1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Espuma 1000, carbonatação 0...

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por Leandro Souza, 18/4/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 18/4/19 #1

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Preciso de um socorro...
    Vi um tópico antigo:
    https://www.homebrewtalk.com.br/threads/postmix-muita-só-espuma.409810/#post-5142692
    Mas me pareceu abri um novo. Então segue:

Estou com uma Stout embarrilhada a uma semana. Pressurizei a 3kgf por uma noite, fui conferir no dia seguinte pela manhã, estava a 2kgf. voltei a 3kgf, para a noite verificar (como sempre faço), ela atingiu 1,6kgf. Bom fui provar e como resultado só saiu espuma... Ao baixar um pouco a espuma o liquido resultante não estava carbonatado. (medi a pressão conectando o cilindro na saída de cerveja, utilizando o manômetro do cilindro para medição. CUIDADO!)
    Deixei passar alguns dias, conectei a torneira, fui provar e... só espuma. o liquido que ficou no copo ao baixar a espuma também não estava carbonatado... havia passado 3 dias, então deu os 5minutos!: Elevei a pressão para 3,7kgf, fechei a torneira mas mantive a mangueira conectada, de forma que ao baixar a pressão do barril a pressão sobressalente da mangueira se equilibrasse com ele, fazendo com que o manômetro me desse a pressão de equilíbrio, que foi de 3kgf, após uma noite...
    Provei e então saiu cerveja um tanto carbonatada, mas era só o que estava no cano da torneira, a segunda dose só saiu espuma. passado 12 horas baixou apenas para 2,7kgf. e só sai espuma e o liquido pós espuma não está carbonatado...
    Alguém já passou por isso?
    Algum técnico sabe o que há?
    Será que há algum defeito no pescador?

2. 18/4/19 #2

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    650
    O teu problema parece estar no equilíbrio da pressão de serviço e tamanho da linha.

Existe um cálculo para isto que leva em conta temperatura, pressão, altura da torneira, diâmetro e comprimento da mangueira além do material da mesma. Por exemplo para uma pressão de 0.6kgf são necessários mais de 4m de mangueira de 1/4´para conseguir reduzir a velocidade e turbulência.

Faça um teste: zere a pressão do barril. Após aplique somente 0.1kgf (ou mínimo que conseguir regular), e usando uns 2m de mangueira (enrolada de preferência) faça o serviço e veja como sai.

Leandro Souza curtiu isso.
  3. 18/4/19 #3

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Ok. Agradeço a dica. Vou fazer o teste.
    O que me deixou com uma grande "?" é que fiz o procedimento que descrevi acima com ao menos umas 10 ou 11 receitas. Essa foi a primeira vez que deu problema.
    Farei seu procedimento hoje.

4. 18/4/19 #4

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    650
    talvez tenha super-carbonatado.

5. 18/4/19 #5

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    É o que deveria ter acontecido, mas o liquido sempre aparece com pouca carbonatação.

6. 18/4/19 #6

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Fato é que não está mais absolvendo o CO2. vou verificar novamente hoje à tarde. O único liquido sai com um pouco de carbonatação é o residual no cano entre a torneira e o barril, 40cm. Por isso estou desconfiando da valvula.

7. 18/4/19 #7

evertonfava

evertonfava

evertonfava

Active Member

Afiliado:
    1/6/15
    Curtidas Recebidas:
    8
    Dá uma olhada se não há vazamentos também..
    pq 3,7kgf é muiiiiito gás pra qualquer cerveja...

8. 18/4/19 #8

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Fiz o teste, mas não funcionou.
    Baixei -ara 0,8kgf, na hora de tirar a cerveja ela saiu bem tranquilinha, mas só espuma e quando baixa a espuma o liquido não está carbonatado. Veja a foto.
    [​IMG] [​IMG]

9. 18/4/19 #9

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Everton, havia verificado. Não há vazamento. A quantidade de gás que sail para baixar a pressão atestam isso.
    Quanto ao 3,7kgf, de fato é muito mesmo, mas foi de propósito:). Eu queria dar uma lição a ela:mad:, ia por 4... mas a válvula de segurança dispara.
    Fato é que não deu certo:(.

10. 18/4/19 #10

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Desconfio que haja algum problema com a válvula, fazendo com que a cerveja espume excessivamente na saída e descarbonate devido a sei lá o que.
    Vou tentar conseguir um outro barril e outra válvula emprestados. vou transferir de para o outro e ver o que acontece. Se der errado... vou ter que dizer por ai que inventei um novo tipo de cerveja Guinness...

11. 18/4/19 #11

Osternack

Osternack

Osternack

Well-Known Member

Afiliado:
    13/2/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Estou aprendendo a carbonatar forçado. Equipamento todo novo. Na primeira tentativa aconteceu exatamente o mesmo que vc relata.
    No final do barril, engarrafei por contra pressão para ver se o líquido estava realmente sem carbonatação e depois, abrindo as garrafas, estavam perfeitas.
    Concluí que ela perdia a corbonatação justamente porque espumava demais e o CO2 ia embora.
    O problema, no meu e no seu caso, parece estar na extração. Ainda vou pra segunda tentativa.

12. 19/4/19 #12

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    Osternack, você disse "no final do barril" o que fez com o restante da cerveja?
    Quando você engarrafou na contra pressão ela entrou liquida na garrafa, sem formar excesso de espuma?
    Quando liberou a pressão para poder liberar a garrafa e tampa-la a cerveja reagia normalmente, desprendendo gás ou o liquido fica inerte?

13. 20/4/19 #13

Osternack

Osternack

Osternack

Well-Known Member

Afiliado:
    13/2/17
    Curtidas Recebidas:
    29
    Fui bebendo a cerveja enquanto tentava solucionar o problema de excesso de espuma.
    Quando foi chegando no final engarrafei.
    Sob pressão ela saiu direito, quase sem nenhuma espuma. Quando liberava a pressão ela criava as bolhinhas, mas logo a garrafa era tampada e a cerveja ficou perfeita.

14. 20/4/19 #14

Leandro Souza

Leandro Souza

Leandro Souza

Active Member

Afiliado:
    28/8/18
    Curtidas Recebidas:
    4
    É o que imaginei...
    Parabéns fiz o mesmo aqui, deu para engarrafar 14l dos 18-19l que deveriam haver no barril. Não provei tanto quanto você, mas tive perda no envase. explico no próximo post.

Compartilhe esta Página