Exigências BrewPub

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eric Carbobiach

Well-Known Member
Joined
Jul 24, 2017
Messages
278
Reaction score
117
Location
Curitiba
Salve, pessoal!

Abriremos um restaurante. O sócio deu a ideia de produzir cerveja para abastecer o estabelecimento exclusivamente, o que é quase o conceito de brewpub. Eu já rodei a internet toda e não encontrei nada claro nem que ajudasse com isto.

Gostaria de saber se alguém pode fornecer o conhecimento ou fontes sobre as questões arquitetônicas, exigências com relação aos equipamentos, limite de produção mensal e qual tipo de registros precisamos ter para viabilizar o projeto (se, por exemplo, o alvará do restaurante seria o suficiente e se a cerveja produzida lá entraria somente como produto artesanal próprio do local). Também gostaria de saber quais órgãos devo recorrer para tirar informações e dar início à legalização.

Acima de tudo é um restaurante, a cerveja da casa seria um luxo/exclusividade que nos agradaria muito poder oferecer para o consumo no local.

Obs: o local já está definido, passamos os últimos meses procurando um local para as instalações. Atende o perfil fabril exigido.
 
Fala @Carbobiach

Tudo bem?

Suas dúvidas são muito genéricas e são muitas.

Você tem alguma dúvida especifica? Fica mais fácil de responder
 
Fala @Carbobiach

Tudo bem?

Suas dúvidas são muito genéricas e são muitas.

Você tem alguma dúvida especifica? Fica mais fácil de responder

Bom, vamos por partes, então. Saberia me informar se há possibilidade de legalização de algo do gênero. O MAPA diz não haver definição de BrewPub que deve seguir o processo normal de qualquer cervejaria. Dadas as proporções, considerando todas as exigências municipais cumpridas e sanitárias também, de haver legalização para produções pequenas?
 
Sempre penso no DadoBier: em 1995 ele fazia cerveja, mas o grosso do business dele até hoje é alimentação. É inclusive muito sarcástico dizer que faz craft beer desde 1995 e tem uns 5 rótulos, onde nenhum é digno de nota. Meu ponto é: você está certíssimo em abrir um restaurante e oferecer cerveja e not the other way around.
Boa sorte!
 
Salve, pessoal!

Abriremos um restaurante. O sócio deu a ideia de produzir cerveja para abastecer o estabelecimento exclusivamente, o que é quase o conceito de brewpub. Eu já rodei a internet toda e não encontrei nada claro nem que ajudasse com isto.

Gostaria de saber se alguém pode fornecer o conhecimento ou fontes sobre as questões arquitetônicas, exigências com relação aos equipamentos, limite de produção mensal e qual tipo de registros precisamos ter para viabilizar o projeto (se, por exemplo, o alvará do restaurante seria o suficiente e se a cerveja produzida lá entraria somente como produto artesanal próprio do local). Também gostaria de saber quais órgãos devo recorrer para tirar informações e dar início à legalização.

Acima de tudo é um restaurante, a cerveja da casa seria um luxo/exclusividade que nos agradaria muito poder oferecer para o consumo no local.

Obs: o local já está definido, passamos os últimos meses procurando um local para as instalações. Atende o perfil fabril exigido.

Você precisa ter 2 empresas distintas.

Uma como Bar e Restaurante e outra como sendo Microcervejaria.

Já pensou em fazer produções ciganas?
 
Você precisa ter 2 empresas distintas.

Uma como Bar e Restaurante e outra como sendo Microcervejaria.

Já pensou em fazer produções ciganas?

De ontem pra hoje dei uma boa lida e vi que precisamos de 2 CNPJ´s. Mas parece mais viável, agora com microcervejaria se enquadrando no simples com teto de 900k.

A cigana eu descartei a ideia. No começo era o que buscava, contudo, desanimei. Primeiro, solicite orçamento em algumas, com lotes de 2000l e nem resposta tive. Segundo, os preços me parecem impraticáveis (inclusive aceito recomendações para Curitiba).

Pelos relatos dos colegas sobre os preços ciganos, melhor seria investir de vez ou abandonar a ideia e vender alguma artesanal aqui da cidade pra incentivar o trabalho deles, oferecendo algo que que sei que é de qualidade e que iria me dar um retorno mais expressivo.
 
Sobre as ciganas, raramente vai conseguir algum "orçamento" por e-mail, ou um contato rápido por telefone. Cervejarias sérias vão fazer uma boa entrevista, vão avaliar seu produto, sua proposta, estratégia de marketing, fornecimento, etc, etc. Não é só chegar com dinheiro e querer produzir sua receita como se fosse comprar um serviço/produto, até porque o nome da cervejaria vai estar no rótulo do produto e um fracasso da cigana pode impactar a cervejaria.

Mas se tem o capital para investimento em uma nano/microcervejaria e já tem seu plano de negócio encaminhado, aí realmente não vejo motivo de pensar em cigana.
 
Sobre as ciganas, raramente vai conseguir algum "orçamento" por e-mail, ou um contato rápido por telefone. Cervejarias sérias vão fazer uma boa entrevista, vão avaliar seu produto, sua proposta, estratégia de marketing, fornecimento, etc, etc. Não é só chegar com dinheiro e querer produzir sua receita como se fosse comprar um serviço/produto, até porque o nome da cervejaria vai estar no rótulo do produto e um fracasso da cigana pode impactar a cervejaria.

Mas se tem o capital para investimento em uma nano/microcervejaria e já tem seu plano de negócio encaminhado, aí realmente não vejo motivo de pensar em cigana.

Sim, sim, não solicitei orçamento, queria ser convidado a comparecer na empresa para conversar, verificar a produção, equipamentos, mostrar minha proposta de cerveja e receber a proposta de preço, ver a viabilidade, qual suporte oferecido pela cervejaria, não somente em produção, mas em trâmites de registro, etc., para saber o que mais precisaria buscar. Não obtive resposta, o que já mostra a seriedade das empresas.

E de fato, a longo prazo é mais interessante o investimento numa nano/micro.
 
para outros interessados.. tem algumas fontes bacanas como advogado cervejeiro.... mapa da cerveja artesanal... a lei do mapa.. mas todos esses anteriores tem links.... e por fim abracerva... mas antes de iniciar qualquer coisa verifica se sua cidade já criou lei para a regulamentação desta atividade... brewpub...
sem ela vc vai cair em indústria, ae a coisa muda e para pequenos nem pensar... um número enorme de cidades já criaram a lei, na minha cidade ainda estou na briga. posso até passar um vasto material coletado de onde retirei para a minuta que levei a um vereador para apresentar na camara de veradores,, claro estou falando de cidades pequenas, em cidades grandes o loob tem que ser maior.
 
para outros interessados.. tem algumas fontes bacanas como advogado cervejeiro.... mapa da cerveja artesanal... a lei do mapa.. mas todos esses anteriores tem links.... e por fim abracerva... mas antes de iniciar qualquer coisa verifica se sua cidade já criou lei para a regulamentação desta atividade... brewpub...
sem ela vc vai cair em indústria, ae a coisa muda e para pequenos nem pensar... um número enorme de cidades já criaram a lei, na minha cidade ainda estou na briga. posso até passar um vasto material coletado de onde retirei para a minuta que levei a um vereador para apresentar na camara de veradores,, claro estou falando de cidades pequenas, em cidades grandes o loob tem que ser maior.
Se puder compartilhar, minha cidade não tem esse tipo de legislação e tenho um bom relacionamento com os vereadores, bem como com o prefeito.
Quero ver se consigo fomentar essa lei por aqui.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk
 
Back
Top