Excesso de carbonatação no post-mix e cerveja flat

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

PauloF

New Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
1
Reaction score
0
Salve pessoal !! Comecei a utilizar post-mix a pouco tempo, na minha última Saison forcei a carbonatação da seguinte forma: Durante 15 dias, coloquei diariamente, durante 5 minutos 20psi, desconectei e levei o post-mix para a geladeira (aprox. 4ºC). O post-mix só era retirado da geladeira para a próxima carbonatação. Não detectei vazamento porque a cada nova carbonatação forçada, a pressão interna aumentava. Quando extraio a cerveja (sem conexão de cilindro, apenas com a própria pressão interna), independente do comprimento da mangueira, sai muita espuma, mas quando deixo descansar para que a espuma abaixe, noto que a cerveja está sem carbonatação. Não tenho torneira com controle de cremação, mas mesmo se tivesse, a cerveja estaria flat. Já tentei tirar toda a pressão interna pela válvula de escape e extrair a cerveja com o cilindro conectado, a espuma diminui e a cerveja não tem carbonatação. Dúvidas: - Como faço para gerar menos espuma na extração, sem torneira com controle de cremação ? Porque, mesmo após 30 dias, a cerveja continua sem carbonatação ? obrigado.
 
Paulo,

O Guenther foi meu guru (e manja muito).

Para resolver a questão da pressão, extraia toda a pressão que estiver no post e depois, regule o seu CO2, para uma "leve assopro" no post mix (e deixe conectado). O mínimo de pressão possível, apenas para extrair a cerveja mesmo. O fluxo não será muito, mas não haverá excesso de espuma.

No Brasil, temos o costume de cerveja super carbonatada. Eu mesmo ainda carrego este estigma, mas tente ver em outros copos. Não necessariamente, não ver as bolhas grudadas no copo, significa que não está carbonatada (tem tipo de copo que não propicia isso, pelo menos é o que tenho observado).

Abaixo vou colar um "tutorial" (e definitivo) do assunto, enviado pelo guru Guenther na lista da ACERVA Paulista há um tempo atrás.

20/02/13:
Pessoal, na prática.... é tudo desnecessário...

- Encham o post-mix com a cerveja gelada até a solda superior
- Coloca 3,5kg de pressão
- Pegue o post-mix com uma mão em cima e outra pelo fundo e chacoalhe 10x pro lado e pro outro.
- Repita mais 2 vezes.
- Guarde o barril.
- No outro dia a pressão estará por volta de 1kg... pouco mais.. pouco menos.. muitas vezes na mosca.

Já perdi a conta de quantas vezes fiz isso....

Abraço,

Guenther

26/07/12
O grande objetivo é sempre estabilizar a cerveja numa determinada pressão/temperatura que contemple os objetivos de carbonatação para a cerveja.

Por exemplo, no geral, eu gosto de estabilizar minhas cervejas em 1kg de pressão, sendo que eu guardo os garris a 0.. 1 grau. Eu sei que essa pressão estabilizada me dá uma carbonatação adequeada para 80% das minhas cervejas.

Bom, tendo o objetivo traçado, existem várias formas, e velocidades de alcançar isso.

Exemplos:

1) Pode-se simplesmente conectar o cilindro no barril regulado para a pressão que se deseja, e deixá-lo ligado constantemente. Depois de alguns dias, a cerveja estará carbonatada e em equilíbrio com a pressão que foi usada.

2) Pode-se fazer a mesma coisa que acima, e ficar sacudindo o notar que não está mais sindo CO2 do cilindro para o barril. Quando se sacode o barril, grande parte do CO2 é dissolvido naquele momento, o que faz baixar a pressão instantaneamente. Se fizer isso com o cilindro conectado e aberto, dá pra notar que em cada sacudida o cilindro injeta mais CO2 para equalizar a pressão. É só ficar sacudindo até notar que não está mais entrando nada.

- 3) Pode-se usar uma pressão a mais dentro do barril, para que o líquido vá absorvendo o CO2, e estabilize na pressão que se deseja. Por exemplo, se eu tenho um barril pela metade, e eu quero que ele estabilize a 1kg, eu coloco 2kg de pressão. Depois de algumas horas, ou 1 dia, o líquido terá absorvido uma quantidade de CO2, e estabilizará em uma determinada pressão, e então pode-se fazer correções.

- 4) A mesma coisa que acima, mas com o barril cheio. Se com o barril pela metade, eu colocaria 2kg, com o barril quase cheio de cerveja (ou seja, pouco lugar para o CO2), quanto será que eu devo colocar de pressão? É uma coisa que deve-se aprender com o tempo, com a prática. Eu, no geral, uso 4.. 5kg, e muitas das vezes isso ainda não é suficiente. Imaginem que o espaço livre no barril representa 10% do volume total. Basicamente, eu teria que dar umas duas cargas de 5kg SEM SACUDIR para que ele carbonate.

Lembrando (como já disseram) que essa história de "carbonatar a cerveja na hora" não existe. Tu podes colocar CO2, sacudir bastante, e ser a cerveja com espuma, mas o líquido não estará carbonatado. Pela minha experiência, uma noite é suficiente para deixar a cerveja uns 80% carbonatada, e bem boa pra tomar. Carbonatação perfeita mesmo só vem depois de alguns dias.

Abraço,

Guenther
 
Bah, pior que eu estava pensando em colocar esse texto no fórum mesmo! :)

Complementando, se sai somente espuma quando a cerveja é servida... aí mesmo que quando formar o líquido no copo ela vai ficar flat pois todo o CO2 que estava no líquido se transformou em espuma.

Ou seja, é como disse acima.... na hora de servir, não precisa manter a pressão original do barril..... baixe o quanto for necessário pra servir direito.

Na hora de guardar o barril, ou quando termina o churrasco... aí sim, completa de CO2 para manter a carbonatação (barril gelado.. em torno de 1kg).

Abraço!
 
Sim, concordo com tudo o que foi exposto acima (aliás, explicações bem simples e diretas, Guenther). Só acrescentaria o seguinte : Cerveja CARBONATADA não quer dizer necessariamente cerveja GASOSA. A carbonatação é sentida como um "desmanchar" da cerveja quando estamos degustando-a. Se aparecem bolhas ou não, tem mais a ver com o tipo de copo em que estamos servindo. E bolhas demais podem indicar que o copo está sujo... rsrsrsrsrs... As bolhinhas adoram se formar em qualquer partícula que fique impregnada no vidro...
 
Sim, concordo com tudo o que foi exposto acima (aliás, explicações bem simples e diretas, Guenther). Só acrescentaria o seguinte : Cerveja CARBONATADA não quer dizer necessariamente cerveja GASOSA. A carbonatação é sentida como um "desmanchar" da cerveja quando estamos degustando-a. Se aparecem bolhas ou não, tem mais a ver com o tipo de copo em que estamos servindo. E bolhas demais podem indicar que o copo está sujo... rsrsrsrsrs... As bolhinhas adoram se formar em qualquer partícula que fique impregnada no vidro...

No geral, copo sujo também aumenta o tamanho das bolhas onde está sujo, ou seja, bolhas finas no centro, e grandes nas paredes.
 
Já tive esse problema por carbonatar demais a cerveja. Saía só espuma e no copo estava tudo flat.
 
20/02/13:
Pessoal, na prática.... é tudo desnecessário...

- Encham o post-mix com a cerveja gelada até a solda superior
- Coloca 3,5kg de pressão
- Pegue o post-mix com uma mão em cima e outra pelo fundo e chacoalhe 10x pro lado e pro outro.
- Repita mais 2 vezes.
- Guarde o barril.
- No outro dia a pressão estará por volta de 1kg... pouco mais.. pouco menos.. muitas vezes na mosca.

Já perdi a conta de quantas vezes fiz isso....

Abraço,

Guenther

Então vamos lá... tenho exatamente o mesmo problema e fiquei curioso...

Quanto vocês falam, coloca 3,5KG de pressão, conecto na entrada ou saida(para ouvir aquele borbulhamento ou não) e coloco esses 3,5KG de pressão por quanto tempo?

Quando fala repita 2 vezes, incluindo colocar a pressão?

E por fim, esse 1kg de pressão seria o alvo?
 
Voce diz, 3,5kg sacudir 10X e repetir mais 2X, quando repetir ponho mais 3,5kg em cada vez?
 
PauloF estava colocando 1,5KG (20psi) durante 15 dias. Mesmo injetando gás durante apenas 5 minutos por vez, com certeza a ficou cerveja supercarbonatada, e pela minha experiência, uma vez assim, é trabalhoso acertar a pressão. De modo geral, pode-se usar o método de Guenther de 1KG (14psi) e pouquíssima pressão extra para tirar a cerveja, ou com ,84KG (12psi) e um pouquinho mais pressão para a servir, dependendo, é claro, do estilo de cerveja.

Eu sou da escola de Leonardo Botto. Na época fiz uma pergunta semelhante e ele me disse que o manômetro dele tinha quebrado e que ele enchia aos poucos sem sacudir. Aprendi a fazer assim (no meu caso o manômetro não oferece a precisão necessária para ser confiável) e nunca senti a necessidade de mudar a técnica. Abro a entrada de gás 2 vezes por dia durante 20-30 segundos e a cerva normalmente está boa no 4o dia.
 
Olá

Não sei é o local mais ideial para a dúvida. rs

Depois de fermentada a cerveja, posso já colocar no PM para maturação e em seguida carbonatação? ou corro risco de deixar muitos sedimentos no pm/cerveja na hora de servir?


Valeu
 
Eu quase sempre faço isso. Os sedimentos tendem a sair nos primeiros copos de cerveja. Mas é bom deixar no tanque de fermentação alguns dias após terminar a fermentação e até deixar subir um pouco a temperatura em uma espécie de descanso de diacetil mesmo com ales. Uma cold crash reduzindo a temperatura antes de trasfegar a cerva para o PM também ajuda.
 
é normal qdo estou fazendo a carbonatação forçada voltar um pouco de cerveja pela mangueira de gás?
 
Às vezes acontece por causa da espuma dentro do barril.

Abraço!
 
Pessoal, vem acontecendo algo bem parecido comigo e realmente não sei o que está acontecendo de errado.

- Envaso e jogo 2.5 kgf, fico rolando o keg.
- Após alguns minutos, desligo o gás (deixo o manômetro), deixo estabilizar a 0.8 kgf, dou mais umas sacudidas até não haver mais gás entrando.
- Desligo tudo e deixo a 0/1ºC.
- Nos outros dias confiro, mas fica estabilizado em 0.8 kgf.
- Dois barris recentes, deixei pouco mais que 1 semana pra estabilização e ontem tirei provas dos dois.

Resultado: mesmo aliviando o sistema e deixando a 0.4 kgf, e depois até menos, sai muita espuma (o líquido que sai do bico já vai mais espumado do que líquido) e a cerveja não dá uma sensação de carbonatação boa.
E depois de fuçar muito, a espuma fica parecendo de guaraná (bolhas grandes).

Já tentei em uma chopeira com torneira belga e uma com torneira comum.

Peço encarecidamente a ajuda de vocês!!

PS.: (1) parece drama, mas já perdi muita cerveja tentando resolver isso... alguns barris.
(2) o fato de já ter aberto os dois, mas depois de desconectado levado pela geladeira, poderia prejudicar, até pra fins de validade (depois "de aberto")?
 
Pessoal, vem acontecendo algo bem parecido comigo e realmente não sei o que está acontecendo de errado.

- Envaso e jogo 2.5 kgf, fico rolando o keg.
- Após alguns minutos, desligo o gás (deixo o manômetro), deixo estabilizar a 0.8 kgf, dou mais umas sacudidas até não haver mais gás entrando.
- Desligo tudo e deixo a 0/1ºC.
- Nos outros dias confiro, mas fica estabilizado em 0.8 kgf.
- Dois barris recentes, deixei pouco mais que 1 semana pra estabilização e ontem tirei provas dos dois.

Resultado: mesmo aliviando o sistema e deixando a 0.4 kgf, e depois até menos, sai muita espuma (o líquido que sai do bico já vai mais espumado do que líquido) e a cerveja não dá uma sensação de carbonatação boa.
E depois de fuçar muito, a espuma fica parecendo de guaraná (bolhas grandes).

Já tentei em uma chopeira com torneira belga e uma com torneira comum.

Peço encarecidamente a ajuda de vocês!!

PS.: (1) parece drama, mas já perdi muita cerveja tentando resolver isso... alguns barris.
(2) o fato de já ter aberto os dois, mas depois de desconectado levado pela geladeira, poderia prejudicar, até pra fins de validade (depois "de aberto")?

Rolei o Post-Mix uma vez, perdi tanta cerveja no processo que decidi nunca mais fazer. Até porque esses 7-10 dias no Post-Mix ajudam a "amadurecer" a cerveja.
 
Rolei o Post-Mix uma vez, perdi tanta cerveja no processo que decidi nunca mais fazer. Até porque esses 7-10 dias no Post-Mix ajudam a "amadurecer" a cerveja.



Você faz como hoje? Deixa o gás ligado constantemente? Por quantos dias pra estabilizar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Pessoal, vem acontecendo algo bem parecido comigo e realmente não sei o que está acontecendo de errado.

- Envaso e jogo 2.5 kgf, fico rolando o keg.
- Após alguns minutos, desligo o gás (deixo o manômetro), deixo estabilizar a 0.8 kgf, dou mais umas sacudidas até não haver mais gás entrando.
- Desligo tudo e deixo a 0/1ºC.
- Nos outros dias confiro, mas fica estabilizado em 0.8 kgf.
- Dois barris recentes, deixei pouco mais que 1 semana pra estabilização e ontem tirei provas dos dois.

Resultado: mesmo aliviando o sistema e deixando a 0.4 kgf, e depois até menos, sai muita espuma (o líquido que sai do bico já vai mais espumado do que líquido) e a cerveja não dá uma sensação de carbonatação boa.
E depois de fuçar muito, a espuma fica parecendo de guaraná (bolhas grandes).

Já tentei em uma chopeira com torneira belga e uma com torneira comum.

Peço encarecidamente a ajuda de vocês!!

PS.: (1) parece drama, mas já perdi muita cerveja tentando resolver isso... alguns barris.
(2) o fato de já ter aberto os dois, mas depois de desconectado levado pela geladeira, poderia prejudicar, até pra fins de validade (depois "de aberto")?

Você está servindo com que torneira? Porque isso muda muita coisa. Se a torneira tem regulador de fluxo, aumente a pressão do barril para servir. Se ela está espumando na linha, então a pressão está baixa.

Se vc não estiver usando regulador de fluxo, então vc precisa fazer a cerveja perder a pressão que tem ao longo da linha, seja aumentando o tamanho da linha, seja aumentando a altura entre a torneira e o barril, seja reduzindo a bitola da linha, ou todas elas.
 
Você está servindo com que torneira? Porque isso muda muita coisa. Se a torneira tem regulador de fluxo, aumente a pressão do barril para servir. Se ela está espumando na linha, então a pressão está baixa.

Se vc não estiver usando regulador de fluxo, então vc precisa fazer a cerveja perder a pressão que tem ao longo da linha, seja aumentando o tamanho da linha, seja aumentando a altura entre a torneira e o barril, seja reduzindo a bitola da linha, ou todas elas.

Opa! Quem sabe não é uma luz?!

Não sei se tem a ver, mas na mangueira dá pra ver um pouco de espuma sim.

As duas torneiras tem regulador sim, uma belga e outra americana (com regulador). No caso, pra servir, em média estou usando 0.4 kgf pra tirar. Você recomendaria tentar quanto +-?
 
Opa! Quem sabe não é uma luz?!

Não sei se tem a ver, mas na mangueira dá pra ver um pouco de espuma sim.

As duas torneiras tem regulador sim, uma belga e outra americana (com regulador). No caso, pra servir, em média estou usando 0.4 kgf pra tirar. Você recomendaria tentar quanto +-?

Pode colocar de 2 a 2,5 kgf/cm² que vai sair certinho. Eu sirvo com 2,5 kgf/cm², sem problema algum. Só lembre-se de não guardar ela com essa pressão, caso contrário vc não vai conseguir servir corretamente na próxima vez.
 
Você faz como hoje? Deixa o gás ligado constantemente? Por quantos dias pra estabilizar?


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk

Deixo ligado constantemente, normalmente entre 10-12PSI para maioria das minhas ales.

As Saison normalmente deixo entre 12-14.
 
Ressuscitando o tópico..

Ontem pela primeira vez utilizei o post mix. Transferi a cerveja e estabilizei a pressão em 2 kilos..

Hoje na hora de servir aliviei a pressão até ficar quase em zero, mas mesmo assim só sai espuma, servido um copo fica um dedo de cerveja e o resto de espuma..

O que posso estar fazendo de errado ??
 
2kg estabilizado eh demais...
Alivie toda pressão do barril.
Engate o gás na saída​ de líquido e bote 0.5kg ali.
Libere o gás e deixe borbulhar.
Desconecte e alivie novamente o gás.
Repita umas 3x ou até não conseguir tirar mais a pressão porque vai virar uma espuma sinistra dentro do post. Nesse caso deixe descansar umas horas.

Se conseguir fazer 3x como dito ali em cima, verás que a ceva já vai estar "bebivel".

Reconecte o gás e estabilize a 0.8kg.

Essa eh a maneira mais rápida de "arrumar" super carbonatação no postmix.

G.
 
2kg estabilizado eh demais...
Alivie toda pressão do barril.
Engate o gás na saída​ de líquido e bote 0.5kg ali.
Libere o gás e deixe borbulhar.
Desconecte e alivie novamente o gás.
Repita umas 3x ou até não conseguir tirar mais a pressão porque vai virar uma espuma sinistra dentro do post. Nesse caso deixe descansar umas horas.

Se conseguir fazer 3x como dito ali em cima, verás que a ceva já vai estar "bebivel".

Reconecte o gás e estabilize a 0.8kg.

Essa eh a maneira mais rápida de "arrumar" super carbonatação no postmix.

G.

Obrigado pela resposta Gustavo.

Mas antes de ler sua resposta eu "chutei" uma solução, e acabei cortando metade da mangueira, o que resolveu em partes o problema, digo em partes pq diminuiu muito a quantidade de espuma, mas ainda sai bastante.

Mas deixa eu entender o que vc falou.

- 2 kg é muita pressão ?? Os vídeos que vi falavam para colocar entre 2,0 e 2,5... e naquela tabela de carbonatação forçada está nessa faixa também... será que entendi alguma coisa errada ??

- Engatar o gás na saída de líquido... é isso mesmo ?? vou explodir nada lá em casa não ??? rs rs
 
Obrigado pela resposta Gustavo.

Mas antes de ler sua resposta eu "chutei" uma solução, e acabei cortando metade da mangueira, o que resolveu em partes o problema, digo em partes pq diminuiu muito a quantidade de espuma, mas ainda sai bastante.

Mas deixa eu entender o que vc falou.

- 2 kg é muita pressão ?? Os vídeos que vi falavam para colocar entre 2,0 e 2,5... e naquela tabela de carbonatação forçada está nessa faixa também... será que entendi alguma coisa errada ??

- Engatar o gás na saída de líquido... é isso mesmo ?? vou explodir nada lá em casa não ??? rs rs

Você não falou em que temperatura está o barril. Em temperatura ambiente, esta pressão está ótima. Outra coisa, vc pode tirar todo o gás da cabeça do barril, mas na hora de servir, use uma pressão um pouco maior que aquela inicial do barril. O princípio é simples, a linha precisa estar pressurizada até a torneira, senão ela espuma ainda na linha.
 
Eu setei o tic para 5 graus... mas deixei o sensor solto na geladeira..

Fiz o processo da seguinte forma:

1. Transferi a cerveja para o post mix (o tic estava setado em 0 graus)
2. Conectei o cilindro de co2
3. Injetei um pouco de co2 e aliviei a pressão, fiz isso umas 5 vezes para liberar o oxigênio
4. Configurei a pressão para 2kg e abri o cilindro
5. Ao chegar em 2kg sacudi umas 20/30 vezes o post mix, o que fez a pressão abaixar. Repeti esse processo umas 5/6 vezes até estabilizar em 2 kg..
6. Desconectei o cilindro e deixei o post mix por 24 horas na geladeira (tic setado a 5 graus)
7. Passada as 24 horas aliviei a pressão até ficar quase em 0
8. Na hora de servir só saiu espuma, foi um dedo de cerveja e o resto só espuma

O que está errado no meu processo ???
 
Eu setei o tic para 5 graus... mas deixei o sensor solto na geladeira..

Fiz o processo da seguinte forma:

1. Transferi a cerveja para o post mix (o tic estava setado em 0 graus)
2. Conectei o cilindro de co2
3. Injetei um pouco de co2 e aliviei a pressão, fiz isso umas 5 vezes para liberar o oxigênio
4. Configurei a pressão para 2kg e abri o cilindro
5. Ao chegar em 2kg sacudi umas 20/30 vezes o post mix, o que fez a pressão abaixar. Repeti esse processo umas 5/6 vezes até estabilizar em 2 kg..
6. Desconectei o cilindro e deixei o post mix por 24 horas na geladeira (tic setado a 5 graus)
7. Passada as 24 horas aliviei a pressão até ficar quase em 0
8. Na hora de servir só saiu espuma, foi um dedo de cerveja e o resto só espuma

O que está errado no meu processo ???

E qual a pressão do cilindro na hora de servir? Não dá pra servir sem ter pressão na linha, vai espumar.
 
Brother aumenta tua pressao para 1 ou 1,5 kg que nao vai mais sair espuma.
Vc tem que estabilizar a pressão do barril com a linha, se você o tempo todo carbonatou a 2kg, teria que fazer o mesmo para servir, servir a 2kg.
 
Acho que eu faltei a alguma aula... rs rs

Como assim estabilizar a pressão do barril com a linha ??

Depois que terminei o processo que descrevi, eu desconectei o cilindro do post mix e guardei... rs
 
Entendo a opinião do Kurt e do Rins.
Mas vai por mim. Tua ceva super carbonatou. Quando você lê 2... 2.5 são volumes de Co2 e não kgf/cm3...
Preste muita atenção nas unidades.
Gringo fala em 30psi para forçada por 4 minutos e depois deixa descansar desligado. Depois estabiliza a 10psi o que daria a grosso modo 1k a 0 grau.
Estão tu passou um pouco. Remove o gás excessivo e recarbonata. Vai funcionar.
Outra coisa, 2kg com barril cheio... 18, 19L. Quanto menos ceva, maus espaço para o gás fazer pressão, entendeu.
São muitas variáveis então vai com calma, faça aos poucos, aprenda a fazer que depois vai no feeling.

Mas começa com o que eu disse lá em cima. E olha esse vídeo, vai ajudar a entender.

https://youtu.be/xk79UYGmAk8
 
Acho que eu faltei a alguma aula... rs rs

Como assim estabilizar a pressão do barril com a linha ??

Depois que terminei o processo que descrevi, eu desconectei o cilindro do post mix e guardei... rs

Ok, vc desconectou o cilindro e guardou. Mas na hora de servir vc deve conectar o cilindro novamente e fazer ele exercer pressão sobre o líquido que está dentro do barril. Deve servir com ele conectado.

Acho que o @gustavosilent tem razão, vc deve ter confundido unidades. Acho que tua cerveja está com carbonatação excessiva. Se vc aliviar a pressão e deixar ela repousar por mais alguns dias, será mais fácil de servir depois (com o cilindro conectado).
 
Acho que eu faltei a alguma aula... rs rs

Como assim estabilizar a pressão do barril com a linha ??

Depois que terminei o processo que descrevi, eu desconectei o cilindro do post mix e guardei... rs

Cara quando vc conecta a mangueira de saída, vc tem que pressurizar para que a pressão tanto do barril quanto da mangueira até a saída da torneira fiquem na mesma pressão que vc pressurizou o barril.

Geralmente quando vemos espumar, erroneamente diminuimos a pressao achando que isso vai resolver e não vai.
Faça o contrário, aumente a pressão na hora de servir, mantenha o cilindro conectado o tempo todo. Faz esse teste.
Abs.
 
Muito obrigado @Rins, @Kurt e @gustavosilent ..

Realmente eu confundi as medidas, era para ser 2 volumes de co2 e eu acabei utilizando 2 kg..

Vou tentar fazer como o @gustavosilent falou, conectando o gás na saída para "arrumar" a super carbonatação..

Depois falo o que virou... isso se sobrar cerveja, pq joguei muito fora tentando tirar a espuma... rs rs
 
Brother aumenta tua pressao para 1 ou 1,5 kg que nao vai mais sair espuma.
Vc tem que estabilizar a pressão do barril com a linha, se você o tempo todo carbonatou a 2kg, teria que fazer o mesmo para servir, servir a 2kg.

Só para ver se eu entendi...

A pressão de serviço tem que ser mais ou menos a mesma da pressão interna do barril, correto?

ALTERNATIVAMENTE, caso eu não queira deixar o cilindro conectado, eu posso compensar essa pressão interna do barril ajustando o comprimento da mangueira e/ou a altura entre o barril e a torneira, é isso?
 
Bom dia a todos.
Estou no processo de carbonataçao forçada aqui ha dias sem grande resultado.
Primeira tentativa deixando conectado um dia inteiro à 40 psi, so deu mousse.
Tentei em um dos barris: 30 psi, conectado 2 minutos, e sacudida depois.
Todos na geladeira.
Somente mousse na saida. Quando aumento a pressao de serviço, sai a cerveja flat, sem nenhuma carbonataçao.
Li as ultimas indicaçoes aqui, e optei por reconectar 2 barris a 1 bar, estão na geladeira a 5°C. Conto deixar pelo menos 2 dias assim.
O que acham? Será que dessa vez vai?
Outra coisa: caso nao funcione, é possivel acrescentar açucar (3g/L) e deixar a 20°C uma semana para obter alguma carbonatação?
Agradeço as dicas. Ja perdi muitos litros testando, realmente dificil de entender as variantes desse processo.
 
Bom dia a todos.
Estou no processo de carbonataçao forçada aqui ha dias sem grande resultado.
Primeira tentativa deixando conectado um dia inteiro à 40 psi, so deu mousse.
Tentei em um dos barris: 30 psi, conectado 2 minutos, e sacudida depois.
Todos na geladeira.
Somente mousse na saida. Quando aumento a pressao de serviço, sai a cerveja flat, sem nenhuma carbonataçao.
Li as ultimas indicaçoes aqui, e optei por reconectar 2 barris a 1 bar, estão na geladeira a 5°C. Conto deixar pelo menos 2 dias assim.
O que acham? Será que dessa vez vai?
Outra coisa: caso nao funcione, é possivel acrescentar açucar (3g/L) e deixar a 20°C uma semana para obter alguma carbonatação?
Agradeço as dicas. Ja perdi muitos litros testando, realmente dificil de entender as variantes desse processo.

Vou tentar ajudar.

Duas formas que eu uso dependendo da pressa:

1 - Inserir CO2 e sacudir; repetir até estabilizar
2 - Inserir CO2 diariamente; repetir até estabilizar

A palavra-chave aqui é estabilizar a pressão.

Eu pessoalmente evito deixar o cilindro aberto por dois motivos: receio de vazamento e facilidade de olhar como o CO2 está se comportando dentro do barril através do manômetro com o cilindro fechado.

Com o cilindro aberto a pressão no manômetro será sempre a ajustada pelo parafuso. Com o cilindro fechado, quando você conecta o barril, você sabe exatamente no manômetro qual a pressão do barril.

E isso é importante porque, sacudindo, isso é um parâmetro visual para poder abaixar a pressão ou saber a hora de parar. E fazendo ao longo de alguns dias, a mesma coisa, é possível ver a pressão do barril após a absorção do CO2 pelo líquido.

Há inúmeras formas de fazer, mas eu recomendo algo não muito fora disso que falei principalmente nesse momento que você está incerto sobre o que está acontecendo com sua cerveja.

No seu exemplo, se deixou a 5ºC com 1bar, assumo que queira em torno de 2.6vol de CO2. Se não há vazamento na sua linha, não tem erro, vai acabar estabilizando nessa pressão. Não faço assim mas acredito que 2 dias seja pouco, alguém que faça dessa forma pode falar melhor.

Uma possibilidade é você fechar o cilindro, chacoalhar o barril e ver se o líquido ainda está absorvendo CO2 (ou seja, se no manômetro a pressão cai alguma coisa).

O que *eu* faço, para ir mais rápido, se quero 1kgf, uso em torno de 3kgf (3x). Após algumas chacoalhadas (opção 1) ou dias (opção 2) repetindo o processo, a pressão começa a estabilizar em torno de 1kgf, que é onde eu gradativamente diminuo a pressão para evitar que estabilize acima dos 1kgf.

Por fim, uma vez que você tem certeza que a cerveja está estabilizada em ~1bar/~1kgf e portanto em torno de 2.6vol de CO2, se espumar, sair "creme" ou aparentar estar "flat", você pode ter certeza que é problema ao servir, não um problema de carbonatação.

E aí, eliminada essa variável da carbonatação, a extração correta depende de vários fatores: comprimento e diâmetro da mangueira, torneira usada (com ou sem regulador), temperatura do barril durante o serviço, etc. Faltou falar como você está servindo para tentar ajudar nessa parte.

Espero ter ajudado de alguma forma.
 
Agradeço muitíssimo.
Eu tirei o gaz ontem e recomecei. Carga de 30 psi por 2 minutos chacoalhando. Deixei descansar a noite toda e hoje deixei conectado com o gaz aberto.
Vou experimentar sua sugestao de fechar o gaz e mesurer o nivel de pressao, pra ver se ainda está absorvendo. É verdade que o serviço tem um papel muito importante, andei testando servir com uma torneira conectada diretamente na valvula e deu muita espuma mas acho que com uma cervejeira correta que gela, deve dar certo.
 
Então. .. feed back depois de 3 dias aplicando a técnica chacoalhacomgaz/repouso/verificapressao/reinjeta se necessário.
Em dois barris a pressão não se altera (1 bar) mesmo sacudindo.
Em um outro barril, tem muuuuita espuma dentro, e quando tento esvaziar o gaz, espirra espuma junto (ouço ela subindo quando estou despressurizando). O que acham? Devo deixar conectado o gaz por uma noite, talvez, ou significa que está super carbonatada ?
Obrigada pelas dicas
 
Então. .. feed back depois de 3 dias aplicando a técnica chacoalhacomgaz/repouso/verificapressao/reinjeta se necessário.
Em dois barris a pressão não se altera (1 bar) mesmo sacudindo.
Em um outro barril, tem muuuuita espuma dentro, e quando tento esvaziar o gaz, espirra espuma junto (ouço ela subindo quando estou despressurizando). O que acham? Devo deixar conectado o gaz por uma noite, talvez, ou significa que está super carbonatada ?
Obrigada pelas dicas

Provavelmente está estabilizado em 1bar. Eu deixaria desconectado de um dia pro outro e veria se a pressão continuou a mesma.
 
Provavelmente está estabilizado em 1bar. Eu deixaria desconectado de um dia pro outro e veria se a pressão continuou a mesma.

Não consigo servir a cerveja. Nem com picnic nem com a torneira direto na válvula. Muito bizarro. Nem com pressão 1 bar nem 3 bar, em nenhum dos 3 barris. Vou chamar um expert aqui pra dar uma olhada.
 
Não consigo servir a cerveja. Nem com picnic nem com a torneira direto na válvula. Muito bizarro. Nem com pressão 1 bar nem 3 bar, em nenhum dos 3 barris. Vou chamar um expert aqui pra dar uma olhada.

A primeira coisa é confirmar se está estabilizado.

Estando, você só vai conseguir extrair com uma picnic se sua linha de mangueira estiver bem dimensionada (tem calculadoras) OU se diminuir a pressão de serviço. Numa torneira direto na válvula, mesma coisa: diminuir a pressão para servir ou usar uma torneira com controle de fluxo.

Dê mais detalhes de como você está tentando servir.
 
Back
Top