Envase em garrafas PET

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Fagner

Well-Known Member
Joined
Dec 12, 2013
Messages
748
Reaction score
206
Sei que com certeza este não é o melhor jeito, mas as vezes no final do envase, com aquele restinho no fundo do balde, quando não tem mais nenhuma garrafa com tamanho adequado ou limpa na hora, então se resolve botar esse resto na garrafa pet.

Aconteceu comigo quando envasei estes dias, não tinha nenhuma garrafa menor e só achei uma pet de água mineral, ao invés de botar fora resolvi botar nesta garrafa. Alguém já utilizou PET? Tem alguma recomendação, cuidado ou tipo de garrafa melhor para usar? Minha ideia é abrir esta primeiro pra testar como ficou minha carbonatação em uma semana.

Enfim, não é o melhor mas de vez em quando quebra um galho. O que me dizem?
 
Poucos instantes de luz já são suficientes para te dar um lightstruck.

Só deixar no máximo escuro possível, sem deixar nunca nada de luz bater que não tem problema nenhum.
 
Será que a garrafa aguenta a pressão?
Se for aquelas de água 'com gás' acredito que não tenha problema, mas e as outras?
 
Será que a garrafa aguenta a pressão?
Se for aquelas de água 'com gás' acredito que não tenha problema, mas e as outras?

a coca tem bem mais pressao que a ceva
pode colocar tranquilo

mas eu ja engarrafei em pet e senti diferença gritante no sabor
nao recomendo
 
Já fiz com sucesso em garrafas de refri. Apesar da péssima apresentação, quebra o galho.
 
Já passei por isso também. Acabaram as garrafas e ainda tinha cerveja, pra não jogar fora engarrafei em 4 garrafinhas PET. 3 de coca 600ml e 1 de suco 500ml. Mas como a garrafinha de suco não tinha a mesma tampa de refri (menos rosca na tampa) ela estourou. Todas estavam guardadas bem no escuro e não percebi muita diferença pras garrafas de vidro. Como quebra-galho eu acho que funciona, claro que nunca vou substituir as de vidro por pet.
 
Experiencia massiva com PETs, quase 1 ano usando: Aguenta a pressão tranquilo, mas depois de 1 mes, altera o sabor significativamente. Tive uma Dubbel completamente destruida por isso. Carbonatada perfeitamente, mas sem nenhum gosto nem aroma. Eu usava um extrator para tirar na pressão, era bem legal, mas abandonei.
http://eigenbier.webs.com/apps/photos/photo?photoid=183409160

Abraços
 
Experiencia massiva com PETs, quase 1 ano usando: Aguenta a pressão tranquilo, mas depois de 1 mes, altera o sabor significativamente. Tive uma Dubbel completamente destruida por isso. Carbonatada perfeitamente, mas sem nenhum gosto nem aroma. Eu usava um extrator para tirar na pressão, era bem legal, mas abandonei.
http://eigenbier.webs.com/apps/photos/photo?photoid=183409160

Abraços
 
Experiencia massiva com PETs, quase 1 ano usando: Aguenta a pressão tranquilo, mas depois de 1 mes, altera o sabor significativamente. Tive uma Dubbel completamente destruida por isso. Carbonatada perfeitamente, mas sem nenhum gosto nem aroma. Eu usava um extrator para tirar na pressão, era bem legal, mas abandonei.
http://eigenbier.webs.com/apps/photos/photo?photoid=183409160

Abraços

Gostei muito do extrator...

Tem algum tutorial que ensine a montá-lo?
 
Interessante, eu já tinha lido sobre o extrator do Breda mas não pra garrafas PET. E os posts no forum gringo são gigantescos, muita informação, vou ler outra hora dessas com calma. Mas se essas pessoas se dedicaram tanto a isso, não deve ser tão ruim utilizar garrafas PET.
 
Fagner, não é que é ruim, mas o sabor altera muito depois de algum tempo (com 1 mes senti muita diferença). Mas se vai carbonatar para já consumir logo, é perfeito. Eu usei muito as garrafas de 3,3L, breja pra caramba, bom para eventos e churrascos. Mas abandonei e vou de mini kegs mesmo!
 

Ótimo, obrigado... Quero fazer uma, exatamente para minikeg, como está neste tutorial, perfeito!

Só fiquei com uma dúvida em um ponto em que o tutorial não foi muito claro:

Tem que fazer algum furo ou abertura, no cano, quando ele passa pela conexão "T", para a entrada do CO2????
 
Ótimo, obrigado... Quero fazer uma, exatamente para minikeg, como está neste tutorial, perfeito!

Só fiquei com uma dúvida em um ponto em que o tutorial não foi muito claro:

Tem que fazer algum furo ou abertura, no cano, quando ele passa pela conexão "T", para a entrada do CO2????

:rockin:
Parece que não recorreras, o tubo de cobre é bem vedado na parte de cima e apenas passa, sem vedação nenhuma, pela conexão de mangueira. Ou seja o CO2 vai "vazar" entre o tubo de cobre e a conexão de mangueira.
 
:rockin:
Parece que não recorreras, o tubo de cobre é bem vedado na parte de cima e apenas passa, sem vedação nenhuma, pela conexão de mangueira. Ou seja o CO2 vai "vazar" entre o tubo de cobre e a conexão de mangueira.

Demorou mas entendi!

A peça que faz a vedação do tubo na parte de cima é bem difícil de achar...

Só está faltando ele para eu terminar de montar este extrator.
 
Não é não, qualquer loja de ferragem tem. O problema é o nome desta maldita peça, não é prensa tubo. E chegar na casa de ferragem e ficar gesticulando pro atendente, parecendo surdo mudo, é o maior mico do mundo, e eu paguei muito, kkkkkk.

No fim, a solução que eu achei foi imprimir o bendito guia e levar para o cara ver. Ai ele disse "ahhhhhh, é isso".

Abraço!
 
rsrsrs quando sobra o finalzinho eu tomo assim mesmo, sem gás, só pra ter ideia do sabor kkkkk
 
acho que se envolver a garrafa em papel aluminio creio que vai proteger ela da luminosidade...., vou testar....
 
@drelimainacio, só me esclarece uma dúvida.

Vc enche as garrafas pet como se fosse encher normalmente as de vidro? já com priming? Apenas na hora de usar abre a pet, conecta o sistema e faz pressão com a bomba?
 
Oi Pellin, desculpa a demora, não tenho entrado muito aqui. Sim, engarrafo como se fosse a de vidro. Na hora de abrir, gelo bem pra perder pouco gas, engato o sistema e pressurizo com a bomba.

Abraço!
 
Oi Pellin, desculpa a demora, não tenho entrado muito aqui. Sim, engarrafo como se fosse a de vidro. Na hora de abrir, gelo bem pra perder pouco gas, engato o sistema e pressurizo com a bomba.

Abraço!

Obrigado. Excelente ideia para aqueles churras em que vc não quer levar um monte de garrafas. Basta apenas levar uns pets de 2,5 l e boa...
Partiu montar meu sistema...rsrs
 
A minha experiência não foi 100%. Sem garrafas de vidro suficientes me vi obrigada a envasar o restinho em pets de água (sem gás!) e o resultado foi:

Em dois dias:

- 1 garrafa literalmente rasgou
- 2 garrafas incharam tanto que o fundo deformou e elas caíram kkkkk (Tomei e estava satisfatória! com gás e tal) :):p
 
A minha experiência não foi 100%. Sem garrafas de vidro suficientes me vi obrigada a envasar o restinho em pets de água (sem gás!) e o resultado foi:

Em dois dias:

- 1 garrafa literalmente rasgou
- 2 garrafas incharam tanto que o fundo deformou e elas caíram kkkkk (Tomei e estava satisfatória! com gás e tal) :):p
As garrafas de água sem gás não é resistente o suficiente para a pressão da carbonatação. Tem que usar garrafas de bebidas gaseificadas. Estas tem material e resistência suficiente para a carbonatação da cerveja.
 
Já fiz carbonatação em pets do trub fermentado e ficou bem legal. Deixei em um armário fechado e depois de carbonatadas direto pra geladeira. O gosto ficou igual ao das garrafas de vidro.
 
Faz algum tempo que optei por engarrafar em PET de 3 L e fazer carbonatação forçada, para cervejas que quero que fiquem claras. Como faço para consumo próprio ou para beber em eventos com outros, acho muito mais prático dividir 30 L em 10 garrafas PET que em 50 garrafas de 600 mL.
Tomo cuidado em só deixar a PET em locais escuros e muitas vezes, tendo espaço, mantenho em ambiente refrigerado. Além disso, eu tenho um sistema no qual consigo extrair direto da garrafa PET para uma torneira de chopp instalada na minha geladeira, portanto, para minhas necessidades, é o ideal.
Porém entendo que diferentes necessidades tem diferentes soluções ótimas para envasilhar. Para cervejas que faço priming, optei por garrafas de litrão, com tampa flip-flop, tipo essa daqui https://produto.mercadolivre.com.br...mpas-flip-top-para-garrafas-cerveja-vinho-_JM, mas comprada diretamente da China, pois saí cerca de R$1,00 cada uma. Dessa forma, só ponho em garrafas de 300 ou 600 mL se for para presente.
 
Alguém sabe quantas vezes podemos reutilizar a garrafa pet pra carbonatar ?
Estou perguntando porque comecei a fazer carbonataçao rapida com 2,5 kg de gas carbonico numa pet de 3 litros.
Já fiz 2 cervejas , uma no sabado que foi esvaziada,e outra no dia seguinte que tambem foi bebida total. Ambas ficaram boas e carbonataram bem. Gostaria de saber se posso ficar reutiliando essa mesma pet,ou alguem sabe se tem um limite de reuso? Quantos kg de gas co2 aguenta uma pet de 3 litros. Uso como bico o carbonator e injeto co2 do cilindro com ball lock. Grato se alguem souber
 
Estou testando o frasco PET do link abaixo, indicado no Cerveja Fácil:

https://www.imperiodobanho.com.br/frasco-pet-cilindrico-ambar-500ml-28-410-p1920

Usei priming e, com cinco dias de carbonatação, houve apenas uma pequena deformação no fundo, mas nada que não permita o frasco permanecer de pé sem problemas.
Devo experimentar em uns dois dias e posto o resultado aqui depois.

Então, estou de olho nessas aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=f205ab79-1997-4343-894b-7f09de38d37a

Depois fala sua experiência, minha maior preocupação não é nem com carbonatação, que eu sei que fica bom porquê já fiz na transparente (de refrigerante). Minha preocupação é com lightstruck. Se durar uns dois meses na geladeira, pra mim já tá legal. Aí eu largo o vidro de vez. Essa pet é muito boa pra levar pra casa dos outros, é leve e mais fácil de gelar.
 
Então, estou de olho nessas aqui:

https://produto.mercadolivre.com.br...&reco_id=f205ab79-1997-4343-894b-7f09de38d37a

Depois fala sua experiência, minha maior preocupação não é nem com carbonatação, que eu sei que fica bom porquê já fiz na transparente (de refrigerante). Minha preocupação é com lightstruck. Se durar uns dois meses na geladeira, pra mim já tá legal. Aí eu largo o vidro de vez. Essa pet é muito boa pra levar pra casa dos outros, é leve e mais fácil de gelar.
Rapaz, funcionou de boa. Teve apenas uma que ficou meio flat mas foi pq eu realmente não fechei direito. As outras ficaram top, sem problema nenhum. Acho que por ser âmbar vc não vai ter problemas de lightstruck não. Mas é sempre bom testar em uma primeiro pra ver...
 
Sobre o lightstruck nas garrafas PET... Quanto é esse tempo perigoso de exposição à luz? E é qualquer luz ou apenas solar?
 
cameringo_20190308_104830.jpeg
Paguei 5 reais nessa aqui de 2 litros na Bil Bil Beer, tem vários lugares que vendem, diz que aguenta até 4kgf, estou usando 2kgf e ficou show
 
CCFDF217-EA73-4956-BD99-1B327E385ABD.jpeg
Atualmente uso apenas pet de agua com gás independente do tamanho. Já fiz o teste de colocar metade da leva em vidro e metade em pet e não teve nenhma diferença com o consumo até um mês. Acho que mais tempo pode oxigenar.
Faço priming na garrafa e até 9 g por litro já usei, apenas ficou mais difícil para abrir.
 
View attachment 121753 Atualmente uso apenas pet de agua com gás independente do tamanho. Já fiz o teste de colocar metade da leva em vidro e metade em pet e não teve nenhma diferença com o consumo até um mês. Acho que mais tempo pode oxigenar.
Faço priming na garrafa e até 9 g por litro já usei, apenas ficou mais difícil para abrir.

Você cobriu as garrafas com papel alumínio ou algo do tipo, para evitar a entrada de luz? Ou armazenou do jeito que está na foto?
 
Você cobriu as garrafas com papel alumínio ou algo do tipo, para evitar a entrada de luz? Ou armazenou do jeito que está na foto?
Apenas armazenei em local escuro longe da luz. Minha leva é de 10 litros então não demoro mais que 3 a 4 semanas para consumir
 
Back
Top