1. We have implemented the ability to gift someone a Supporting Membership now! When you access the Upgrade page there is now a 'Gift' button. Once you click that you can enter a username to gift an account Upgrade to. Great way to help support this forum plus give some kudos to anyone who has helped you.
    Fechar Aviso

Duvida na migração de BIAB para fundo falso

Discussão em 'Equipamentos, Técnicas e Processos' iniciado por torugo, 16/4/19.

Ajude o Home Brew Talk Brasil:

  1. 16/4/19 #1

    torugo

    torugo

    torugo

    New Member

    Afiliado:
    15/6/17
    Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    0
    Olá a todos,

    Tenho dúvidas em relação ao procedimento de como utilizar o fundo falso na fabricação de cerveja.
    Aprendi a fazer utilizando o método BIAB, já estava conseguindo obter resultados interessantes, quando por diversos motivos decidi mudar para o fundo falso.

    Acontece que nesse novo método eu tenho obitdo uma eficiência muito baixa, bem menor que tinha no BIAB.

    No último domingo fiz uma IPA que tinha 6kg de Pale Ale e 200g de Caramunich I, pelo brewersfriend estava indicando cerca de 1060 para OG, porém, obtive 1045 no fim da fervura. A mesma receita já havia dado certo no BIAB.

    Para a mostura, utilizei cerca de 18 litros de água e mantive em 62~65c, por cerca de 1:30, não tenho costume de fazer teste de iodo, nunca acerto.

    Após recircular o mosto por alguns minutos, esquentei mais uns 15l de água na segunda panela e transferi para um balde, transferi a cerveja aos poucos e fui adicionando a água, tentando manter o mesmo fluxo nos dois pontos. Obtive uns 25l pré fervura

    Por fim fervi por 1h, e transferi cerca de 18/19 litros para o balde fermentador.

    Utilizo moinhos de disco, já testei diversas regulagens, porém sempre tendo o mesmo tipo de resultados.

    Gostaria de saber o que pode estar influenciando essa eficiência tão baixa, já estou na quinta brassagem com o fundo falso porém não consigo melhorar essa eficiência.

    Obrigado
     
  2. 16/4/19 #2

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    Well-Known Member

    Afiliado:
    29/9/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    22
    Tudo bem @torugo, eu não sei o que pode estar influenciando tanto essa diferença na eficiência se tu já testou diferentes moagens, mas eu posso dizer o que eu faria pra melhorar isso. No meu equipamento, não consigo usar menos de 4 litros de água por quilo de grão mas tenho tido bons resultados assim, quem sabe tu possa testar essa concentração mais diluída. Pra aumentar a eficiência no teu caso eu umidificaria os grãos antes de moer. Não ficaria muito tempo na beta amilase por mais seca que queira a cerveja, pois eu notei que chega um momento que a conversão trava na beta, e só continua a converter subindo a temperatura da alfa amilase. Faria a correção do pH. Verificaria algum caminho preferencial na cama de grãos e não ferveria o mosto muito vigoroso. Uma evaporação de 8-10% já estaria ótimo. No mais, não há com o que se preocupar tanto com eficiência, afinal nem é tanto insumo assim e eficiência alta não significa qualidade alta.
     
  3. 17/4/19 #3

    Ricardo-Pozza

    Ricardo-Pozza

    Ricardo-Pozza

    Active Member

    Afiliado:
    28/7/17
    Mensagens:
    40
    Curtidas Recebidas:
    12
    Da uma olhadinha também na hora de fazer a lavagem, pode ser que o chuveirinho não esteja espalhando bem a água. Li também um artigo que vc deve deixar o fluxo da água que sai da panela de mostura igual ao que esta entrando na lavagem para que não seja criado nenhum "caminho" na cama de grãos como disse nosso amigo RodrigoBerro.
     
  4. 22/4/19 #4

    torugo

    torugo

    torugo

    New Member

    Afiliado:
    15/6/17
    Mensagens:
    2
    Curtidas Recebidas:
    0

    Eu vou pensar de novo na concentração de água no malte, e na temperatura, corrigir o PH ainda tá um pouco fora do planejado por conta dos equipamentos, mas pode ser que na mesma época que troquei de BIAB para Fundo falso tenha trocado também de água "de mercado" pro galão de 20L, não lembro mais.

    Como seria esse processo de moagem com os grãos úmidos?
     
  5. 3/5/19 #5

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    RodrigoBerro

    Well-Known Member

    Afiliado:
    29/9/16
    Mensagens:
    65
    Curtidas Recebidas:
    22
    Seria pulv
    Seria pulverizar água nos grãos antes de moer, mais ou menos 2% de água, uns 100ml de água pra 5kg de malte. Se grudar no moinho é sinal que está muito úmido, se levantar poeira é sinal que está muito seco.
     

Compartilhe esta Página