Erro sanitizante pac 200

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

sergiobrid

Well-Known Member
Joined
Jan 14, 2015
Messages
104
Reaction score
28
pessoal,

Cometi um erro ao sanitizar o fermentador e utensílios, usei o pac 200, porem nao prestei atençao e usei uma medida para cada litro de agua, depois de tudo pronto que fui ver que era uma grama para cada litro.

Coloquei 2,5 medidas que vem no pote em dois litros de agua

foi um exagero. Até ai tudo bem sanitizei tudo mas no fermentador ficou varias gotinhas do sanitizante, ja que não enxuguei o fermentador e coloquei o mosto la.

Será que tem algum problema esse exagero que fiz? e essa varias gotinhas que ficou no fermentador e no airlock será que pode dar problema na cerveja ou a quantidade é irrelevante para os 20 litros de cerveja?
 
@sergiobrid

Blz?

Você não terá problemas não!
Tem gente que usa o PAC um pouco mais concentrado para borrifar. Eu sempre usei na concentração de 0,5 a 1 g de pó por litro, pra deixar de molho.

O Ácido peracético se decompõe em ácido acético. No máximo um off-flavor que lembra vinagre, mas creio que teria que ficar muito resíduo concentrado pra isso.
 
Pensa numa sanitização cara! rsrs

eu uso 1g/litro de água morna - que dizem que é melhor ainda - e recirculo pelo equipamento com a bomba.
 
Vou aproveitar o tópico sobre o ácido peracético para postar minha dúvida.

Ontem usei pela primeira vez o pac 200 para sanitizar, antes usava álcool 70

Acontece que demorou muito para diluir, e inclusive usei sem diluir tudo, ainda tinha algumas partículas brancas na bacia que usei

Como posso fazer para diluir mais rápido? Esquentando a água? E outra, eu preciso ficar mexendo a água para que o pó dilua mais rápido?

Usei 1g de pac 200 para 2 litros de água
 
Vou aproveitar o tópico sobre o ácido peracético para postar minha dúvida.

Ontem usei pela primeira vez o pac 200 para sanitizar, antes usava álcool 70

Acontece que demorou muito para diluir, e inclusive usei sem diluir tudo, ainda tinha algumas partículas brancas na bacia que usei

Como posso fazer para diluir mais rápido? Esquentando a água? E outra, eu preciso ficar mexendo a água para que o pó dilua mais rápido?

Usei 1g de pac 200 para 2 litros de água

Procure mexer sim, se possível recircular com sua bombinha e com a saída da mangueira tentar diluir as "partículas brancas" que restaram. Não se preocupe com o que não diluir, o ácido evapora.
Mas sua dosagem foi abaixo do recomendado que é 1g/l
 
quantas gramas tem uma medida daquela ?

aquela medida não serve como medida, apenas como se fosse uma colher.
O produto é tão leve que se tu encher menos ou mais vai variar muito. O ideal é tu pesar em uma balança de precisão pra não errar na dosagem
 
Eu colocava em um PET 2L com água morna e sacudia bastante, facilita a diluição, mas não sei se é correto.

Agora migrei pro iodofor, muito mais prático, outra vida!
 
Back
Top