Esta bomba de recirculação é boa?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Isso e uma Bomba de máquina de lavar!!!
Comprei a minha por 28$ na assistência, mais algumas conexões hidráulicas pra adaptar em um material de construção. Tudo não passou de 40$

André Wenderosck
 
Tenho receio destas bombas ainda mais não sabendo se o plástico é alimentício.

eu guardaria mais dinheiro e compraria uma alimentícia.
 
Isso e uma Bomba de máquina de lavar!!!
Comprei a minha por 28$ na assistência, mais algumas conexões hidráulicas pra adaptar em um material de construção. Tudo não passou de 40$

André Wenderosck

obrigado pela dica :rockin::ban:
 
Uma chugger aqui no Brasil, por vota de R$ 980,00

Tem esta aqui:
http://loja.weconsultoria.com.br/bomba-de-agua-cabeca-em-inox-conexao-1-2-p50490/

baratinha e melhor que esta de plástico. R$ 150,00

Pra mim essa da WE é uma bomba de máquina de lavar com cabeça de inox. Continua tendo material plástico no interior de origem duvidosa, que não tem grau alimentício.

Acho que vai de cada um, mas EU prefiro ir recirculando na caneca, até querer investir na compra de uma bomba que possa ser utilizada sem ter risco a saúde.
 
Pra mim essa da WE é uma bomba de máquina de lavar com cabeça de inox. Continua tendo material plástico no interior de origem duvidosa, que não tem grau alimentício.

Acho que vai de cada um, mas EU prefiro ir recirculando na caneca, até querer investir na compra de uma bomba que possa ser utilizada sem ter risco a saúde.

Vale perguntar se as pás interiores são de plástico alimentício.

Eu estou feliz com a minha chugger.
 
Eu usei bomba de maquina de lavar por um ano. Hoje uso aquelas de aquecimento solar que vem da china. São grau alimentício? Não. Vou morrer por causa disso? Também não. Assim que eu puder compro uma de inox.
O lance é fazer cerveja. Só não vai usar bomba de maquina de lavar por 20 anos. kkkkkkkk
Se pararmos pra pensar, a nossa comida é cheia de agrotóxicos e conservantes.
Logo, a meu ver, bomba de maquina de lavar vai te fazer menos mal do que comer alface! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

PS.: Sou médico ou cientista? Também não! kkkkkkkkk
 
Eu usei bomba de maquina de lavar por um ano. Hoje uso aquelas de aquecimento solar que vem da china. São grau alimentício? Não. Vou morrer por causa disso? Também não. Assim que eu puder compro uma de inox.
O lance é fazer cerveja. Só não vai usar bomba de maquina de lavar por 20 anos. kkkkkkkk
Se pararmos pra pensar, a nossa comida é cheia de agrotóxicos e conservantes.
Logo, a meu ver, bomba de maquina de lavar vai te fazer menos mal do que comer alface! kkkkkkkkkkkkkkkkkk

PS.: Sou médico ou cientista? Também não! kkkkkkkkk

Esse pensamento é bastante superficial.

É fato que plástico não alimentício no alimento faz mal pra saúde? Sim, basta ver dezenas de artigos na internet relacionando eles com distúrbio hormonal e câncer. Porém... os efeitos desses compostos no corpo são de médio e longo prazo, o que torna mais difícil de avaliar a origem desses problemas anos depois.

Sobre o alface, bom.. é uma triste realidade que vivemos em relação aos agrotóxicos, que daria uma boa discussão também em um fórum sobre hortaliças. Mas nosso foco é a cerveja e o nosso desejo em geral é produzir algo gostoso e nutritivo, saudável... tentando eliminar ou minimizar os malefícios ao máximo. Por isso sigo me intrometendo nesses tópicos e colocando a opinião de que o melhor caminho é de usar os materiais menos danosos.

Abraço
 
Esse pensamento é bastante superficial.

É fato que plástico não alimentício no alimento faz mal pra saúde? Sim, basta ver dezenas de artigos na internet relacionando eles com distúrbio hormonal e câncer. Porém... os efeitos desses compostos no corpo são de médio e longo prazo, o que torna mais difícil de avaliar a origem desses problemas anos depois.

Sobre o alface, bom.. é uma triste realidade que vivemos em relação aos agrotóxicos, que daria uma boa discussão também em um fórum sobre hortaliças. Mas nosso foco é a cerveja e o nosso desejo em geral é produzir algo gostoso e nutritivo, saudável... tentando eliminar ou minimizar os malefícios ao máximo. Por isso sigo me intrometendo nesses tópicos e colocando a opinião de que o melhor caminho é de usar os materiais menos danosos.

Abraço

Calma, não foi uma crítica a sua postagem e tb não trata de vc se intrometer em algo, afinal, é um forum. No tretas :mug:

O que eu tava colocando é que até dá pra usar de boa a tal da bomba, mas não por muito tempo (Afinal, uma chugger custa caro, é preciso economizar algum tempo pra comprar uma, aí a pessoa vai deixar de fazer cerveja por causa disso? Vai recircular com caneca... nada contra, mas eu particularmente não tenho braço pra isso...kkkkk). Os meus exemplos foram pra colocar a questão de que ha outros fatores no nosso dia a dia aos quais estamos expostos. Na questão cervejeira, podemos falar dos maltes... será que também não estão cheios de veneno? Enfim, mas isso é questão para outro tópico, se for o caso.

Grande abraço e desculpe o mal entendido.
 
Uma alternativa para a Chugger para o cervejeiro caseiro é essa aqui , estou de olho nela já um tempo. Se for se arriscar a comprar no Aliexpress, tenha paciência, porque os correios estão demorando muitos meses para entregar, ta triste.

Se eu fosse me arriscar em uma mais barata, pegaria alguma de circulação de água quente, que aguente pelo menos uns 100°C.
 
Uma alternativa para a Chugger para o cervejeiro caseiro é essa aqui , estou de olho nela já um tempo. Se for se arriscar a comprar no Aliexpress, tenha paciência, porque os correios estão demorando muitos meses para entregar, ta triste.

Se eu fosse me arriscar em uma mais barata, pegaria alguma de circulação de água quente, que aguente pelo menos uns 100°C.

Comprar da China realmente está difícil (minhas compras estão no correio desde 31/01).
Quanto a temperatura de trabalho, 80ºC já resolve, pois dificilmente tu vais transferir mosto fervendo. Avalie o processo e veja se uma bomba para 80ºC não resolve.
 
Chacal,

Cada um tem sua opinião sobre o assunto e cada um pratica aquilo que melhor lhe atende (tecnicamente e financeiramente)...

Eu parei de usar essa bomba que você está olhando, pois ela não é adequada para recircular ou fazer a trasfega após a fervura (não é atóxica nem alimentícia). Ela certamente não vai trazer benefícios pra você e sua cerva e ainda por cima há o risco de fazer mal...

Cara, comprei uma na China (http://s.aliexpress.com/ji2AnqMR?fromSns) para fazer a transferência e recirculação. Enquanto ela não chega vou recirculando na caneca mesmo (ficou tão bom quanto usando a bomba)... Sei que demora para chegar, mas um dia chega... Claro que fazer na mão dá um pouco de trabalho a mais, mas é só abrir uma cerva a mais para refrescar depois da recirculação :)

Pesquise, leia e converse bastante antes de tomar uma decisão...

Boa sorte nas levas!

Enviado de meu LG-M400 usando Tapatalk
 
Vale perguntar se as pás interiores são de plástico alimentício.

Eu estou feliz com a minha chugger.
Segundo resposta da WE no site é atóxica... E agora, qual é o veredicto então? Vale a pena comprar por 200 pilas?

Dúvida: 'atóxica' e 'alimentícia' seria a mesma coisa? :(
 
Segundo resposta da WE no site é atóxica... E agora, qual é o veredicto então? Vale a pena comprar por 200 pilas?

Dúvida: 'atóxica' e 'alimentícia' seria a mesma coisa? :(

Para ser alimentícia não basta ser atóxica, tem que ser sem ranhuras/rugosidade para evitar formação colônias de bactérias/fungos.

Sinceramente, eu não acredito que essa bomba seja atóxica ou alimentícia. Me aparece aquelas de máquina de lavar com cabeçote em inox. Com certeza o mosto entra em contato com as pás (que não dá pra saber se são em inox) e com a vedação do eixo (que também não dá pra saber o material utilizado).
 
Para ser alimentícia não basta ser atóxica, tem que ser sem ranhuras/rugosidade para evitar formação colônias de bactérias/fungos.

Sinceramente, eu não acredito que essa bomba seja atóxica ou alimentícia. Me aparece aquelas de máquina de lavar com cabeçote em inox. Com certeza o mosto entra em contato com as pás (que não dá pra saber se são em inox) e com a vedação do eixo (que também não dá pra saber o material utilizado).

Eu não daria certeza, pois não vi a bomba pessoalmente.

A definição de atóxica e alimentícia está correta. A vantagem é que parece que o cabeçote é desmontável e daria para fazer a limpeza e sanitização.

Vale lembrar que até mesmo a chugger não tem pás de inox (são plásticas e com arestas e cantos) e dificilmente se enquadrariam no quesito alimentícia.
Tem como vantagem a inexistência de eixo (usa acionamento magnético).

Vale ligar ou mesmo enviar uma mensagem para a WE e tirar as dúvidas. Conhecendo a empresa (pelo menos do meu contato com ela como cliente. Ela não é uma "brewshop de bairro") dificilmente ela colocariam em seu portfólio um produto ruim.
 
Eu não daria certeza, pois não vi a bomba pessoalmente.

Vale lembrar que até mesmo a chugger não tem pás de inox (são plásticas e com arestas e cantos) e dificilmente se enquadrariam no quesito alimentícia.
Tem como vantagem a inexistência de eixo (usa acionamento magnético).

Pelo menos as Chugger da WE não tem o interior feito de qualquer plástico, é feito de Polysulfone, adequado para uso alimentício.

"Polysulfones have good resistance to aqeous mineral acids, alkali and salt solutions, oils and greases. Their high biocompatibility and ability to be sterilized makes them highly suitable for medical applications. Most grades can withstand long term exposure to hot chlorinated water. Several grades have received approval for food contact and drinking water." fonte: polysulfone
 
Pelo menos as Chugger da WE não tem o interior feito de qualquer plástico, é feito de Polysulfone, adequado para uso alimentício.

"Polysulfones have good resistance to aqeous mineral acids, alkali and salt solutions, oils and greases. Their high biocompatibility and ability to be sterilized makes them highly suitable for medical applications. Most grades can withstand long term exposure to hot chlorinated water. Several grades have received approval for food contact and drinking water." fonte: polysulfone

O que eu disse é que necessariamente não é porque o material é atóxico e apropriado para uso alimentício que o que é feito com ele seja.

mas deixamos para lá.:mug:
 
Uma alternativa para a Chugger para o cervejeiro caseiro é essa aqui , estou de olho nela já um tempo. Se for se arriscar a comprar no Aliexpress, tenha paciência, porque os correios estão demorando muitos meses para entregar, ta triste.

Se eu fosse me arriscar em uma mais barata, pegaria alguma de circulação de água quente, que aguente pelo menos uns 100°C.



Eu comprei a minha parecida com essa esta é a mp15 eu comprei a mp10 menorzinha, comprei em novembro e chegou agora. Inclusive acabei de testar hoje, muito boa bom fluxo silenciosa eu peguei uma promo de black friday deu 189 reais com o frete se tiver paciência vale muito a pena. Demora uma vida mas chega. Nem acredito que a minha de lava-louças aguentou mais 12 receitas depois de travar.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
bom dia pessoal, comprei uma bomba de 1/2 cv de inox da esferaval
http://esferaval.com.br/produtos/bombas-sanitarias/bomba-centrifuga-mini-monofasica-inox-42

com frete paguei 700 reais.

vem com conexões triclamp na cabeça da bomba permitindo desmontar para lavar as peças, e voce escolhe como quer conectar ela ao seu sistema (rosca, tc,).

recomendo porque o atendimento deles foi muito bom!!
Eu vi que esses caras são de Veranópolis/RS - muito interessante!
Mas, me diz, R$ 700,00 na buxa?
Quantas vezes já usou sem problemas?

Ali diz:
Bomba Centrífuga Monofásica em inox 304, ideal para micro cervejeiros ou pequenos produtores.
Disponível nas seguintes configurações:
- Bomba sanitária alimentícia em aço inox AISI 304
- Tensão de 110V ou 220V monofásico (com chave para troca de voltagem)

Potência
- ½ CV
- 1 CV

Conexão
- SMS, DIN, TC , RJT ou adaptador para mangueira (Espigão)
- Rosca BSP ou NPT
 
Eu vi que esses caras são de Veranópolis/RS - muito interessante!
Mas, me diz, R$ 700,00 na buxa?
Quantas vezes já usou sem problemas?

Ali diz:
Bomba Centrífuga Monofásica em inox 304, ideal para micro cervejeiros ou pequenos produtores.
Disponível nas seguintes configurações:
- Bomba sanitária alimentícia em aço inox AISI 304
- Tensão de 110V ou 220V monofásico (com chave para troca de voltagem)

Potência
- ½ CV
- 1 CV

Conexão
- SMS, DIN, TC , RJT ou adaptador para mangueira (Espigão)
- Rosca BSP ou NPT

cara, testei, mas por alguns minutos, to ontando meu sistema de recirculação, mas pelo tempo que dexei nao tive problemas, e pelo tamanho dela nem faz tanto barulho.

eu havia visto um video do druzibier no youtube, só que a dele é de 1 cv.

eu tinha comprado uma de aquecedor solar, mas quebrou a conexão, ela era muito boa, mas muito fragil, estava quase partindo pra uma chugger, mas pelo preço preferi partir pra essa.

pra quem usa cip é uma mão na roda

o que ficou mais puxado no valor foi o frete, 130 reais
 
Sei lá, não vi funcionando... mas me parece mais robusta que a chugger. Outra coisa é que se queimar eu acho que dá pra recondicionar igual bomba d'água comum (poss estar falando a maior besteira do mundo, mas foi a impressão que eu tive ao ver a foto).
 
É que entre 700 conto desta e 988 da chugger, será que não vale a pena ficar com a chugger? 300 reais apenas, ainda mais se tu pagou 130 de frete.............. bem, vou pensar, de repente vou ficar vorlaufing do bom e velho jeito :)
 
cara, não tenho o que reclamar não, e a grande vantagem é a possibilidade de utilizar triclamp nela e utilizar pra outras funções como lavar garrafas, barris, e quanto ao motor não sei como é o da chugger, mas acredito que seja mais facil "repor", comprar um recondicionado ou mesmo novo.
 
É que entre 700 conto desta e 988 da chugger, será que não vale a pena ficar com a chugger? 300 reais apenas, ainda mais se tu pagou 130 de frete.............. bem, vou pensar, de repente vou ficar vorlaufing do bom e velho jeito :)


700 com o frete já!
 
1/2 cv acho q dá pra recircular mais de 100 litros de mosto facil. Digo isso pois tenho uma bomba daquelas chinesas de aquecimento solar 12v (pretendo trocar em breve) e com ela recirculo tranquilamente cerca de 40 litros de mosto com menos da metade da valvula aberta. Imagine uma bomba de 1/2 cv. Alem do mais, fora a potência, essa bomba parece ser muito bem acabada. Outra coisa é que vc pode instalar uma válvula tangencial na sua panela de fervura que essa bomba deve dar pra fazer whirlpool tranquilamente. Enfim, ao meu ver, ótima aquisição... só não vou dizer q é melhor que a chugger pq eu nunca tive uma...kkkkk.
 
1/2 cv acho q dá pra recircular mais de 100 litros de mosto facil. Digo isso pois tenho uma bomba daquelas chinesas de aquecimento solar 12v (pretendo trocar em breve) e com ela recirculo tranquilamente cerca de 40 litros de mosto com menos da metade da valvula aberta. Imagine uma bomba de 1/2 cv. Alem do mais, fora a potência, essa bomba parece ser muito bem acabada. Outra coisa é que vc pode instalar uma válvula tangencial na sua panela de fervura que essa bomba deve dar pra fazer whirlpool tranquilamente. Enfim, ao meu ver, ótima aquisição... só não vou dizer q é melhor que a chugger pq eu nunca tive uma...kkkkk.


cara, mandei fazer um tubo de 1/2 pro whirlpool, tive tanto problema com vazamento que nao furo mais nem que pague aquela panela kkk
 
Eu tava planejando comprar aquela de “inox” do AliExpress porém tá saindo cerca de 400-500 com frete m, não to achando ela sem frete, e mesmo assim ela não se trata de uma bomba pra uso alimentício...
Procurando bastante eu achei essa Topsflo dei uma olhada no site deles, eles produzem também uma a nível Chugger.
Esse modelo que achei : http://s.aliexpress.com/f6fiQFFB

TOPSFLO TL-B10/H-B12-0703 12 V DC 7L/min

É voltado pra aplicação homebrew, depois se achar coloco aqui o link dela no site do fabricante. É uma bomba de baixa vazão, mas acredito que quem ainda usa as de máquina de lavar possa se interessar, no meu caso seria minha primeira bomba e ainda estou avaliando.
Procurei também essas bombas da esferaval pois queria algo inox de preferência, hoje no Brasil vejo como melhor opção, questão de reposição de peça e tudo, mas para minha aplicação hoje (produção de até 20l) não vale a pena ainda, a não ser que tivesse uma opção menor.
 
Uma alternativa para a Chugger para o cervejeiro caseiro é essa aqui , estou de olho nela já um tempo. Se for se arriscar a comprar no Aliexpress, tenha paciência, porque os correios estão demorando muitos meses para entregar, ta triste.

Se eu fosse me arriscar em uma mais barata, pegaria alguma de circulação de água quente, que aguente pelo menos uns 100°C.
IMG_20180603_123159589.jpg

Eu utilizo duas dessas, compradas no Aliexpress, e não me arrependo.
 
já que o assunto é bomba recirculação, o chuveiro que usamos é atoxico? torneira elétrica é atóxico? existem 1001 coisas que usamos no dia a dia e realmente nansabebmon se é atóxico.
Vamos morer por nao ser atóxico? ou nunca morreremos se tudo for atóxico? Morreremos de qualquer jeito, e provavelmente se morrermos sedo vai haver gente dissendo..."Aquele morreu porque tomava muita cerveja" kkkkkk
 
já que o assunto é bomba recirculação, o chuveiro que usamos é atoxico? torneira elétrica é atóxico? existem 1001 coisas que usamos no dia a dia e realmente nansabebmon se é atóxico.
Vamos morer por nao ser atóxico? ou nunca morreremos se tudo for atóxico? Morreremos de qualquer jeito, e provavelmente se morrermos sedo vai haver gente dissendo..."Aquele morreu porque tomava muita cerveja" kkkkkk

Eu não costumo beber água do chuveiro.
Mas agora, o cafézinho ou chá (quente) no copo plástico. Quer algo mais tóxico que isso? kkkk
 
Também achei essa da WE muito legal, e é metade do preço da do Ebay, assim sendo, o que podem dizer. Obrigado
 
já que o assunto é bomba recirculação, o chuveiro que usamos é atoxico? torneira elétrica é atóxico? existem 1001 coisas que usamos no dia a dia e realmente nansabebmon se é atóxico.
Vamos morer por nao ser atóxico? ou nunca morreremos se tudo for atóxico? Morreremos de qualquer jeito, e provavelmente se morrermos sedo vai haver gente dissendo..."Aquele morreu porque tomava muita cerveja" kkkkkk
Agua de chuveiro e torneira dificilmente passará de 50 graus :). Concordo que não temos controle sobre tudo que usamos e consumimos. Mas na dúvida o que você escolhe? Utilizar algo que você desconhece se é tóxico, ou utilizar algo que você tem certeza que não é?
"Ah, mas uma é metade do preço da outra". Se fosse algo essencial, imprescindível pra fazer cerveja, acharia razoável. Mas uma bomba pra recirculação não é, então eu pessoalmente preferiria não recircular com bomba se não tivesse condição financeira de comprar uma bomba adequada.
 
Back
Top