• We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.

Envelhecimento de Brett beer com Dry Hop

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

rebinho

Member
Afiliado
6/4/16
Boa noite pessoal,

Estou fazendo minha primeira breja com Brett e tenho algumas dúvidas, apesar de muitas pesquisas. Meu plano inicial era fazer uma Brett IPA 100%, pra que a fermentação puxasse mais pro frutado do que para os sabores estranhos. No entanto acho que a minha levedura tinha Sacaromyces junto, pois fermentou muito rápido em 48h praticamente atenuou o meu mosto de 1.058 pra 1.025. parou a fermentação em torno de 1.021 e pela receita estava mirando nos 1.012. ou seja, tenho bastante açúcar fermentavel ainda. Como ela tinha 'estagnado', decidi seguir com dry Hop pra maturar e engarrafar. Enquanto estava fazendo o dry Hop formou uma baita película da Brett. Com isso e mais pesquisas achei que fosse melhor descansar essa breja por uns meses pra deixar a Brett consumir lentamente estes açúcares residuais e não ter surpresas com garrafas explosivas. Minha dúvida, é se eu deixar este lúpulo dentro do fermentador esquecido, ele pode dar aroma gramineo, ou se a Brett consegue metabolizar isso e transformar em outros aromas interessantes. Tenho receio de tirar o Hop bag e perturbar demais a película. Também não sei se neste caso tem algum risco de eu engarrafar ou se o melhor mesmo é envelhecer essa breja. Alguma sugestão? Obrigado!

Attachments

Ed81

Well-Known Member
Afiliado
18/12/17
Eu tiraria o hop bag, senão é gramíneo na certa se você deixar o lúpulo por meses em contato com a cerveja, e perturbar a película não deve trazer prejuízo à sua fermentação. Bretta trabalha lentamente e atenua muito a cerveja, pois ela metaboliza açúcares que saccharomyces não consegue, então você provavelmente tem uma longa fermentação pela frente, com grandes chances de atenuar abaixo de 1.012.
Minha sugestão é medir a densidade uma vez por semana, e engarrafar a cerveja depois de duas medições sem alteração.

rebinho

Member
Afiliado
6/4/16
Eu tiraria o hop bag, senão é gramíneo na certa se você deixar o lúpulo por meses em contato com a cerveja, e perturbar a película não deve trazer prejuízo à sua fermentação. Bretta trabalha lentamente e atenua muito a cerveja, pois ela metaboliza açúcares que saccharomyces não consegue, então você provavelmente tem uma longa fermentação pela frente, com grandes chances de atenuar abaixo de 1.012.
Minha sugestão é medir a densidade uma vez por semana, e engarrafar a cerveja depois de duas medições sem alteração.
Muito obrigado pela dica @Ed81 . Inclusive eu estava pensando, em aproveitar que minha fermentação vai demorar mesmo, e adicionar Cambuci num Hop bag e deixar pra fermentar um pouco de açúcar da fruta e conferir sabor e acidez da fruta. Neste caso mesmo que eu deixar a fruta por mais tempo não teria prejuízos né? O que acha? Teria alguma maneira de eu medir o incremento de açúcar pela adição de fruta? Obrigado.

Ed81

Well-Known Member
Afiliado
18/12/17
Cara, não teria problema deixar a fruta por muito tempo, só atente para uma boa sanitização da fruta antes de adicionar para não inserir outros microorganismos. Também é bom congelar a fruta antes de adicionar, isso quebra as fibras e facilita a liberação do aroma e sabor na cerveja, mas é importante equalizar a temperatura antes da adição para não fazer a levedura entrar em dormência.
O beersmith tem várias frutas, mas não creio que tenha cambuci. Você pode pesquisar o teor de açúcar da fruta e adicioná-la ao programa.

rebinho

Member
Afiliado
6/4/16
Cara, não teria problema deixar a fruta por muito tempo, só atente para uma boa sanitização da fruta antes de adicionar para não inserir outros microorganismos. Também é bom congelar a fruta antes de adicionar, isso quebra as fibras e facilita a liberação do aroma e sabor na cerveja, mas é importante equalizar a temperatura antes da adição para não fazer a levedura entrar em dormência.
O beersmith tem várias frutas, mas não creio que tenha cambuci. Você pode pesquisar o teor de açúcar da fruta e adicioná-la ao programa.
Opa muito obrigado pelas dicas. O Cambuci que tenho já está congelado. Vou pasteurizar ele, deixo equalizar a temperatura pra depois inserir e vou substituir o lúpulo do Hop bag pelo Cambuci. Valeu!

rebinho

Member
Afiliado
6/4/16
Boa noite cervejeiros. Apenas atualizando algumas informações caso seja útil pra alguém. Tirei o lúpulo e coloquei o Cambuci pasteurizado. A atividade do blow off aumentou consideravelmente. A película se desfez quando eu tirei o lúpulo mas em pouco tempo ela voltou a se formar. Em alguns dias o sabor, aroma e acidez do Cambuci já estavam bem presentes, decidi tirar o Cambuci. Agora já reduziu um pouco a atividade mas continua fermentando, densidade caiu pra 1.014. ou seja, a bretta tá trabalhando ainda. A película está voltando a se formar. Vou continuar medindo a densidade até estabilizar.

Latest posts