Engarrafamento

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

LucasK

Active Member
Joined
Jan 21, 2021
Messages
40
Reaction score
7
Location
Paraibuna
Galera, coloquei meu primeiro lote em garrafas pet, de 500 ml, escuras (ou seja saiu da maturação e engarrafei)... Minha duvida é, tem perigo de estourar as garrafas se deixar muito tempo? Até quantos dias e bom esperar a refermentação? E muitos me informaram para deixar em temperatura ambiente, isso é realmente certo? Aqui onde moro está fazendo 25°C, então quantos dias deixar refermentando para ter uma carbonatação TOP?
 
Demora pra estourar. Ela vai estufar primeiro. Eu deixei uma por 2 meses esquecida em temperatura ambiente e não estourou.
PET guenta mais pressão que vidro.
Se fez o primming certinho, 7 dias já dá pra gelar e beber, mas eu esperaria uns 10.
 
Last edited:
Tenho usado bastante as PETs de 500ml. Das vezes que estourou alguma foram levas que não tinham atenuado totalmente antes de engarrafar, ou tbm teve casos isolados de garrafas que tinham algum defeitinho. Mas é como disse o confrade acima, no geral elas aguentam muita pressão. Agora, independentemente de PET ou vidro, quando a carbonatação fica no ponto o legal é guardar tudo na geladeira de modo que caso ela atenue mais ainda então já será bem mais de boa.
 
Tudo certo?

Eu uso bastante as garrafinhas pet. Nunca tive problemas em estourar, acho q elas aguentam muita pressão, mais que as de vidro como o amigo falou acima. Quem pode não aguentar são as tampinhas kkkkk, algumas ja racharam e acabou perdendo o gás, mas daí é mais pelas tampinhas não terem muita qualidade. Sempre guardo as de garrafinhas de água ou de refri, essas sim aguentam muito.

Eu deixo PELO MENOS 14 dias de priming antes de experimentar a primeira.

Abraço.
 
Até hoje eu só tive 1 pet estourando. Minha recomendação é depois de uma semana no escuro colocar na geladeira pra garantir. Se você colocar um pouco a mais de açúcar, ou demorar muito pra consumir, a espuma fica mais do que um chope e você pode perder bastante cerveja na hora de abrir.
 
Galera, coloquei meu primeiro lote em garrafas pet, de 500 ml, escuras (ou seja saiu da maturação e engarrafei)... Minha duvida é, tem perigo de estourar as garrafas se deixar muito tempo? Até quantos dias e bom esperar a refermentação? E muitos me informaram para deixar em temperatura ambiente, isso é realmente certo? Aqui onde moro está fazendo 25°C, então quantos dias deixar refermentando para ter uma carbonatação TOP?
Sobre priming na PET não posso falar pois nunca fiz.
A refermentação na garrafa não tem o número de dias certo, se não tiver manômetro de garrafa para saber, deixa uns 15 dias e coloca pra gelar 1 garrafa e vê como está a carbonatação.

Pode abrir antes? Pode, mas na maioria das vezes ela não vai estar com a carbonatação top.
Flw Abraço!
 
Minha duvida é, tem perigo de estourar as garrafas se deixar muito tempo?

se você colocou a quantidade correta de açúcar, não tem com o que se preocupar.
mas se ainda não pegou a manha, apartir do 10º dia, coloca uma gelar e prova,
se tu ver que tá muito carbonatada, joga tudo pra geladeira, se não segue o baile fora da
geladeira até q vc sinta que está boa.
já esqueci garrafa no primming por 40 dias em temperatura ambiente e estava ótima.


Até quantos dias e bom esperar a refermentação? E muitos me informaram para deixar em temperatura ambiente, isso é realmente certo?

eu não abro antes de 14 dias.
só jogo tudo pra geladeira depois do 20º dia, da pra sentir que ela arredonda a carbonatação.
temperatura ambiente não passando dos 25C.
 
Back
Top