Extrato Natural de Fruta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Celso Peres

Well-Known Member
Joined
Feb 22, 2020
Messages
131
Reaction score
62
Location
Belo Horizonte/MG
Boa noite cervejeiros. Estou querendo fazer uma IPA com maracujá e pensei inicialmente em usar extrato natural da fruta antes do envase. Considero mais prático que usar polpa e ainda posso fazer um teste antes, adicionando o extrato aos poucos até chegar no perfil de sabor que desejo. Esse extrato trará um acréscimo de açúcar na cerveja correto? A minha dúvida é se no priming eu teria de reduzir a quantidade de açúcar utilizado para evitar uma super carbonatação ou até mesmo explosão das garrafas. Alguém que já fez uso de extrato poderia me ajudar? Obrigado.
 
Nunca fiz com extrato, mas acho q a polpa teria sim bastante açúcar,na ano caso do extrato tenho a impressão que seria muito pequena a quantidade de açúcar residual... Eu não mudaria o primming...
 
Boa noite cervejeiros. Estou querendo fazer uma IPA com maracujá e pensei inicialmente em usar extrato natural da fruta antes do envase. Considero mais prático que usar polpa e ainda posso fazer um teste antes, adicionando o extrato aos poucos até chegar no perfil de sabor que desejo. Esse extrato trará um acréscimo de açúcar na cerveja correto? A minha dúvida é se no priming eu teria de reduzir a quantidade de açúcar utilizado para evitar uma super carbonatação ou até mesmo explosão das garrafas. Alguém que já fez uso de extrato poderia me ajudar? Obrigado.
Eu já usei e uso até hj os da Brau Flavors. Eles são excelentes para aroma, mas fracos para sabor. Já ouvi dizer q nao é particularidade deles, e sim de todos os extratos.
Uso o extrato de cacau numa stout por exemplo, e o aroma fica incrível, mas não afeta o sabor.
Já fiz cream ale com extrato de fruta e foi a mesma coisa, aroma forte e bom... Como era a primeira vez, fiz experiências com qtdes diferentes por garrafa. Aquelas q chegou a mudar o sabor, na minha opinião ficou ruim, com uma puxada artificial.
Resumindo, se preciso dar sabor, coloco polpa por exemplo... Se quero aroma, aí o extrato não tem pra ninguém (até pela praticidade).
 
Obrigado a todos. Li todas as respostas e juntando tudo acredito que tenha decidido o que fazer.
Minha idéia não é fazer uma fruit beer e nem ter uma cerveja com gosto de maracujá, então por enquanto ficarei no extrato e manterei o priming de sempre. Pode ser que depois faça novas experiências a partir do resultado dessa.
Na verdade eu nem sou muito fã de IPA. Gosto da cultura belga de cerveja, mas um amigo meu aficionado por IPA me desafiou a fazer uma, então decidi fazer uma Belgian IPA. Como ele disse que uma das melhores que ele já tomou tinha maracujá, falei que ia por tb. Mas nem quero saber se era polpa ou não. Vou no extrato mesmo. O aroma vai enganar, hehehe.
 
Obrigado a todos. Li todas as respostas e juntando tudo acredito que tenha decidido o que fazer.
Minha idéia não é fazer uma fruit beer e nem ter uma cerveja com gosto de maracujá, então por enquanto ficarei no extrato e manterei o priming de sempre. Pode ser que depois faça novas experiências a partir do resultado dessa.
Na verdade eu nem sou muito fã de IPA. Gosto da cultura belga de cerveja, mas um amigo meu aficionado por IPA me desafiou a fazer uma, então decidi fazer uma Belgian IPA. Como ele disse que uma das melhores que ele já tomou tinha maracujá, falei que ia por tb. Mas nem quero saber se era polpa ou não. Vou no extrato mesmo. O aroma vai enganar, hehehe.
E se prepare para uma coisa bem azeda.
 
E se prepare para uma coisa bem azeda.
Azedo? Mas segundo a experiência do Leandro, o extrato nem altera muito o sabor. E não estou pensando em usar muito. Uns 50g pra 20 litros. Aliás, depois vou postar um esboço da minha receita e pedir sugestões. Nunca fiz IPA, então não manjo de FW ou DH.
 
Realmente 50g praticamente não altera 20 litros. Não reparei que era tão pouco.
Peço desculpas. Na verdade eu nem falei quanto eu ia usar. Minha intenção era fazer um teste de bancada. Pegar uma quantidade de cerveja e ir adicionando o extrato até chegar onde eu queria. Mas como não quero cerveja com gosto de fruta, se ficar com aroma do maracujá já tá ótimo. 50g vai dar pelo menos cheiro em 20L?
 
Back
Top