Equipamento Single Vessel Automatizado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Eduardo Diavam

Well-Known Member
Joined
Mar 8, 2021
Messages
91
Reaction score
33
Location
Pato Branco - Paraná
Olá galera, gostaria de ter o feedback de voces sobre equipamentos automatizados Single Vessel. Entre BeerMax, Guten, HomeBrew, EZBrew na base dos 3.500 de preço qual os pontos negativos e positivos em relação a elas. A alguma outra marca boa nessa base de preço? Quais as vantagens e desvantagens das panelas?
 
Boa tarde!!!
Acabei comprando um sistema destes.... é uma panela chinesa, com logo de algum brewshop que importa o produto.... comprei pelo ML!!
Achei muito bem acabado, muito bem embalado, completo, funcional (fiz apenas 01 brassagem - a próxima será no final de semana).
Pesquisei por um tempo e acabei na conclusão que os pontos críticos são a bomba e o painel digital (não convém molhar)... de resto, tudo em inox, sendo, aparentemente de qualidade...
Pessoal diz que prefere as marcas mais conhecidas por conta da garantia, mas a manutenção é fácil e barata, pelo que pude observar... por precaução abri o fundo da panela para me assegurar de não haver fios em contato com a resistência.... fiz algumas amarrações para não dizer que não precisava de nada....
Há vários vídeos destas panelas no Youtube, sobre operação, manutenção, limpeza, capacidades, funcionalidades, etc...
Não acho que vá me arrepender... muito mais fácil de operar que meu sistema antigo de 03 panelas...
Abraços e boa sorte.
 
Comprei a de 40L da Inversa (MicroCervejaria Inversa 40 litros (Single Vessel) - Standard 2021 - Inversa BrewShop)... Olhei hoje ta indisponível mas sempre chega mais. Lembro que foi a que tava mais em conta na época, acho que paguei 2800.
Essa é a famosa chinezinha, que vendem como diversas marcas (Guten, HomeBrew...).
Também não tenho nada a reclamar dela. Tudo em inox, até hoje não deu problema nenhum, bem acabada, bonita e a inversa dá garantia de defeito de fabricação.
Recomendo.
 
Sim, ouço muito falar desse modelo, o problema é a disponibilidade, dólar alto e pandemia dificultaram a compra dessas que pegam em coletivas, o preço ta mais salgado que o normal
 
Apesar da Beermax n ser de inox e fazer quase a metade da litagragem da de 52l pelo mesmo preço, ouço falar muito bem dela, disque tem uns diferenciais muito bons, ela ser meio minimalista é o que mais me agrada, mas to meio em duvida ainda...
 
quando eu comprei o dolar ja estava nesses patamares de 5,40... acho q não deve aumentar muito o proximo carregamento. Manda um email perguntando se tem previsao de chegar
 
Só pra deixar o relato, acabei comprando uma Inversa de 65L com cesto de inox, sem recirculação e programação de etapas da brasagem. Futuramente pretendendo comprar uma bomba para recirculação. Ja fiz uma brassagem, gostei bastante da panela. Pontos negativos, acho que demora um pouco pra chegar nas temperaturas desejadas, e tambem levantar o cesto de inox com malte não é muito facil, mas é um ótimo produto. Optei sem automatizações de processo devido a eu não achar muito necessário.
 
@Eduardo Diavam,
Estou pensando em adquirir essa mesma panela, você comentou na demora para realizar as rampas, sabe me dizer mais ou menos quanto tempo ela demora para subir 1 grau?
 
@Eduardo Diavam,
Estou pensando em adquirir essa mesma panela, você comentou na demora para realizar as rampas, sabe me dizer mais ou menos quanto tempo ela demora para subir 1 grau?
Pior que não calculei isso, mas não é muito não, fiz uma receita pra 40l, total de 48l de agua. Demorou um pouco, mas nada demais não. Se acaso isso for um problema muito grande da pra comprar aqueles ebulidor pra ajudar.
 
Pior que não calculei isso, mas não é muito não, fiz uma receita pra 40l, total de 48l de agua. Demorou um pouco, mas nada demais não. Se acaso isso for um problema muito grande da pra comprar aqueles ebulidor pra ajudar.
Cara ia falar isso, eu tenho uma inversa de 52 lts e queria mais rapidez na subi de rampas. COmprei um ebulidor e matei esse problema. A resistencia de 3000w é pouco pra ela. Uso um ebulidor de 200w
 
Bom dia galera!!!
Minha SV de 52L eleva a temperatura à razão de 1ºC/Min... penso ser a base para equipamentos elétricos e uma razão segura para não caramelização do mosto.
E lembre-se... para maior desempenho do equipamento, sua instalação elétrica deve ser adequada e sempre que estiver subindo rampa, deve-se usar a bomba de recirculação..... até mesmo para fervura, com o cesto levantado, engate uma mangueira no bico de retorno e coloque para dentro da panela. Use assim até 80º C, que é a tolerância térmica da bomba.
Abraços
 
Cara ia falar isso, eu tenho uma inversa de 52 lts e queria mais rapidez na subi de rampas. COmprei um ebulidor e matei esse problema. A resistencia de 3000w é pouco pra ela. Uso um ebulidor de 200w
Rapaz, pensei nisso hoje. Tenho uma panela como a sua e ontem fiz uma brassagem que demorou bastante em razão da demora da panela para subir a temperatura. Vou comprar um aqui também e testar.
 
Bom dia galera!!!
Minha SV de 52L eleva a temperatura à razão de 1ºC/Min... penso ser a base para equipamentos elétricos e uma razão segura para não caramelização do mosto.
E lembre-se... para maior desempenho do equipamento, sua instalação elétrica deve ser adequada e sempre que estiver subindo rampa, deve-se usar a bomba de recirculação..... até mesmo para fervura, com o cesto levantado, engate uma mangueira no bico de retorno e coloque para dentro da panela. Use assim até 80º C, que é a tolerância térmica da bomba.
Abraços
Exatamente, 1 grau por minuto é o ideal. Sabe qual foi o volume em litros que você conseguiu essa razão?
Com essa informação consigo calcular a eficiência da resistência elétrica e ver quanto tempo realmente demora para a de 65 litros.
 
Exatamente, 1 grau por minuto é o ideal. Sabe qual foi o volume em litros que você conseguiu essa razão?
Com essa informação consigo calcular a eficiência da resistência elétrica e ver quanto tempo realmente demora para a de 65 litros.
Esta medição consegui com 50 litros de água na fase inicial de aquecimento, onde levo até quase 75 graus, depois disso retiro 20 para lavar os grãos e trabalho na brassagem com aproximadamente 30 litros.
Não deve ser a mesma razão quando tratamos de mosto, pois este contém açúcar, alterando densidade e tudo mais.... se é que me entende.
Ah... não esqueça a recirculação, pois faz muita diferença na elevação das rampas....
 
Esta medição consegui com 50 litros de água na fase inicial de aquecimento, onde levo até quase 75 graus, depois disso retiro 20 para lavar os grãos e trabalho na brassagem com aproximadamente 30 litros.
Não deve ser a mesma razão quando tratamos de mosto, pois este contém açúcar, alterando densidade e tudo mais.... se é que me entende.
Ah... não esqueça a recirculação, pois faz muita diferença na elevação das rampas....
Sim, concordo que a razão não é a mesma. Mas é só para ter um numero aproximado e fazer o calculo do tempo para a panela de 65L. Obrigado pela informação!
 
Comprei a de 40L da Inversa (MicroCervejaria Inversa 40 litros (Single Vessel) - Standard 2021 - Inversa BrewShop)... Olhei hoje ta indisponível mas sempre chega mais. Lembro que foi a que tava mais em conta na época, acho que paguei 2800.
Essa é a famosa chinezinha, que vendem como diversas marcas (Guten, HomeBrew...).
Também não tenho nada a reclamar dela. Tudo em inox, até hoje não deu problema nenhum, bem acabada, bonita e a inversa dá garantia de defeito de fabricação.
Recomendo.
Vcs que usam a inversa, o que acharam da fervura ? tenho uma de 70L e estou achando a fervura muito fraca, quando coloquei 65 litros nem mesmo parecia estar fervendo...
 
Tenho A de 65L, fiz a fervura com uns 48l e tava bem vigorosa, não pretendendo fazer muito mais que isso, deixei a todo momento a resistencia no máximo. Lembrando que não tenho bomba de recirculação.
 
Vcs que usam a inversa, o que acharam da fervura ? tenho uma de 70L e estou achando a fervura muito fraca, quando coloquei 65 litros nem mesmo parecia estar fervendo...
A fervura da minha de 50L não é grande coisa mas suficiente. Mas demora para subir as rampas, estou pensando em pegar uma resistência secundária como o @Bruno Nery fez.
 
Vcs que usam a inversa, o que acharam da fervura ? tenho uma de 70L e estou achando a fervura muito fraca, quando coloquei 65 litros nem mesmo parecia estar fervendo...
Tem uma questão importante que é a altitude....
Ao nível do mar, ferve-se a 100ºC, o que demanda bastante energia, muito mais que na minha cidade, por exemplo, a 700 metros, que ferve a 97,5ºC
Fiz uma pesquisa, e seu estado é assim:
"O relevo do Estado de Rondônia é composto basicamente por planícies e planaltos baixos, esses possuem, em média, altitudes que variam entre 90 a 1000 metros em relação ao nível do mar."
Talvez, se sua cidade for mais baixa, a fervura fique fraca, ou, talvez, menos vigorosa....
Abraços
 
A fervura da minha de 50L não é grande coisa mas suficiente. Mas demora para subir as rampas, estou pensando em pegar uma resistência secundária como o @Bruno Nery fez.
Cara acho que vale a pena, fiz uma brassagem com o ebulidor e gostei, achei mais rápido. Fora o preço que foi R$ 50 só
 
Vcs que usam a inversa, o que acharam da fervura ? tenho uma de 70L e estou achando a fervura muito fraca, quando coloquei 65 litros nem mesmo parecia estar fervendo...
Wagner, sabe qual foi teu volume pós fervura?
 
Back
Top