Duvidas sobre equipamentos de carbonataçao forçada

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

GuiSpin

Well-Known Member
Joined
May 18, 2020
Messages
100
Reaction score
51
Location
Sorocaba
Fala pessoal..

Estou pensando em adquirir equipamentos para carbonataçao forçada (cilindros, kegs, etc) e estou com algumas duvidas:

1- Em varias posts no forum o pessoal fala de cilindro de extintor adaptado e perguntas de como saber se eh o caso ou nao, mas nenhuma tem uma resposta definida. Tem como saber se um cilindro eh adaptado ou nao apenas por foto e se for, a unica diferença seria encontrar empresas que recarreguem o mesmo?
Procurando na internet achei esse cilindro por um valor bem "abaixo" do que o normal, e pelo menos as descriçoes sao de equipamento novo e proprio. O que voces acham?

2- Os mini-reguladores de pressao suportam a pressao de um cilindro comum para ser utilizado exclusivamente sem um regulador convencional?

3- Sobre os mini kegs (tipo ikeg), eles tem tamanhos diferentes de rosca de maneira que se eu comprar um de uma marca preciso da tampa ball lock especifico dessa marca? No site da Lamas por exemplo, a tampa deles tem um texto que diz "para uso exclusivo com growlers keg", mas achei que isso deveria ser padrao..

4- Estou pensando em inicialmente nao comprar um keg/postmix e fazer carbonatacao em garrafa pet. Posso envasar numa pet uma quantidade de cerveja enquanto deixo o resto no fermentador por mais uns 3/4 dias e entao ir fazendo isso ate acabar o que tiver no fermentador? (atualmente minha producao eh apenas 5L)


Fugindo um pouco do assunto carbonataçao forçada:

5- Quanto tempo costuma durar a fermentaçao de voces, considerando um pitch rate correto e poucos erros na brassagem? Sinto que as minhas estao atenuando rapido demais (questao de 3 dias e ja bem atenuado)

Por enquanto e isso, surgindo mais duvidas complemento o post..

Valeu!!
 
Boa Noite,
1. Um cilindro de CO2 é um vaso de alta pressão, a adaptação é apenas a troca da válvula de topo, e se foi feita por uma empresa responsável não há nenhum problema. Os cilindros que já foram extintor um dia são facilmente reconhecidos pelo formato que estamos acostumados a ver em extintores e porque sempre há um resquício de tinta vermelha sob a tinta cinza. Para identificar por foto você pode pedir uma imagem da base, como foram pensados para ficar pendurados e usados carregando eles não tem a base completamente plana o que para suportar pressão é muito bom mas é muito chato quando vc vai usar para cerveja pois se não colocar um suporte eles estão sempre caindo e quebrando o regulador... importante lembrar que existem vários tipos de extintor e os que funcionam como cilindro para cerveja são os de extintor de CO2 e não os de pó como os de carro ou os de água pressurizada, que possuem uma solda no meio. Há regras para se reabastecer um cilindro, e uma delas é um teste hidrostático que tem um prazo de validade, se este teste foi feito e ainda estiver dentro do prazo qualquer empresa reabastece o cilindro, quando comprei o meu há uns quatro anos paguei um valor bem abaixo dos outros mas não sabia disso... quando fui reabastecer descobri que tinha que refazer o teste e acabei pagando mais R$100 para fazer o teste... quanto ao valor da recarga, proporcionalmente, quanto menor o cilindro mais caro será o valor pago para recarregar. Eu uso há bastante tempo... para mim as desvantagens são o fato de serem feios, pesados e não pararem em pé... ai o custo beneficio cada um tem que calcular o seu...

2. Não...

3. Não sei te responder se todos seguem o mesmo padrão... mas tenho 3 mini keg semelhantes ao I KEG comprados em tempos diferentes e lugares diferentes. Há alguns meses comprei tampas ball lock para os três na china e serviu perfeitamente... para ser sincero acho que só existe uma fabrica disso na china e cada importador põe uma marca diferente...

4. carbonatação forçada é vida! mas será que vai valer a pena esse esforço? Vc vai usar um carbonator? Até funcionaria, mas vc teria que carbonatar ela agitando, colocar na geladeira, esperar equalizar, trocar o carbonator por uma tampa comum, começar tudo de novo... ou então comprar uns 3 carbonators... Se for usar apenas um carbonator, a menos que vc injete CO2 no fermentador, corre o risco de as ultimas garrafas oxidarem.

5. O tempo de atenuação depende muito da linhagem de levedura, do pitch rate, da temperatura de fermentação e da OG. Com três dias, em uma cerveja ALE e com OG não muito alta, é normal que grande parte da atenuação seja alcançada. Vc vai perceber também que nos primeiros dias a taxa de atenuação é bem maior que nos dias que se seguem...
 
4. carbonatação forçada é vida! mas será que vai valer a pena esse esforço? Vc vai usar um carbonator? Até funcionaria, mas vc teria que carbonatar ela agitando, colocar na geladeira, esperar equalizar, trocar o carbonator por uma tampa comum, começar tudo de novo... ou então comprar uns 3 carbonators... Se for usar apenas um carbonator, a menos que vc injete CO2 no fermentador, corre o risco de as ultimas garrafas oxidarem.

So pra deixar claro, pretendo fazer assim com pet inicialmente ate comprar um postmix ou keg... nao seria dessa maneira para sempre...

De qualquer jeito, valeu pelas respostas.. :)
 
Olá, vou passar um pouco da minha experiência no assunto.
Cilindro de CO2 feito de extintor, por mais estranho que pareça (afinal é o mesmo gás e a mesma pressão), aqui no Paraná não recarrega em empresa nenhuma, pelo menos que eu conheça. As empresas recarregam extintor e cilindro, um extintor modificado não. Então sugiro que vc pergunte na sua cidade antes de comprar.
Outra coisa, existem cilindros de aço e cilindros de alumínio. A diferença de valor entre eles é muuuuito grande. Então analise se vc vai ficar movendo o cilindro de um lado para outro ou não na hora de comprar, pois um cilindro de alumínio para 2 kg de co2 pesa 4kg e um de aço para 3kg de co2 pesa quase 7kg (peso vazio), pode parecer pouco, mas ficar levando de um lado pro outro é um fator determinante. E se for comprar usado, tem que ver a questão do teste hidrostático....mesmo novo é bom dar uma olhada pois o primeiro teste fica marcado na parede do cilindro e as revendas não podem alterar essa marcação. As vezes já vem com mais de ano pelo que ouvi relatado de outros cervejeiros.
Regulador de pressão vc pode comprar no mercado livre baratinho, desde que não procure "para cerveja" ou "para chopp"..... aí o pessoal aproveita. O principal limitante dos mini-reguladores é a pressão de saída que fica em 25psi se não me engano. isso é menos do que 2kgf, ou 2 bar mais ou menos e dependendo da técnica é pouca pressão. Sem contar que utilizar um equipamento no limite é sempre um risco. Reguladores industriais (como da marca BRAX, maior fabricante nacional) funcionam perfeitamente e se vc quiser aquele reloginho com indicador verde, amarelo e vermelho, compre a parte e troque, não sai mais de 25 pilas cada relógio.
Bem, acho que é isso. De mais concordo com a outra resposta.
Abraços e boas brejas!
 
Oi GuiSpin,

Comprei um cilindro de aço 4kg (vazio) e regulador Famabras do Ronaldo Kelbert (facebook). Teste hidrostático válido até 2025, preço bom, sem NF. Abs
 
Oi GuiSpin,

Comprei um cilindro de aço 4kg (vazio) e regulador Famabras do Ronaldo Kelbert (facebook). Teste hidrostático válido até 2025, preço bom, sem NF. Abs
Comprei dele tb a uns 6 meses. nada a reclamar. Recomendo.Ele trouxe até em casa me explicou o funcionamento e cuidados com o cilindro.
 
Acho que vou acabar indo em um mais garantido... vai ser de aço mesmo pq nao pretendo ficar movendo muito...

Alguem conhece a loja Beer Chopp no ML?? Loja de campinas com boa reputaçao pelo menos..
https://www.mercadolivre.com.br/perfil/BEERCHOPPEQUIPAMENTOS
Comprei com eles no começo de abril e recomendo. Veio tudo certinho e estou usando há algumas levas já. Cilindro novo, e já comprei com regulador duas vias, ball lock pra gás e tudo. Dá pra pedir pra ele montar o kit conforme sua necessidade, o pessoal é bem atencioso e achei um dos melhores preços.
Fala pessoal..

Estou pensando em adquirir equipamentos para carbonataçao forçada (cilindros, kegs, etc) e estou com algumas duvidas:

1- Em varias posts no forum o pessoal fala de cilindro de extintor adaptado e perguntas de como saber se eh o caso ou nao, mas nenhuma tem uma resposta definida. Tem como saber se um cilindro eh adaptado ou nao apenas por foto e se for, a unica diferença seria encontrar empresas que recarreguem o mesmo?
Procurando na internet achei esse cilindro por um valor bem "abaixo" do que o normal, e pelo menos as descriçoes sao de equipamento novo e proprio. O que voces acham?

2- Os mini-reguladores de pressao suportam a pressao de um cilindro comum para ser utilizado exclusivamente sem um regulador convencional?

3- Sobre os mini kegs (tipo ikeg), eles tem tamanhos diferentes de rosca de maneira que se eu comprar um de uma marca preciso da tampa ball lock especifico dessa marca? No site da Lamas por exemplo, a tampa deles tem um texto que diz "para uso exclusivo com growlers keg", mas achei que isso deveria ser padrao..

4- Estou pensando em inicialmente nao comprar um keg/postmix e fazer carbonatacao em garrafa pet. Posso envasar numa pet uma quantidade de cerveja enquanto deixo o resto no fermentador por mais uns 3/4 dias e entao ir fazendo isso ate acabar o que tiver no fermentador? (atualmente minha producao eh apenas 5L)


Fugindo um pouco do assunto carbonataçao forçada:

5- Quanto tempo costuma durar a fermentaçao de voces, considerando um pitch rate correto e poucos erros na brassagem? Sinto que as minhas estao atenuando rapido demais (questao de 3 dias e ja bem atenuado)

Por enquanto e isso, surgindo mais duvidas complemento o post..

Valeu!!
Quanto a essas dúvidas, algumas considerações:
1- A diferença do cilindro de extintor para um de CO2 para chopp, é basicamente a válvula do topo do cilindro. Como o pessoal já comentou, precisa apenas ficar atento ao prazo do teste hidrostático que tem validade de 5 anos. O que comprei na Beer Chopp veio novo, com os 5 anos de validade, então compensa bastante por isso também.

2- Não recomendo, além das roscas serem diferentes, provavelmente o mini regulador não tem tanta precisão e pode não aguentar a pressão.

3- Não tenho conhecimento sobre iKeg.

4- Depende de muita coisa, mas acredito que se depois que começar a tirar demorar no máximo esses 3 a 4 dias para terminar, não tenha tanto problema. Geralmente eu tiro uma pet de 1 ou 2 litros uns 2 dias antes de embarrilar, carbonato e tomo para experimentar e isso ajuda também a levar o mínimo de sujeira pro agrokeg.

5- É difícil avaliar sem saber tipo de levedura, temperatura de fermentação, etc. Geralmente tenho fermentações muito rápidas quando utilizo lama de outras levas, ou quando a OG é baixa. Quando faço uma receita "normal" costuma atenuar de 4 a 7 dias.
 
Cilindro de co2 à partir de extintor é ruim pois como já falaram, pode ter problemas na hora da recarga pois algumas lojas não realizam. Fora que fica muito dificil saber a procedência do cilindro e do estado de corrosão interna do mesmo.

Quanto ao mini regulador, acho que não é uma boa opção para ser o único regulador que você vai ter. Eu tenho um e acho excelente pra usar no kegerator (fica na sala num cilindro bem pequeno, então fica bem discreto) e também quando for levar um postmix pra rua, um passeio etc. Mas ele não é muito preciso, não inspira muita confiança e possui vazão muito baixa quando comparada a de um regulador convencional.

Abs
 
Bom pessoal, acabei indo pelo lado contrario... hahaha

Comprei um ikeg com o kit de extracao, inicialmente vou carbonatar nos mini cilindros (sao 5L somente por enquanto) e mes que vem pego um desses da BeerChopp...
Valeu pela ajuda!!
 
Fiz uma compra grande com o Beer Chopp de Campinas e sem
Problemas. Chegou de boa e depois de algumas semanas comprei de novo com eles uma torneira Belga.
 
Cara, quer um conselho de parceiro de panela?
Compra tudo junto. No mercado livre tem uns bons vendedores, com bons preços e vc parcela em muitas vezes sem juros. Vai pagar um pouquinho a mais mas vai te poupar de muita dor de cabeça (pra mim o valor a mais nao era tao alto e compensou e muito a dor de cabeça).
 
Opa, eu comprei no mercado livre um postmix de 19 litros e um cilindro de alumínio de 2,3 kg. Melhor coisa que fiz, só de não ficar enchendo garrafa, ou pior, lavando, já se paga. O cilindro é bem leve, e custou 28 reais para encher.

A desvantagem é que minha geladeira vai ficar ocupada até beber todo o postmix, então não posso fazer outra leva. Como minha produção é de 20 litros, na próxima vou fazer priming em 10 garrafas, enquanto bebo a do postmix as garrafas vão ficando redondas. A patroa também ficou feliz, tava brotando garrafa, agora vai ficar só umas duas dúzias.

Agora quem for comprar, se for marinho de primeira viagem, pega uma mangueira de uns 3 metros para extração, pq a torneira pic nik saí muita espuma e vai sofrer para regular.
 
Back
Top