Extração de oxigênio sem válvula de alívio

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leprechaun

Member
Joined
Dec 23, 2016
Messages
14
Reaction score
0
Faço minha cerveja a cerca de 4 anos e agora estou iniciando no mundo dos kegs. Minha dúvida é bem básica. Vi em alguns vídeos no youtube, que após colocar a cerveja no barril deve-se injetar um pouco de CO2 e através da válvula de alívio da extratora retirar o oxigênio. Porém, minha extratora não tem a válvula de alívio; Como faço para extrair o oxigênio neste caso?
 
Faço minha cerveja a cerca de 4 anos e agora estou iniciando no mundo dos kegs. Minha dúvida é bem básica. Vi em alguns vídeos no youtube, que após colocar a cerveja no barril deve-se injetar um pouco de CO2 e através da válvula de alívio da extratora retirar o oxigênio. Porém, minha extratora não tem a válvula de alívio; Como faço para extrair o oxigênio neste caso?

Cara eu utilizo postmix. No meu caso costumo deixar a tampa um pouco aberta por alguns segundos antes de vedar completamente, a medida que o CO2 vai entrando o oxigênio vai saindo.
No caso de um Keg onde a entrada e saída é pelo mesmo lugar não sei se tu conseguiria fazer algo semelhante ao que citei antes de vedar hermeticamente, nesse caso acredito que teria que comprar uma extratora com alívio mesmo.
 
Faço minha cerveja a cerca de 4 anos e agora estou iniciando no mundo dos kegs. Minha dúvida é bem básica. Vi em alguns vídeos no youtube, que após colocar a cerveja no barril deve-se injetar um pouco de CO2 e através da válvula de alívio da extratora retirar o oxigênio. Porém, minha extratora não tem a válvula de alívio; Como faço para extrair o oxigênio neste caso?

Você pode retirar a válvula extratora e pressionar o anel do tubo sifão para liberar a pressão do barril. Eu já vi diversas ferramentas sendo usadas para isso, mas o mais fácil é usar algo que tenha diâmetro equivalente ao do anel: cabo de vassoura, cabo de chave de fenda, chave biela, tubo de PVC...
 
Você pode retirar a válvula extratora e pressionar o anel do tubo sifão para liberar a pressão do barril. Eu já vi diversas ferramentas sendo usadas para isso, mas o mais fácil é usar algo que tenha diâmetro equivalente ao do anel: cabo de vassoura, cabo de chave de fenda, chave biela, tubo de PVC...

mas desse jeito não vai virar um chafariz de cerveja? Outra coisa, teria que usar uma ferramenta sanitizada para isso?
 
mas desse jeito não vai virar um chafariz de cerveja? Outra coisa, teria que usar uma ferramenta sanitizada para isso?

Cerveja sai se você apertar o pino central, que está conectado ao tubo sifão. Para liberar a pressão você deve pressionar só o anel que fica ao redor dele.

Não precisa sanitizar a ferramenta, mas é sempre bom passar algum sanitizante e cobrir a boca do barril com papel alumínio antes de guardá-lo.
 
Quando eu tinha uma extratora sem válvula de alivio eu injetava um pouco de CO2 e retirava a mangueira de entrada de gás.... Fazia isso umas 4 vezes... ou simplesmente tirava a válvula de segurança com cuidado. Não tem muito segredo.
 
se tiver dois conectores: depois de pressurizar com CO2-> desengatar o conector de CO2 -> conectar o segundo conector (com ou sem torneira) na entrada de gás -> deixar aliviar a pressão -> repetir o processo. Se conectar no de líquido, aí voa breja por tudo.

Dá pra fazer só com um conector, mas dá mais trabalho desplugar a mangueira de CO2.. alem disso, presumo que todo mundo que tenha post-mix tenha no minimo dois conectores (ball ou pin), pra gás e líquido
 
Também estou na mesma situação...

Optei por utilizar barril de chopp, e comprei uma extratora sem a válvula de alívio manual. (A válvula de alivio da extratora é aquela de segurança)

Nos testes que fiz com água, virei o barril de cabeça para baixo e não saiu líquido, só o co2 mesmo.

Não sei se tem o mesmo efeito, mas é assim que pretendo utilizar.
 
Também estou na mesma situação...

Optei por utilizar barril de chopp, e comprei uma extratora sem a válvula de alívio manual. (A válvula de alivio da extratora é aquela de segurança)

Nos testes que fiz com água, virei o barril de cabeça para baixo e não saiu líquido, só o co2 mesmo.

Não sei se tem o mesmo efeito, mas é assim que pretendo utilizar.


opa, não entendi o que você fez; Pra que virou o barril?
Acho que vou fazer como disse o amigo Cupe79, simplesmente desrosquear a entrada do CO2 da extratora para liberar o oxigênio e repetir o processo duas ou três vezes.
 
opa, não entendi o que você fez; Pra que virou o barril?
Acho que vou fazer como disse o amigo Cupe79, simplesmente desrosquear a entrada do CO2 da extratora para liberar o oxigênio e repetir o processo duas ou três vezes.

Com o barril na posição normal, se você liberar o orifício da saída de liquido vai virar um chafariz...

Com o barril de ponta cabeça, é possível destampar a saída de liquido sem ele sair, só vai sair o gás. Assim consigo pressurizar/despressurizar o barril...

Se tem o mesmo efeito eu não sei, não testei com cerveja ainda....
 
Com o barril na posição normal, se você liberar o orifício da saída de liquido vai virar um chafariz...

Com o barril de ponta cabeça, é possível destampar a saída de liquido sem ele sair, só vai sair o gás. Assim consigo pressurizar/despressurizar o barril...

Se tem o mesmo efeito eu não sei, não testei com cerveja ainda....

Cara, pode parecer besteira, ma acho que fazendo esse seu metodo vc faz com que bastante O2 entre em contato com a cerveja nesse momento que vc fica virando de ponta cabeça o barril... Penso que quando menos vc agitar o barril nessa fase melhor...
 
Cara, pode parecer besteira, ma acho que fazendo esse seu metodo vc faz com que bastante O2 entre em contato com a cerveja nesse momento que vc fica virando de ponta cabeça o barril... Penso que quando menos vc agitar o barril nessa fase melhor...

A ideia era essa mesmo, já que de ponta cabeça não sai líquido, iria injetar co2 para "pugar" o oxigênio... Feito isso, fechava a saída de líquido e dava sequencia na carbonatação forçada.

Este final de semana testei o jeito que você recomendou, retirei a mangueira de entrada de gás e lentamente o barril foi despressurizando. No fim das contas acaba sendo mais prático retirar a mangueira.

Obrigado pela dica. :tank:
 
Back
Top