e mede em laboratório também. A medição ocorre no final da fervura, antes do inicio da fermentação.
 
Ok alexandrepaz, obrigada!

Pelo que você me respondeu a densidade medida ao final da fervura e antes do início da fermentação, corresponde a OG, correto?
Se minha OG, medida com o auxílio de um refratômetro, foi igual a 1,060, ou 15,19ºBrix, qual seria meu teor de extrato primitivo, visto que ºBrix ≈ ºPlato?

Poderia me auxiliar?

Att.
 
Sim, correto corresponde a OG. Pra ti realmente saber o extrato primitivo teria que medir com um densímetro porque vai dar uma leve diferença entre a medição do refrâtrometro e e o densímetro, já que o refrâtometro mede somente a quantidade de açúcar dissolvido no liquido e o densímetro a quantidade de sólidos dissolvido no liquido. Mas no caso que tu citou se fosse 15,19ºBrix o extrato primitivo seria aproximadamente 15,19%, se medisse com um densímetro daria um valor pouca coisa maior e esse seria o extrato primitivo correto ao invés de aproximado.
 
Entendi perfeitamente sua explicação, muito obrigada pelos ensinamentos e paciência em repassar seu conhecimento!

Abraços.
 
Então se eu medir no densímetro e der OG de 1.060, é só converter para Brix para saber o valor?
 

Latest posts

Back
Top