1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Exigências BrewPub

Discussão em 'Pro Brewing' iniciado por Carbobiach, 4/2/18.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 4/2/18 #1

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    Salve, pessoal!

Abriremos um restaurante. O sócio deu a ideia de produzir cerveja para abastecer o estabelecimento exclusivamente, o que é quase o conceito de brewpub. Eu já rodei a internet toda e não encontrei nada claro nem que ajudasse com isto.

Gostaria de saber se alguém pode fornecer o conhecimento ou fontes sobre as questões arquitetônicas, exigências com relação aos equipamentos, limite de produção mensal e qual tipo de registros precisamos ter para viabilizar o projeto (se, por exemplo, o alvará do restaurante seria o suficiente e se a cerveja produzida lá entraria somente como produto artesanal próprio do local). Também gostaria de saber quais órgãos devo recorrer para tirar informações e dar início à legalização.

Acima de tudo é um restaurante, a cerveja da casa seria um luxo/exclusividade que nos agradaria muito poder oferecer para o consumo no local.

Obs: o local já está definido, passamos os últimos meses procurando um local para as instalações. Atende o perfil fabril exigido.

2. 4/2/18 #2

Scaranello

Scaranello

Scaranello

Well-Known Member

Afiliado:
    19/9/13
    Curtidas Recebidas:
    91
    Fala @Carbobiach

Tudo bem?

Suas dúvidas são muito genéricas e são muitas.

Você tem alguma dúvida especifica? Fica mais fácil de responder

3. 4/2/18 #3

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    Bom, vamos por partes, então. Saberia me informar se há possibilidade de legalização de algo do gênero. O MAPA diz não haver definição de BrewPub que deve seguir o processo normal de qualquer cervejaria. Dadas as proporções, considerando todas as exigências municipais cumpridas e sanitárias também, de haver legalização para produções pequenas?

4. 5/2/18 #4

ricardo

ricardo

ricardo

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    89
    Sempre penso no DadoBier: em 1995 ele fazia cerveja, mas o grosso do business dele até hoje é alimentação. É inclusive muito sarcástico dizer que faz craft beer desde 1995 e tem uns 5 rótulos, onde nenhum é digno de nota. Meu ponto é: você está certíssimo em abrir um restaurante e oferecer cerveja e not the other way around.
    Boa sorte!

5. 5/2/18 #5

gustavofgt

gustavofgt

gustavofgt

Well-Known Member

Afiliado:
    15/7/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Este tópico pode te ajudar:
    http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=403681&page=3

Parece realmente que não existe nada muito bem definido. Muitos acabam abrindo dois CNPJ, outros arriscam um único. Sugiro que você visite alguns brewpubs e cervejarias e converse com os donos para entender melhor.

6. 5/2/18 #6

vmsouza

vmsouza

vmsouza

Well-Known Member

Afiliado:
    1/4/16
    Curtidas Recebidas:
    59
  7. 5/2/18 #7

tomazela

tomazela

tomazela

Well-Known Member

Afiliado:
    12/1/16
    Curtidas Recebidas:
    458
    Você precisa ter 2 empresas distintas.

Uma como Bar e Restaurante e outra como sendo Microcervejaria.

Já pensou em fazer produções ciganas?

8. 5/2/18 #8

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    De ontem pra hoje dei uma boa lida e vi que precisamos de 2 CNPJ´s. Mas parece mais viável, agora com microcervejaria se enquadrando no simples com teto de 900k.

A cigana eu descartei a ideia. No começo era o que buscava, contudo, desanimei. Primeiro, solicite orçamento em algumas, com lotes de 2000l e nem resposta tive. Segundo, os preços me parecem impraticáveis (inclusive aceito recomendações para Curitiba).

Pelos relatos dos colegas sobre os preços ciganos, melhor seria investir de vez ou abandonar a ideia e vender alguma artesanal aqui da cidade pra incentivar o trabalho deles, oferecendo algo que que sei que é de qualidade e que iria me dar um retorno mais expressivo.

9. 5/2/18 #9

gustavofgt

gustavofgt

gustavofgt

Well-Known Member

Afiliado:
    15/7/15
    Curtidas Recebidas:
    43
    Sobre as ciganas, raramente vai conseguir algum "orçamento" por e-mail, ou um contato rápido por telefone. Cervejarias sérias vão fazer uma boa entrevista, vão avaliar seu produto, sua proposta, estratégia de marketing, fornecimento, etc, etc. Não é só chegar com dinheiro e querer produzir sua receita como se fosse comprar um serviço/produto, até porque o nome da cervejaria vai estar no rótulo do produto e um fracasso da cigana pode impactar a cervejaria.

Mas se tem o capital para investimento em uma nano/microcervejaria e já tem seu plano de negócio encaminhado, aí realmente não vejo motivo de pensar em cigana.

10. 5/2/18 #10

Carbobiach

Carbobiach

Carbobiach

Well-Known Member

Afiliado:
    24/7/17
    Curtidas Recebidas:
    94
    Sim, sim, não solicitei orçamento, queria ser convidado a comparecer na empresa para conversar, verificar a produção, equipamentos, mostrar minha proposta de cerveja e receber a proposta de preço, ver a viabilidade, qual suporte oferecido pela cervejaria, não somente em produção, mas em trâmites de registro, etc., para saber o que mais precisaria buscar. Não obtive resposta, o que já mostra a seriedade das empresas.

E de fato, a longo prazo é mais interessante o investimento numa nano/micro.

11. 26/6/18 #11

celiougo

celiougo

celiougo

Well-Known Member

Afiliado:
    27/6/14
    Curtidas Recebidas:
    35
    para outros interessados.. tem algumas fontes bacanas como advogado cervejeiro.... mapa da cerveja artesanal... a lei do mapa.. mas todos esses anteriores tem links.... e por fim abracerva... mas antes de iniciar qualquer coisa verifica se sua cidade já criou lei para a regulamentação desta atividade... brewpub...
    sem ela vc vai cair em indústria, ae a coisa muda e para pequenos nem pensar... um número enorme de cidades já criaram a lei, na minha cidade ainda estou na briga. posso até passar um vasto material coletado de onde retirei para a minuta que levei a um vereador para apresentar na camara de veradores,, claro estou falando de cidades pequenas, em cidades grandes o loob tem que ser maior.

1 pessoa curtiu isso.
  12. 26/6/18 #12

Paivapedro

Paivapedro

Paivapedro

Member

Afiliado:
    13/1/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    @celiougo pode disponibilizar esse material ?

13. 28/6/18 #13

Zerofill

Zerofill

Zerofill

Member

Afiliado:
    27/1/16
    Curtidas Recebidas:
    4
    Se puder compartilhar, minha cidade não tem esse tipo de legislação e tenho um bom relacionamento com os vereadores, bem como com o prefeito.
    Quero ver se consigo fomentar essa lei por aqui.

Enviado de meu SM-G935F usando o Tapatalk

Compartilhe esta Página