Espuma no fermentador

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

giggiosp

New Member
Joined
Nov 17, 2017
Messages
4
Reaction score
0
Galera, boa tarde, estou fazendo a primeira cerveja, fermentando em temp. ambiente, ta ficando entre 18 e 20 graus e uma coisa tem me deixado preocupado. Eu vi que formou uma espuma bem esquisita na cerveja, pesquisei e vi que é o tal krausen.
Até ai tudo bem. Minha duvida é, esse negócio vai descer pro fundo do fermentador em algum momento? Preciso fazer alguma coisa pra descer? Eu fiz no Domingo, hoje é o segundo dia da fermentação.

Segue abaixo a imagem.

IMG_20200630_142042378.jpg


Obrigado
 
Boa tarde irmão. Então... se você fizer o processo direitinho ele vai decantar.
O que sugiro é esperar a densidade estar a 1 grau plato do fim da fermentação, levar a temp a 22 graus pro descanso de diacetil por 2 dias e após isso diminuir a temperatura de 5 em 5 graus até chegar em 0 graus, deixando por 5 dias.

Sugiro que você procure um balde fermentador também, para evitar contaminação, eles não são tão caros e são fáceis de encontrar em lojas de utilidades caso vc não tenha acesso a um Brewshop.

Espero ter ajudado, abraço
 
Galera, boa tarde, estou fazendo a primeira cerveja, fermentando em temp. ambiente, ta ficando entre 18 e 20 graus e uma coisa tem me deixado preocupado. Eu vi que formou uma espuma bem esquisita na cerveja, pesquisei e vi que é o tal krausen.
Até ai tudo bem. Minha duvida é, esse negócio vai descer pro fundo do fermentador em algum momento? Preciso fazer alguma coisa pra descer? Eu fiz no Domingo, hoje é o segundo dia da fermentação.

Segue abaixo a imagem.

View attachment 123936

Obrigado

Faz parte da atividade normal de fermentação.
Minha dica é vc tomar muito cuidado com a incidência de luz nesse teu processo aí, tendo em vista a transparência do recipiente e não saber aonde exatamente tu tá fermentando.
 
Back
Top