Escova de crina é realmente necessária?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Lord Demolay

Well-Known Member
Joined
May 29, 2020
Messages
257
Reaction score
99
Location
Sp
Po, quando eu fiz minha primeira leva, não teve tempo ruim, lavei todas as garrafas de boa, mas agora ja to de saco cheio kkkkkkk
Tenho uma escova dessas de crina, mas é gigante, um pé no saco pra entrar e sair do bocal da garrafa.... Sem falar q tem q enxaguar umas 6 vezes ate sair toda a espuma do detergente (perda de tempo e agua ne).
Hj passei apenas agua em todas as garrafas, e em 3 realmente enxerguei sujeira dentro, fervi agua e usei a escova + detergente pra limpar tudo. Considerando que vou sanitizar tudo com alcool 70 antes do envase, posso dispensar a lavagem com escova e detergente nas garrafas q não vejo sujeira??

Lembrando q sempre q tomo uma breja, eu passo uma agua nelas (mas sem escovar) e guardo a garrafa seca dps.
 
No início eu comprei uma escova destas também, mas até hoje usei poucas vezes, nem sempre para limpar garrafas.

Minha visão é que se uma garrafa está tão suja a ponto de vermos a sujeira grudada, ter que esfregar para tentar limpar, não vale à pena usar essa garrafa, pelo trabalho que dá limpar, gasto de água e tempo, além do grande risco de ficar uma sujeira grudada e estragar a cerveja.

Para mim, o melhor processo é enxaguar muito bem a garrafa depois de beber a cerveja (no meu caso umas 3 passadas de água - coloco um pouco de água, chacoalho, descarto e repito mais duas vezes, depois deixo de cabeça para baixo até secar e guardo com o bocal coberto para não cair poeira ou entrar algum bicho).

No envase encho um balde ou panela com solução de iodo, deixo cada garrafa imersa por alguns minutos (coloco várias de uma vez e vou tirando uma por uma), depois esvazio dentro do balde mesmo, borrifo álcool 70 para tirar a espuma do iodo e envaso. Para mim funciona.
 
Olha eu tenho uma dessas, e como tenho que lavar muitas garrafas eu coloco ela na minha parafusadeira elétrica e daí vai suave. Mas sim a primeira lavagem dói, depois as próximas e manter limpa após beber e fica suave basta alguns segundos na parafusadeira lavando diretamente com solução de iodo e fica top. Assim vc não tem que se preocupar tanto com tirar a espuma do detergente. Depois tchuc tchuc nomlimpador de garrafa e vai pro secador de garrafa aguardo uns 10 minutos e cerva para dentro. Tem funcionado pra mim.
 
Sim, tem muita gente que usa na furadeira / parafusadeira, mas eu não gosto de misturar eletricidade com água, ainda mais comigo no meio... :eek:o_O
 
Olha eu tenho uma dessas, e como tenho que lavar muitas garrafas eu coloco ela na minha parafusadeira elétrica e daí vai suave. Mas sim a primeira lavagem dói, depois as próximas e manter limpa após beber e fica suave basta alguns segundos na parafusadeira lavando diretamente com solução de iodo e fica top. Assim vc não tem que se preocupar tanto com tirar a espuma do detergente. Depois tchuc tchuc nomlimpador de garrafa e vai pro secador de garrafa aguardo uns 10 minutos e cerva para dentro. Tem funcionado pra mim.
Po, é uma boa ideia essa de usar o iodo pra n ter q lidar com toda a espuma hein, vou testar..... Mas a sua escova entra e sai d boa na garrafa?? A minha ta realmente dificil (ela trava naquele araminho q segura o "pincel" na ponta), é por ser nova ainda?
 
Bom dia. Já ouvi relatos de pessoas que enxaguam com água quente após o uso... eu tb faria se tivesse água quente na pia de casa... mas como não tenho.... Realizo o procedimento com a escova somente quando necessário, pois guardo as garrafas enxaguadas, escorridas e cobertas com plástico filme. No dia de usar, uso apenas álcool 70, mas sem dó!!! Uso quase um vidro de álcool em mais ou menos 100 garrafas.... nunca tive problemas com contaminação... mas este mergulho no iodo parece bom!!!
 
Olha eu sou CHATO! Acho vendo até os comentários ai que sou exagerado! No entanto tenho a medalhinha Platium ;):) mais de 100 Brassagens sem contaminação na garrafa ... A minha mãe lava as garrafas; depois no dia do envase, eu lavo muito, depois de pegar o jeito lavar 12 engradados por jornada de trabalho (7h as 7hpm) é de boa... então a mãe dá uma pré lavagem e armazena... passa barata, largatixa e poeira.... depois eu lavo com detergente justamente essas escovas grossas, que estão escassas no mercado Brasileiro deu o bixo acha elas, só confio nelas, e são as únicas que aguentam na parafusadeira e que realmente limpão! Comprei 300 pila quando achei elas....

Após isso passo ácido peracético, deixo escorrer, e no outro dia taco água fervente (em pulo) que as garrafas que digo serem indedignas das cervas chegam a explodir do calor rsss...

Realmente é uma mão de obra, mas eu não arrisco nessa etapa. Reciclo garrafa, as da ambev troco nos bar dos amigos por garrafas novas, com sujeira molinha, as que os compradores devolvem tipo essas alemães ou das artesanais que estão encracadas a mãe tira um pouco eu tiro mais um pouco e se ainda tiver algo vai pro molho novamente e até fora algumas...

Eu acho que nenhum exagero é exagero nessa hora rsssss...
 
rsrs verdade, mas vc tem sua mãe para ajudar né rsrsrrs.

Eu acho que tem que estar bem limpa sim, o pior é a primeira limpeza quando pego as garrafas doadas... cigarro, terra, etc... para isso:
1.Eu deixo elas afundadas num tanque de inox que tenho (algumas estão la ja a uns 2 meses rsrsr de preguiça)
2., depois esfrego por fora com palha de aço e a escova de crina varias vezes até sair toda a sujeira interna e externa, se nao ficou limpa volta para o tanque.
3. Lavo com iodofor e guardo ela limpa, se depois disso eu não gostar do resultado da garrafa, tiver algum trincado na boca, muito arranhada ou coisa do genero.. lixo, mas primeiro eu lavo tudo pois tem garrafa imunda, mas que esta novinha, adoro as da ORIGINAL, sempre imundas, mas novinhas, as piores sao da itaipava, schin, skoll, povo taca cigarro dentro e as garrafas sao muito arranhadas e velhas.


quando eu for engarrafar:
1. Lavo com iodofor + escova (rapidamente para tirar algum possivel inquilino não desejado
2. lavo com iodofor no lavador de garrafa
3.Tiro o excesso
3. escorredor por pelo menos uns 10 minutos
4. alcool no bico por fora e Cerva pra dentro

não tenho muita experiencia, mas como estamos falando de vidro, se nao tem sujeira aparente e vc usou um sanitizante acho que ja esta OK.
ja engarrafei uns aprox uns 290L de cerveja sem problemas dessa forma, mas obviamente se vc tem mais braço, paciencia e pode fazer um processo melhor rsrsr nao tem porque não fazer.

OBS: as vezes boto as filhas aqui para ajudar no processo kkk dai anda mais fácil.

Abraços
 
A melhor coisa a se fazer é investir em um conjunto de barril / postmix + cilindro de co2 e eliminar de vez as garrafas da sua vida! Eu fiz isso e estou muito mais feliz!!! kkkkkkkk A principio parece ser caro, mas é um investimento que se paga muito, mas muito rápido, só o tempo que você economiza de não ter de lavar garrafas... Essa era a parte mais chata de todo o processo, fora o tempo que se gasta para engarrafar todo o lote...
Postmix + Cilindro de CO2 é vida!
 
A melhor coisa a se fazer é investir em um conjunto de barril / postmix + cilindro de co2 e eliminar de vez as garrafas da sua vida! Eu fiz isso e estou muito mais feliz!!! kkkkkkkk A principio parece ser caro, mas é um investimento que se paga muito, mas muito rápido, só o tempo que você economiza de não ter de lavar garrafas... Essa era a parte mais chata de todo o processo, fora o tempo que se gasta para engarrafar todo o lote...
Postmix + Cilindro de CO2 é vida!

Mas quando estamos falando em grandes volumes entra o problema da validade né amigo... 40 dias estourando um barril, minha produção vence a saída, tenho sempre em torno de 4 engradados que ficam amarrados em torno de 3 meses rsss

rsrs verdade, mas vc tem sua mãe para ajudar né rsrsrrs. {...}

Sim pow hehe, abençoada mamusca que dá um pré trato, e lá no sítio a água grassas a Deus não falta, solo filtra, tudo suave, ciclo OK hehe
 
Ahh, as garrafas q guardo sao apenas as que eu tomo mesmo, que ja dou uma pre lavada assim q acaba a breja. Qualquer uma q venha de fora, eu passo a escova sempre e ja guardo no esquema. Mas nessa de tirar pó ou qualquer bichinho, relamente vou experimentar lavar com o iodo ao inves de detergente.
CO2 ta fora de cogitação, por grana e principalmente por espaço.
 
Acho a lavagem com escova indispensável.
Eu lavo com detergente e escova na parafusadeira.
Uso aqueles esguichos que acopla na torneira que só libera a água quando pressiona com a garrafa. Vende em qualquer brewshop e é fantástico pra tirar a espuma da garrafa.
Realmente é um saco lavar garrafas, mas acho que não vale arriscar.
 
Rapaze...a manha pra tirar a espuma, olha que apanhei uns anos, é ter uma mangueira ligeiramente inferior ao gargalo, ai vc acopla e mete ela dentro , a espuma vem na frente da água, sai toda, depois imborca tira e enchagua rapidão um resquício que fica de espuma....

Tb esfrego com esponja de casa mesmo elas por fora....
 
Rapaze...a manha pra tirar a espuma, olha que apanhei uns anos, é ter uma mangueira ligeiramente inferior ao gargalo, ai vc acopla e mete ela dentro , a espuma vem na frente da água, sai toda, depois imborca tira e enchagua rapidão um resquício que fica de espuma....

Tb esfrego com esponja de casa mesmo elas por fora....
Po, mas aí vai muita água fora. Com o esguicho é pouca água que usa, como a garrafa fica de cabeça pra baixo, a água desce arrastando a espuma. Não gasta 10 segundos.

images (1).jpeg

Esse que me refiro, tem opção pra duas garrafas até.
 
Rapaze...a manha pra tirar a espuma, olha que apanhei uns anos, é ter uma mangueira ligeiramente inferior ao gargalo, ai vc acopla e mete ela dentro , a espuma vem na frente da água, sai toda, depois imborca tira e enchagua rapidão um resquício que fica de espuma....

Tb esfrego com esponja de casa mesmo elas por fora....

é isso que faço com as minhas! tem que encher ela de água para expulsar toda a espuma para fora da garrafa assim como se fosse encher um growler de cerveja em uma torneira...
Depois que encho uma e expulso toda a espuma, derramo essa agua que esta dentro da garrafa em uma outra e assim por diante...deixo a torneira sempre aberta com pouca vazão para fazer isso e após esvaziar a garrafa de agua é só dar umas leves enxaguadas que não fica espuma nenhuma.
 
Eu já guardo elas limpas e no dia de envase vai só no iodofor. Meu abridor não amassa muito as tampinhas na hora de abrir, então tampo as garrafas com a mesma tampinha pra manter guardada.
 
é isso que faço com as minhas! tem que encher ela de água para expulsar toda a espuma para fora da garrafa assim como se fosse encher um growler de cerveja em uma torneira...
Depois que encho uma e expulso toda a espuma, derramo essa agua que esta dentro da garrafa em uma outra e assim por diante...deixo a torneira sempre aberta com pouca vazão para fazer isso e após esvaziar a garrafa de agua é só dar umas leves enxaguadas que não fica espuma nenhuma.
é....mas ai se vc joga água por cima a espuma fica mais demorada pra sair, a mangueira menor que o gargalo encosta no fundo da garrafa no meu caso, se quiser aproveitar a água dá de bolar algo por gravidade....
 
Back
Top