• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Experiência em DH

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

mvrinaldi

Well-Known Member
Afiliado
6/1/16
Mensagens
226
Olá,

Li um artigo do Samuel Cavalcanti (veja aqui) sobre técnicas para fazer o DH e ele fala sobre o problema do oxigênio durante o DH e diz que uma forma de evitar isso é utilizar barris. Transferir a cerveja para um barril sanitizado e já com o hop bag. Terminado o DH, transfira para outro. Assim evita-se o contato da cerveja com oxigênio. Achei a ideia ótima mas aí surgiu a seguinte dúvida. Pra eu passar a cerveja para o barril, vou ter q baixar a temperatura dela até próximo de zero graus pra que o fermento vá para o fundo e assim não leve nada para o barril. Depois, qdo estiver no barril, a temperatura vai subir novamente para algo entre 20 e 24 graus para o DH. Essa variação da temperatura pode ser ruim para a cerveja?
 

Defrancolopes

Well-Known Member
Afiliado
7/7/14
Mensagens
52
Fiz o cold crash no balde fermentador (inclusive coloquei gelatina para clarificar), depois de 2 dias passei a cerveja para o postmix com o hopbag de inox dentro.
Estou hoje no 5º dia de um DH desse jeito.
Todo dia eu dou uma balançada no barril para homogenizar a cerveja dentro do barril e o lúpulo dentro do bag.
Vou deixar mais um dias (6 dias no total) e transferi para outro postmix aumentando a pressão do barril com o lúpulo e liberando o CO2 no outro barril, aos poucos.
Mantive todos esses dias perto dos 18ºC, pois na mesma geladeira tenho outa cerveja fermentando.
Mesmo se você quiser fazer o DH a 22ºC, creio que não vai prejudicar sua cerveja.
No youtube tem um video do BeerSchool que o Jamal fala da influência da temperatura no DH, resumindo, quanto mais fria a cerveja mais tempo demora para passar as coisas boas do lúpulo para a cerveja, o mesmo vale para os aromas ruins.
 

Defrancolopes

Well-Known Member
Afiliado
7/7/14
Mensagens
52
Passei a cerveja para o novo postmix ontem a noite.
Fiz a seguinte ligação:
Da saída do barril com a cerveja (e o bag com lúpulo) a cerveja sai por pressão e vai para o postmix vazio.
A cerveja entra no segundo barril pela conector de saída (fiz isso para a cerveja entrar por baixo, pelo tubo pescador no fundo).
Agora estou carbonatando a cerveja.
Gostei do resultado!
 
Topo