Espuma que forma na fermentaçao

Discussão em 'Fermentação' iniciado por sergiobrid, 22/1/15.

1. 22/1/15 #1

sergiobrid

sergiobrid

sergiobrid

Well-Known Member

Afiliado:
    14/1/15
    Curtidas Recebidas:
    24
    Pessoal,

Estou com uma duvida. Fiz minha primeira cerveja domingo passado e está no momento fermentando em um fermentador conico na geladeira.

Queria saber se a espuma que se forma no alto na fermentaçao some quando está acabando a fermentaçao ou continua?

Quando for sabado agora após 6 dias de fermentaçao irei fazer um teste de densidade e no dia seguinte farei outro para ver se já acabou a fermentaçao.

Mas para eu nao ficar fazendo muito teste e desperdiçando liquido, queria saber que a espuma formada desaparece no final para eu ter uma ideia se já esta terminando ou nao a fermentaçao.

estou fazendo uma weiss, está no momento a 23 graus e depois pretendo baixar para 7 graus e maturar por 6 dias, o que voce acham?

obrigado

2. 22/1/15 #2

zerosa

zerosa

zerosa

Well-Known Member

Afiliado:
    10/6/13
    Curtidas Recebidas:
    224
    Esta espuma é chamada de krausen e é composta basicamente por fermento e proteínas. A medida que a fermentação vai encerrando, uma parte (que é solúvel) vai sendo incorporada na cerveja e praticamente some. A outra parte (insolúvel), vai aderir às paredes do fermentador e não deve ser misturada na cerveja.

3. 22/1/15 #3

Guenther

Guenther

Guenther

Administrador Moderador

Afiliado:
    23/4/13
    Curtidas Recebidas:
    3,102
    Na maioria dos casos some, mas as vezes ainda fica em boa quantidade. Resumindo, não deves usar esse tipo de coisa como indicativo de fermentação terminar ou não... o certo é usar densímetro, e se basear na atividade do air-lock.

Não entendi tua dúvida sobre a Weiss. Já sabe o que significa os conceitos de Fermentação Primária, Secundária, etc?

4. 26/4/18 #4

gustavocolombo

gustavocolombo

gustavocolombo

Member

Afiliado:
    23/4/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Boa noite pessoal,
    Fiz uma summer ale e hoje está completando 8 dias que esta fermentando, fiz as medidas de densidade e nas 3 vezes estava em 1007, porem o airlock continua borbulhando, será que ainda está fermentando, estou querendo colocá-la para maturar amanhã e baixar para 2°C!

Compartilhe esta Página