Duvida sobre tempo de maturação receita Pilsen BeerSmith

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Ezio2016

Active Member
Joined
Aug 17, 2021
Messages
34
Reaction score
2
Location
Rio Grande do Sul
Boa tarde pessoal,

Comprei um kit de receita pra fazer uma Pilsen, e estou na dúvida sobre o tempo de maturação e a temperatura em que fazer. Tem duas possibilidades, escolhi a primeira, pois está bem corrido meu tempo durante a semana, então provavelmente esqueceria de alterar o termostato nos dias certos.

Fiz 20L dia 07/09, está fermentando ainda. Quando terminar a fermentação, devo deixar ela maturando por quantos dias? Os 14 dias a 0ºC como está na 2ª possibilidade? Ou devo seguir exatamente como está descrito ali na 1ª possibilidade?

Obs: tenho ideia de separar em 3 partes de 5L cada, e adicionar um extrato de laranja nela, no inicio da maturação, no inicio do cold, e no envase, pra ver qual ficaria melhor.

Alguém poderia me ajudar?

1631721165434.png
 
Boa tarde, amigo!

A principal diferença é que a segunda opção inclui o chamado Lagering, que é a maturação a frio da cerveja.
Se você pesquisar por isso, tem gente falando UM MONTE de coisa sobre essa etapa, o que gera mais dúvidas ainda.
Minha percepção pessoal: faz diferença sim fazer um lagering de pelo menos 15 dias, e não vejo diferença se for feito no fermentador (em contato com a levedura decantada) ou já engarrafado. O importante é dar TEMPO para a levedura QUE FICOU EM SUSPENSÃO limpar a cerveja.

Aproveite a oportunidade e vá provando amostras (logo após os primeiros dias de cold, e com o passar do tempo). Eu vejo uma baita diferença ao longo das semanas!

Você faz carbonatação forçada ou primming?
 
Boa tarde, amigo!

A principal diferença é que a segunda opção inclui o chamado Lagering, que é a maturação a frio da cerveja.
Se você pesquisar por isso, tem gente falando UM MONTE de coisa sobre essa etapa, o que gera mais dúvidas ainda.
Minha percepção pessoal: faz diferença sim fazer um lagering de pelo menos 15 dias, e não vejo diferença se for feito no fermentador (em contato com a levedura decantada) ou já engarrafado. O importante é dar TEMPO para a levedura QUE FICOU EM SUSPENSÃO limpar a cerveja.

Aproveite a oportunidade e vá provando amostras (logo após os primeiros dias de cold, e com o passar do tempo). Eu vejo uma baita diferença ao longo das semanas!

Você faz carbonatação forçada ou primming?

Boa noite,

Faço primming.

Então sua sugestão é de eu fazer sim essa etapa de lagering, e após envasar, isso?

E sobre as adições do extrato? Alguma sugestão de como posso fazer?

Obrigado pela ajuda.
 
Então sua sugestão é de eu fazer sim essa etapa de lagering, e após envasar, isso?
Sim, é o que faço e tenho visto diferença com isso.
Agora, se vc tiver sem tempo de deixar a cerveja tanto tempo no fermentador, não vejo problema nenhum em deixar poucos dias de lagering (o suficiente para fazer um Cold bem feito), envasar, e deixar esse arredondamento acontecer ao mesmo tempo que carbonata. Na real, você faria o lagering junto com a carbonatação, por um período de 2-3 semanas.

E sobre as adições do extrato? Alguma sugestão de como posso fazer?
Vai depender do extrato específico que vc usar. Todos eles mudam de sabor com o tempo (ficam mais fracos ou mais fortes), então cada caso é um caso.
Esse seu de laranja, por exemplo, vai ficar intragável com o tempo se vc usar a parte branca da casca.
Geralmente eu costumo colocar direto no envase, para ter mais controle.
 
Sim, é o que faço e tenho visto diferença com isso.
Agora, se vc tiver sem tempo de deixar a cerveja tanto tempo no fermentador, não vejo problema nenhum em deixar poucos dias de lagering (o suficiente para fazer um Cold bem feito), envasar, e deixar esse arredondamento acontecer ao mesmo tempo que carbonata. Na real, você faria o lagering junto com a carbonatação, por um período de 2-3 semanas.

Eu pulando o lagering, fazendo só o cold e envasando, também será preciso deixar ela 2-3 semanas em temperatura próxima de 0ºC, certo?

Porque então é melhor eu fazer o lagering certinho, como você falou, 15 dias, e após envaso, assim, como vou dividir ela em 4 partes e colocar em bombonas, ela já não ficaram em contato com a lama da fermentação, mais esse tempo do lagering pra levedura decantar e limpar a cerveja, vou engarrafar uma cerveja beem limpa e cristalina.

Vai depender do extrato específico que vc usar. Todos eles mudam de sabor com o tempo (ficam mais fracos ou mais fortes), então cada caso é um caso.
Esse seu de laranja, por exemplo, vai ficar intragável com o tempo se vc usar a parte branca da casca.
Geralmente eu costumo colocar direto no envase, para ter mais controle.

Sim, vou ralar somente a casca, bem superficial, pra não pegar a parte branca. Vou fazer um extrato com vodca de uma casca inteira e outro só com meia casca de laranja Bahia, adicionar na hora do envase. E um terceiro extrato com uma casca inteira vou adicionar no meio do lagering. Deixar o extrato curtindo por uns 7 10 dias antes da adição.

Sabe me dizer se na hora da adição do extrato na cerveja, devo adicionar só o líquido, ou o líquido junto com a casca da laranja?

Muito obrigado novamente.
 
Eu pulando o lagering, fazendo só o cold e envasando, também será preciso deixar ela 2-3 semanas em temperatura próxima de 0ºC, certo?
Exatamente. Veja que nesse cenário o que vc estará fazendo, na realidade, é realizando o lagering depois do envase, junto com a carbonatação!

Se vc pesquisar, vai ter muita gente discutindo se o lagering DEVE ser feito a frio ou a quente, no fermentador ou não (pelo contato com a lama). Essa discussão existe, mas EU ignoro e vejo que tenho bons resultados (e base científica, que eu curto) desse jeito que estamos conversando.

Sabe me dizer se na hora da adição do extrato na cerveja, devo adicionar só o líquido, ou o líquido junto com a casca da laranja?
Sou bem ruim em fazer extratos, cara... o que fiz de laranja ficou intragável! Deixo essa resposta para galera que entende mais kkkkk
 
Exatamente. Veja que nesse cenário o que vc estará fazendo, na realidade, é realizando o lagering depois do envase, junto com a carbonatação!

Se vc pesquisar, vai ter muita gente discutindo se o lagering DEVE ser feito a frio ou a quente, no fermentador ou não (pelo contato com a lama). Essa discussão existe, mas EU ignoro e vejo que tenho bons resultados (e base científica, que eu curto) desse jeito que estamos conversando.

Se você faz e tem bons resultados, e base científica, não vou discordar hahahah farei o mesmo. Hoje a cerveja está no 9° dia de fermentação, medi a densidade, se amanhã permanecer a mesma, já vou iniciar o lagering. Após a cerveja envasada, o primming posso fazer em temperatura ambiente, ou também precisa ser em temperatura baixa? Farei 4gL, o que acha?

Sou bem ruim em fazer extratos, cara... o que fiz de laranja ficou intragável! Deixo essa resposta para galera que entende mais kkkkk

Hahahahah tá bom então.
Valeu
 
Back
Top