Envase em Barril a temperatura ambiente , AJUDA =(

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jeantomm

Member
Joined
Jul 15, 2020
Messages
8
Reaction score
2
Location
Toledo pr
Boa noite Pessoal,

Estou com uma APA fermentando , são 30 litros, está a 18 graus no momento, quando terminar vou abaixar a temperatura para 1º e clarificar , devo fazer isso amanhã a noite ou na segunda.
estou com a seguinte duvida, eu sempre carbonato a cerveja em temperatura controlada, no caso 1ºC injeto aproximadamente 0,8. e uso o próprio freezer pra servir (coloquei uma torneira italiana nele), desta vez vou usar uma chopeira a gelo para gelar a cerveja , meu barril vai ficar em temperatura ambiente, qual o procedimento correto? eu carbonato em temperatura baixa e deixo esquentar ? ou eu termino a fermentação e deixo esquentar ai faço carbonatação forçada. qual os valores de pressão e as temperaturas, procurei nas tabelas mas só achei até 21ºC e acredito que vai passar disso.

desde ja agradeço.

att.Jean
 
O processo de carbonatação é independente do serviço.

Se você pode gelar o barril, recomendo que o faça pois o CO2 é muito mais solúvel em baixas temperaturas. Se for em temperatura ambiente também vai carbonatar, mas vai ser mais difícil.

Se você carbonata a 0,8 bar a 1°C, você está acostumado com uma carbonatação de 2,7 volumes.
Conseguir os mesmos 2,7 volumes a 25ºC vai demandar 2,5 bar. Se você morar numa cidade mais quente que isso, mais ainda... muito difícil, muita pressão.

Fora que com o barril em temperatura ambiente é muito mais difícil saber a temperatura exata da cerveja, prejudicando o cálculo.

Carbonate frio. Quando acabar e for servir, deixe esquentar para temperatura ambiente (a pressão vai subir também, mas os volumes de CO2 continuarão os mesmos). No serviço, coloque a pressão adequada que vai depender da sua chopeira - eu sempre tento colocar a mesma pressão do barril, para não perder carbonatação com o tempo.

Abraço!
 
Como disseram os amigos, faça a frio!
Ressalva ao servir, se a sua região é muito quente, talvez uma chopeira a gelo não seja suficiente...
Para potencializar essas situações, eu (EU e funciona bem para MIM) faço uma cama de gelo em uma bacia ou piscina de criança e coloco o barril em cima. O pescador dos barris e kegs pega a bera do fundo do barril e se tiver um pouco de gelo ali, ela sai fresca já, facilitando o serviço da chopeira!!!
Já testei em uma festa a uns 35º e ficou muito bom, sem isso estava gelado, mas não gelaaaaado! Heheheeh
Espero ter ajudado.
Abraços e boas brejas!!!
 
Back
Top