Duração cilindro de O2 - 1M3 vale a pena?

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

jalexandre

Well-Known Member
Joined
Nov 15, 2014
Messages
1,466
Reaction score
719
Estou de olho em uns cilindros de O2 usados com regulador e fluxômetro por menos de 300 reais e encontrei alguns de 1M3 (creio que são 7 litros).

Quanto tempo a carga costuma durar em média?

Qual a opinão do pessoal que injeta O2 puro nas brassagens? Compensa? Vocês comprariam, ou é melhor esperar pra pegar um maior?

Costumo fazer 20 litros/mês, estilos variados, geralmente 2 bateladas de 10.

No aguardo,
 
Tenho a mesma duvida e será meu proximo imvestimento....usarei tubo de venturi.
 
Tenho a mesma duvida e será meu proximo imvestimento....usarei tubo de venturi.

Fará a injeção de oxigênio in-line usando o tubo?

Eu pretendo usar pedra porosa mesmo, pela praticidade.
Até onde vi, o pessoal do HBT americano recomenda a compra do menor cilindro possível, mas eu gostaria de ouvir algo de quem já usa o sistema.
 
Fará a injeção de oxigênio in-line usando o tubo?

Eu pretendo usar pedra porosa mesmo, pela praticidade.
Até onde vi, o pessoal do HBT americano recomenda a compra do menor cilindro possível, mas eu gostaria de ouvir algo de quem já usa o sistema.

Acho que o meu é de 1m³ tmb... até hoje não notei mudança no manometro que marca a pressão do cilindro, provavelmente vai durar muitos anos.

Use pedra porosa, a difusão do oxigênio será muito mais eficiente por causa do tamanho das bolhas, quanto menor a bolha, maior a quantidade, maior a área de superfície total do oxigênio em contato com o mosto, se difundindo.

Tubo de venturi não é uma boa ideia nesse caso, sem pedra porosa a difusão não é eficiente. Pode fazer inline se quiser, num T, inserindo a pedra porosa... mas isso só fará sentido se o mosto estiver saindo do resfriamento já na temperatura mais fria possível (de inoculação) e o fermento será prontamente inoculado. Porque o O2 solubiliza pouco no mosto, logo sai de solução. O jeito que eu faço é com uma mangueirinha de silicone dedicada à isso, boto na ponta a pedra, sanitizo, largo dentro do fermentador (que está na geladeira, momento antes de inocular o fermento) e injeto.

Conelho: acho interessante usar luvas (latex ou nitrílica) pra manipular esse equipamento, porque encostar na pedra com a mão nua pode ser problemático, isso evita colocar gordura da pele na pedra e possíveis entupimentos dela.

Abraço
 
Tiago, você utiliza alem do cilindro qual tipo de manômetro? (ou fluxômetro, não sei o nome correto).
Quantos litros/min e qual medida da Pedra porosa?

Tenho essa duvida pois também pretendo investir em O2.


:)
 
O jeito que eu faço é com uma mangueirinha de silicone dedicada à isso, boto na ponta a pedra, sanitizo, largo dentro do fermentador (que está na geladeira, momento antes de inocular o fermento) e injeto.


É exatamente isso que tenho em mente, @Tiago.

Usarei uma pedra porosa de 0.5u que comprei no Ali Express, e farei a injeção alguns segundos antes de inocular o fermento.

@brandones, a pessoa que me vendeu só tinha esse cilindro, mas fazendo uma busca filtrando por usados você acha outros na casa dos 300 reais, com regulador e fluxômetro.
 
São cilindros usados em o2 para solda?

Tem o link desse vendedor?
Muito obrigado!
 
Back
Top