Duvida maturação

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.
Joined
Oct 3, 2021
Messages
10
Reaction score
3
Location
Limeira
Boa noite sou novo na produção cervejeira e tenho uma duvida, estou usando esse termostato (igual da foto que envio) para controlar a maturação na geladeira. Ai tenho que deixar ela maturando a 19º, sendo assim no botão para cima do termostato coloco a temperatura mínima 19º e no botão para baixo a temperatura máxima, tipo 21º como margem de erro digamos... está correto isso?
 

Attachments

  • termostato.jpg
    termostato.jpg
    48 KB · Views: 1
Boa noite sou novo na produção cervejeira e tenho uma duvida, estou usando esse termostato (igual da foto que envio) para controlar a maturação na geladeira. Ai tenho que deixar ela maturando a 19º, sendo assim no botão para cima do termostato coloco a temperatura mínima 19º e no botão para baixo a temperatura máxima, tipo 21º como margem de erro digamos... está correto isso?
 
Tem bastante vídeo disso na net… Vale a pena da um olhada… Faz testes antes de ligar na geladeira
 
E aí beleza ? Cheguei a ver os vídeos, porém minha dúvida é mais com relação a temperatura que tenho q por do que com a instalação … ao meu entender os lúpulos matura entre 14 a 19 graus mais ou menos , enfim surgiu a dúvida da temperatura ideal que tenho q regular o termostato.
 
se você quer 19°, programe seu termostato pra ficar entre 18 e 20. eu tenho um igual a esse em casa, mas não lembro como funciona. Assim que chegar em casa dou uma olhada pra você se ainda precisar.
 
Oi Thiego tudo bem?
Eu tenho um desses também a mais de um ano e ele tem um excelente custo x beneficio.
Eu uso a seta pra cima pra colocar a temperatura máxima e e pra baixo pra temperatura minima.

Eu vi vários tutoriais sobre ele e aparentemente se for usar o contrário é pra quando vai aquecer (pra cima minima e pra baixo máxima). Mas talvez eu só to te confundindo mais ainda mesmo kkkk

Quanto a temperatura de maturação eu não entendi oq você quis dizer.
Você quer saber uma temperatura pra dry hopping ou pra descanso de diacetil?

Se for dry hopping eu acho valido dar uma olhadinha nesse link do brulosophy (da pra traduzir a página)
IMPACTO DA TEMPERATURA DA CERVEJA FAZENDO DRY HOPPING EM UMA DOUBLE IPA

nos comentários os caras dizem que o que mais da bons resultados é ente 18 e 20 graus

mas como você disse que ainda é novo na parada vale a pena ir testando por si só. Tem sempre uma sugestão de parâmetro para acerto mas eu acho que você pode sempre buscar os resultados que mais te agradam.

Eu faço sempre a quente (mais ou menos 21 graus) e por uns 5 dias com o lúpulo jogado diretamente no fermentador. Já usei hop bag e achei que limita muito o potencial do dry hopping.
Já fiz a frio também no keg hopping e não gostei muito não.
 
se você quer 19°, programe seu termostato pra ficar entre 18 e 20. eu tenho um igual a esse em casa, mas não lembro como funciona. Assim que chegar em casa dou uma olhada pra você se ainda precisar.
Cara muito obrigado, eu fiz isso coloquei de 19º até 21º porém, não ta fazendo essa temperatura... Se vc souber o que to fazendo de errado por favor me avise. Obrigado
Oi Thiego tudo bem?
Eu tenho um desses também a mais de um ano e ele tem um excelente custo x beneficio.
Eu uso a seta pra cima pra colocar a temperatura máxima e e pra baixo pra temperatura minima.

Eu vi vários tutoriais sobre ele e aparentemente se for usar o contrário é pra quando vai aquecer (pra cima minima e pra baixo máxima). Mas talvez eu só to te confundindo mais ainda mesmo kkkk

Quanto a temperatura de maturação eu não entendi oq você quis dizer.
Você quer saber uma temperatura pra dry hopping ou pra descanso de diacetil?

Se for dry hopping eu acho valido dar uma olhadinha nesse link do brulosophy (da pra traduzir a página)
IMPACTO DA TEMPERATURA DA CERVEJA FAZENDO DRY HOPPING EM UMA DOUBLE IPA

nos comentários os caras dizem que o que mais da bons resultados é ente 18 e 20 graus

mas como você disse que ainda é novo na parada vale a pena ir testando por si só. Tem sempre uma sugestão de parâmetro para acerto mas eu acho que você pode sempre buscar os resultados que mais te agradam.

Eu faço sempre a quente (mais ou menos 21 graus) e por uns 5 dias com o lúpulo jogado diretamente no fermentador. Já usei hop bag e achei que limita muito o potencial do dry hopping.
Já fiz a frio também no keg hopping e não gostei muito não.


Obrigado, acho que é isso mesmo que to fazendo errado, to usando pra cima com a temperatura maxima e pra baixo com a temperatura minima... vou inverter isso. Valeu! A maturação eu coloco o fermentador na geladeira e vou controlando a temperatura... não uso hop bag, jogo diretamente no fermentador.
 
Cara, se você estiver falando da fermentação, essa variação de dois graus é muito grande, e certamente vai comprometer a qualidade da sua cerveja. Uma variação dessa não é muito para nós, mas precisamos pensar que a levedura é um organismo unicelular, então isso irá ter um grande impacto na fermentação, gerando uma quantidade absurda de ésteres, álcool superior etc.
Eu tinha uma geladeira aqui que dava muita inércia térmica, variava mais de 1ºC, daí fermentei uma APA nela e mandei para um concurso: o resultado foi que os juízes consideraram que a cerveja estava toda cagada de ésteres (mas falaram isso educadamente rs), e fora do estilo, daí a nota foi super baixa. Na outra geladeira, que não tinha esse problema e a variação térmica era bem menor, tive notas muito boas, e acabei ganhando uma medalha em outro concurso.
Aqui em casa uso uma histerese (diferença entre a menor e maior temperatura) entre 0,1º e 0,2ºC. Tem um tópico antigo do Guenther em que ele fala de controle da temperatura de fermentação, recomendo a leitura.
 

Latest posts

Back
Top