Envase Pet Keg

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

joaos

Member
Joined
Jun 13, 2016
Messages
7
Reaction score
0
Fala galera!

Tava pensando em embarrilar minha ultima brassagem. Queria saber como faço pra transferir do fermentador(cônico, da indupropil) para um petkeg de 30L. Só é possível com carbonatação forçada? Não existe uma espécie de extratora que misture o co2 na saída do fermentador?

Valeu!! Abraços.
 
Isso também me interessa. Será que o fermentador aguenta uma pressão baixa apenas para o envase?
Pelo que eu entendi, dá pra envasar trasfegando do fermentador direto pro barril através da entrada de gás, mas o barril deve estar de cabeça para baixo e com alívio na saída de líquido (que, neste caso, estará saindo ar, entendeu?)

Funciona ao contrário:

Líquido entra pela entrada de AR e ar sai pela saída do LÍQUIDO. Por isso é necessário que o barril esteja de cabeça para baixo, porque o gás sairá através do SIFÃO, e se o sifão não estiver de cabeça pra baixo, ele pescará líquido e não gás.

Deu pra entender? Não sei se consegui ser muito claro.
 
ZzE3j5p.jpg

Fiz uma imagem no paint pra tentar explicar melhor:

oUTajNE
 
Deu para entender sim Hugo Diniz, obrigado pela ajuda.

Mas minha duvida maior era se esses fermentadores da Indupropil conseguiam aguentar alguma coisa de pressão, que servisse para o envase.

Mandei um email para a Indupropil e me disseram que não aguenta nada, que a transferencia do fermentador para o keg, deve ser feita por gravidade.

Alguém já faz isso? Transferir do fermentador para o keg por gravidade?
 
tbm tenho interesse em adquirir esses kegs, pelo que pesquisei eles tem uma chave pra abrir a boca ro keg e assim fazer o enchimento da cerveja, e depois é só tampar, caso faça primmer e só esperar ou da pra fazer a carbonatação atraves da valvulv tipo S.
 
tbm tenho interesse em adquirir esses kegs, pelo que pesquisei eles tem uma chave pra abrir a boca ro keg e assim fazer o enchimento da cerveja, e depois é só tampar, caso faça primmer e só esperar ou da pra fazer a carbonatação atraves da valvulv tipo S.
Sim, Jorge. Mas fique atento pois só algumas marcas podem ser abertas com a chave (eu sei que Polykeg e Petainer podem), já outras marcas não. Eu, por exemplo, tenho um Beerkeg que não abre com essa chave pois o sifão não é rosqueável. Em relação à carbonatação, nunca ouvi falar de fazer priming neles. Eu faria carbonatação forçada mesmo...
 
Bom dia amigos, este é meu primeiro post, apesar de sempre acompanhar e fazer cerveja há anos, somente agora resolvi embarrilar e minha primeira opção foi um Petainer.

Li e pesquisei várias técnicas que o pessoal usa pra embarrilar(abrir o keg de várias maneiras diferentes, usar extratora sem a esfera, deixar de ponta cabeça e etc...), porém sentei frente a frente com a fera, abri uma Irish Red que tava maturando há tempos no meu refrigerador e começamos um embate e um debate, o que acabei fazendo foi cortar um pequeno parafuso inox com aproximadamente 6 cm e fino o suficiente para entrar pela parte inferior da extratora empurrando a esfera para cima, dessa forma a válvula da extratora ficou sem ação, depois foi só conectar a mangueira direto do fermentador na "saída" da válvula extratora, abrir a torneira do fermentador e deixar o ouro líquido fluir para o barril.

Algumas observações: Fiz a purga do oxigênio antes de encher o barril ligando o cilindro de CO2 na saída da válvula extratora e sacando a válvula de alivio da válvula, dessa forma o CO2 entra pelo sifão e o oxigênio sai por cima. Também saquei a válvula de alívio assim que abri a torneira do fermentador, assim a cerveja que entrou empurrou quaisquer resquícios de oxigênio conforme ia entrando.

Inconvenientes: O fermentador tem que estar mais alto que o barril, pois a cerveja entra no barril por gravidade, mas como faço levas de 30 L, pra mim foi fichinha ficar levantando o fermentador. Ficar conectado e desconectando as mangueiras de CO2, depois a do fermentador e por fim tem que tirar a válvula extratora pra sacar a haste que estava dentro dela pra poder iniciar a fermentação.

Sanitização: mesmo esquema, coloca a haste na extratora, acopla uma mangueira na saída da extratora com um funil na outra ponta e coloca uma quantidade suficiente de ácido peracético diluído, chacoalha o barril até ficar bem limpo e vira o barril de ponta cabeça com a extratora sem a válvula de alívio, toda a sujeira e o ácido saem por ali.

Espero ter de aguma forma contribuído com a comunidade.

Abraço a todos.
 
Mas ninguém fez carbonatação forçada neste barril?

Amigo, eu fiz carbonatação forçada em uma APA e já bebemos toda e estou fazendo em outra. Além disso estou fazendo também um priming em uma Porter de chocolate com baunilha e está uma beleza, estes kegs têm recomendação de até 3 bar e pressão de ruptura estimada em 8 ou 9 bar, ou seja bem acima do que precisamos. A carbonatação forçada da APA eu começo com 2 kgf por dois dias e reduzo pra 1 kgf por mais 2 ou 3 dias e ficou perfeita. A Porter fiz priming por aproximadamente duas semanas e estabilizou um pouco abaixo de 1 kgf, então coloquei na geladeira pra maturar e vou abrir na noite de Natal.
 
Amigo, eu fiz carbonatação forçada em uma APA e já bebemos toda e estou fazendo em outra. Além disso estou fazendo também um priming em uma Porter de chocolate com baunilha e está uma beleza, estes kegs têm recomendação de até 3 bar e pressão de ruptura estimada em 8 ou 9 bar, ou seja bem acima do que precisamos. A carbonatação forçada da APA eu começo com 2 kgf por dois dias e reduzo pra 1 kgf por mais 2 ou 3 dias e ficou perfeita. A Porter fiz priming por aproximadamente duas semanas e estabilizou um pouco abaixo de 1 kgf, então coloquei na geladeira pra maturar e vou abrir na noite de Natal.
Valeu vou fazer hoje!!! abraço!
 
Agradeço a preocupação, minha adaptação esta com 5 bar e 10 litros de água a 3 dias de cabeça para baixo, ainda não vazou nada.
 
Cuidado pois os próprios fabricantes não recomendam reutilizar.
São barris onde way e já vi alguns relatos de problemas na hora de carbonatar.
Estes barris apresentam dois riscos, um de rompimento por stress e o seguindo de contaminação por conta de micro fissuras que ocorrem no pet (estressado).
 
Estes barris apresentam dois riscos, um de rompimento por stress e o seguindo de contaminação por conta de micro fissuras que ocorrem no pet (estressado).

Utilizo polikeg a 3 anos, 3 barris os mesmos até hj, e nada de problemas, só trato eles com todo carinho do planeta. Ótimos, até 1 eu começarei a usar pra fermentação sob pressão, acredito que será muito bom o resultado.
 
Utilizo polikeg a 3 anos, 3 barris os mesmos até hj, e nada de problemas, só trato eles com todo carinho do planeta. Ótimos, até 1 eu começarei a usar pra fermentação sob pressão, acredito que será muito bom o resultado.
Jorge, você tem algum video de como abrir o polykeg? Estou pra pegar um e testar.
E também a idéia era fazer um fermentador pressurizável com um de 30L
 
Jorge, você tem algum video de como abrir o polykeg? Estou pra pegar um e testar.
E também a idéia era fazer um fermentador pressurizável com um de 30L

Amigo tem a chave para vender no mercado livre e tem vídeos no YouTube abrindo eles com a chave procura por “chave petainer”
Vc vai ver que não tem segredo nenhum. Aí é só sanitizar o seu barril e ser feliz.
 
Back
Top