Envasadora contra pressão PRO

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

celiougo

Well-Known Member
Joined
Jun 26, 2014
Messages
113
Reaction score
35
Caro amigos do HBT....

após alguns meses de pesquisas e testes, concluí o meu envasador de contra pressão...

Tudo começou após eu aumentar as levas... primming em 20 ou 30 garras é pura diversão, mas quando são muitas... ufa.. o dia inteiro não rendia nada...

Tentei simplificar ao máximo o seu funcionamento, sem molas, regulagens complicadas, abre e fecha válvulas, deixar a física fazer isso por conta própria.
Pesquisei muito na net sobre envasadoras ProBeer e só encontrei coisas hora simples sem muita eficiência, hora o sonho nosso de cada dia, envasadoras automáticas. Me ofereci para estágio não remunerado em uma envasadora de refrigerante por 2 semanas só para entender um pouco melhor todo o processo de carbonatação, pena a única cervejaria local envasar apenas barril, e não muito bem por sinal, se não teria estagiado lá também.

Esse protótipo foi construído meio que na marra, algumas conexões são em latão, outras em galvanizado, mas a estrutura principal é toda em inox 304.
Já aprontei o DATASHEET para a compra de tudo em inox e o anel de vedação de silicone alimentício.
Esse envasador foi todo soldado em solda inox MMA, pois tentei terceirizar essa parte, mas foi inviável, só a brassagem do injetor me pediram 80 dilmas... então estou esperando chegar a inversora TIG pulsada para começar a produzir.

obs.: tem uma conexão que não consegui encontra em lugar algum... ela veio na válvula do cilindro(vide foto), se alguém souber onde encontrar ficaria muito agradecido.

Assim que montar a primeira toda em inox, montarei um video para demonstrar o funcionamento, mas sem coisa psicodélica piscando.
 

Attachments

  • geral.jpg
    geral.jpg
    314.6 KB · Views: 727
  • pressão de trabalho.jpg
    pressão de trabalho.jpg
    169 KB · Views: 585
  • pressão zero.jpg
    pressão zero.jpg
    146.5 KB · Views: 570
  • presurizando a garrafa.jpg
    presurizando a garrafa.jpg
    344.2 KB · Views: 617
  • incio da entrada do liquido.jpg
    incio da entrada do liquido.jpg
    349.4 KB · Views: 609
mais fotos
 

Attachments

  • garrafa cheia.jpg
    garrafa cheia.jpg
    828.8 KB · Views: 571
  • fechando o liquido.jpg
    fechando o liquido.jpg
    186.5 KB · Views: 526
  • purga.jpg
    purga.jpg
    539.4 KB · Views: 543
  • tampada.jpg
    tampada.jpg
    651.5 KB · Views: 527
  • enchendo copo.jpg
    enchendo copo.jpg
    174.3 KB · Views: 529
as últimas...

injetor em inox 304 brassados

sistema de alavanca básica, física a nosso favor, sem molas ou travas,,,,, nem segurar com a mão.

a bendita conexão que não encontrei.. se tiver que usinar vai ficar uma grana.
 

Attachments

  • co2 como quiser.jpg
    co2 como quiser.jpg
    246.4 KB · Views: 539
  • detalhe do injetor.jpg
    detalhe do injetor.jpg
    244.9 KB · Views: 555
  • alavanca.jpg
    alavanca.jpg
    319.1 KB · Views: 553
  • CAM00419.jpg
    CAM00419.jpg
    177.8 KB · Views: 545
Legal cara, muito bacana, parabens!

Tem uma peça na ponta do cano onde sai o líquido, pra espalhar o líquido pros lados?

Só evitaria de usar conexões galvanizadas por onde passa a cerveja, porque ela leva o zinco junto.

Abraço
 
boa tiago, na ponta da sonda do injetor tem um difusor que faz um leque do líquido para os lados, e sobre as peças de galvanizados, estarão só nesse protótipo, os demais serão 100% inox 304...

agora estou tratando da cosmética do trem, tem que ficar mais bonitinha....
quando começar a produzir farei um video demonstrativo...
 
show esse teu envasador... e muito boa as soldas...
a que pressão conseguiu envasar..? fiz um teste hidrostático com 6 bar, mas com outro manômetro, pois o que aparece nas fotos é um que vai no máximo a 2 bar, por segurança... assim que der vermelho é bom parar...... queria meter até estourar, mas em casa é inviável...
mas você está perto de tudo ae em poa.. aki é fod... não acha nada.. ou vc faz ou pede... haja pac.. sedex nem rola...

funcionalmente está pronto, agora só arruma a parte estética...
 
Eu envaso normalmente com 2 ou 2,5kg de pressão.. pois minhas cervejas são carbonatadas com no máximo 1,5kg... então essa sobre-pressão está ótima.

Por que motivo tu queres fazer teste de pressão tão alto?
 
olá Guenther,

essas pressões foram apenas para teste de segurança, por esse motivo instalei um manômetro que só marca até 2 bar, limitando o usuário a trabalhar nessa faixa....
também carbonato com 1¹/² bar e envaso com 2...
 
Tenho essa envasadora:

[ame]https://www.youtube.com/watch?v=mtx5Fhegpn8[/ame]

Se quiseres de qualquer detalhe para auxiliar no aprimoramento da tua, estou à disposição.

Está ficando show!

Qto vc gastou até agora?

absss
 
po que massa esse tua estrutura toda ai hein Ronaldo, muito bonito tudo! isso tudo aí é "caseiro", ou já partiu prum comercial?

mas hein, tu não purga o ar da garrafa? botou a pressão e liberou liquido direto...
 
Poderia por favor informar qual a especificação da valvula de alivio e onde comprou? Obrigado e parabéns pelo trabalho!
 
é válvula de alívio de baixa pressão(até 5 bar). tirei do meu compressor.
 
po que massa esse tua estrutura toda ai hein Ronaldo, muito bonito tudo! isso tudo aí é "caseiro", ou já partiu prum comercial?

mas hein, tu não purga o ar da garrafa? botou a pressão e liberou liquido direto...

Isso "tudo" é semi caseiro... rsrsrsr!!! Fiz um projeto de crowdfunding e lancei para meus amigos, qdo vi 70 pessoas já tinham comprado uma cota. Se deixasse iria a 100 facilmente. rsrsrsrs!!! Se quiseres mais detalhes te mando um ppt que fiz para apresentar no curso do SENAI esse "case". Foi mto legal a experiência.

Não aparece ali, mas o ar é purgado no início do processo. rs!

Absss
 
Coloca o PPT no google docs, dropbox ou qualquer outro pra gente! Fiquei mto interessado nessa envasadora!
 
Muito interessante tudo isso. Comecei a usar contra pressão e é fantástico.

Alguém sabe quanto de pressão uma long neck dessas aguenta de pressão?
 
Back
Top