Envase / Priming / Espuma

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

david_jr

Well-Known Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
162
Reaction score
40
Na terça feira passada eu engarrafei minha primeira leva, uma witbier, fiz o priming com açucar invertido, usei 144 gramas de açúcar que dissolvi em 400 ml de água. Transferi a cerveja para um outro balde e nesse novo balde adicionei a mistura do açúcar invertido.

Acreditei que teria 18 litros de cerveja para envasar, mas no final só consegui 25 garrafas de 600 ml, então fiz a solução pensando em uma coisa, mas tive 3 litros a menos.

Abri ontem uma garrafa e estava bem carbonatada, ao tirar a tampa se ouve o 'blop', as bolhas vão sempre subindo no copo, mas há bem pouca espuma, isso causou uma certa decepção.

Será que coloquei muita água na solução? As garrafas estão em temperatura ambiente e no escuro. Nossa temperatura caiu um pouco, mas geralmente está acima de 15º.

Essa wit foi feita com adição de cascas de limão siciliano e a cor e cheiro ficaram muito bons, embora estou sentindo bem presente o gosto do fermento, será que mais alguns dias na garrafa esse cheiro de fermento irá atenuar?

Amanhã a noite devo fazer o envase de uma stout, e devo fazer o priming novamente com açúcar invertido, estou pensando em talvez adicionar a solução em cada garrafa com uma seringa, será que posso obter um resultado melhor em relação a espuma?


Cervejeiro novo é cheio de dúvidas...

David
 

Attachments

  • 2013-06-30 12.43.11.jpg
    2013-06-30 12.43.11.jpg
    119 KB · Views: 1,089
Na minha parca experiência de apenas uma leva finalizada, uma IPA feita de extrato, tive o mesmo problema, com pouca espuma.

Contudo, com mais 1/2 semanas, a espuma surgiu em toda sua força.

Em suma, aguarde que ela ainda deve vir.

Abs
 
David, é só dar mais um tempo. Nessa temperatura é normal levar uns 15 dias.
Aliás, com essa quantidade de açúcar (quase 10g por litro) é bem possível que ocorra um chafariz quando você abrir as garrafas.

Com o tempo a levedura em suspensão vai pro fundo da garrafa e esse gosto de fermento deve atenuar. Mas se o gosto está forte, é possível que haja fermento demais na garrafa. Você fez uma maturação a frio antes de engarrafar?

Você pode colocar o priming garrafa por garrafa com uma seringa (alguns cervejeiros fazem assim). Eu particularmente, acho que é um procedimento trabalhoso e desnecessário.

Só uma dica: para a stout, use menos açúcar do que os 8g/litro que você tinha calculado para a Wit, porque stouts não são tão carbonatadas. Dificilmente uma stout precisará mais do que 4 ou 5g/litro.
 
David, é só dar mais um tempo. Nessa temperatura é normal levar uns 15 dias.
Aliás, com essa quantidade de açúcar (quase 10g por litro) é bem possível que ocorra um chafariz quando você abrir as garrafas.

Com o tempo a levedura em suspensão vai pro fundo da garrafa e esse gosto de fermento deve atenuar. Mas se o gosto está forte, é possível que haja fermento demais na garrafa. Você fez uma maturação a frio antes de engarrafar?

Você pode colocar o priming garrafa por garrafa com uma seringa (alguns cervejeiros fazem assim). Eu particularmente, acho que é um procedimento trabalhoso e desnecessário.

Só uma dica: para a stout, use menos açúcar do que os 8g/litro que você tinha calculado para a Wit, porque stouts não são tão carbonatadas. Dificilmente uma stout precisará mais do que 4 ou 5g/litro.

Ficou entre 5 a 8 graus durante 15 dias na maturação.
Sobre a stout, ela está de acordo com as características do BJCP mais perto da American Stout, bem lupulada e com alcool próximo de 7º. Com isso a carbonatação por priming fará menos efeito?
 
Cervejas com teor alcoólico mais alto podem demorar mais pra carbonatar, mas 7% não deve ser problema.
 
Participei de uma brassagem de Stout, acabei ficando com 7 litros de mosco, terminei o restante do processo, taquei meio saco de S4 ou S3(não recordo agora).
Ficou 7 dias fermentando, deu para envasar 11 garrafas de 600ml e 500ml da Saint Bier.
Carbonatei com Açúcar cristal conforme um amigo cervejeiro(fabrica cerveja desde 2004) recomendou, 1 tampa de cachaça velho barreiro cheia.

Tudo isso tinha objetivo de fazer um teste, pois eu não tinha lúpulo para colocar, mas não queria perder a oportunidade de fazer o teste.

Já me falaram que vai dar cerveja com certeza, mas para não oferecer para ninguem beber.

akakakkaka

Neste fim de semana, depois de 14 dias no priming, vou ver o que deu!

Boa sorte na Stout.

Abraço
 
Carbonatei com Açúcar cristal conforme um amigo cervejeiro(fabrica cerveja desde 2004) recomendou, 1 tampa de cachaça velho barreiro cheia.

Abraço

Foi uma tampa de açúcar cristal para cada garrafa?

Fez a stout sem nada de lúpulo?
 
Quase uma tampa por garrafa, ainda não explodiram!!!

Stout sem Lúpulo.

Resolvi fazer o teste pois muito sobre o assunto, sendo sem lúpulo teremos uma bebida de sabor menos pronunciado e de baixa durabilidade. É mais provável que se fabrique um chopp, segundo leituras na internet.

Segue o texto que mais me inspirou a fazer o louco teste:

http://www.cervejasdomundo.com/Barbas5.htm
 
David, paciência é uma aprendizagem do cervejeiro caseiro..hehehe
Quase 10g/l é bastante. Cuidado, eu já colocaria essas garrafas em uma geladeira com temperatura controlada. Qualquer calor e elas vão estourar.
Outra coisa, o tempo que o priming leva para fazer efeito depende da temperatura em que estão as garrafas mas tenho notado que também dependem do tempo de maturação.
Quanto maior for o tempo mais demora no priming.
 
A maneira como eu faço priming é das mais insanas, mas nunca tive problema (exceto com um Imperial IPA que ficou com +/- 11%ABV e aí a levedura obviamente arregou, ainda mais depois de uma maturação a frio de quase 1 mês).

Coloco açúcar comum [sempre novo] direto, garrafa por garrafa, com um medidor + funil. Arrolho, viro a garrafa de cabeça para baixo por alguns segundos e guardo em temperatura estável por uns 20 dias antes de colocar para gelar, no mínimo.

Mas não recomendo colocar mais de 8gr por litro, mesmo para cervejas mais carbonatadas como Weiss, Wit, etc.

Aliás, acho que também não recomendaria o jeito como eu faço, porque dá um trabalho do cão.
 
Não sei se é porque tem menos leveduras nas minhas garrafas, pois deixo uma semana em baixa temperatura a breja antes de engarrafar, mas sempre utilizo 8 gramas/lt para APA, Blonde.... Gosto assim, independente do estilo. Para Weiss usei 10 gramas/litro e nunca perdi uma garrafa... depois dos 10-12 dias esperando o primming trabalhar a 20ºC, coloco todas as garrafas na geladeira.... Não precisa ter medo do primming não.
 
Boa tarde a todos.

A cerveja ficou bonita, o priming muito bom, mas o sabor!!!!!

Ficou terrível.

A primeira que tomei até estava tragável, mas as outras 2 não.

Grande abraçooooo


Participei de uma brassagem de Stout, acabei ficando com 7 litros de mosco, terminei o restante do processo, taquei meio saco de S4 ou S3(não recordo agora).
Ficou 7 dias fermentando, deu para envasar 11 garrafas de 600ml e 500ml da Saint Bier.
Carbonatei com Açúcar cristal conforme um amigo cervejeiro(fabrica cerveja desde 2004) recomendou, 1 tampa de cachaça velho barreiro cheia.

Tudo isso tinha objetivo de fazer um teste, pois eu não tinha lúpulo para colocar, mas não queria perder a oportunidade de fazer o teste.

Já me falaram que vai dar cerveja com certeza, mas para não oferecer para ninguem beber.

akakakkaka

Neste fim de semana, depois de 14 dias no priming, vou ver o que deu!

Boa sorte na Stout.

Abraço
 
Eai gurizada.
Fiz minha primeira leva este mês, uma Ale "Pilsen"... Bem normal: 100% malte pilsen, lúpulo hallertau, apenas adicionando um pouco mais que a receita.
Como fiz aproximadamente 50litros, acabei utilizando dois baldes fermentadores. Dividi proporcionalmente o fermento, por isso acho que deu diferença nas densidades.
O balde cheio ficou em 1,017 e o resto do mosto em 1,011 (a receita diz que o ideal seria 1,010). Isso quando deu 7 dias de fermentação a aprox. 20º. Deixei mais 2 dias fermentando e na última sexta-feira baixei a temperatura para entre 0º e 3º. Ontem tirei a densidade do balde cheio e deu os mesmo 1,017, provei a amostra e não tava muito bom... Hehehe.

O meu objetivo era fazer uma cerveja equilibrada, com corpo médio,6 boa formação de espuma. Para início...

Quanto vocês sugerem para eu colocar de priming no envase? Podem me dar algumas orientações? Acho que vou engarrafar essa semana...
 
Renan, também fiz este estilo ai eheheheh.... Show de bola para o verão... refrescante e leve. Cara, eu deixo ela pelo menos uma semana fermentando, mais uma semana no mínimo maturando a 7-8 graus,... dois dias antes do envase, baixo para proximo a 0ºC. Fica super limpida. Ai, troco coloco no balde para envasar, deixando o fermento no outro balde. Faço a medida de quanto liquido precioso tenho, multiplico por 7 (Ex. 19 litros X 7 gramas/lt) = 133 gramas de açucar. Misturo isso em água 450 ml e pingo mais umas 5 gotas de limão... fervo por 15 minutos, resfrio, adiciono a cerveja e envaso... 10-12 dias ta perfeita... levo para a geledeira e vou tomando... quanto mais tempo na geladeira melhor fica... boas cevas.
 
Back
Top