Espuma que forma na fermentaçao

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
Pessoal,

Estou com uma duvida. Fiz minha primeira cerveja domingo passado e está no momento fermentando em um fermentador conico na geladeira.

Queria saber se a espuma que se forma no alto na fermentaçao some quando está acabando a fermentaçao ou continua?

Quando for sabado agora após 6 dias de fermentaçao irei fazer um teste de densidade e no dia seguinte farei outro para ver se já acabou a fermentaçao.

Mas para eu nao ficar fazendo muito teste e desperdiçando liquido, queria saber que a espuma formada desaparece no final para eu ter uma ideia se já esta terminando ou nao a fermentaçao.

estou fazendo uma weiss, está no momento a 23 graus e depois pretendo baixar para 7 graus e maturar por 6 dias, o que voce acham?

obrigado
 
Esta espuma é chamada de krausen e é composta basicamente por fermento e proteínas. A medida que a fermentação vai encerrando, uma parte (que é solúvel) vai sendo incorporada na cerveja e praticamente some. A outra parte (insolúvel), vai aderir às paredes do fermentador e não deve ser misturada na cerveja.
 
Na maioria dos casos some, mas as vezes ainda fica em boa quantidade. Resumindo, não deves usar esse tipo de coisa como indicativo de fermentação terminar ou não... o certo é usar densímetro, e se basear na atividade do air-lock.

Não entendi tua dúvida sobre a Weiss. Já sabe o que significa os conceitos de Fermentação Primária, Secundária, etc?
 
Boa noite pessoal,
Fiz uma summer ale e hoje está completando 8 dias que esta fermentando, fiz as medidas de densidade e nas 3 vezes estava em 1007, porem o airlock continua borbulhando, será que ainda está fermentando, estou querendo colocá-la para maturar amanhã e baixar para 2°C!
 
Back
Top