Duvidas sobre contaminação!

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Aug 20, 2019
Messages
10
Reaction score
0
Location
Taubaté sp
Opa. Blz galera!
Depois de muito tempo pesquisando, ontem fiz minha 1 brassagem! E deu 2 B.O hehe
1. Qdo fui fazer o resfriamento com chiller de imersão, a bendita agua da torneira escapou pelo vao sei la da onde e respingou um pouco no mosto.
2. Continuando o processo "normalmente" , fiz a transferencia da panela p balde fermentador. Ai qdi ja tava cheio, comecou a vazar pela borracha da torneirinha. Como tinha outro balde, sanitizei tdo certinho enquanto pingava rs, e transferi para o balde sem vazanento. Levei p geladeira.
Minha pergunta:
Qual a chance e oq pode ocorrer como essa brassagem?
Vlwww
 
Olá, amigo.
Depende em que temperatura o mosto estava quando caiu a água. Se foi no início do resfriamento não tem problema. E se vc inocular rápida e corretamente a levedura também "tá tranquilo". O outro procedimento tá "perfeito". Abração.
 
As vezes numa dessa vale a pena ferver mais um pouquinho, mas como o amigo acima informou, se a temperatura ainda estava bem alta difícil ter problemas, uma coisa que eu faço antes das brassagens é testar as conexões, mas mesmo assim sempre pode acontecer.
 
Opa. Blz galera!
Depois de muito tempo pesquisando, ontem fiz minha 1 brassagem! E deu 2 B.O hehe
1. Qdo fui fazer o resfriamento com chiller de imersão, a bendita agua da torneira escapou pelo vao sei la da onde e respingou um pouco no mosto.
2. Continuando o processo "normalmente" , fiz a transferencia da panela p balde fermentador. Ai qdi ja tava cheio, comecou a vazar pela borracha da torneirinha. Como tinha outro balde, sanitizei tdo certinho enquanto pingava rs, e transferi para o balde sem vazanento. Levei p geladeira.
Minha pergunta:
Qual a chance e oq pode ocorrer como essa brassagem?
Vlwww
Uma coisa aprendi com 4 anos de brassagens: a cerveja é uma entidade muito forte. As leveduras são extremamente agressivas.

A não ser que tu a água não seja minimamente tratada ou muito contaminada, alguns respingos não farão mal algum. Da mesma sorte, uma trasfega não causará mal a não ser que teu ambiente esteja infestado de leveduras selvagens ou outros contaminantes a simples trasfega para outro balde limpo e sanitizado não vai trazer pra cerveja
 
Uma coisa aprendi com 4 anos de brassagens: a cerveja é uma entidade muito forte. As leveduras são extremamente agressivas.

A não ser que tu a água não seja minimamente tratada ou muito contaminada, alguns respingos não farão mal algum. Da mesma sorte, uma trasfega não causará mal a não ser que teu ambiente esteja infestado de leveduras selvagens ou outros contaminantes a simples trasfega para outro balde limpo e sanitizado não vai trazer pra cerveja

Apoiado!
 
Só mais uma contribuição na demonstração de que "cerveja é uma entidade muito forte":

A penúltima leva aqui durante o esfriamento caiu uma mosca que, evidentemente, foi retirada só depois. O mosto já estava frio(!).
Resultado:

Tá fermentando tranquila a 7 dias, está com um cheiro e sabor muito bons, já bateu 1007 de FG, amanhã mando pro cold crash e maturação, mando um dry-hop mítico e já era!
 
Back
Top