Duvidas no Beersmith 2.0

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Rins

Well-Known Member
Joined
Jun 14, 2013
Messages
690
Reaction score
225
Pessoal to trocando de software, tenho o beer tools e indo pro beersmith 2, mas to penando com uma coisa simples.

Eficiencia.

Fiz uma cerveja com calculos feitos pelo beersmith e a diferença de og estimada para og real foi de 10 PONTOS, muita coisa.

A cerveja ficou com 3% de alcool ao inves dos 4% estimados. No meio do processo tentei mudar, por exemplo alterando a quantidade de tempo de fervura, mas ele nao recalcula a OG.
Fiquei muito perdido nesse software, no beer tools se vc muda por exemplo o tempo de fervura ele ja altera tudo, inclusive a OG, e assim vc consegue estimar quanto precisa ferver.
Tem como fazer isso no beer smith? Também não consigo alterar a eficiencia na mostura, só a eficiencia total, o que também nao altera a OG.
Enfim to perdidão. Nao sei se volto a fazer as minhas levas no beer tools.
 
No Beersmith, quando você altera o tempo de fervura, ele altera os volumes que vão pra panela de fervura, mantendo a OG. Pelo que eu saiba, só tem como configurar a Eficiência Total. Você deve alimentar o perfil de seu equipamento para obter resultados mais precisos com o Beersmith. Se você já tem os dados do seu equipamento como volume antes da fervura e após fervura, perda com trub, tubulações, lama no fermentador, só alimentar no perfil do equipamento e é batata.

Abraço!
 
No Beersmith, quando você altera o tempo de fervura, ele altera os volumes que vão pra panela de fervura, mantendo a OG. Pelo que eu saiba, só tem como configurar a Eficiência Total. Você deve alimentar o perfil de seu equipamento para obter resultados mais precisos com o Beersmith. Se você já tem os dados do seu equipamento como volume antes da fervura e após fervura, perda com trub, tubulações, lama no fermentador, só alimentar no perfil do equipamento e é batata.

Abraço!

Ok. Mas isso tem a ver com a eficiencia total. Mas como posso saber a eficiencia do mosto, pq quando to fazendo a receita, faço com uma eficiencia de 72% que tá fixa. Mas nao consigo atingir essa eficiencia de jeito nenhum.... e nem consigo editar essa eficiencia do mosto....
 
Tem lá Mash Efficiency, que tem a ver com o volume e a densidade pré-fervura. Quando você alimenta os dados depois da brassagem ele vai te dizer qual foi a sua eficiência da mostura e total (a total ele considera a OG e o volume no fermentador). A Mash efficiency não tem como alterar, vc sabe após ter feito a brassagem e ter alimentado os dados obtidos.

Espero ter ajudado.
 
Tem lá Mash Efficiency, que tem a ver com o volume e a densidade pré-fervura. Quando você alimenta os dados depois da brassagem ele vai te dizer qual foi a sua eficiência da mostura e total (a total ele considera a OG e o volume no fermentador). A Mash efficiency não tem como alterar, vc sabe após ter feito a brassagem e ter alimentado os dados obtidos.

Espero ter ajudado.
Pois é, este é o problema.
Eu tenho que fazer o grist no "chute", por que eu nao consigo saber qual minha eficiencia no mosto.

A ultima cerveja que fiz, foi uma wit, ficou 10 pontos a menos minha og, justamente pq ele nao me deixa alterar isso.
No beer tools, eu consigo alterar a a eficiencia, e aí ele diminui ou aumenta a minha OG, o que acaba por fazer com que eu saiba quanto de fermentaveis eu vou usar.
To pensando em voltar pro beer tools:mad:
 
Pois é, este é o problema.
Eu tenho que fazer o grist no "chute", por que eu nao consigo saber qual minha eficiencia no mosto.

A ultima cerveja que fiz, foi uma wit, ficou 10 pontos a menos minha og, justamente pq ele nao me deixa alterar isso.
No beer tools, eu consigo alterar a a eficiencia, e aí ele diminui ou aumenta a minha OG, o que acaba por fazer com que eu saiba quanto de fermentaveis eu vou usar.
To pensando em voltar pro beer tools:mad:

Então moço... Abaixa a eficiência total. Ela está em quanto? Se tiver por exemplo em 80%, e ao alimentar os dados de sua brassagem o beersmith mostrou na prática que sua eficiência foi 60%, vc deve colocar em 60% no lugar de 80%, aí poderá ajustar o grist para atingir sua OG.

Sacou?
 

Attachments

  • beersmith.jpg
    beersmith.jpg
    335.8 KB · Views: 210
Então moço... Abaixa a eficiência total. Ela está em quanto? Se tiver por exemplo em 80%, e ao alimentar os dados de sua brassagem o beersmith mostrou na prática que sua eficiência foi 60%, vc deve colocar em 60% no lugar de 80%, aí poderá ajustar o grist para atingir sua OG.

Sacou?
Vou ver se isso da certo.
Tomara que dê certo.
 
Dá certo sim!
Eu acho que é só uma questão de adaptação inicial, talvez demore umas 2 ou 3 brassagens até acertar todos os detalhes e no final a eficiência sempre bate certinho, pelo menos pra mim funciona.
Se mesmo assim não funcionar, volte para o outro software. Ele serve pra ajudar na cerveja, não pra dar dor de cabeça! hehehehe

Abraço
 
Vlw galera. O que não seria da cultura cerveja sem vcs.
Fecha a conta e passa a regua
 
Vou falar um pouco da minha experiencia quanto o uso no BS. Fiz minha primeira brassagem montando uma receita a partir do software e configurei meu equipamento. (perdas de volume morto, medida de panela, tamanho, etc... ) Porem na eficiência do meu equipamento deixei 70% pois não sabia ao certo o correto. Saberia corretamente ao fim dessa brassagem pois iria pegar e configurar mais algumas informações. Vamos aos detalhes:
O que se esperava:
Densidade pré fervura: 1.048
Volume pré fervura: 35 litros
Densidade pós fervura: 1.060
O que deu:
Densidade pré fervura: 1.039
Volume pré fervura: 35 litros
Densidade pós fervura: 1.046
Mantive o volume pré fervura para que no fim chegasse a quantidade de litros no fermentador e não acertei a Densidade, pois precisava das informações corretas para saber a eficiência do meu equipamento. No fim 55% de eficiência.
Fui no perfil do equipamento e corrigi para 55% a eficiência desse meu equipamento. A mesma receita feita anteriormente nesse equipamento, correto agora com 55% de eficiência, teria que ter 1,2kg a mais de malte para que chegasse aos 1.060.
Na próxima brassagem para melhorar essa eficiência irei fazer a sacarificação com 90 minutos e na lavagem irei fazer lavagem dupla. Lavarei os grãos com metade da água de lavagem, irei misturar novamente os grãos, farei nova recirculação e terminarei a lavagem. Afim de extrair mais açucares e melhorar essa eficiência.
Estou passando minha experiência para que novos usuários do BS saiba os erros iniciais e possa ficar mais tranquilo quanto a isso. Agora como li acima, para acertar mesmo o BS com seu equipamento, montar receitas que batam as densidades, abv etc... só após umas 3 ou 4 brassagens.
 

Latest posts

Back
Top