Dry hopping

Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum

Help Support Homebrew Talk - Beer, Wine, Mead, & Cider Brewing Discussion Forum:

This site may earn a commission from merchant affiliate links, including eBay, Amazon, and others.

Hugo Silva

Member
Joined
May 10, 2020
Messages
9
Reaction score
1
Location
Belo horizonte
Bom dia, alguem poderia me ajudar com dry hopping apos a fermentação mudo de balde para iniciar o dry hopping uso uma media de 5 gramas de lupulo por litro deixo 7 dias a uma temperatura controlada inicio temp 18 dois dias e depois faco rampa para 0 e deixo os outros dias restantes. Apos uma semana nó postmix notei que o sabor e o cheiro ja havia praticamemte acabado. Alguem tem algo que possa ajudar a permanecer o lupulo por mais tempo. Obrigado!!!
 
Hugo, bom dia,

Não é necessário deixar tanto tempo o dry hopping, especialmente por você estar fazendo a adição na maturação. De 2 a 3 dias é suficiente para extração (imaginando 20L - 50L de mosto). E, infelizmente a vida útil do aroma/sabor fresco de lúpulo se esvai rapidamente, principalmente pela ação da oxidação e volatização dos compostos aromáticos. Portanto, cerveja extremamente lupuladas, evite ao máximo contato com oxigênio (ex.: ao fazer a trasfega para o postmix), mantenha sempre refrigerada e beba ela fresca.

att.,

Luis
 
Talvez a razão não esteja no dry hopping, que pelo que você descreveu está ok.

Talvez a perda tão rápida do aroma do lúpulo seja pelo manuseio do post mix. Se você pressurizar para servir e depois tirar a pressão para armazenar, tenha em mente que cada "aliviada" da pressão carrega junto um bocado do aroma de lúpulo.
 
Hugo, bom dia,

Não é necessário deixar tanto tempo o dry hopping, especialmente por você estar fazendo a adição na maturação. De 2 a 3 dias é suficiente para extração (imaginando 20L - 50L de mosto). E, infelizmente a vida útil do aroma/sabor fresco de lúpulo se esvai rapidamente, principalmente pela ação da oxidação e volatização dos compostos aromáticos. Portanto, cerveja extremamente lupuladas, evite ao máximo contato com oxigênio (ex.: ao fazer a trasfega para o postmix), mantenha sempre refrigerada e beba ela fresca.

att.,

Luis
Muito obrigado Luis vou fazer isso da próxima vez 3 dias.
Talvez a razão não esteja no dry hopping, que pelo que você descreveu está ok.

Talvez a perda tão rápida do aroma do lúpulo seja pelo manuseio do post mix. Se você pressurizar para servir e depois tirar a pressão para armazenar, tenha em mente que cada "aliviada" da pressão carrega junto um bocado do aroma de lúpulo.
Realmente cada aliviada eu perdia.
 
Bom dia, alguem poderia me ajudar com dry hopping apos a fermentação mudo de balde para iniciar o dry hopping uso uma media de 5 gramas de lupulo por litro deixo 7 dias a uma temperatura controlada inicio temp 18 dois dias e depois faco rampa para 0 e deixo os outros dias restantes. Apos uma semana nó postmix notei que o sabor e o cheiro ja havia praticamemte acabado. Alguem tem algo que possa ajudar a permanecer o lupulo por mais tempo. Obrigado!!!
Procure no youtube, o canal beerschool ele trata muito bem a questão de dh
 
Bom dia, alguem poderia me ajudar com dry hopping apos a fermentação mudo de balde para iniciar o dry hopping uso uma media de 5 gramas de lupulo por litro deixo 7 dias a uma temperatura controlada inicio temp 18 dois dias e depois faco rampa para 0 e deixo os outros dias restantes. Apos uma semana nó postmix notei que o sabor e o cheiro ja havia praticamemte acabado. Alguem tem algo que possa ajudar a permanecer o lupulo por mais tempo. Obrigado!!!
Vi que vc resfriou muito ainda com dry Hopping. Duas coisas que posso te passar aliás três. Os óleos do lúpulo são melhor extraídos a temperaturas mais altas, a zero grau vc corre o risco de ter off flavors (gosto de grama) na sua cerveja e por final tem que tomar muito cuidado com a oxidação por que ela acaba com o aroma. Já tive problemas com oxidação, deu pra beber mas foi decepcionante o resultado. Por fim apoio o quê o amigo acima disse, no canal do beer School vc encontra muita coisa sobre isso e melhor, bem a fundo. O Jamal é fera e doutor no assunto.
 
Vi que vc resfriou muito ainda com dry Hopping. Duas coisas que posso te passar aliás três. Os óleos do lúpulo são melhor extraídos a temperaturas mais altas, a zero grau vc corre o risco de ter off flavors (gosto de grama) na sua cerveja e por final tem que tomar muito cuidado com a oxidação por que ela acaba com o aroma. Já tive problemas com oxidação, deu pra beber mas foi decepcionante o resultado. Por fim apoio o quê o amigo acima disse, no canal do beer School vc encontra muita coisa sobre isso e melhor, bem a fundo. O Jamal é fera e doutor no assunto.
Muito obrigado pela resposta. E como vc faz o dry hopping tipo a 18 graus depois tira o bag e faz o cold a 0 grau e isso?
 
Tenho tido resultados muito bons com hop bag no postmix. Aroma marcante por varias semanas.
 
Complementando a info, sempre faço Keg Hopping com bag caseiro (voal, por exemplo), em keg com o2 purgado, qtd pequena (em geral 50g). Saco suspenso por fio dental para descer até uns 5 / 10 cm do fundo do keg, evitando atrapalhar o fim do tubo pescador. Saco bem amarradp pra não soltar "farelos" que podem entupir o pescador ou o poppet.

E não substituo o DH usual, complemento.

Últimos 2 foram Amarillo e Citra, uma NEIPA e uma hoppy american wheat. Ambos com resultados excelentes pra que sempre teve dificuldade de extrair e manter aroma de lúpulo.

Ah, não notei nenhum off gramíneo ou herbal após semanas de contato.
 
Muito obrigado pela resposta. E como vc faz o dry hopping tipo a 18 graus depois tira o bag e faz o cold a 0 grau e isso?
Bem, eu faço logo após a segunda fermentação, desço a temperatura para 17 a 18° deixo por uns 4 dias, tiro o hop bag e parto para a clarificação a 0°. Tenho tido bons resultados. Fiz uma experiencia esses dias que deu um resultado bem interessante tambem, estava colocando 5 gramas por litro no dh, tirei 1grama e adicionei essa grama no whirpool. Ficou beeem legal.
 
Uma pergunta...

Porque vocês usam bag para o dry hopping?
No meu caso uso por não ter como fazer a trasfega apos o dh ja que não tenho o equipamento de co2. Se vc fizer a trasfega por meio de mangueira normal usando a gravidade ha a possibilidade de oxidar a cerveja, e se usar bomba piorou. O ideal se vc fizer o dh jogando o lupulo direto dentro do liquido é fazer a tranferencia com co2.
 
No meu caso uso por não ter como fazer a trasfega apos o dh ja que não tenho o equipamento de co2. Se vc fizer a trasfega por meio de mangueira normal usando a gravidade ha a possibilidade de oxidar a cerveja, e se usar bomba piorou. O ideal se vc fizer o dh jogando o lupulo direto dentro do liquido é fazer a tranferencia com co2.

Mas depois você não engarrafa? Ou passa para o post mix / keg?

Se fizer a trasfega direito, com um auto sifão e com a mangueira ficando deitada no fundo do outro balde, a oxidação é mínima, praticamente zero.

Lúpulo no bag perde muito da eficiência do Dry Hopping.
 
Mas depois você não engarrafa? Ou passa para o post mix / keg?

Se fizer a trasfega direito, com um auto sifão e com a mangueira ficando deitada no fundo do outro balde, a oxidação é mínima, praticamente zero.

Lúpulo no bag perde muito da eficiência do Dry Hopping.
Quando engarrafo já corro o risco de oxidação, mas não tem jeito certo? Quando faço transferência de um lado pro outro o risco aumenta. Meu equipamento é de 60 litros, sendo assim tenho que fazer para outra bombona depois transferir para a geladeira.Muito risco para pouca diferença no final. Tenho visto até equipamentos de inox 250 500 litros que tem a entrada para a cesta de dh. Perde eficiência? Acho bem pouco.
 
Concordo com o AntonioMartins, sensorialmente a extração é mais perceptível com os lúpulos soltos. Pelo menos pra mim tem sido.

Sei que há boas práticas para o Bag e apliquei todas que conheci , tipo ter espaço livre pros lúpulos inflarem , peso para não boiar, deixar suspenso para não mergulhar no mar de trub, etc...

Ainda assim soltos extraíram mais aroma...

Abs
 
Quando engarrafo já corro o risco de oxidação, mas não tem jeito certo? Quando faço transferência de um lado pro outro o risco aumenta. Meu equipamento é de 60 litros, sendo assim tenho que fazer para outra bombona depois transferir para a geladeira.Muito risco para pouca diferença no final. Tenho visto até equipamentos de inox 250 500 litros que tem a entrada para a cesta de dh. Perde eficiência? Acho bem pouco.

Ricardo, já fez algum teste?

Experimenta uma leva fazer com os lúpulos soltos e transferir antes de engarrafar. Não precisa transferir duas vezes.
Seria Dry Hopping, depois cold crash (os lúpulos afundam e se depositam no fundo igual ao fermento) e trasfega no dia do envase.
 
Ricardo, já fez algum teste?

Experimenta uma leva fazer com os lúpulos soltos e transferir antes de engarrafar. Não precisa transferir duas vezes.
Seria Dry Hopping, depois cold crash (os lúpulos afundam e se depositam no fundo igual ao fermento) e trasfega no dia do envase.
É desse jeito que eu faço. Dry hopping direto no fermentador, lúpulos soltos. Com o cold crash depois a maioria das partículas descem pro fundo. Se botar uma gelatina então pra clarificar, desce tudo! Nunca tive entupimento por conta disso. Depois do DH e do cold crash/clarificação trasfego pra outro balde que já está com primming. Trasfego com a mangueira bem deitada no fundo do segundo balde pra ter o mínimo de oxigenação. O que acontece é que, se não usamos CO2, fermentação sob pressão, envaze por contra pressão e tudo mais, sempre haverá um pouco de oxidação, pois o contato com o O2 é inevitável. O lance é minimizar esse contato.
 
Back
Top