Elaboração de receitas (dicas)

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Kurt1

Well-Known Member
Joined
Jun 10, 2013
Messages
356
Reaction score
197
Pessoal, uma das coisas que mais vemos os iniciantes postarem no fórum são solicitações de envio de receitas. Quando alguém posta uma ideia nova de uso de ingrediente ou relata o sucesso de alguma leva, logo aparece alguém pedindo a receita. Por isso, resolvi ajudar os queridos iniciantes e espero que isso possa trazer bons resultados.

Desde o início, sempre desenvolvi minha próprias receitas, mais por não confiar nas diferenças de equipamentos e qualidade dos insumos que encontramos aqui que por ousadia. Contudo, desde o início eu usei um aplicativo para isso (existem vários, depois comentarei sobre eles).

Pra começar essa discussão, vou dizer uma coisa importante: a receita não é o principal elemento de uma boa cerveja, boas práticas sanitárias e bom controle da fermentação é que fazem a boa cerveja. Então, se vc não tem segurança na execução e no controle de seus processos, estude e pratique mais para poder se concentrar no que realmente importa.

Dito isso, vamos falar das receitas. Primeiro, existem vários bancos de dados imensos de receitas de cerveja. Alguns estão em materiais impressos (livros), outros estão bem acessíveis na internet, é só buscar. Quase todas as receitas campeãs de concursos estão em algum desses bancos de dados e grande parte das receitas que os amigos trocam aqui no fórum estão nesses sites, principalmente por serem bases para a "clonagem" de cervejas famosas.

Aqui uma lista de alguns desses bancos de dados (vou aumentando a lista conforme a galera ajudar a pegar mais, mas acho que aqui já tem receitas o suficiente):

- Beer Recipes: http://beerrecipes.org/#sthash.M3Qn7GsG.dpbs
- Beer Smith: http://beersmith.com/beer-recipes/
- Brew Your Own: http://byo.com/stories/recipeindex
- Brewer's Friend: http://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/

Esses sites oferecem milhares de receitas de cada estilo e fica até difícil de selecionar aquilo que pode agradar. A sugestão é procurar por receitas que tenham a descrição completa do resultado final, com o perfil aromático obtido, coloração e sabor. Em geral, o autor diz o que ele mudaria caso fosse fazê-la de novo e isso é o melhor feedback que se pode ter sem poder provar a cerveja final. Ás vezes há até uma discussão ao final da receita onde todos que já fizeram ela dão seu relato, é uma boa fonte de informação.

Contudo, eu sempre gostei de fazer minhas receitas e aqui entram alguns detalhes importantes. O primeiro é que é bastante difícil fazer uma receita decente sem usar algum tipo de software ou aplicativo para fazer os cálculos de quantidade de ingredientes, densidades, IBUs e volume inicial e final. É bastante coisa pra calcular e com pouca experiência ou conhecimento do equipamento é praticamente impossível prever o que vai resultar disso. Mesmo com softwares, leva algumas bateladas pra regular e ajustar todos os parâmetros do equipamento, principalmente em função do volume final.

Para nossa alegria, existe uma infinidade de meios de fazer uma receita de forma simplificada. Uma parte deles são softwares pagos, como o BeerSmith, que sempre foi minha ferramenta de criação e controle de processos. Não vou me aprofundar nele porque isso só faria sentido caso eu fosse fazer um comparativo, mas como nunca sei outro software da mesma complexidade, não posso comparar. É um aplicativo barato (acho que custou $22) mas quem não quiser pagar pode usar outros aplicativos gratuitos.

Existem muitos aplicativos para PC e outros tantos para celular (sim, são ótimos para ter à mão durante as brassagens e controlar processos), mas desde que o Brewer's Friend refinou suas ferramentas, o uso de aplicativos instalados no PC ou celular (exceto pela portabilidade) ficou mais limitado. Além de poder fazer receitas inteiras desde o início, o site possibilita ainda o uso de ferramentas para os mais diversos fins, tais como calculadoras de IBU, de Boil off, de diluição e, principalmente, de taxa de inoculação e preparação de starters.

Portanto, como gosto sempre de estimular todos a criarem suas próprias receitas e trazer diversificação para as produções, sugiro que utilizem um software próprio para isso ou o próprio site da Brewer's Friend, que reúne várias funcionalidades para facilitar a vida do cervejeiro. Lembrem que utilizar uma receita pronta não considera as diferenças de equipamento e de processos, o que leva a resultados bastante diferentes. Assim, tenham coragem e façam suas receitas, não custa nada brincar com os números e comparar com outras receitas já publicadas por aí.

Para fazer suas receitas: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator/

- Uma outra coisa que acho importante nessa questão de criar receitas é ter a mente aberta também. Eu tenho uma pequena Brewshop e me deparo muito com a seguinte situação:
"-Vc teria os ingredientes X, Y e Z?
- Cara, o Z eu não tenho, mas tenho o W que tem as mesmas características.
- Ah não cara, essa receita aqui, uma tia da avó do colega de quarto do vizinho do tio do meu pai fez e disse que é boa e eu não queria mudar...valeu então."
Tem muito malte, lúpulo, fermenton etc, novo no mercado, bons pra caramba, dizendo ter resultados especiais, diferentes do que se conhece. Mas as pessoas tem medo de arriscar, de inovar.

Se alguém quiser contribuir de alguma forma, vou atualizando as informações no corpo do texto. Inclusive experiências e sugestões de softwares e aplicativos.
 
Existem muitos aplicativos para PC e outros tantos para celular (sim, são ótimos para ter à mão durante as brassagens e controlar processos), mas desde que o Brewer's Friend refinou suas ferramentas, o uso de aplicativos instalados no PC ou celular (exceto pela portabilidade) ficou mais limitado. Além de poder fazer receitas inteiras desde o início, o site possibilita ainda o uso de ferramentas para os mais diversos fins, tais como calculadoras de IBU, de Boil off, de diluição e, principalmente, de taxa de inoculação e preparação de starters.

Pra ser sincero, entrei aqui pensando que veria mais uma solicitação de dicas e truques 'a lá miojo' para criação de receitas. Felizmente, fui surpreendido com um belo post. Parabéns!!

Eu resolvi que minha primeira leva seria uma receita desenvolvida por mim, e eu fiz isso pela ousadia. Nada contra clones, mas eu curto criar coisas. =D

A segunda leva foi um refinamento da primeira receita. E a terceira, a versão definitiva da "Pale Ale da Casa".

Creio que aprendi muito seguindo esse caminho. Toda vez que quero fazer uma receita, eu começo pensando no que eu quero beber, cheirar e ver. É um bom exercício. (Isso e ler o Design Great Beers ;)

Então fica a dica: Uma boa receita não surge na primeira brassagem. Tem que ser repetida, afinada, refinada até se atingir uma receita que não precise mais de ajustes.

Sobre os softwares, eu migrei do beersmith para o Brewersfriend há uns 2 ou 3 meses pelos motivos que você citou, e não me arrependo.

Ter a mesma interface (bonita e limpa, a proposito) no Notebook, desktop ou Ipad facilita muito minha vida de cervejeiro artesanal.
 
Pra ser sincero, entrei aqui pensando que veria mais uma solicitação de dicas e truques 'a lá miojo' para criação de receitas. Felizmente, fui surpreendido com um belo post. Parabéns!!

Fiquei na dúvida sobre qual título dar, kkkkkkkkk... não é um guia, nem uma compilação, são só dicas.:eek:
 
Parabéns ai Kurt, ótimo post. Gostaria de fazer duas contribuições:

- Coloca o Brewtoad (http://www.brewtoad.com/recipes?page=1&sort=rank) na base de dados de receitas, tem muita receita lá e eles também tem a função de criação de receita assim como o Brewers Friends;

- Uma outra coisa que acho importante nessa questão de criar receitas é ter a mente aberta também. Eu tenho uma pequena Brewshop e me deparo muito com a seguinte situação:
"-Vc teria os ingredientes X, Y e Z?
- Cara, o Z eu não tenho, mas tenho o W que tem as mesmas características.
- Ah não cara, essa receita aqui, uma tia da avó do colega de quarto do vizinho do tio do meu pai fez e disse que é boa e eu não queria mudar...valeu então."
Tem muito malte, lúpulo, fermenton etc, novo no mercado, bons pra caramba, dizendo ter resultados especiais, diferentes do que se conhece. Mas as pessoas tem medo de arriscar, de inovar. Uma das coisas que eu mais gosto em fazer a minha própria cerveja é justamente fazer a MINHA própria cerveja sem precisar me prender a nada (minha cerveja chama Eigen Bier - Própria Cerveja em holandes!). Em todo curso que dou, sempre falo aos alunos a seguinte frase: A cerveja é sua, se tiver vontade de colocar capim, coloque! Se ficar boa você conta pra todo mundo, se não, toma sozinho.

Novamente, parabéns!
Abraços!
 
@drelimainacio, valeu pelas contribuições, estão adicionadas ao corpo do texto.
 
Parabéns pelo post!

Receita é algo bem pessoal, mas muitos iniciantes (assim como foi comigo) não se sentem preparados para criar quando preparam suas levas.

Depois de algum tempo você repara que a receita é uma pequena parcela de todo o processo, e o domínio sobre a técnica e seu equipamento é muito mais importante do que escolher esse ou outro lúpulo!

É como muita gente gosta de comparar: não adianta colocar pimenta do reino ou calabresa se você não sabe nem fritar a carne!
 
Boa noite amigo, parabéns pelo post!
Eu uso o BeerTools, tem um aplicativo pago para por no pc e um site com opção 0800 ou com assinatura paga, há várias receitas, e é possível até fazer sua receita e armazená-la. Não me lembro o motivo pelo qual escolhi esse aplicativo há dois anos... Mas uso e acho muito bom... www.beertools.com
 
boa tarde pessoal,
existe o BREWTARGET que é um software opensource e free pra criar receitas.
Ele não é tão completo (e complicado) como o beersmith, porém acho que é uma ferramenta que atende 99% dos homebrewers. Por exemplo, ele não tem calculo de PH da água.
Como eu disse, o BREWTARGET é free e tem versões pra windows e linux inclusive em portugues pra quem tem dificuldade com ingles.
o site:
www.brewtarget.org

um screenshot dele:

Screenshot_from_2015_07_17_12_41_11.png
 
Pessoal, uma das coisas que mais vemos os iniciantes postarem no fórum são solicitações de envio de receitas. Quando alguém posta uma ideia nova de uso de ingrediente ou relata o sucesso de alguma leva, logo aparece alguém pedindo a receita. Por isso, resolvi ajudar os queridos iniciantes e espero que isso possa trazer bons resultados.

Desde o início, sempre desenvolvi minha próprias receitas, mais por não confiar nas diferenças de equipamentos e qualidade dos insumos que encontramos aqui que por ousadia. Contudo, desde o início eu usei um aplicativo para isso (existem vários, depois comentarei sobre eles).

Pra começar essa discussão, vou dizer uma coisa importante: a receita não é o principal elemento de uma boa cerveja, boas práticas sanitárias e bom controle da fermentação é que fazem a boa cerveja. Então, se vc não tem segurança na execução e no controle de seus processos, estude e pratique mais para poder se concentrar no que realmente importa.

Dito isso, vamos falar das receitas. Primeiro, existem vários bancos de dados imensos de receitas de cerveja. Alguns estão em materiais impressos (livros), outros estão bem acessíveis na internet, é só buscar. Quase todas as receitas campeãs de concursos estão em algum desses bancos de dados e grande parte das receitas que os amigos trocam aqui no fórum estão nesses sites, principalmente por serem bases para a "clonagem" de cervejas famosas.

Aqui uma lista de alguns desses bancos de dados (vou aumentando a lista conforme a galera ajudar a pegar mais, mas acho que aqui já tem receitas o suficiente):

- Beer Recipes: http://beerrecipes.org/#sthash.M3Qn7GsG.dpbs
- Beer Smith: http://beersmith.com/beer-recipes/
- Brew Your Own: http://byo.com/stories/recipeindex
- Brewer's Friend: http://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/


Esses sites oferecem milhares de receitas de cada estilo e fica até difícil de selecionar aquilo que pode agradar. A sugestão é procurar por receitas que tenham a descrição completa do resultado final, com o perfil aromático obtido, coloração e sabor. Em geral, o autor diz o que ele mudaria caso fosse fazê-la de novo e isso é o melhor feedback que se pode ter sem poder provar a cerveja final. Ás vezes há até uma discussão ao final da receita onde todos que já fizeram ela dão seu relato, é uma boa fonte de informação.

Contudo, eu sempre gostei de fazer minhas receitas e aqui entram alguns detalhes importantes. O primeiro é que é bastante difícil fazer uma receita decente sem usar algum tipo de software ou aplicativo para fazer os cálculos de quantidade de ingredientes, densidades, IBUs e volume inicial e final. É bastante coisa pra calcular e com pouca experiência ou conhecimento do equipamento é praticamente impossível prever o que vai resultar disso. Mesmo com softwares, leva algumas bateladas pra regular e ajustar todos os parâmetros do equipamento, principalmente em função do volume final.

Para nossa alegria, existe uma infinidade de meios de fazer uma receita de forma simplificada. Uma parte deles são softwares pagos, como o BeerSmith, que sempre foi minha ferramenta de criação e controle de processos. Não vou me aprofundar nele porque isso só faria sentido caso eu fosse fazer um comparativo, mas como nunca sei outro software da mesma complexidade, não posso comparar. É um aplicativo barato (acho que custou $22) mas quem não quiser pagar pode usar outros aplicativos gratuitos.

Existem muitos aplicativos para PC e outros tantos para celular (sim, são ótimos para ter à mão durante as brassagens e controlar processos), mas desde que o Brewer's Friend refinou suas ferramentas, o uso de aplicativos instalados no PC ou celular (exceto pela portabilidade) ficou mais limitado. Além de poder fazer receitas inteiras desde o início, o site possibilita ainda o uso de ferramentas para os mais diversos fins, tais como calculadoras de IBU, de Boil off, de diluição e, principalmente, de taxa de inoculação e preparação de starters.

Portanto, como gosto sempre de estimular todos a criarem suas próprias receitas e trazer diversificação para as produções, sugiro que utilizem um software próprio para isso ou o próprio site da Brewer's Friend, que reúne várias funcionalidades para facilitar a vida do cervejeiro. Lembrem que utilizar uma receita pronta não considera as diferenças de equipamento e de processos, o que leva a resultados bastante diferentes. Assim, tenham coragem e façam suas receitas, não custa nada brincar com os números e comparar com outras receitas já publicadas por aí.

Para fazer suas receitas: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator/



Se alguém quiser contribuir de alguma forma, vou atualizando as informações no corpo do texto. Inclusive experiências e sugestões de softwares e aplicativos.

@Kurt,

Parabéns pelo post. Vai ajudar muito iniciante assim como eu.

Bom uma das maiores dificuldades que tenho é quais ingredientes escolher, pois ainda não possuo tanto conhecimento das características na elaboração da receita ou saber que tais ingrediente não devem ser colocados mais que x% na receita.

Então por muitas vezes estou elaborando uma receita e peço opiniões aqui no fórum. Onde sempre tenho grande ajuda e com isso vou aprendendo.

Talvez a leitura do livro Design Great Beers possa me ajudar nestes pontos.
 
Pessoal,

Obrigado pelas contribuições. Vou atualizar o OP assim que eu descobrir porque o botão de Edit não aparece mais. Desde que o fórum foi colocado na nuvem tenho visto problemas, como a ausência de avatares e coisas assim. Agora o botão do Edit.

O livro Designing Great Beers é do Ray Daniels. Ótima fonte de informações. Contudo, em relação aos ingredientes, no BeerSmith, quando vc seleciona o estilo de cerveja que vc quer fazer, olhe o que dizem as descrições, lá tem uma seção de ingredientes que descreve o que deve ser utilizado e o que é opcional.
 
Pessoal,

Obrigado pelas contribuições. Vou atualizar o OP assim que eu descobrir porque o botão de Edit não aparece mais. Desde que o fórum foi colocado na nuvem tenho visto problemas, como a ausência de avatares e coisas assim. Agora o botão do Edit.

O livro Designing Great Beers é do Ray Daniels. Ótima fonte de informações. Contudo, em relação aos ingredientes, no BeerSmith, quando vc seleciona o estilo de cerveja que vc quer fazer, olhe o que dizem as descrições, lá tem uma seção de ingredientes que descreve o que deve ser utilizado e o que é opcional.

Teve um outro tópico sobre isso aqui, parece que depois de um tempo desabilita mesmo. Mas se mandar uma pm pro Guenther ele deve resolver.
 
@Kurt

E eu já tava entrando aqui pra perguntar sobre alguma receita... ia passar vergonha.. rs..

Quem tá começando (como eu) fica realmente muito perdido!!!! nem tanto pela questão de calcular as porcentagens de ingredientes, essa é a parte fácil. Mas principalmente por tentar descobrir o que combina com o que.

Por exemplo, que tipo de malte usar, que tipo de lúpulo, que tipo de fermente... e PRINCIPALMENTE, o que cada escolha vai refletir no resultado final!! Seria legal (apesar de não ter certeza se isso é possível) um post sobre isso.

Mas com os links que foram sugeridos acho que posso começar a pesquisa e o aprendizado. Por enquanto, acho que vou seguir comprando receitas prontas só pra ir treinando e degustando..

no BeerSmith, quando vc seleciona o estilo de cerveja que vc quer fazer, olhe o que dizem as descrições, lá tem uma seção de ingredientes que descreve o que deve ser utilizado e o que é opcional.

Legal saber disso. Ainda não baixei a versão trial do programa porque como é só de 21 dias quero entender mais antes de me aventurar nele... E assim dou um tempo pra pagar as contas que já fiz com equipamento antes de comprar a versão final do programa..
 
Utilizo o software Brew Pal para iphone/ipad - paguei U$1,99.

é bem mais simples que o beersmith mas tem resultado muito bons.

Acho bom para inventar receitas, conforme são adicionados ingredientes ele vai mostrando em qual estilo do BJCP se enquadra.

:mug:
 
@Kurt

Legal saber disso. Ainda não baixei a versão trial do programa porque como é só de 21 dias quero entender mais antes de me aventurar nele... E assim dou um tempo pra pagar as contas que já fiz com equipamento antes de comprar a versão final do programa..

Rapaz, essa descrição dos estilos que consta no BeerSmith é o mesmo conteúdo do BJCP: http://www.bjcp.org/docs/2015_Guidelines_Beer.pdf

Não sei se essa versão mais recente do BJCP existe em Português, mas uma ideia do que vc precisa saber sobre os ingredientes e características de cada estilo está listado aí.
 
Não fiz a minha primeira leva ainda por conta de estar na fase da leitura, do estudo e da compra dos equipamentos.
Aprendendo bastante aqui com os colegas. Ótimo site pra trocar experiências e conhecimento ! Abração a todos !
 
Pessoal, uma das coisas que mais vemos os iniciantes postarem no fórum são solicitações de envio de receitas. Quando alguém posta uma ideia nova de uso de ingrediente ou relata o sucesso de alguma leva, logo aparece alguém pedindo a receita. Por isso, resolvi ajudar os queridos iniciantes e espero que isso possa trazer bons resultados.

Desde o início, sempre desenvolvi minha próprias receitas, mais por não confiar nas diferenças de equipamentos e qualidade dos insumos que encontramos aqui que por ousadia. Contudo, desde o início eu usei um aplicativo para isso (existem vários, depois comentarei sobre eles).

Pra começar essa discussão, vou dizer uma coisa importante: a receita não é o principal elemento de uma boa cerveja, boas práticas sanitárias e bom controle da fermentação é que fazem a boa cerveja. Então, se vc não tem segurança na execução e no controle de seus processos, estude e pratique mais para poder se concentrar no que realmente importa.

Dito isso, vamos falar das receitas. Primeiro, existem vários bancos de dados imensos de receitas de cerveja. Alguns estão em materiais impressos (livros), outros estão bem acessíveis na internet, é só buscar. Quase todas as receitas campeãs de concursos estão em algum desses bancos de dados e grande parte das receitas que os amigos trocam aqui no fórum estão nesses sites, principalmente por serem bases para a "clonagem" de cervejas famosas.

Aqui uma lista de alguns desses bancos de dados (vou aumentando a lista conforme a galera ajudar a pegar mais, mas acho que aqui já tem receitas o suficiente):

- Beer Recipes: http://beerrecipes.org/#sthash.M3Qn7GsG.dpbs
- Beer Smith: http://beersmith.com/beer-recipes/
- Brew Your Own: http://byo.com/stories/recipeindex
- Brewer's Friend: http://www.brewersfriend.com/homebrew-recipes/


Esses sites oferecem milhares de receitas de cada estilo e fica até difícil de selecionar aquilo que pode agradar. A sugestão é procurar por receitas que tenham a descrição completa do resultado final, com o perfil aromático obtido, coloração e sabor. Em geral, o autor diz o que ele mudaria caso fosse fazê-la de novo e isso é o melhor feedback que se pode ter sem poder provar a cerveja final. Ás vezes há até uma discussão ao final da receita onde todos que já fizeram ela dão seu relato, é uma boa fonte de informação.

Contudo, eu sempre gostei de fazer minhas receitas e aqui entram alguns detalhes importantes. O primeiro é que é bastante difícil fazer uma receita decente sem usar algum tipo de software ou aplicativo para fazer os cálculos de quantidade de ingredientes, densidades, IBUs e volume inicial e final. É bastante coisa pra calcular e com pouca experiência ou conhecimento do equipamento é praticamente impossível prever o que vai resultar disso. Mesmo com softwares, leva algumas bateladas pra regular e ajustar todos os parâmetros do equipamento, principalmente em função do volume final.

Para nossa alegria, existe uma infinidade de meios de fazer uma receita de forma simplificada. Uma parte deles são softwares pagos, como o BeerSmith, que sempre foi minha ferramenta de criação e controle de processos. Não vou me aprofundar nele porque isso só faria sentido caso eu fosse fazer um comparativo, mas como nunca sei outro software da mesma complexidade, não posso comparar. É um aplicativo barato (acho que custou $22) mas quem não quiser pagar pode usar outros aplicativos gratuitos.

Existem muitos aplicativos para PC e outros tantos para celular (sim, são ótimos para ter à mão durante as brassagens e controlar processos), mas desde que o Brewer's Friend refinou suas ferramentas, o uso de aplicativos instalados no PC ou celular (exceto pela portabilidade) ficou mais limitado. Além de poder fazer receitas inteiras desde o início, o site possibilita ainda o uso de ferramentas para os mais diversos fins, tais como calculadoras de IBU, de Boil off, de diluição e, principalmente, de taxa de inoculação e preparação de starters.

Portanto, como gosto sempre de estimular todos a criarem suas próprias receitas e trazer diversificação para as produções, sugiro que utilizem um software próprio para isso ou o próprio site da Brewer's Friend, que reúne várias funcionalidades para facilitar a vida do cervejeiro. Lembrem que utilizar uma receita pronta não considera as diferenças de equipamento e de processos, o que leva a resultados bastante diferentes. Assim, tenham coragem e façam suas receitas, não custa nada brincar com os números e comparar com outras receitas já publicadas por aí.

Para fazer suas receitas: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator/



Se alguém quiser contribuir de alguma forma, vou atualizando as informações no corpo do texto. Inclusive experiências e sugestões de softwares e aplicativos.



Gostaria de saber, qual leitura eu poderia fazer para chegar no nível de conseguir criar minha própria receita ? tipo, sabe qual malte usar, lúpulo e etc. Hoje, eu pego receita pronta e executo.
 
Gostaria de saber, qual leitura eu poderia fazer para chegar no nível de conseguir criar minha própria receita ? tipo, sabe qual malte usar, lúpulo e etc. Hoje, eu pego receita pronta e executo.

Existem bons livros sobre o assunto como o "Designing Great beers" e outros.

Podes partir também para o empirismo de diversas brassagens com variações. Sugiro que escolha um estilo, compre dois ou três rótulos para ter comparativos e consulte os guias para saber o que esperar e o que utilizar. desenhe a a receita, execute e compare. Depois ajuste e refaça a mesma cerveja.

Tenho feito repetidamente APA´s com a mesma base, mas variando as técnicas e ingredientes. Hoje minhas APA´s só utilizam late hoping e 100% Pale Ale ou pilsen e Melano.

Posso dizer que não devem nada a diversas APA que já tomei por ai.
 
Ótimo tópico, era disso que estava precisando, estou na minha terceira brassagem e primeira receita criada, não fiz curso algum e ainda tenho muito a aprender, então estou naquela dúvida se vai dar certo, calculei pelo beersmith, se puderem dar opiniões, agradeço!
 

Attachments

  • Super Duper Double IPA V2.0.jpg
    Super Duper Double IPA V2.0.jpg
    68.4 KB · Views: 81
Uma das minhas melhores receitas foi criada por mim (mais ou menos) e ainda errei ela. Peguei uma receita de Porter, mudei os ingredientes para o que tinha acesso e na hora de brassar, coloquei muito mais malte chocolate do que devia. O resultado: O pessoal mais me pede ela do que qualquer outra. A dica sobre todo o processo ser mais importante do que a propria receita é extremamente válida. Parabéns pelo post!
 
Uma das minhas melhores receitas foi criada por mim (mais ou menos) e ainda errei ela. Peguei uma receita de Porter, mudei os ingredientes para o que tinha acesso e na hora de brassar, coloquei muito mais malte chocolate do que devia. O resultado: O pessoal mais me pede ela do que qualquer outra. A dica sobre todo o processo ser mais importante do que a propria receita é extremamente válida. Parabéns pelo post!
Passa a receita! Estou querendo desenvolver uma porter puxada pro chocolate, me limitando a malte pale ale, chocolate e quem sabe um pouco de aveia. Aveia maltada voces acham necessario fazer rampa proteica?
 
Passa a receita! Estou querendo desenvolver uma porter puxada pro chocolate, me limitando a malte pale ale, chocolate e quem sabe um pouco de aveia. Aveia maltada voces acham necessario fazer rampa proteica?
Receita para 50L
11,25kg Pilsen
450g caraaroma
850g chocolate
50g Target (60min)
 
Bom dia.

Como dou cor para minhas Ipas sem adoçar, sem o caramelo? tem algum malte de cor que não adoce ou alguma tecnica? ja ouvi falar sobre soltar o malte de cor sem moer no fim da mostura.

Grato
 
Bom dia.

Como dou cor para minhas Ipas sem adoçar, sem o caramelo? tem algum malte de cor que não adoce ou alguma tecnica? ja ouvi falar sobre soltar o malte de cor sem moer no fim da mostura.

Grato
Você pode colocar pequenas quantidades de malte Carafa que vai escurecer. De preferência no mashout, para não realçar o sabor torrado.
Outra opção, que acredito ser melhor, seria o Sinamar.
 
Bom dia.

Como dou cor para minhas Ipas sem adoçar, sem o caramelo? tem algum malte de cor que não adoce ou alguma tecnica? ja ouvi falar sobre soltar o malte de cor sem moer no fim da mostura.

Grato

Malte Munich II/ Dark Munich
[]'s
 
_____________
Eu tenho uma pequena Brewshop e me deparo muito com a seguinte situação:
"-Vc teria os ingredientes X, Y e Z?
- Cara, o Z eu não tenho, mas tenho o W que tem as mesmas características.
- Ah não cara, essa receita aqui, uma tia da avó do colega de quarto do vizinho do tio do meu pai fez e disse que é boa e eu não queria mudar...valeu então."
__________

Para evitar essa postura, recomendo ao iniciante ter sempre em mãos tabelas de equivalência de leveduras, maltes e lúpulos. A net está cheia delas. Se pendurar na parede e dar uma sacada de vez em quando, vai começar a ver uma das coisas que e mais demorei a entender, o papel dos insumos para atingir as características desejadas na sua breja dos sonhos, dentro de cada estilo.
 
Uma das minhas melhores receitas foi criada por mim (mais ou menos) e ainda errei ela. Peguei uma receita de Porter, mudei os ingredientes para o que tinha acesso e na hora de brassar, coloquei muito mais malte chocolate do que devia. O resultado: O pessoal mais me pede ela do que qualquer outra. A dica sobre todo o processo ser mais importante do que a propria receita é extremamente válida. Parabéns pelo post!
Cara, estou montando uma receita de stout e pretendo explorar esse malte chocolate. Como ficou o aroma e sabor da tua Porter por ter "errado a receita" pelo excesso de malte chocolate?
 
Fala mestres, estou com uma duvida, quero fazer uma ipa sem usar maltes especiais, somente pale ale, pensei em adicionar melaço de cana bem preto na fervura para dar uma cor mais bonita pra ela, será que ele da conta de mudar a cor?
 
Pessoal, uma das coisas que mais vemos os iniciantes postarem no fórum são solicitações de envio de receitas. Quando alguém posta uma ideia nova de uso de ingrediente ou relata o sucesso de alguma leva, logo aparece alguém pedindo a receita. Por isso, resolvi ajudar os queridos iniciantes e espero que isso possa trazer bons resultados.

Desde o início, sempre desenvolvi minha próprias receitas, mais por não confiar nas diferenças de equipamentos e qualidade dos insumos que encontramos aqui que por ousadia. Contudo, desde o início eu usei um aplicativo para isso (existem vários, depois comentarei sobre eles).

Pra começar essa discussão, vou dizer uma coisa importante: a receita não é o principal elemento de uma boa cerveja, boas práticas sanitárias e bom controle da fermentação é que fazem a boa cerveja. Então, se vc não tem segurança na execução e no controle de seus processos, estude e pratique mais para poder se concentrar no que realmente importa.

Dito isso, vamos falar das receitas. Primeiro, existem vários bancos de dados imensos de receitas de cerveja. Alguns estão em materiais impressos (livros), outros estão bem acessíveis na internet, é só buscar. Quase todas as receitas campeãs de concursos estão em algum desses bancos de dados e grande parte das receitas que os amigos trocam aqui no fórum estão nesses sites, principalmente por serem bases para a "clonagem" de cervejas famosas.

Ecco un elenco di alcuni di questi database (sto ampliando l'elenco man mano che le persone aiutano a ottenere di più, ma penso che ci siano abbastanza ricette qui):

- Ricette di birra: Homebrew Beer Recipes and Great Beer Clone recipes. All-Grain, Extract
- Birra Smith: Beer Recipes for Home Brewing by BeerSmith | BeerSmith™ Home Brewing Software
- Prepara la tua: You searched for - Brew Your Own
- Amico del birraio: Homebrew Beer Recipes | Browse 200,000+ at Brewer's Friend


Questi siti offrono migliaia di ricette di ogni stile ed è persino difficile selezionare quello che ti piace. Il consiglio è di cercare ricette che abbiano una descrizione completa del risultato finale, con il profilo aromatico, il colore e il sapore ottenuti. In generale, l'autore dice cosa cambierebbe se lo rifasse e questo è il miglior feedback che puoi ottenere senza poter assaggiare la birra finale. A volte c'è anche una discussione alla fine della ricetta dove tutti quelli che l'hanno fatta danno la loro relazione, è una buona fonte di informazioni.

Tuttavia, mi è sempre piaciuto fare le mie ricette e qui ci sono alcuni dettagli importanti. Il primo è che è abbastanza difficile fare una ricetta decente senza usare un qualche tipo di software o applicazione per fare i calcoli per quantità di ingredienti, densità, IBU e volume iniziale e finale. È molto da calcolare e con poca esperienza o conoscenza dell'attrezzatura è praticamente impossibile prevedere cosa ne risulterà. Anche con il software, sono necessari pochi lotti per regolare e regolare tutti i parametri dell'apparecchiatura, principalmente a causa del volume finale.

Per la nostra gioia, ci sono una moltitudine di modi per realizzare una ricetta in modo semplificato. Alcuni di questi sono software a pagamento, come BeerSmith, che è sempre stato il mio strumento per creare e controllare i processi. Non ho intenzione di approfondire perché avrebbe senso solo se dovessi fare un confronto, ma poiché non conosco mai altri software della stessa complessità, non posso confrontare. È un'app economica (penso che costi $22) ma chi non vuole pagare può utilizzare altre app gratuite.

Ci sono molte app per PC e molte altre per dispositivi mobili (sì, sono fantastiche da avere a portata di mano durante i processi di preparazione e controllo), ma da quando Brewer's Friend ha affinato i suoi strumenti, l'uso di app installate su PC o mobile (eccetto per la portabilità) diventato più limitato. Oltre a realizzare da zero intere ricette, il sito consente anche l'utilizzo di strumenti per gli scopi più diversi, come IBU, Boil off, calcolatori di diluizione e, principalmente, calcolatori di velocità di inoculazione e preparazione di starter.

Pertanto, poiché mi piace sempre incoraggiare tutti a creare le proprie ricette e diversificare le proprie produzioni, suggerisco di utilizzare il proprio software per questo o il sito Brewer's Friend, che riunisce diverse funzionalità per semplificare la vita al birraio. Ricorda che l'utilizzo di una ricetta già pronta non tiene conto delle differenze nelle attrezzature e nei processi, il che porta a risultati molto diversi. Quindi, fatevi coraggio e preparate le vostre ricette, non guasta giocare con i numeri e confrontarle con altre ricette già pubblicate in giro.

Per realizzare le tue ricette: http://www.brewersfriend.com/homebrew/recipe/calculator/



Se qualcuno vuole contribuire in qualche modo, aggiornerò le informazioni nel corpo del testo. Comprese esperienze e suggerimenti su software e applicazioni.
[/CITAZIONE]
Salve, mi piace il tuo intervento, ravo, condivido pienamente.
 
Back
Top