Estamos de volta

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rodrigo Nunes

Member
Joined
Nov 21, 2019
Messages
7
Reaction score
0
Location
São Leopoldo - RS
Boa tarde, cervejeiros!

Sou iniciante, mas já fiz uns 50 lotes de cerveja anteriormente. Explico: há uns 4 anos, eu e um amigo começamos a fazer cerveja de maneira "roots", como ele dizia. Pegamos umas panelas grandes que havia disponível e fazíamos BIAB. Aumentamos as quantidades produzidas mas nunca melhoramos em qualidade. Nunca fizemos sanitização, medimos densidade, tampouco controle de temperatura na fermentação. Volta e meia explodia um lote inteiro de garrafas, sem contar os nítidos e presentes off-flavours. O tempo passou e eu me anojei da lida.
De uns tempos pra cá, comecei a ler mais e percebi que fazendo as coisas direito é possível fazer uma ceva boa em casa. Fiz um curso há uns três meses e comecei a me equipar pra fazer 20 litros de ceva no apê.

Minhas maiores dúvidas ainda são quanto à carbonatação forçada. Agora no começo farei primming, mas com o tempo pretendo aperfeiçoar isso. Embarrilamento fica complicado pois moro em apê e não tenho espaço pra mais geladeira, mas estou pensando em alternativas.
 
Rodrigo, para 20 litros de cerveja não é preciso muito espaço frio... Uma outra opção, mas que limita bastante é: 1 postmix de 20 litros que dá para vc mantê-lo na mesma geladeira e ao mesmo tempo que faz o "cold" no balde de outra cerveja que vc esteja preparando. A fermentação faz na temperatura ambiente usando Kveik, mas como disse, limita bastante o estilo que vc quer fazer.
 
Saquei. Na verdade estou fermentando 20 litros em um frigobar desses de 120L. Minha ideia para o futuro é aumentar a produção com outro frigobar, então a cada 15 dias mais ou menos consigo brassar uma nova ceva, independente uma da outra. Mas agora já to pensando também em deixar um segundo frigobar para um postmix. Enfim, vou trocando umas ideias e refletindo sobre o futuro.
 
Back
Top