1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Envase Pet Keg

Discussão em 'Envase' iniciado por joaos, 29/11/17.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

1. 29/11/17 #1

joaos

joaos

joaos

Member

Afiliado:
    13/6/16
    Curtidas Recebidas:
    0
    Fala galera!

Tava pensando em embarrilar minha ultima brassagem. Queria saber como faço pra transferir do fermentador(cônico, da indupropil) para um petkeg de 30L. Só é possível com carbonatação forçada? Não existe uma espécie de extratora que misture o co2 na saída do fermentador?

Valeu!! Abraços.

2. 10/6/18 #2

hugodiniz

hugodiniz

hugodiniz

Active Member

Afiliado:
    8/6/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Olá, joaos. Tenho as mesmas dúvidas que as suas. Você conseguiu emvasar em pet keg? Como foi sua experiência?

3. 11/6/18 #3

Ciro Trog

Ciro Trog

Ciro Trog

New Member

Afiliado:
    10/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Isso também me interessa. Será que o fermentador aguenta uma pressão baixa apenas para o envase?

4. 11/6/18 #4

hugodiniz

hugodiniz

hugodiniz

Active Member

Afiliado:
    8/6/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Pelo que eu entendi, dá pra envasar trasfegando do fermentador direto pro barril através da entrada de gás, mas o barril deve estar de cabeça para baixo e com alívio na saída de líquido (que, neste caso, estará saindo ar, entendeu?)

Funciona ao contrário:

Líquido entra pela entrada de AR e ar sai pela saída do LÍQUIDO. Por isso é necessário que o barril esteja de cabeça para baixo, porque o gás sairá através do SIFÃO, e se o sifão não estiver de cabeça pra baixo, ele pescará líquido e não gás.

Deu pra entender? Não sei se consegui ser muito claro.

5. 11/6/18 #5

hugodiniz

hugodiniz

hugodiniz

Active Member

Afiliado:
    8/6/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Fiz uma imagem no paint pra tentar explicar melhor:

6. 11/6/18 #6

Ciro Trog

Ciro Trog

Ciro Trog

New Member

Afiliado:
    10/5/18
    Curtidas Recebidas:
    0
    Deu para entender sim Hugo Diniz, obrigado pela ajuda.

Mas minha duvida maior era se esses fermentadores da Indupropil conseguiam aguentar alguma coisa de pressão, que servisse para o envase.

Mandei um email para a Indupropil e me disseram que não aguenta nada, que a transferencia do fermentador para o keg, deve ser feita por gravidade.

Alguém já faz isso? Transferir do fermentador para o keg por gravidade?

7. 12/6/18 #7

jorge1470

jorge1470

jorge1470

Well-Known Member

Afiliado:
    1/6/18
    Curtidas Recebidas:
    7
    tbm tenho interesse em adquirir esses kegs, pelo que pesquisei eles tem uma chave pra abrir a boca ro keg e assim fazer o enchimento da cerveja, e depois é só tampar, caso faça primmer e só esperar ou da pra fazer a carbonatação atraves da valvulv tipo S.

8. 12/6/18 #8

hugodiniz

hugodiniz

hugodiniz

Active Member

Afiliado:
    8/6/18
    Curtidas Recebidas:
    6
    Sim, Jorge. Mas fique atento pois só algumas marcas podem ser abertas com a chave (eu sei que Polykeg e Petainer podem), já outras marcas não. Eu, por exemplo, tenho um Beerkeg que não abre com essa chave pois o sifão não é rosqueável. Em relação à carbonatação, nunca ouvi falar de fazer priming neles. Eu faria carbonatação forçada mesmo...

9. 31/7/18 #9

Luscofusco

Luscofusco

Luscofusco

Member

Afiliado:
    4/7/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Bom dia amigos, este é meu primeiro post, apesar de sempre acompanhar e fazer cerveja há anos, somente agora resolvi embarrilar e minha primeira opção foi um Petainer.

Li e pesquisei várias técnicas que o pessoal usa pra embarrilar(abrir o keg de várias maneiras diferentes, usar extratora sem a esfera, deixar de ponta cabeça e etc...), porém sentei frente a frente com a fera, abri uma Irish Red que tava maturando há tempos no meu refrigerador e começamos um embate e um debate, o que acabei fazendo foi cortar um pequeno parafuso inox com aproximadamente 6 cm e fino o suficiente para entrar pela parte inferior da extratora empurrando a esfera para cima, dessa forma a válvula da extratora ficou sem ação, depois foi só conectar a mangueira direto do fermentador na "saída" da válvula extratora, abrir a torneira do fermentador e deixar o ouro líquido fluir para o barril.

Algumas observações: Fiz a purga do oxigênio antes de encher o barril ligando o cilindro de CO2 na saída da válvula extratora e sacando a válvula de alivio da válvula, dessa forma o CO2 entra pelo sifão e o oxigênio sai por cima. Também saquei a válvula de alívio assim que abri a torneira do fermentador, assim a cerveja que entrou empurrou quaisquer resquícios de oxigênio conforme ia entrando.

Inconvenientes: O fermentador tem que estar mais alto que o barril, pois a cerveja entra no barril por gravidade, mas como faço levas de 30 L, pra mim foi fichinha ficar levantando o fermentador. Ficar conectado e desconectando as mangueiras de CO2, depois a do fermentador e por fim tem que tirar a válvula extratora pra sacar a haste que estava dentro dela pra poder iniciar a fermentação.

Sanitização: mesmo esquema, coloca a haste na extratora, acopla uma mangueira na saída da extratora com um funil na outra ponta e coloca uma quantidade suficiente de ácido peracético diluído, chacoalha o barril até ficar bem limpo e vira o barril de ponta cabeça com a extratora sem a válvula de alívio, toda a sujeira e o ácido saem por ali.

Espero ter de aguma forma contribuído com a comunidade.

Abraço a todos.

10. 18/12/18 #10

Laker_Bier

Laker_Bier

Laker_Bier

Active Member

Afiliado:
    9/10/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Mas ninguém fez carbonatação forçada neste barril?

11. 18/12/18 #11

Luscofusco

Luscofusco

Luscofusco

Member

Afiliado:
    4/7/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Amigo, eu fiz carbonatação forçada em uma APA e já bebemos toda e estou fazendo em outra. Além disso estou fazendo também um priming em uma Porter de chocolate com baunilha e está uma beleza, estes kegs têm recomendação de até 3 bar e pressão de ruptura estimada em 8 ou 9 bar, ou seja bem acima do que precisamos. A carbonatação forçada da APA eu começo com 2 kgf por dois dias e reduzo pra 1 kgf por mais 2 ou 3 dias e ficou perfeita. A Porter fiz priming por aproximadamente duas semanas e estabilizou um pouco abaixo de 1 kgf, então coloquei na geladeira pra maturar e vou abrir na noite de Natal.

1 pessoa curtiu isso.
  12. 19/12/18 #12

Laker_Bier

Laker_Bier

Laker_Bier

Active Member

Afiliado:
    9/10/17
    Curtidas Recebidas:
    5
    Valeu vou fazer hoje!!! abraço!

13. 13/4/19 #13

Thiago Guimarães Coelho

Thiago Guimarães Coelho

Thiago Guimarães Coelho

Well-Known Member

Afiliado:
    30/12/18
    Curtidas Recebidas:
    5
    Cuidado pois os próprios fabricantes não recomendam reutilizar.
    São barris onde way e já vi alguns relatos de problemas na hora de carbonatar.

14. 15/4/19 #14

Nelson Jung

Nelson Jung

Nelson Jung

Member

Afiliado:
    4/4/19
    Curtidas Recebidas:
    2
    Agradeço a preocupação, minha adaptação esta com 5 bar e 10 litros de água a 3 dias de cabeça para baixo, ainda não vazou nada.

15. 15/4/19 #15

jeanpaullopes

jeanpaullopes

jeanpaullopes

Well-Known Member

Afiliado:
    17/5/16
    Curtidas Recebidas:
    618
    Estes barris apresentam dois riscos, um de rompimento por stress e o seguindo de contaminação por conta de micro fissuras que ocorrem no pet (estressado).

Compartilhe esta Página