[Duvida] Chiler de Placas

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

iguana_caue

New Member
Joined
Jul 14, 2017
Messages
1
Reaction score
0
Ola Pessoal,

estou iniciando no mundo da cerveja, ajudando um amigo que ja tem bem mais experiencia, e resolvi importar um chiler de 30 placas do Aliexpress, para melhorar o resfriamento, então antes de gastar essa grana, gostaria de esclarecer algumas duvidas com os amigos que ja possuem:

alguém ja importou? taxas? algumas dicas?
é necessário bomba, ou só o fluxo da torneira é suficiente?
vi tbm que é interessante usar o chiler de imersão pra resfriar a água antes, em um local com gelo.
quanto a limpeza vi algo como limpeza com soda... procede?

pesquisei no fórum, mas não achei muita coisa (ou eu não soube pesquisar)

ps: tinha visto em um post, uma dica para pesquisa dentro do forum, pelo ferramenta do google, mas não encontrei mais.

no mais é isso.

grato
 
Ola Pessoal,

estou iniciando no mundo da cerveja, ajudando um amigo que ja tem bem mais experiencia, e resolvi importar um chiler de 30 placas do Aliexpress, para melhorar o resfriamento, então antes de gastar essa grana, gostaria de esclarecer algumas duvidas com os amigos que ja possuem:

alguém ja importou? taxas? algumas dicas?
é necessário bomba, ou só o fluxo da torneira é suficiente?
vi tbm que é interessante usar o chiler de imersão pra resfriar a água antes, em um local com gelo.
quanto a limpeza vi algo como limpeza com soda... procede?

pesquisei no fórum, mas não achei muita coisa (ou eu não soube pesquisar)

ps: tinha visto em um post, uma dica para pesquisa dentro do forum, pelo ferramenta do google, mas não encontrei mais.

no mais é isso.

grato
- Nunca importei.

- Não precisa de bomba.

- User chiller de imersão só faz sentido se você quer resfriar a água de resfriamento, pra resfriar mais do que a temperatura normal dela. Eu particularmente odeio ter que fazer isso, outros adoram. É pessoal.

- Limpeza - leia esse tópico inteiro: http://www.homebrewtalk.com.br/showthread.php?t=408991
 
Eu também tenho dúvidas. O meu chiller de placas, não resfria a menos que 24 °C. Não sei o que acontece. Acho que a vazão de água e a temperatura (água da torneira) está certa, mas não consigo melhorar essa temperatura. Uso um chiller de 10 placas para 25 litros de mosto. Uso ele de pé, acho que corretamente. Alguma ideia?

Obrigado
 
Ola Pessoal,

estou iniciando no mundo da cerveja, ajudando um amigo que ja tem bem mais experiencia, e resolvi importar um chiler de 30 placas do Aliexpress, para melhorar o resfriamento, então antes de gastar essa grana, gostaria de esclarecer algumas duvidas com os amigos que ja possuem:

alguém ja importou? taxas? algumas dicas?
é necessário bomba, ou só o fluxo da torneira é suficiente?
vi tbm que é interessante usar o chiler de imersão pra resfriar a água antes, em um local com gelo.
quanto a limpeza vi algo como limpeza com soda... procede?

pesquisei no fórum, mas não achei muita coisa (ou eu não soube pesquisar)

ps: tinha visto em um post, uma dica para pesquisa dentro do forum, pelo ferramenta do google, mas não encontrei mais.

no mais é isso.

grato
Já comprei dois no Aliexpress e, felizmente, não fui taxado mas não implica que não o fazem. Quando só tinha um eu fazia o esquema de usar um chiller de imersão para pré-resfriar a água da torneira, pois ela chega quente em minha residência. Assim como o Guenther também odeio ter que fazer isso. Com o segundo chiller agora eu interligo os dois e, quanto à água da rua, eu passo no primeiro chiller para um pré-resfriamento da cerveja, ou seja, entra no chiller e é jogada fora, e no segundo eu circulo água gelada através de gelo que faço previamente, fiz isso somente uma vez (meu segundo chiller chegou há pouco) e funcionou muito bem, a cerveja resfriou bem. Na próxima vez vou fazer menos gelo pois sobrou bastante.
 
Utilizo chiler de placas e já consigo resfriar até 18º/19º com o seguinte esquema:
- Em uma bombona de 60 litros (comprada em ferro velho) coloco umas 10 garrafas pets congeladas e completo com água uns 15 minutos antes de começar a resfriar para que a temperatura da água fique baixa o máximo possível.
- Conecto entre a bombona e o chiller uma bomba d´agua que faz a circulação dessa água gelada, retornando para a bombona
- O fluxo de saída do mosto da panela para o fermentador é o minimo possível, para que enquanto esteja passando pelo chiler tenha mais contato com a água gelada.
Com esse esquema tenho conseguido o resultado esperado. O resfriamento dura mais ou menos 25 minutos. O chiler é de 30 placas.
 
Utilizo chiler de placas e já consigo resfriar até 18º/19º com o seguinte esquema:
- Em uma bombona de 60 litros (comprada em ferro velho) coloco umas 10 garrafas pets congeladas e completo com água uns 15 minutos antes de começar a resfriar para que a temperatura da água fique baixa o máximo possível.
- Conecto entre a bombona e o chiller uma bomba d´agua que faz a circulação dessa água gelada, retornando para a bombona
- O fluxo de saída do mosto da panela para o fermentador é o minimo possível, para que enquanto esteja passando pelo chiler tenha mais contato com a água gelada.
Com esse esquema tenho conseguido o resultado esperado. O resfriamento dura mais ou menos 25 minutos. O chiler é de 30 placas.

Boa noite amigo cervejeiro,

Vc usa alguma bomba para impulsionar o mosto através do chiler ou só a gravidade mesmo?
 
Eu uso 1 de 50 placas para resfriar 55 litros de mosto.
O dimensionamento ideal é 1 placa por litro de mosto.
Uso uma bombinha para jogar direto no fermentador já dentro da geladeira.
Não está compensando atualmente comprar no Aliexpress. O frete tem inviabilizado as compras.
Comprei este aqui no ML e estou muito satisfeito.
https://produto.mercadolivre.com.br...cking_id=10ec5361-5082-4915-825e-ae26fd1d34e1
 

Attachments

  • chiller placas.jpg
    chiller placas.jpg
    67.8 KB · Views: 30
  • chiller placas 1.jpg
    chiller placas 1.jpg
    63 KB · Views: 29
Back
Top