enxofre (podre) ao fim da fermentação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

valtert

Well-Known Member
Joined
Jun 19, 2014
Messages
432
Reaction score
131
Location
Florianopolis
Depois da experiência triste que tive, pesquisei bastante e encontrei diversas "apresentações" e causas do cheiro de enxofre na cerveja. Mas tudo que li foi muito genérico e não consegui relacionar com o problema que tive.

O que aconteceu foi o seguinte: brassagem normal, IRA com US-05, inoculado e fermentado a 17 graus. Após 7 dias, aumentando a temperatura lentamente conforme a atividade no airlock baixava, medi a densidade: 1.013. Cheiro de enxofre. Cor de bala toffee, leitosa. Ok, achei normal, pensei que o enxofre logo ia embora.

Era uma IRA então deixei no fermentador e fui olhar após 30 dias. Densidade 1.013. Cheiro de enxofre muito forte, de podre, esgoto. Muito ruim mesmo. Levei em um encontro da ACervA e sugeriram contaminação. Depois de alguns dias resolvi que era hora de mandar o investimento, dedicação e paciência para o ralo. Enquanto drenava o cheiro era bem desagradável, e o sentimento também.

Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido? Ficarei muito agradecido com qualquer contribuição :)
 
Fiz uma Bélgian pale Ale com belgian Ale bio 4 e deu essa bomba, cheiro de ovo podre, achei que deu merda, o gosto era normal
Envasei e após 2 semanas o cheiro sumiu 98%
Não sei oque rolou
 
Contaminação, muito provavelmente causada por resquício de sujeira (e é isso mesmo). Basicamente, é como colocar uma comida nova num prato sujo e guardar na geladeira. Com o tempo, a sujeira anterior apodrece todo o resto.

Abraço,
 
Fiz uma Bélgian pale Ale com belgian Ale bio 4 e deu essa bomba, cheiro de ovo podre, achei que deu merda, o gosto era normal
Envasei e após 2 semanas o cheiro sumiu 98%
Não sei oque rolou

Algumas leveduras realmente podem causar esse odor de ovo podre durante a fermentação, mas isso some logo após. Até onde eu sei a US-05 não faz isso, e tendo persistido o odor só pode ser contaminação mesmo.
 
Bom, como você relatou, acho que, no seu caso, não há dúvidas que é contaminação.

Agora, um leve odor de enxofre (H2S) usando o M20, já aconteceu comigo três vezes com este fermento em levas de trigo.

Acho importante aumentar a temperatura na secundária para se livrar do gás remanescente. Manter a temperatura em 17 graus quando se usa o M20 pode não ser uma boa opção.
 
Obrigado pelas contribuições, acredito ser contaminação mesmo. Vou caprichar mais na limpeza, talvez usar cloro pra desincrustar bem o fermentador.

@Cipriani @ZRoberto Também já tive odor sulfuroso com o M20, mas era bem diferente, menos intenso e menos "podre", mais pro ovo mesmo, criei um tópico a respeito, na época. Nesse momento estou com uma smoked weizen fermentando com o Lallemand Munich, 35L nessa bombona de 50L e o blow-off está bombando!! Isso com 17C, em breve vou subir. Tomara que seja só o fermento que está fazendo essa festa hehe
 
Obrigado pelas contribuições, acredito ser contaminação mesmo. Vou caprichar mais na limpeza, talvez usar cloro pra desincrustar bem o fermentador.

@Cipriani @ZRoberto Também já tive odor sulfuroso com o M20, mas era bem diferente, menos intenso e menos "podre", mais pro ovo mesmo, criei um tópico a respeito, na época. Nesse momento estou com uma smoked weizen fermentando com o Lallemand Munich, 35L nessa bombona de 50L e o blow-off está bombando!! Isso com 17C, em breve vou subir. Tomara que seja só o fermento que está fazendo essa festa hehe

Como está medindo o volume na bombona?
 
@jonnes eu meço na panela no fim da fervura com uma régua (mas ainda quero marcar com dremel na panela de fervura igual fiz com a de mostura). Depois meço o que sobrou de trub e desconto :)
 
Desincrustar = soda cáustica

Cloro não adianta muito.

Beleza, soda no fermentador então, talvez já largo a pá e mangueiras atóxicas dentro.

Agora, uma dúvida que ficou. Eu lavo fermentador e panelas com uma mangueira de jardim, no chão mesmo. A mangueira fica lá desconectada semanas, provavelmente com um pouco de água dentro, no tempo... Se formar limo dentro dela (ou bolor, apodrecer, etc) pode me causar problemas usar ela pra enxaguar o equipamento? Fermentador e chiller vou sanitizar antes de guardar, ok. Panelas teria necessidade?

Muito obrigado! :mug:
 
Beleza, soda no fermentador então, talvez já largo a pá e mangueiras atóxicas dentro.

Agora, uma dúvida que ficou. Eu lavo fermentador e panelas com uma mangueira de jardim, no chão mesmo. A mangueira fica lá desconectada semanas, provavelmente com um pouco de água dentro, no tempo... Se formar limo dentro dela (ou bolor, apodrecer, etc) pode me causar problemas usar ela pra enxaguar o equipamento? Fermentador e chiller vou sanitizar antes de guardar, ok. Panelas teria necessidade?

Muito obrigado! :mug:

Cara.. as panelas são o MAIS importante.. Nunca guarde nada sujo! A sanitização por mais chato que possa ser, é um dos pontos mais importantes pra você fazer uma boa cerveja, então crie esse habito de limpar todos os seus equipamentos antes de guarda-lo!

Abraço.
 
Cara.. as panelas são o MAIS importante.. Nunca guarde nada sujo! A sanitização por mais chato que possa ser, é um dos pontos mais importantes pra você fazer uma boa cerveja, então crie esse habito de limpar todos os seus equipamentos antes de guarda-lo!

Abraço.
Sim, com certeza nunca deixaria de lavar. A dúvida é se faz sentido sanitizar as panelas após a limpeza.

Mas a maior dúvida mesmo é com relação a mangueira de água, que me deixou encucado...
 
Sim, com certeza nunca deixaria de lavar. A dúvida é se faz sentido sanitizar as panelas após a limpeza.

Mas a maior dúvida mesmo é com relação a mangueira de água, que me deixou encucado...

Não vejo sentido em sanitizar as panelas.

No final o mosto vai ser fervido por pelo menos uma hora, e isso vai esterilizar tudo.

Se tudo tivesse que estar sanitizado antes de fazermos o mosto, então teríamos que sanitizar o malte também.

Já imaginou quantos micro organismos não vivem nas sacas de malte?
 
A sanitização é essencial na parte fria da brassagem, pós fervura. Um dos objetivos da fervura é justamente esse de esterilizar o mosto. A panela deve ser limpa, mas não precisa ser sanitizada.

Assim que eu desligo o fogo, acendo no meu cerébro uma luz amarela e fico extremamente atento. Borrifo iodofor em tudo e limpo constantemente as mãos com álccol 70%. Sem contar que tudo que vou colocar em contato com o mosto fica imerso em solução de biophor, dentro de um balde, a partir do meio da fervura.
 
@Cipriani Também procedo dessa forma, sou bem metódico com a sanitização na parte fria, por isso acredito que meu problema seja realmente na limpeza.

Por isso a questão sobre a água utilizada na limpeza, passando por uma mangueira de jardim. Alguém sabe esclarecer isso?

Eu lavo fermentador e panelas com uma mangueira de jardim, no chão mesmo. A mangueira fica lá desconectada semanas, provavelmente com um pouco de água dentro, no tempo... Se formar limo dentro dela (ou bolor, apodrecer, etc) pode me causar problemas usar ela pra enxaguar o equipamento?
 
Depois da experiência triste que tive, pesquisei bastante e encontrei diversas "apresentações" e causas do cheiro de enxofre na cerveja. Mas tudo que li foi muito genérico e não consegui relacionar com o problema que tive.

O que aconteceu foi o seguinte: brassagem normal, IRA com US-05, inoculado e fermentado a 17 graus. Após 7 dias, aumentando a temperatura lentamente conforme a atividade no airlock baixava, medi a densidade: 1.013. Cheiro de enxofre. Cor de bala toffee, leitosa. Ok, achei normal, pensei que o enxofre logo ia embora.

Era uma IRA então deixei no fermentador e fui olhar após 30 dias. Densidade 1.013. Cheiro de enxofre muito forte, de podre, esgoto. Muito ruim mesmo. Levei em um encontro da ACervA e sugeriram contaminação. Depois de alguns dias resolvi que era hora de mandar o investimento, dedicação e paciência para o ralo. Enquanto drenava o cheiro era bem desagradável, e o sentimento também.

Alguém tem alguma ideia do que pode ter acontecido? Ficarei muito agradecido com qualquer contribuição :)
To com o mesmo problema usando o US 05 ... cheiro muito ruim, to na maturação e espero que ele vá embora, mas creio q possa ser contaminação tmb :(
 
To com o mesmo problema usando o US 05 ... cheiro muito ruim, to na maturação e espero que ele vá embora, mas creio q possa ser contaminação tmb :(

Como o pessoal respondeu ali em cima (e experiência minha tb), o US-05 não vai gerar esse sub-produto durante a fermentação. Eu tive isso com fermento Belga, o T-58, como outro amigo ali em cima falou tb.
Masss como a esperança é a última que morre, vale a pena vc esperar a maturação. Sobe a temperatura para 22ºC pelo menos. Outra coisa, o H2S é bem volátil, então tem algumas técnicas para ajudar a acelerar a volatilização, mas depende do equipamento q vc tem:

 
Já tive este problema com US-05 duas vezes e, em ambas, ao subir a temperatura no fim da fermentação, resolvi o problema. Como fiz:
- Inoculei a 17
- Deixei o controlador em 18.5 e deixei subir até lá
- Quando cheguei em 80% da atenuação subi para 20
- Depois, passei a subir 1 grau por dia até chegar a 23

Tive uma vez este problema com uma IRA usando o Nottingham e neste caso, mesmo subindo a temperatura, não resolveu. Foi uma das poucas levas que mandei integralmente para o ralo. O que noto é que sempre que fermento abaixo de 20 com Ale, tendo a ter uma boa quantidade de enxofre na cerveja. Tenho minhas dúvidas se isso é contaminação, uma vez que:

a. Sempre ocorre no mesmo cenário - Ales fermentadas entre 17 e 20
b. Nunca ocorre quando faço Lager
c. Nunca ocorre quando fermento Ale acima de 20
 
@Cipriani Também procedo dessa forma, sou bem metódico com a sanitização na parte fria, por isso acredito que meu problema seja realmente na limpeza.

Por isso a questão sobre a água utilizada na limpeza, passando por uma mangueira de jardim. Alguém sabe esclarecer isso?

Valtert, eu faço o mesmo com meu fermentador.
Como já disseram, as panelas não são o problema, pois com a fervura há esterilização. Desde que não possuam crostas e resíduos.
Com o fermentador temos que tomar muito cuidado. Você disse que lava o fermentador usando a mangueira de jardim. E depois? como é a sanitização?
Depois de lavar o fermentador é obrigatório sanitizar ele todinho: interior, torneiras, poço térmico, válvulas, etc..., inclusive desmontando essas peças. Do contrário as bactérias contidas na água e nos resíduos das conexões vão fazer a festa durante a fermentação. Eu uso fermentador cônico, rotomoldado, e após lavar sanitizo tudo com iodofor (0.8 - 1mg litro). Assim não tenho tido problemas com contaminação nesta fase..
 
Ao meu ver não há nenhum problema em lavar tudo com a mangueira, desde que tudo seja muito bem sanitizado antes de ser utilizado. A panela não precisa ser sanitizada, contudo é muito importante que esteja completamente limpa, sem nenhum resido antes de ser utilizada para fervura.
 
Back
Top