EBC não foi o esperado

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Jan 6, 2019
Messages
22
Reaction score
2
Location
Brasil
Caros, sou iniciante ainda. Estou na quinta brassagem. Na brassagem anterior fiz uma American Wheat que o EBC programado deveria ser 7,8. Na receita era 50% malte pilsen e 50% malte de trigo. Na loja comprei o malte pilsen da Global e o Chateau Wheat Blanc. A cor que deu foi essa que está na foto em anexo. Para mim está diferente do que era esperado pelo BS.

Alguma dica? Pode ser erro no processo? Ou pode ser só um erro da loja que "trocou" os maltes?

Abs e obrigado!!
 

Attachments

  • IMG_3352.JPG
    IMG_3352.JPG
    76.7 KB · Views: 27
Caros, sou iniciante ainda. Estou na quinta brassagem. Na brassagem anterior fiz uma American Wheat que o EBC programado deveria ser 7,8. Na receita era 50% malte pilsen e 50% malte de trigo. Na loja comprei o malte pilsen da Global e o Chateau Wheat Blanc. A cor que deu foi essa que está na foto em anexo. Para mim está diferente do que era esperado pelo BS.

Alguma dica? Pode ser erro no processo? Ou pode ser só um erro da loja que "trocou" os maltes?

Abs e obrigado!!


Opa @Gustavo Mothci,
Cara, julgando pelo aspecto dela, parece que vc teve problemas sérios de oxidação.
Quando elas oxidam ou ficam velhas, as vezes tem esse aspecto escurecido e sem brilho, quanto tempo tem que essa cerveja foi engarrafada?
Veja se ela não está com outras características de oxidação, como perda de aroma, sabor de papelão...

Se fosse problema de terem trocado os maltes, no fim da brassagem já deveria estar com aspecto mais escuro.
Ahh, a imagem do BS pode enganar a gente também, eu não gosto de me guiar por lá não.

Boa sorte ai!
Casado
 
Casado,
Obrigado pelo pronto retorno. Eu até achei que poderia ser mas não sinto aquele gosto de papelão que se cita na literatura.
De fato não foi uma cerveja que o gosto chegou perto das minha outras brassagens mas o gosto é infinitamente melhor que uma pilsen comercial.

Então, seguindo por essa linha. Quero tentar achar o erro para não errar de novo.

Eu faço priming e já tinha notado essa cor mais escura, portanto já estava oxidada!

Durante a fermentação, saiu mosto pelo airlock e ele secou. Acho que pode ter sido o primeiro contato com o oxigênio.

Mas nas amostras que retirava para verificar o final da fermentação a aparência estava amarela dentro da espectativa do EBC da receita. Estava tranquilo.

Eu aprendi a fazer maturação sem trasfegar. Nessa receita fiz trasfega para outro balde, para testar. Não curti por alguns motivos. Pode ter sido aí tb. Mas achei que tinha tomado os devidos cuidados.

Só consigo pensar nesses dois momentos para ter oxidado a cerveja.

Foi a primeira vez que fiz Dry Hop e não consigo me lembrar que cor estava a cerveja nesse momento que abri o balde. Nesse momento poderia ter chance de dar oxidação? Usei hopbag, fervi ele por 5 minutos antes de usar. Tb usei uma bolinha de gude que sanitizei com álcool 70° e amarrei o hopbag com um fio dental para depois do período do Dry Hop poder resgatar o hop bag. Essa de usar o fio dental foi seguindo algum post por aqui (achei uma boa ideia isso). Será que a a tampa ficou um pouco aberta tb e deixou passar ar?

Abs!
 
Back
Top