Estilo - Robust Porter

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ronaldo

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
347
Reaction score
188
Elaborei essa apresentação qdo estudei os estilos do concurso nacional. Ela já circulou em algumas listas, mas ainda pode ser útil para mta gente. Bom proveito!
 

Attachments

  • Slide1.jpg
    Slide1.jpg
    29 KB · Views: 421
  • Slide2.jpg
    Slide2.jpg
    62.4 KB · Views: 430
  • Slide3.jpg
    Slide3.jpg
    36.5 KB · Views: 423
  • Slide4.jpg
    Slide4.jpg
    34.2 KB · Views: 426
  • Slide5.jpg
    Slide5.jpg
    42.3 KB · Views: 435
Últimos slides
 

Attachments

  • Slide6.jpg
    Slide6.jpg
    45.7 KB · Views: 419
  • Slide7.jpg
    Slide7.jpg
    36.8 KB · Views: 409
  • Slide8.jpg
    Slide8.jpg
    55 KB · Views: 386
  • Slide9.jpg
    Slide9.jpg
    40 KB · Views: 374
Legal a tua apresentação Ronaldo.
Na primeira leva de Robust Porter que fiz, coloquei alguns chips de carvalho na maturação, ficou interessante, só que exagerei um pouco. Na próxima vou colocar menos.
 
Legal a tua apresentação Ronaldo.
Na primeira leva de Robust Porter que fiz, coloquei alguns chips de carvalho na maturação, ficou interessante, só que exagerei um pouco. Na próxima vou colocar menos.

Qual proporção de chips você utilizou? Estou com uma receita "no formo" e pretendo usar também..

Abraço.
 
Legal a tua apresentação Ronaldo.
Na primeira leva de Robust Porter que fiz, coloquei alguns chips de carvalho na maturação, ficou interessante, só que exagerei um pouco. Na próxima vou colocar menos.

Opa.. Também estou elaborando uma receita e não sei qual a quantidade que devo adicionar na segunda fermentação.. qual a quantidade que tu usou de chips de carvalho??

Valeu!!
 
Oi pessoal,

eu utilizei 2 gramas de carvalho para cada litro de cerveja e deixei maturando por 15 dias, mas acho que 10 seriam suficientes, já que o carvalho ficou evidente além do que gostaria.

Se puderem vão experimentando a breja diariamente até chegar no sabor que vocês desejam, ai é só engarrafar.

Abc,
 
Quanto a adstringência em porters qual é o fator principal p diminuir ou evitar? Já aconteceu em duas receitas. pH da água da brassgem e sparge ou % maltes torrados?
 
Paulo e os torrados dificultam o trabalho das enzimas ? pela acidez que conferem? Adicionar no mash out então é uma boa, por melhor a ação enzimática na brassagem e diminuir a adstrigência...

A adstringência acentuou com a maturação na garrafa, logo após carbonatar não ficou adstringente.

Valeu
 
Marcelo, os maltes torrados podem baiar demais o pH, o que tem imacto na atividade enzimática. Portanto, adicioná-los no final da mosturação tem duplo benefício.

Você está armazenando as garrafas refrigeradas ou em temperatura ambiente? É possível que a cerveja tenha continuado a atenuar na garrafa, perdendo corpo e salientando a adstringência.
 
Paulo, quando vc adiciona os maltes torrados ao final da mosturação, mesmo assim eles ainda passam a cor? Os sabores deles ficam bem atenuados? Vc costuma colocar a mesma quantidade de maltes torrados que são usualmente utilizadas?
 
Eu nunca fiz a mesma receita com os 2 métodos para comparar, mas acredito que não seja necessário nenhum ajuste.
 
Back
Top