• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Enxofre com leveduras Windsor e London da Lallemand

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

Ralf Drehmer

Member
Afiliado
14/12/20
E rola reaproveitar a lama dessa levedura? Pois isso aconteceu com levedura nova, não tava afim de comprar novamente

Rins

Well-Known Member
Afiliado
14/6/13
E rola reaproveitar a lama dessa levedura? Pois isso aconteceu com levedura nova, não tava afim de comprar novamente
Cara nao vejo pq nao usar a lama. a nao ser que vc tenha estressado de mais a levedura. fora isto nao vejo motivo para nao usar....

Ed81

Well-Known Member
Afiliado
18/12/17
Eu não faria trasfega para eliminar enxofre da fermentação. Não é necessário e aumenta o risco de oxidação e contaminação da cerveja.
Algumas leveduras, especialmente cepas lagers fermentando cervejas com malte base pilsen, produzem ácido sulfídrico durante a fermentação mesmo. A boa notícia é que os compostos sulfurosos são muito voláteis, e geralmente vão embora sozinhos. Já tive fermentações de lagers que fizeram minha casa cheirar como uma estação de tratamento de esgoto, e no final deu tudo certo. Quando isso acontece eu geralmente alongo a fermentação secundária (aquela fase em que você aumenta a temperatura 1º por dia para o fermento consumir os produtos indesejáveis da fermentação) um pouco mais, até o sulfídrico ir todo embora. Nunca me aconteceu de não resolver assim, mas se mesmo depois disso não sumir, pode-se fazer uma lavagem com CO2, como o pessoal falou.
Isso tudo que eu disse vale para fermentação sem pressurização. Não posso falar de fermentação pressurizada porque não faço.

Última edição: