Equipamento para as primeiras brassagens

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joao_maluf

Active Member
Joined
Nov 27, 2014
Messages
41
Reaction score
37
Colegas,

Aqui está o equipamento para minhas primeiras brassagens. Tudo bem manual para ver onde estão os "pulos do gato" antes de sofisticar o material e automatizar uma ou outra etapa.

São três panelas de alumínio, duas de 32 L para cozimento e fervura e uma de 15 L para sparging. A panela de cozimento vai usar uma bazooka feita com proteção de mangueira de gás em aço inox.

O resfriamento usará dois chillers de 7,5 m de cobre, um no mosto e outro em banho de água, gelo, álcool e sal, em circuito fechado. Nos primeiros minutos pretendo usar água corrente aproveitando o maior gradiente de temperatura. Esta água vai encher o banho frio para minimizar o desperdício.

Consegui uma geladeira que está ligada a um controlador COEL TLZ11. O fermentador vai ser um balde de plástico alimentício com poço termométrico de 30 cm na tampa e um airlock de plástico comum.

Separei um armário da cozinha onde guardo os insumos, produtos de limpeza, frascaria, densímetros e etc...

É isto.
 

Attachments

  • 20141201_191051.jpg
    20141201_191051.jpg
    194.1 KB · Views: 807
  • 20141201_191011.jpg
    20141201_191011.jpg
    212.2 KB · Views: 781
  • 20141201_190922.jpg
    20141201_190922.jpg
    145.8 KB · Views: 799
  • 20141201_191120.jpg
    20141201_191120.jpg
    166.8 KB · Views: 735
Acho que esta começando muito bem... principalmente com controle de temperatura na fermentação.
Com certeza fará boas cervejas!
 
Caros Tavares e nandopavao,

obrigado pelo incentivo. Percebi que o controle da temperatura e do metabolismo dos bichos nas etapas da fermentação são mais importantes do que imaginava a princípio.

Coloquei abaixo um esquema simples da ideia de circuito fechado. A bomba de circulação eu encontrei na rua Florêncio de Abreu aqui em São Paulo. É pequena e tem cerca de 1/6 hp. Acho que poderia ser mais fraca mas custou bem barato.

Dá para usar aquelas fórmulas de física de colegial para calcular, na teoria, quanta água gelada precisa para resfriar o mosto até os 20 ou 25°C.
 

Attachments

  • circuito fechado.jpg
    circuito fechado.jpg
    57.5 KB · Views: 651
Muito bom João! Estou muito afim de fazer esse esquema para economizar água no resfriamento mas não achei a bomba adequada. Me dá mais infos dessa bomba? Ela serve originalmente para que?

Muito obrigado!
 
Nandopavao,

fiz a primeira brassagem no sábado.

Para resfriar, fiz um sistema aberto nos primeiros minutos. A água vinha da torneira, passou pelo chiller primário em um balde com água, depois no chiller dentro do mosto e depois despejada no tanque da lavanderia de casa. Em poucos minutos a temperatura caiu para uns 55 oC e ai eu fechei a torneira, fechei o cirucito na bomba e enchi o balde com gelo, bastante gelo. Não demorou 25 minutos para chegar a menos de 25 oC.

Depois usei a água do tanque para lavar as panelas.

A bomba foi uma Intech Machine 1/6 que comprei na Florêncio de Abreu mas acho que era fim de estoque. É usada para circular água daqueles tanques ornamentais de quintal. Ela tem vazão horizontal de 1500 litros por hora mas eu não acho - não medi - que chegue a este valor.

Joao
 

Attachments

  • IMG-20141207-WA0018.jpg
    IMG-20141207-WA0018.jpg
    602.7 KB · Views: 678
Muito bom João! Estou muito afim de fazer esse esquema para economizar água no resfriamento mas não achei a bomba adequada. Me dá mais infos dessa bomba? Ela serve originalmente para que?

Muito obrigado!

Cara, pra isso pode ser qualquer bomba. pode ser de aquário, de máquina de lavar louça, etc. Como não vai circular o mosto por dentro dela, não precisa ser alimentícea. Se fizer uma pequena passagem só com água da torneira, ela nem vai operar em temperaturas muito quentes...
 
Cara, pra isso pode ser qualquer bomba. pode ser de aquário, de máquina de lavar louça, etc. Como não vai circular o mosto por dentro dela, não precisa ser alimentícea. Se fizer uma pequena passagem só com água da torneira, ela nem vai operar em temperaturas muito quentes...

Já tentei com as duas bombas mas nenhuma delas aguenta bombear a água por dentro de 2 chillers.

Abraços
 
Amigo, parabens pelo equipamento.
Pode me tirar umas dúvidas?

Quanto tempo você está levando pra resfriar o mosto?

Quanto custou a bomba?

Onde comprou o poço termométrico? Quanto custa? É fácil de instalar?

Obrigado e abraço.
 
Amigo, parabens pelo equipamento.
Pode me tirar umas dúvidas?

Quanto tempo você está levando pra resfriar o mosto?

Quanto custou a bomba?

Onde comprou o poço termométrico? Quanto custa? É fácil de instalar?

Obrigado e abraço.

Caro Bruno,

eu fazia um circuito aberto por uns cinco minutos com água da torneira em temperatura ambiente aproveitando o maior gradiente de temperatura e em seguida enchia o balde com a serpentina fria com gelo e água e fechava o sistema. Demorava mais uns 20 minutos para chegar em 25 ou 24 graus. Estou abandonando a fase aberta pela economia de água aqui em São Paulo.

A bomba eu comprei na Florêncio de Abreu como descrito num post acima.

O poço veio da Lamas; é um tubo simples de aço inox fechado em uma extremidade. Comprei junto um anel de vedação. É só furar a tampa com o diâmetro adequado e inserir o anel. O poço entra e sai conforme a necessidade de uso ou lavar. Custou uns 70 contos e o anel uns 2.

Dica; o anel tem um chanfro na circunferência e deve entrar apertado no furo. Se não, o poço fica pouco firmo.

Joao
 
João, na minha próxima brassagem quero fazer um circuito fechado assim. Mas fiquei com uma dúvida. Quando a água quente volta para o chiller gelado, deve derreter o gelo bem rápido né? Quanto de gelo você está utilizando a cada brassagem pra resfriar o teu mosto?
 
João, na minha próxima brassagem quero fazer um circuito fechado assim. Mas fiquei com uma dúvida. Quando a água quente volta para o chiller gelado, deve derreter o gelo bem rápido né? Quanto de gelo você está utilizando a cada brassagem pra resfriar o teu mosto?

Verdade, acho que seria mais eficiente jogar a água fora mesmo e usar sempre uma água "nova" da torneira. Ou guardar em outro recipiente pra usar de outra forma depois(lavar louca, roupa etc).
 
Eu faço levas de 20 a 30L e recirculo a água que passa no chiller... mas a agua que sai do chiller nos primeiros minutos sai quase fervendo, ai vo usando ela pra lavar a panela de mostura... quando chega la pelos 50 graus, ai comeco recircular num tonem de 50L, com aproximadamente 10kg de gelo... chega em 25 graus em meia hr aproximadamente...
 
Eu faço desta forma. A água vem da torneira e passa por uma serpentina em um balde só com água, sem gelo. Ai ela passa pela serpentina no mosto e cai no tanque de casa. Nos primeiros minutos o gradiente de temperatura entre o mosto e a água da torneira é grande. Não precisa de um fluxo muito grande de água. A medida que o mosto esfria esta diferença diminui e as trocas ficam menos eficientes. Aí eu fecho o circuito e meto gelo no balde com a serpentina fria.
 
Eu uso dois pacotes daqueles que você encontra em posto de gasolina. Mas sobra o equivalente a meio pacote.
 
Seu sistema e bem parecido com o meu.

Pra quem quer saber.. a bomba que eu uso sao bombas parecidas com estas:
http://lista.mercadolivre.com.br/bomba-maquina-de-lavar

Comprei online mas na minha cidade achei em loja de refrigeracao.

Eu conheco gente que usa a mesma pra um sistema HERMS, a Bomba suporta ae 80 graus segundo o fabricante (no meu caso), eu nunca usei mas quem usa nao esta tendo problemas mesmo nao sendo alimenticia.

Teria como mandar uma foto da sua bomba ae e a conexao das mangueiras nela? No caso da minha e de 3/4. Coloquei um niple pra reducao pra 1/4 por causa do chiller.

Tambem utilizo sistema fechado, obviamente so fecho apos alguns minutos de agua corrente, uma dica que eu posso dar e: Se programem e no dia anterior ou ate mesmo no mesmo dia bem mais cedo facam gelo em potes de sorvete. Fica parrudo e aguenta bastante tempo!

*Mal, estou sem acentuacao.

Abracos
 
Back
Top