Equipamento "completo" para 50 litros

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Leonesio

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
106
Reaction score
102
Senhores,

Procurando por um sistema single vessel pra fazer 50 litros de cerveja, já que não tenho espaço físico pra dispor várias panelas, encontrei este produto no Mercado Livre :

http://produto.mercadolivre.com.br/...eja-artesanal-inox-65-litros-_JM#questionText

O vendedor garante que não precisa de recirculação do mosto (e que o fundo da panela não carameliza o mosto...), mas eu imaginei fazer a brassagem com uma bombinha ligada recolhendo pela torneira de saída e jogando na panela interna, pra melhorar o mash e deixar o mosto mais limpo.

O que acham?
 
loucura, acho caro por apena uma panela para usar sistema BIAB. Compra uma panela de 50 litros e um grain bag que da no mesmo e faz cerveja no modo BIAB, com 250 reais no maximo vc tem o mesmo sistema.

ou se quiser compra uma penela de 64 e coloca a de 50 dentro e manda fazer uns furos embaixo que da na mesma, só nao se esqueça de que erguer um kit desse de 50 litros com os graos encharcados não é facil sempre terá que ter alguem pra ajudar a levantar
 
Sérgio, eu penso que o preço está bom, lancei a discussão pra ver as opiniões contrárias... Um grain bag não iria deixar passar muito trub? Com uma panela interna de fundo em forma de peneira, como esta do anúncio, eu não conseguiria manter a cama filtrante de malte? E se ligasse a tal bomba de recirculação, como citado acima, não iria ter um mosto bem limpo?

Erguer a panela interna não é problema, já bolei um esquema de t-four pra fazer isso.

Queria saber da eficiência desse sistema, sem usar o sparge.
 
Se vc for usar uma bomba não tem porque não fazer sparge.... com certeza vai ser tranquilo, daria pra fazer até com jarra, não vejo dificuldade nesta etapa
 
Sérgio, eu penso que o preço está bom, lancei a discussão pra ver as opiniões contrárias... Um grain bag não iria deixar passar muito trub? Com uma panela interna de fundo em forma de peneira, como esta do anúncio, eu não conseguiria manter a cama filtrante de malte? E se ligasse a tal bomba de recirculação, como citado acima, não iria ter um mosto bem limpo?

Erguer a panela interna não é problema, já bolei um esquema de t-four pra fazer isso.

Queria saber da eficiência desse sistema, sem usar o sparge.

Magina, o grain bag nao deixa passar nada de sujeira, em minha opnião , funciona melhor que fundo falso, filtra muito mais. eu uso o grain bag no lugar de fundo falso, na moagem faço bem moido uase farinha e nem pensar em problemas de entupimento.

Não que esse equipamento que voce mostrou nao seje bom, deve ser sim, só falo em questao do preço que voce poderia econimizar muito e ter o mesmo resultado.

Ta certo a panela é de inox etc o preço é justo pelo material, mas panelas de aluminio que é mto mais barato faz o mesmo efeito entende.

Com o preço dessa panela vc compra um kit completo com fermentador de fundo conico refratometro etc, que ira ajudar mto.

Claro vai do seu gosto, a penela é bonita de inox etc, só falo em questao de economia para gastar menos

Olha esse video que bacana, é um sistema igual esse que voce está querendo comprar 2 panelas uma bem mais furada para dar vasão melhor, ai se quiser esse sistema e quiser economizar por fazer com 2 panelas de aluminio e mandar furar uma, ai caso queria algo mais bonito fica com essa e inox que está vendo.

Mas veja no video que ele usa grain bag pois garanto que filtra muito e funciona muito bem
Garanto para voce que filtra muito mais do que a tela de panela que voce está querendo comprar e voce pode até moer mais fino para aumentar o rendimento, que o grain bag da conta do recado.

nessa penela do video, pode ver que tem uns furos bem largos para ajudar na vasão do liquido
Voce faz a recisculaçao do mosto normalmente via bomba ou manual e depois que ergue a penela faz uma lavagem para retirar mais açucares

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=tlz_858ooWE[/ame]
 
Eu entendo, de fato o alumínio é bem mais barato, concordo plenamente. Mas estou querendo mesmo partir pro aço inox. Vou tentar descrever melhor o que tenho em mente :

Com este esquema do anúncio, acredito que vou poder manter a bomba de recirculação ligada direto, durante toda a brassagem. Com isso não precisarei mexer o mosto, pois todo o líquido abaixo do fundo falso estará recirculando para o topo da panela interna, permeando o malte e voltando pro fundo. Ou seja, promoveria brassagem e sparging simultâneos. Então a água total necessária para a fervura já seria colocada no início do processo. Se isso de fato der certo estarei economizando muito tempo no processo, além de estar automatizando uma parte dele, pois apenas irei acompanhando as rampas e patamares. Ficou mais claro?
 
Normalmente uso BIAB tbm com uma bomba p recircular + aquecimento elétrico com um ebulidor.

Quanto a recirculação não há uma vazão muito boa com o tecido de voil, ele restringe bastante. A vazão é bem restrita e tenho que regular o retorno bem lento da bomba e a cama de grãos demora a se formar.
Já tive problemas de entupimento brassando weiss e tive q desligar a bomba e fazer tudo manual.

Em relação ao trub não vejo problema nenhum, pois ao final da fervura precipita tudo no whirpool.
Agora quanto a farinha da moagem, ela passa pelo tecido, recircula e deposita em cima da cama de grãos.

Sparge é interessante pois mesmo usando BIAB, se utilizar um sistema semelhante a esse do vídeo ou do mercado livre, com uma panela interna, é só elevar ela no momento da lavagem dos grãos e ir lavando. Aí não é necessário ficar espremendo o saco de grãos.
Nesse momento do sparge, com a panela içada, já pode ir aquecendo o mosto p a fervura enquanto os grãos são lavados.

No final da lavagem o mosto sai limpo o que demonstra uma boa eficiencia da lavagem dos grãos.

O único problema é o tamanho da tua leva. Se for muito volumosa, o peso da panela com os grãos vai ser um empecilho e içar ela sozinho.....

Estou pensando em testar um fundo falso semelhante ao esquema de 10L do Guenther. O problema seria a limpidez do mosto e talvez haver muito depósito da farinha da moagem, mas a recirculação dá conta de depositar tudo em cima da cama de grãos.
E com fundo falso a recirculação seria mais rápida.
 
entendi o que voce quer fazer. esse sistema de recirculaçao continua é usado por muita gente que tem panelas automaticas tipo a braumeister, alguns usam outros não existe prós e contras com esse método, ai quem vai te falar melhor é quem tem as panelas automaticas.
Ja vi um topico aqui no forum discutindo isso de recirculaçao direta, só nao lembro onde

esse video mostra algo parecido de recirculaçao continua, ele fez uma gambiarra danada mas que aparentemente deu certo rsrsrsrs

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=sq7xN5Mm_jY[/ame]
 
Sergio eu já uso a recirculação direta. É muito mais prático e eficiente.
O problema é quando se depara com a questão do peso do cesto interno, se precisar içar. Pois no restante se faz tudo, se não quiser fazer sparge, em uma panela só. Mas, ao meu ver, só p levas de volumes pequenos e médios.

O interessante seria eliminar a parte de movimentar as panelas. Aí que o sistema do Guenther se torna interessante.

O que eu faço hj, p levas de no máx. 30L é usar uma panela com um cesto interno e outra p agua da lavagem.
A bomba conectada nas duas panelas.
Faço recirculação constante.
Elevo o cesto no final da conversão dos amidos, fecho o registro da recirculação e abro o da agua do sparge.
Sigo com o ebulidor ligado, já aquecendo o mosto p fervura, enquanto vou lavando os grãos.

O problema que eu constato é que a praticidade se vai quando tem que se elevar o cesto (pesado e perigoso pelo calor) e pela filtração lenta na recirculação limitada pelo tecido de voil.
 
É isso que eu quero! Mas sem fazer sparge. Coloca-se toda a água do processo logo no início, e controla-se somente os patamares e rampas. Depois do mash-out ergue-se a panela interna com ajuda de uma talha ou t-four.

Obrigado, Sérgio!
 
Vai ficar prático Leonésio. Utilizando uma bomba p recircular vai ter um mosto bem limpo.

E podes tbm adaptar uma resistência elétrica. Só vai interferir quando precisar içar o cesto!

No mais dá tempo, de sobra, para cuidar do churrasco, hehe..
 
É isso que eu quero! Mas sem fazer sparge. Coloca-se toda a água do processo logo no início, e controla-se somente os patamares e rampas. Depois do mash-out ergue-se a panela interna com ajuda de uma talha ou t-four.

Obrigado, Sérgio!

então essa panela do anuncio vai ficar 10, ela é bonita e parece ser boa, um pouco caro mas por ser de inox e ja tudo no jeito para fazer sem ter trabalho de adaptar acho que deva valer a pena.

Depois se der tudo certo posta pra gente fotos e o processo como foi
 
o equipa parece bem legal para quem quer trabalhar com uma panela apenas.

Só achei meio "propaganda enganosa" o cara falar que pode se fazer rampas a vontade sem necessitar de recirculação, visto que mesmo que os grãos não estejam em contato com o fundo, o mosto da camada do fundo da panela pode caramelizar com o fogo.
 
Desafio qualquer sistema com grainbag a deixar um mosto mais limpo que qualquer sistema HERMS ou RIMS razoavelmente bem feito e bem utilizado.

Grainbag é feito para REALMENTE filtrar, pois ele retem tudo.

Fundo falso NÃO é pra filtrar, é pra RETER os grãos...... o que filtra é a CAMA DE GRÃOS, que deve ser corretamente mantida/construída pelo cervejeiro durante o processo.

Ocorre que muita gente não sabe fazer isso, e coloca a culpa no fundo falso.... quando a culpa, na verdade, é do cervejeiro e em alguns casos raros, do fundo-falso mal construído.

Abraço,
 
Exato! O que filtra é a cama de grãos. O pó, farinha, que passa vai sendo recirculada e remontada na superfície da cama de grãos. Aí sim fica o mosto limpo.
Mas se mexer os grãos dentro do grainbag passa toda a parte fina da granulação e o mosto fica turvo.
 
Back
Top