Escolhendo o Lúpulo para Witbier

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

mbpcoelho

New Member
Joined
Nov 11, 2014
Messages
2
Reaction score
0
Fala galera!
Então... estou na minha quarta brassagem.
Nas três primeiras fiz as tradicionais IPA e APA (Bom ponto de partida pra iniciantes né?)

Mas estou pensando em fazer uma diferente para o final de ano, e depois de experimentar algumas cervejas, decidi encarar uma witbier!!

A questão principal é: Já tenho os lúpulos Magnum e Fuggle aqui em casa, e a maioria das receitas que vi, utilizavam somente o Galena, para dar amargor e aroma.

Vocês acham que é possível utilizar uma combinação de Magnum e Fuggle (ou até mesmo um só deles) ou é uma experiência arriscada?? Não entendo muito de lúpulo ainda, então fiquei com medo de não chegar ao sabor final desejado.

Abaixo segue a receita montada:


Ingredientes
Pedo's Beer
3,25 kg Malte Pilsner
1,00 kg Malte de Trigo
0,25 kg Carared
13,00 g Magnum - Fervura 60,0 min
20,00 g Casca de Laranja (Ferver 5,0 mins) Especiaria
10,00 g Semente de Coentro (Ferver 5,0 mins) Especiaria
1,0 pkg T-58 Levedura

Com os 13g de Magnum devo chegar ao amargor desejado...
 
Olá @mbpcoelho

Ainda não fiz minha Wit, vai ser no próximo sábado mas pelo pouco que li por enquanto me parece que é uma exigência do estilo que ela seja bem clara (wit = branco).

Minha dúvida na verdade é sobre a adição do Carared, qual foi a cor estimada para a cerveja? Está entre SRM: 2 – 4 conforme o BJCP ou virou uma Belgian Pale Ale?

Abs,
 
Valeu pela ajuda @vsertori !!! Fiquei mais tranquilo agora.

@Masiero ,
A cor estimada em EBC é de 7,7 atualmente, sendo que a faixa para a witbier seria de 3,9 a 7,9 segundo o BS (ou seja, trabalhando no limite superior).

Quanto à utilização do carared, coloquei uma quantidade bem pequena, como você pode notar... A ideia principal é só de acrescentar um pouco do sabor...

Já fiz uma pequena mudança nesta receita enviada, incluindo 0,20Kg de Aveia em Flocos para ganhar um pouco no creme, mas vou experimentar esta receita com Carared e depois posto aqui como ficou... Creio que não perderá a caracterísitca de witbier.

Ainda sim, valeu pelo toque!
 
Basicamente uso o Magnum nas witt. As vezes coloco um tettnang, um saaz... Depende a Mood. Teve uma que coloquei Saphir e não achei legal
 
Olá amigo
Como falado aí acima, lúpulo em uma wit clássica tem papel secundário, pode usar o magnum tranquilo só pra dar um leve amargor, legal também é usar umas especiarias como semente de coentro e casca de laranja amarga. Agora não é regra, já fiz wit usando lupúlos cítricos para dar um aroma, acho que talvez o amarillo, não me lembro, mas só sei que ficou boa, bem refrescante.
 
Boa Noite,

Uma alternativa ao carared, seria substitui-lo por aveia em flocos (tipo de mercado mesmo). É relativamente usual em witbier.
Cuidado com o coentro, se abusar ele vai tirar o sabor de tudo.

Quanto ao lúpulo de boa o nugget, mais uma vez, interessante não abusar se quiser manter o estilo.
 
também substituiria o carared por uma aveia em flocos. não tem muito a ver usar malte caramelo em witbier.

magnum é sempre uma boa opção quando se quer um amargor limpo. iria nele como vc colocou na receita.

abraço
 
Back
Top