Escrevendo em panelas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Before

imagem1

imagem2
All you need is something acidic enough like vinegar and an electrolyte like salt. A ratio of 1/4 cup vinegar to 1/4 tsp salt worked for me.

imagem3
9V
Hook up the POSITIVE lead directly to your kettle, Attach the NEGATIVE lead directly to a Q-tip, making sure the wires will be touching the vinegar solution.

MAKE SURE YOU HOOK THEM UP IN THE RIGHT ORDER. The other way around would try to ADD metal to the kettle.

imagem4
Etching tool

imagem5
Stencil
This was the only part I didn't have lying around. They were cheap at a local craft store. Adhesive and re-usable, perfect for this project.

imagem6
Dip the Q-tip in your salted vinegar solution and touch the kettle. If you hear some sizzling or see some bubbling, you know it is working. It only takes a few seconds of contact to permanently dissolve some metal. I suggest testing it on another piece of the same metal that you don't care much about before etching your kettle.

imagem7

It's done.
 

Attachments

  • escrevendo_panela.pdf
    324.3 KB · Views: 1,130
Fiz uns testes com um adaptador 12v e funciona, mas não marquei minhas panelas ainda. Só demora um pouco usando o cotonete.
 
Eu comecei a escrever em uma panela, funciona que é uma beleza, mas como o colega falou anteriormente, demora...
Mas o resultado final fica bem interessante, eu vou ver se posto algumas fotos quando eu acabar.
 
Eu tentei e ficou mto fraco... tentei com dois vinagres e dois tipos de bateria.. sei la qual foi meu problema. Mas nao cheguei a ir muito a fundo...

talvez em materiais diferentes funcione melhor inox/aluminio
 
Já tentaram com ácido acético puro ao invés de vinagre? Se encontra facilmente em lojas de produtos orientais, é usado pra fazer sushi, não custa caro e é relativamente mais seguro que outros ácidos.
E de repente uma bateria mais potente dê melhores resultados, por exemplo: uma de moto/carro, que forneça 10A.
 
Eu fiz isso na minha panela essa semana!
Demora, mas vale a pena... =D
Fiz exatamente com essa técnica... bateria 9v cotonete, vinagre e sal...

Marquei a panela de litro em litro com pedacinhos de fita isolante (adicionando agua) e depois fui fazendo as marcações com a solução de vinagre...
 

Attachments

  • 2014-09-23 16.02.50.jpg
    2014-09-23 16.02.50.jpg
    90.6 KB · Views: 634
  • 2014-09-23 14.39.14.jpg
    2014-09-23 14.39.14.jpg
    143.9 KB · Views: 629
Ontem fiz a marcação em duas panelas inox. Inicialmente fiz a medicação de dois em dois litros, com água, montando uma tabela correlacionando a medida em centímetros a partir do fundo com a quantidade de litros. Um amigo meu criou a arte de um adesivo com base nessa tabela. O adesivo foi impresso em uma plotter de recorte. Apliquei o adesivo e fiz a marcação usando sal, vinagre e corrente elétrica de uma fonte de laptop. Segue foto do resultado.
 

Attachments

  • IMG_20190803_200625763.jpg
    IMG_20190803_200625763.jpg
    29.7 KB · Views: 233
  • IMG_20190803_200607733.jpg
    IMG_20190803_200607733.jpg
    27.5 KB · Views: 200
dá pra fazer com alumínio ou só com inox?

Funciona tanto em inox como em alumínio. No YouTube você vai achar vários vídeos de pessoas fazendo marcação em panela de alumínio.
Recomendo fortemente que você faça um adesivo em escala para a marcação. O resultado fica muito melhor.
 
É muito fácil, eu utilizei um eliminador de pilhas de 12vts, cotonet e a mistura de vinagre e sal, para marcar a panela usei um molde vazado.
foto panela marcada2.jpg
 
Back
Top