Envasadora Contra Pressão

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

BeerTelli

Member
Joined
Jun 11, 2013
Messages
13
Reaction score
2
Pessoal,

alguém tem imagens e um descritivo para montagem de um equipamento de envase contra Pressão?

Posta aí! To precisando! jejeje

abs
 
Aí vai um esquema da contra pressão. Se fores de Porto Alegre tu achas todas as peças na Termaco na Av. Pátria . O caninho de inox de 1/4 tu achas na Adinox em Sáo Leopoldo. Ou podes pegar comigo de graça um pedaço , pois comprei uma barra de 6 metros e sobrou. Se precisares de mais ajuda me avise.
 

Attachments

  • image.jpg
    image.jpg
    41.1 KB · Views: 2,835
As peças que precisas são 3 miniválulas de 1/4, 2 T de 1/4, 3 luvas 1/4 roscadas macho/macho ( parece meio gay isso , mas não é ), 2 anilhas de compressão de 1/4 e 2 buchas para a compressão destas anilhas e uma anilha de compressão de 3/8 e uma bucha para a compressão desta anilha, um pedaço de 8-10 cm de cano de cobre de 3/8 e um caninho de inox de1/4 com uns 60 cm.
 
Muito obrigado,

Tudo certo mas tenho algumas duvidas:
1- Qual a função do caninho de cobre sobreposto ao tubo de inox?
2- Qual a valvula ideal para a purga lateral? Comprei uma purga normal e ta jogando cerveja pra fora.

abs
 
Mais uma:

3- Qual a função do tubo de inox que divide os 2 "T's"?
Eles não poderiam estar ligados diretamente um no outro!?
Coloquei um prolongador de 1 ou 2 cm... não sei se isso intereferiu no problema.
 
As peças que precisas são 3 miniválulas de 1/4, 2 T de 1/4, 3 luvas 1/4 roscadas macho/macho ( parece meio gay isso , mas não é ), 2 anilhas de compressão de 1/4 e 2 buchas para a compressão destas anilhas e uma anilha de compressão de 3/8 e uma bucha para a compressão desta anilha, um pedaço de 8-10 cm de cano de cobre de 3/8 e um caninho de inox de1/4 com uns 60 cm.

Muito obrigado,

Tudo certo mas tenho algumas duvidas:
1- Qual a função do caninho de cobre sobreposto ao tubo de inox?
2- Qual a valvula ideal para a purga lateral? Comprei uma purga normal e ta jogando cerveja pra fora.
3- Qual a função do tubo de inox que divide os 2 "T's"?*
Eles não poderiam estar ligados diretamente um no outro!?
Coloquei um prolongador de 1 ou 2 cm... não sei se isso intereferiu no problema.

abs
 
É o seguinte, o tubo de inox atravessa o cano 3/8 de cobre e vai até o fundo da garrafa. Esse tubo de cobre 3/8 vai só até um pouco além da rolha de silicone e não até o fundo e serve apenas para o escape do CO2 quando se abre a valvula lateral de alívio. Se salta ceva pela válvula de escape lateral deves estar cometendo o mesmo erro de construção que eu cometi na primeira montagem. Deves ter levado esse tubo de cobre até o fundo a garrafa, não?
Para funcionar é imprescindível que utilize as anilhas de compressão bem apertadas.
 
Leonardo,

To querendo montar um, mas vi que na maioria dos projetos gringos a valvula de escape de co2 é tipo de um ajuste fino, tu usa uma mini-esfera normal mesmo? e da pra controlar legal?
Cara se tu puder me ceder um pedacinho desse cano de inox eu ficaria muito agradecido...

Abraço
 
segue o meu protótipo de envasadora contra pressão ... funcionou 100% ... gastei uns R$ 50,00 reais pra montar ... tudo bem que é tudo de cobre / latão ... mas o funcionamento foi perfeito.
Agora estou montando uma nova em aço inox, a ideia é posteriormente inserir valvulas solenoides no lugar das valvulas de entrada de co2 e cerveja e com isso deixar o processo semi-automatico.
 

Attachments

  • 20130621_075547.jpg
    20130621_075547.jpg
    26.7 KB · Views: 2,514
  • 20130621_075540.jpg
    20130621_075540.jpg
    20.3 KB · Views: 1,858
isma_neto,
Comecei a construir um, mas acabei desistindo e comprando dos EUA.
Muito legal o equipamento. Parabéns!

Faz a versão 2.0 de inox que vai ficar show ;)
 
Bom, depois de entender o mecanismo tive oportunidade de testar o aparelho de um amigo.
O aparelho é bem fácil de operar e vou passar para vocês a minha visão de como deve ser feito e operado.

O aparelho tem uma entrada de gás, uma entrada de liquido e uma saída de gás.

A operação de maneira simples deve ser a seguinte:

0- pegue um pano e faça o procedimento em um local sujavel
1- carbonatar a cerveja dentro do keg ou post mix com um chorinho de gás a mais do que a medida pretendida 10% (isso porque sempre tem um pouco de perda)
2- engate as mangueiras de gás e de liquido
3- acione a válvula de alivio de forma a deixar praticamente nada de gás. A maneira incorreta (caso não tenha alivio) seria virar o keg ou post mix ao contrario, de forma que o snorker sugue a bolsa de co2 na parte de cima. Assim depois de virado, abra o liquido do aparelho de contra pressão para dentro de uma jarra.
4- depois de ter purgado o gás em excesso, abra o cilindro de co2 e regule para 0,5-0,6kgf/cm2 ou bar.
5- quando sentir que o barril equalizou a pressão, engate o aparelho na primeira garrafa.
6- abra a válvula de co2 do aparelho, espere 3 segundos aproximadamente e feche
7- abra o liquido e nada deve acontecer, pois as pressões estão equalizadas
8- com a valvula do liquido aberta, abra o alivio lentamente
9- encha a garrafa ate começar a sair algum sinal de liquido pelo alivio, pois isso indica que a garrafa foi enchida exatamente ate o ponto correto de suas garrafas.
10- feche o alivio, feche o LIQUIDO! Lembre de mim nessa hora, porque voce vai esquecer aberto ;)
11- retire o aparelho e chame um amigo para ficar na funcao de fechar. Caso voce tenha aquele aparelho que fecha as garrafas tipo um saca rolha, fica bem mais facil.


Montar um aparelho. Como o amigo acima mostrou nas fotos é bem facil a montagem depois que se entende o processo.

Como eu montei o meu:

Queria montar um aparelho todo de inox, principalmente pela resistencia e porque adoro inox!

O que voce vai precisar:
Todas as roscas de preferencia padrao NPT, pois esse padrao diferente do BSP se auto veda com o torque. Se não achar, compre veda rosca e aplique no sentido horario olhando a peça de frente.

3 espigoes de 1/4
3 valvulas de esfera monobloco de 1/4
3 niple rosca/rosca sextavado de 1/4
2 T de 1/4
1 tubo de 1/4
1 tubo de 3/8
2 prensa tubo de tubo1/4 / rosca de 1/4 --> para quem nao conhece esse tipo de uniao, ela nao permite que o tubo passe de um lado para o outro. assim voce deve pegar uma broca 6 e furar a peça ao meio (1/4=6,1 assim fure e de uma arombatinha de leve para os lados. Va, fazendo e tentando ate que entre justo)
1 prensa tubo de tubo3/8 / rosca de 1/4

Tamanho do corte dos tubos. O tubo de 1/4 deixei para cortar por ultimo, mas creio que a medida para mim foi de 25cm (deixe para o final). O tubo de 3/8 eu cortei com 5, mas recomendo 6cm, pois tive que diminuir minha rolha. Sim, usei rolha porque não tive tempo de passar na casa que vende as de silicone.
Não fiz a montagem toda em inox porque cada conector destes prensa tubos custa aproximadamente 50 reais.

Contando tudo, meus gastos ficaram abaixo de 150,00

Espero ter ajudado!
 

Attachments

  • DSC02979 (Custom).jpg
    DSC02979 (Custom).jpg
    30.2 KB · Views: 1,547
  • DSC02981 (Custom).jpg
    DSC02981 (Custom).jpg
    31.1 KB · Views: 1,423
  • DSC02983 (Custom).jpg
    DSC02983 (Custom).jpg
    37.4 KB · Views: 1,458
  • DSC02984 (Custom).jpg
    DSC02984 (Custom).jpg
    29.1 KB · Views: 1,472
  • DSC02988 (Custom).jpg
    DSC02988 (Custom).jpg
    29.3 KB · Views: 1,579
Cara, achei legal! Compra la e depois nos conta. Fiquei bem curioso hehe
O unico porem, é que diz que é possivel encher uma garrafa em 4 segundos! Nesse ponto não levei fé.
 
Encher em quatro segundos ?!! A cerveja cai e bate no fundo da garrafa, pois o equipamento não vai até lá embaixo. Certamente deve espumar muito = perda da carbonatação.
 
Em uma das respostas ele fala que o enchedor tem um dispositivo que faz a cerveja descer pela parede da garrafa, reduzindo a formação de espuma e o excesso pode ser aproveitado através da válvula de alívio. Parece bem interessante, resta saber se de fato é isto mesmo.
 
Essa do anúncio parece aquelas enchedoras de garrafas de vinho, não é contra-pressão.
Um contra-pressão precisa de 3 terminais (líquido, gás e alívio) e esse só tem 2 (líquido e sucção). Ou seja, não tem como pressurizar a garrafa.

Ele funciona com uma bomba de vácuo, que suga o ar da garrafa para puxar o líquido do fermentador.

Pra funcionar como contra-pressão, precisaria adaptar um Tê com dois registros no terminal de sucção (um para entrada de CO2 e outro para alívio de pressão).

Isso, é claro, se aquelas peças de plástico não forem pro espaço se ela for conectada a um barril pressurizado.
 
Pelo jeito que o anúncio está escrito eu desconfio que seja esse cara aqui:
[ame="http://www.youtube.com/watch?v=1Wg4Xj5SwQM"]http://www.youtube.com/watch?v=1Wg4Xj5SwQM[/ame]
ele trouxe as ideias da Itália... já que aqui parece estranho dá pra tentar pesquisar nos sites carcamanos. Tudo que ele vende tem aparência simples e é mais barato que a média, mas ele sempre se propõe a mostrar e testar.
 
Esse do mercado livre tem para vender na BodeBrown aqui em Curitiba, acho que custa 65dilmas, mas não tem nada de contra-pressão, é um enchedor de garrafas semi automático, prático para encher garrafas, mas para fazer priming, não serve para engarrafar direto do post mix.
 
[ressuscitando tópico]

Pessoal, boa tarde!
Já andei em tudo que foi casa de hidraulica e ferragens aqui em SP capital e não encontro essa "anilha de compressão, ou prensa tubos".
Alguem sabe onde encontro?

Valeu pela força, abraços!
 
Pra quem montou esse sistema, todos tiveram que alargar o buraco do prensa tubo do meio para passar o tubo de 1/4?

Outra coisa, como vocês fizeram para furar a rolha de silicone?
 
Pra quem montou esse sistema, todos tiveram que alargar o buraco do prensa tubo do meio para passar o tubo de 1/4?

Outra coisa, como vocês fizeram para furar a rolha de silicone?

Eu tive de alargar, é facil, só passar com uma broca na espessura do tubo, latão trabalha fácil.

Rolha fura com broca também, pode fazer uma guia com uma mais fina primeiro pra acertar o meio na entrada e na saída, depois toca uma na espessura ou um pouco menos da do tubo...
 
Galera, fiz esse modelo e o funcionamento está perfeito. Acho.
Funciona tudo certo, só que entre um envase e outro, acho que fica líquido no cano da envasadora, aí quando vou pressurizar a próxima garrafa, ela "gospe", dando uma espumada nessa pequena parte de líquido. Depois engarrafa normalmente.
É assim mesmo? Acontece com vocês?
 
Galera, fiz esse modelo e o funcionamento está perfeito. Acho.
Funciona tudo certo, só que entre um envase e outro, acho que fica líquido no cano da envasadora, aí quando vou pressurizar a próxima garrafa, ela "gospe", dando uma espumada nessa pequena parte de líquido. Depois engarrafa normalmente.
É assim mesmo? Acontece com vocês?

Não deveria acontecer porque a garrafa é pressurizada antes de liberar a entrada de líquido nela, então as pressões estando em equilíbrio o líquido não deve se deslocar muito nem pra dentro do barril nem pra dentro da garrafa. Como vc está procedendo com o enchimento?
 
Mas é que quando vou pressurizar a garrafa sequinte, o CO2 empurra o líquido que ficou no tubo do enchimento da garrafa anterior (acho que fica presso pelo vácuo).

Meu procedimento:
Pressurizo > purgo > pressurizo > abro líquido > alivio a pressão para encher a garrafa > fecho o alívio > fecho o líquido > alívio > retiro e tampo
 
o meu counter pressure qe comprei na Morebeer chegiu, ainda não vi pessoalmente mas minha irmã me mandou as fotos..... kkkk
 

Attachments

  • IMG_3753[1].JPG
    IMG_3753[1].JPG
    218.3 KB · Views: 334
  • IMG_3754[1].JPG
    IMG_3754[1].JPG
    222.1 KB · Views: 304
Mas é que quando vou pressurizar a garrafa sequinte, o CO2 empurra o líquido que ficou no tubo do enchimento da garrafa anterior (acho que fica presso pelo vácuo).

Meu procedimento:
Pressurizo > purgo > pressurizo > abro líquido > alivio a pressão para encher a garrafa > fecho o alívio > fecho o líquido > alívio > retiro e tampo

Será que não está indo líquido na linha de gás? vc fecha ela antes de abrir o líquido?
 
Acho que não. Creio que seja somente o líquido que fica preso no tubo.

Procurando no YouTube achei um vídeo do Rafael Aquino engarrafando. [ame]https://www.youtube.com/watch?v=dWR1n1RHOdk[/ame]
Dá pra ver bem no começo do vídeo ele desprezando um pouco de liquido em um copo antes de partir pra outra garrafa. Foi uma solução que eu também encontrei para que não cuspisse dentro da garrafa. Talvez seja normal então. Mas nunca tinha visto nenhum relato disso.
 
Mesmo principio da Morebeer, vai que é um doce...montado com peças de todos os lugares...hehe
Custou 180 dilmas...tudo inox e posso mudar a altura pra qualquer garrafa...
 

Attachments

  • 2015-03-23 19.29.57.jpg
    2015-03-23 19.29.57.jpg
    101.9 KB · Views: 351
  • 2015-03-23 19.30.10.jpg
    2015-03-23 19.30.10.jpg
    165.9 KB · Views: 321
Back
Top